E-mail marketing grátis: 7 ferramentas grátis + tutorial

Notebook com uma tela de e-mail marketing aberta. Texto da imagem: e-mail marketing grátis
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Uma das maiores vantagens de iniciar um negócio digital é o baixo investimento inicial que esse modelo de negócio demanda. Além de muitas informações disponíveis gratuitamente na internet, outras ferramentas também podem ser adquiridas sem custos.

Neste artigo, vamos mostrar como criar campanhas de e-mail marketing grátis e entender porque essa estratégia é importante (e está muito longe de morrer). Então, vem com a gente ficar por dentro de tudo. Boa leitura!

Crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark e comece a usar agora mesmo. Em nossa plataforma você encontra tudo o que precisa em um único lugar!

O que é e para que serve o e-mail marketing?

Antes de mais nada, é preciso saber que o e-mail marketing consiste em uma estratégia de disparo de e-mails para uma base previamente segmentada.

Essa base pode ser composta por pessoas que, de alguma forma, já interagiram com o seu negócio. Ou, então, usuários que demonstraram interesse em receber um conteúdo específico, como uma newsletter ou dicas personalizadas, por exemplo.

Essa estratégia é tão poderosa que, segundo dados da Campaign Monitor, “um e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais, como Facebook e Twitter”. Esse mesmo levantamento também mostrou que o ROI para campanhas de e-mail é de 3800%.

O maior intuito do e-mail marketing é estabelecer um relacionamento com os consumidores. Desta forma, gerando mais vendas e aumentando a retenção de clientes. 

Quais são as melhores plataformas para criar e-mail marketing grátis?

HeroSpark

Se você busca por e-mail marketing grátis, saiba que a maioria das ferramentas, de fato, oferecem isso. Porém, nenhuma delas apresenta os diferenciais que você pode encontrar na HeroSpark.

Isso porque, na HeroSpark, você tem à disposição funcionalidades essenciais e concentradas que irão otimizar sua estratégia de forma gratuita, tais como:

  • Lista de contatos e e-mails ilimitados;
  • Textos persuasivos pré-prontos;
  • Transmissão de webinars;
  • Templates de funis de vendas prontos;
  • Criação e edição de landing pages personalizadas e ilimitadas;
  • Disparo ilimitado de e-mails; 
  • Criação de fluxos de automação;
  • Monitoramento de métricas.

E a melhor parte disso é que, por ser super simples, você consegue fazer tudo isso em pouco tempo e sem precisar de designers ou programadores.

Crie campanhas de e-mail marketing grátis e sem complicação!

A HeroSpark tem e-mail marketing para todas as etapas do funil de vendas, com vários modelos pré-prontos testados e de alta conversão.

Experimentar agora

MailChimp

email marketing grátis mailchimp

Com certeza, o MailChimp é uma das ferramentas de e-mail marketing mais populares no mundo inteiro e que oferece um plano gratuito completo.

Com o plano free do MailChimp, é possível:

  • Criar até 7 canais de marketing; 
  • Automatizar ativadas por um clique;
  • Contar com templates básicos;
  • Ter domínios customizados;
  • Disparar até 12 mil e-mails para 2 mil contatos por mês.

Outra vantagem dessa plataforma são os relatórios de dados em tempo real, gerenciamento da taxa de rejeição oferecido por ela e o seu sistema de arrastar e soltar. 

NitroNews

email marketing grátis nitronews

A NitroNews é uma empresa 100% brasileira, com sede em Florianópolis-SC. Se você deseja criar campanhas de e-mail marketing grátis, então essa pode ser mais uma opção.

O plano gratuito da NitroNews permite o envio de 10.000 e-mails por mês para uma lista de até 2.000 contatos. Para quem está começando, essa quantidade está de ótimo tamanho, não é mesmo?

Contudo, as desvantagens da plataforma são:

  • O plano gratuito não oferece o criador de landing page (disponível apenas em planos pagos), ou seja, você terá que buscar outra plataforma para fazer isso;
  • O editor de e-mail oferecido é básico, então não tem como personalizar os e-mails. Algo que pode ser ruim, pois segundo a CampaignMonitor, e-mails personalizados possuem uma taxa de conversão até 26% superior aos que não são personalizados.

RD Station

email marketing grátis rd station

A RD Station, plataforma da Resultados Digitais, também é uma opção para você que deseja atrair e converter novos leads.

O CRM gratuito da RD oferece, entre outras coisas, o seguinte:

  • Modelo de e-mails (limitado);
  • Disparo de e-mails e relatórios de resultados;
  • Não existe limitação para o número de contatos.

A RD também oferece uma ferramenta para você automatizar e gerenciar todo o seu processo de Marketing Digital, mas essa opção não possui planos gratuitos. 

MailJet

email marketing grátis mailjet

Se você domina o inglês, pode optar pela francesa MailJet. Ficou meio complexo isso, né? Enfim, mesmo sediada na França, todas as funcionalidades da empresa estão em inglês. Mas vamos ao que interessa: suas soluções.

O plano gratuito da MailJet permite o seguinte:

  • Enviar até 200 e-mails por dia para uma lista ilimitada de contatos;
  • O limite de e-mails por mês é de 6.000, o que é bastante coisa também;
  • Editor de e-mail bem robusto e estatísticas completas.

Assim como acontece com a brasileira NitroNews, com a MailJet não é possível criar landing page. Logo, você teria que ir atrás de alguma outra ferramenta que complementasse esse trabalho.

Outro ponto negativo é que, se você optar por adquirir um plano pago, terá que pagar em dólares e isso pode pesar bastante no seu bolso. 

Benchmark

benchmark

Essa opção só é recomendada para quem, realmente, está muito no começo do seu negócio. Afinal, o plano gratuito da Benchmark até permite que você tenha uma lista ilimitada de contatos, mas você só pode enviar 250 e-mails por mês para essa lista.

Se a sua lista de e-mails possui 100 contatos, por exemplo, já deixa de ser vantajoso. Significa que você só poderá enviar dois e-mails para cada contato dessa lista ao longo de um mês. Esse número de disparos, obviamente, é bem abaixo do indicado.

Sendinblue

sendinblue

Se você deseja enviar até 300 e-mails diários para uma lista ilimitada de contatos, o plano gratuito dos lusitanos da Sendinblue pode funcionar no seu negócio.

Além disso, você terá acesso a um editor de e-mails bem completo, segmentação avançada e estatísticas em tempo real. 

Mas, infelizmente, não conseguirá criar ou editar landing pages. Outra coisa que pode pesar também é a falta de suporte via telefone e gerente de contas exclusivo.

Como criar uma campanha de e-mail marketing grátis na HeroSpark

Veja como é simples criar sua automação de e-mail marketing grátis:

copy com chat gpt , herocreator

1. Clique no ícone de lápis 

Para editar seu e-mail na plataforma da HeroSpark é muito simples: clique no ícone lápis da ferramenta ou sobre o assunto do e-mail, como na imagem abaixo:

2. Edite o conteúdo do e-mail

Ao clicar, você será levado para a página abaixo, onde você irá editar o conteúdo do e-mail:

  • Primeiro, edite o assunto do e-mail. Esse é o primeiro contato do seu lead com o seu e-mail. Aqui, é necessário pensar em algo estratégico, que chame atenção e faça com que ele tenha interesse em abrir o e-mail.
  • Em seguida, edite o corpo do e-mail e adapte o copy ao seu conteúdo, substituindo-o de acordo com o seu modelo de negócio. 

Você verá que existem variáveis que puxam os dados dos seus leads automaticamente. Portanto, as edições que você vai precisar fazer no texto são mínimas.

As variáveis são identificadas pelas chaves {{ }}; já o texto editável é identificado pelos colchetes [ ].

Se desejar, você também pode alterar as variáveis. Para isso, é só inserir: {{ variável }}. A lista de variáveis disponíveis você encontra clicando no ícone de informação:

3. Configure o disparo

Depois de definir o texto, é hora de configurar o disparo. Para isso, você deve:

  • Definir o momento do envio, que pode ser imediato, após um número X de dias ou em datas específicas;
  • Definir se o e-mail será enviado após uma ação específica do lead na página, como ter acessado sua página, por exemplo.

Você também pode criar um e-mail do zero, clicando em “+Adicionar novo e-mail”.

Modelos prontos de e-mail

Para te ajudar ainda mais nas suas campanhas de e-mail marketing, a HeroSpark disponibiliza modelos prontos, com copys poderosas para impactar seus leads e te ajudar a conquistar os seus objetivos.

Você só precisa alterar alguns detalhes, para encaixar o e-mail às especificidades do seu negócio, e pronto!

Confira um exemplo de modelo de e-mail disponibilizado em nossa plataforma:

Oi,

Passando rápido por aqui só para te dizer que eu te entendo! Você sabe que não é fácil [DOR DO LEAD]. Mas quero te dizer, principalmente que você não precisa mais sofrer e a [TRANSFORMAÇÃO QUE SEU PRODUTO OFERECE] está a apenas alguns cliques de distância.

Por isso, hoje eu só quero te dizer que a oportunidade está na mesa e basta você aproveitá-la para mudar sua vida!

Eu espero, de coração, que você esteja pronto. Pois as vagas que estamos abrindo para essa turma são limitadas. Pois eu realmente quero pessoalmente cuidar do progresso de cada um dos meus alunos. Então, não perca essa oportunidade, :

Estou te esperando!

Abraço,

[NOME DO EMPREENDEDOR]

Mas as possibilidades da plataforma não param por aí! Clique aqui para conferir as diversas funcionalidades que a HeroSpark oferece gratuitamente para a criação das suas campanhas de e-mails.

E-mail marketing grátis: só existem essas opções?

Basta você fazer uma pesquisa rápida na internet para encontrar sites falando em “16 ferramentas para e-mail marketing grátis”, outros dão até mais de 16 opções.

No entanto, existe uma pegadinha nessas dicas: a maioria das ferramentas mostradas não possuem um plano gratuito, elas só permitem que você faça testes gratuitos de 7 ou 30 dias.

Já as ferramentas que citamos neste texto possuem planos gratuitos, ou seja, você pode criar uma conta e usufruir gratuitamente por tempo indeterminado.

Ferramentas como Hubspot e AWeber, por exemplo, são muito completas e robustas. No entanto, você só pode testá-las sem custo por 30 dias. E depois? Pois é.

Existem muitos empreendedores, alguns deles até donos de negócios físicos, fazendo muito dinheiro com a solução free da HeroSpark. Pois eles conseguem criar toda uma campanha de marketing sem precisar gastar tempo ou dinheiro com agências de marketing.

O plano gratuito da HeroSpark é completo e, melhor ainda, não tem limitação de tempo para testes.

Perguntas frequentes sobre e-mail marketing

Como fazer para enviar e-mail marketing?

Para implementar o e-mail marketing, é preciso ficar atento às principais etapas da automação de marketing, como:

  1. Construir uma lista de e-mails: com uma lista de e-mails, você pode segmentar suas campanhas e enviar os e-mails na hora certa para as pessoas certas.
  2. Definir a frequência de envio dos e-mails: a frequência dos envios construirá uma relação com o seu lead, uma vez que aqueles que gostarem dos conteúdos acompanharão os envios. 
  3. Escolher uma boa plataforma de envios: a escolha de uma plataforma de envios é primordial, visto que enviar e-mails marketing manualmente é inviável.
  4. Criar um modelo/template de e-mail: a criação de um template/modelo personalizado transmite confiança ao leitor. Assim, inserir logo, imagens, gifs ou vídeos mantém seu lead motivado a ler e clicar no CTA.
  5. Fazer teste A/B:  ao realizar testes A/B, você identifica o que dá certo ou não em determinada campanha. Por isso, vale a pena usar!

Como fazer e-mail marketing no Gmail?

O Gmail é um serviço gratuito de webmail, criado pelo Google, e amplamente utilizado no mundo inteiro. Além de sua popularidade, a plataforma oferece inúmeras facilidades aos usuários dos serviços. 

No entanto, embora esse serviço seja muito útil na troca de e-mails, não é ideal para o envio de e-mail marketing, pois possui um limite de envio de 500 e-mails em 24h.

Além disso, para realizar o envio de e-mail marketing no Gmail, é necessário instalar uma extensão. E ainda assim não é possível segmentar leads, o que torna as campanhas menos eficientes.

Também não é possível realizar testes A/B, criação de fluxos de automação de marketing, nutrição de leads e outros processos cruciais para uma estratégia de e-mail marketing bem sucedida.

Nesse sentido, saiba que uma ferramenta específica para e-mail marketing deve permitir a criação de segmentos dentro do funil de vendas. Assim, seus e-mails tornam-se mais direcionados e a taxa de abertura aumenta consideravelmente.

Esperamos que este conteúdo ajude você a impulsionar sua estratégia digital. Como dissemos no começo deste texto, a vantagem de empreender na internet é a possibilidade de poder fazer isso gastando muito menos do que gastaria em um negócio tradicional.

Então, aproveite essas dicas de e-mail marketing grátis e comece a usar agora mesmo. Para isso, conheça a HeroSpark e todas as soluções que oferecemos para ajudar você a alavancar o seu negócio digital. Em nossa plataforma você encontra tudo o que precisa em um único lugar!

Banner_blog_herospark
4 comments
  1. Olá, gostaria de informações. Por quanto tempo é a promoção do plano grátis? Apos o plano gratuito qual será o valor cobrado e planos que vcs vao apresentar?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *