Copywriting: 12 exemplos de copy para vender mais [+dicas]

Imagem de uma mão digitando no notebook para representar alguém digitando exemplos de copy
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Copywriting é uma estratégia utilizada por profissionais de marketing digital para gerar mais tráfego a partir de textos persuasivos e com maior possibilidade de venda para o público-alvo.

Contudo, esse tipo de atividade não é tão simples e requer muito estudo e planejamento. 

Por isso, separamos alguns exemplos de copy prontas para vendas. Veja mais a seguir!

O Acelerador Digital é uma oportunidade excelente para desenvolver sua copywriting e ao mesmo tempo encontrar elementos estratégicos para escalar seu negócio no mercado. Acelere seu projeto e cadastre-se gratuitamente agora.

O que é copy no marketing digital?

Basicamente, copywriting ou simplesmente copy é uma estratégia utilizada por profissionais de marketing digital para gerar mais tráfego a partir de textos de marketing e venda persuasivos e com maior possibilidade de cativar o público-alvo.

Nesse sentido, a copy pode ser feita para:

  • E-mails;
  • Página inicial de sites;
  • Landing pages;
  • Catálogos;
  • Anúncios;
  • Carta de vendas;
  • Headlines, e muito mais.

O diferencial do copywriting é a forma como ele é desenvolvido. Afinal, esse tipo de técnica requer um bom conteúdo aliado à campanha.

Por isso, apoiar-se em recursos de inbound marketing e marketing de conteúdo é um fator adicional que agrega muito valor. Isso porque, mais importante do que simplesmente vender um serviço ou uma ideia, é transmitir conhecimento.

E-book com 77 modelos de copy prontas para usar

Coleção de modelos de copy testados, de alta conversão, de graça e sem pegadinhas.

Baixe o e-book GRÁTIS

Por que usar copywriting na estratégia de marketing?

Existem diversas razões para incluir o copywriting na sua estratégia de marketing. Listamos as principais para que você não tenha dúvidas da sua importância!

  • Aumenta a conversão: o principal objetivo do copywriting é justamente converter. Portanto, ele realmente contribui para que as pessoas tomem uma decisão após lerem a sua copy, seja baixar um material gratuitamente ou adquirir um produto. 
  • Gera leads: as copys também auxiliam a construir uma base de leads sólida, a qual você poderá nutrir com informações e conteúdos relevantes para que eles avancem no seu funil de vendas. E isso, naturalmente, recai na conversão. 
  • Melhora a relação com os leads e clientes: as técnicas de copywriting podem criar um vínculo entre a sua marca e os seus leads e clientes. Isso porque elas conseguem criar um sentimento de pertencimento, o que contribui para a fidelização das pessoas. 
  • Proporciona autoridade: com a escrita de textos persuasivos e consistentes, você também consegue melhorar o seu posicionamento no mercado e mostrar para os consumidores a sua autoridade e referência no segmento. 

12 exemplos de copy para vendas que convertem

1. Netflix

Print da tela inicial da netflix
Fonte: Netflix

A plataforma de streaming Netflix é um exemplo incrível de conversão de copy, pois mantém uma linguagem simples e objetiva.

Mundialmente conhecida, ela caiu no gosto dos consumidores, principalmente pelo tom democrático e por ter uma gama extensa de:

  • Filmes;
  • Séries;
  • Novelas;
  • Documentários;
  • E demais produções do tipo em seu catálogo.

Um dos principais slogans da marca, é: “Filmes, séries e muito mais. Sem limites. Assista onde quiser. Cancele quando quiser. Experimente grátis por 30 dias”.

Essa frase contém muitos pontos estratégicos, como frases curtas e diretas, que dão um ar de segurança e objetividade. Se fosse ao contrário, apenas com uma vírgula separando cada parte, o tom de interpretação seria mais suave.

Além do mais, os termos “cancele quando quiser” e “experimente grátis por 30 dias” demonstram como a marca confia no seu potencial e garante o serviço que propõe.

2. Copywriting: exemplo da Uber

Print da tela da Uber
Fonte: Uber

A Uber veio com a promessa de:

  • Facilitar a locomoção das pessoas;
  • Simplificar o trajeto para pequenas ou longas distâncias;
  • E democratizar as viagens de carro (mais baratas para quem não pode ter um automóvel próprio). 

Assim, a empresa utiliza diversos recursos de copy em sua comunicação.

Ela cria oportunidades ao “colocar o mundo em movimento” e utiliza frases como: “nem todos os heróis usam capa, alguns usam capacetes” para valorizar os motoristas de aplicativo e delivery.

Outra linguagem utilizada é: “Dirija e ganhe. Cadastre-se”. Essa é voltada especialmente para os motoristas e, de cara, demonstra segurança e indica para a pessoa que ali é o lugar no qual ela vai conseguir fazer uma renda extra de forma simples e garantida.

3. Nike

Imagem da Nike com a famosa frase Just do It
Fonte: Nike

A Nike é uma marca conhecida mundialmente no ramo esportivo, sobretudo para os atletas. Uma das principais frases utilizadas e mais conhecidas é: “Just do it” que, em português, significa “Apenas faça”.

Com isso, fica clara a mensagem da empresa e a mente de uma pessoa ativa que “não deixa nada para amanhã, apenas vai e faz o que tem que ser feito”.

Um recurso aplicado constantemente pela Nike é a prática de storytelling. A maior parte das propagandas contam histórias e trazem uma narrativa sobre um atleta, uma pessoa, um fato ou uma intenção. Não é à toa que boa parte dessas produções viralizam na Internet.

Vale dizer que uma história bem contada cativa o público, ganha a afeição das pessoas e maior notoriedade. Mas, para isso acontecer, é importante aplicar boas técnicas de copywriting em conjunto e observar exemplos de copy para ter como referência.

4. Apple

Propaganda da Apple como um exemplo de copy
Fonte: Apple

“Design em toda tela. A maior duração de bateria de um iPhone. Desempenho mais rápido. Fotos com qualidade de estúdio”. Essa é a apresentação de tela inicial no site da Apple. 

A marca, líder no mercado, sabe utilizar muito bem as técnicas de copywriting a seu favor. E, melhor de tudo: conhece o seu público-alvo.

Dessa forma, a empresa foca em passar as informações mais importantes do produto de maneira objetiva e clara.

Além disso, com o acúmulo de fãs ao redor do mundo, atualmente a marca possui um bom marketing “boca a boca” que mantém a sua importante posição no mercado.

5. Nubank

Imagem com uma propaganda do Nubank
Fonte: Nubank

Você já quis ter uma vida financeira descomplicada, sem crises ou saldo no vermelho? 

Convenhamos que esse é um desejo de qualquer um, independente da classe social. Todos querem ter a confiança de poder bancar as necessidades do dia a dia e viver sem preocupação ou burocracia.

É exatamente isso que o Nubank utiliza em seu copywriting: “Ser Nubank é ter uma vida financeira descomplicada. NuConta com rendimento acima da poupança e cartão de crédito sem anuidade”, como é mostrado na primeira aba do site.

Essa estratégia é muito interessante pois aproveita o recurso de CTA para chamar a atenção nas dores de duas personas principais:

  • Aquela que não deseja mais pagar a anuidade do cartão.
  • Quem deseja tirar o dinheiro da poupança para render mais, sem necessariamente fazer investimentos a curto, médio ou longo prazo.

O Nubank utiliza gatilhos mentais de exclusividade, persuasão, aprovação social e uma linguagem totalmente leve, simples e descontraída.

6. Evernote

Copywriting exemplos: evernote
Fonte: Evernote

O Evernote tem como copy a seguinte frase: “Suas notas. Organizadas. Sem esforço. Cadastre-se gratuitamente”.

O aplicativo usou as palavras semânticas referentes ao serviço que ele oferece: “nota” e “organização”, e enfatizou que é usado “sem esforço”, além do cadastro ser gratuito. 

Quem não quer se organizar facilmente, não é mesmo?

Pesando mais além, é possível imaginar que o app é tão fácil de usar, que o copy nem se deu ao trabalho de fazer uma frase longa: são quatro frases curtinhas, organizadas e lidas sem esforço.

7. O novo mercado

Copy O Novo Mercado
Fonte: O Novo Mercado

Ao acessar o site da escola “O Novo Mercado”, nos deparamos com uma boa copy: “Construa um negócio digital do zero e mude a sua vida para sempre”.

A frase é curta e sucinta, mas tem tudo o que uma pessoa precisa saber para desejar seguir em frente e conhecer mais sobre a escola. 

Com essa frase, a escola deixa claro que o aluno vai aprender a criar um negócio digital, mas que não precisa partir de nenhum ponto específico: pode ser do absoluto zero.

Em seguida, a frase tem uma proposta de valor ao reforçar que será muito mais do que um simples curso: o aprendizado irá transformar a vida dos alunos.

8. Intercom

Exemplo de copy Intercom

A plataforma de mensagens Intercom apresenta em sua landing page uma headline super atrativa: “Uma maneira nova e melhor de adquirir, envolver e reter clientes”. Dessa forma, ela consegue apontar logo de cara os benefícios que o cliente terá ao contratar o serviço. 

Além disso, na sequência, é usada uma frase para incentivar o lead a fazer o seu teste gratuito. Para isso, é usada na copy o verbo “inicie” no imperativo, além da expressão “agora mesmo”, para que o usuário não saia da página antes de converter.

Por fim, a página ainda insere a expressão “Comece usar” em um botão de CTA para propiciar essa conversão. 

9. SEMrush

A copy utilizada na página do SEMrush é bastante objetiva e clara. Nesse sentido, o título traz diretamente os benefícios que serão adquiridos ao usar a plataforma, como aumentar a visibilidade online de todos os canais do seu negócio.

Na sequência, é apresentada uma espécie de subtítulo, em que são descritas as principais ferramentas que podem ser utilizadas na plataforma. Para isso, ela utiliza a expressão “Mais de 50 ferramentas” para mostrar a infinidade de recursos que o usuário terá.

Além disso, na estratégia de copy da empresa, é usado um botão de CTA com a frase “Comece seu teste grátis”, para aumentar as chances de conversão. 

10. Pipedrive

Exemplo SemRush

Temos aqui mais um exemplo de copy clara e objetiva. 

A ferramenta de CRM Pipedrive apresenta no título o maior benefício que o usuário pode adquirir ao contratá-la: organizar as vendas.

Além disso, para trazer autoridade, o Pipedrive traz em sua página um importante dado logo após a headline: “Usuários do Pipedrive fecham em média 28% a mais de negócios após o primeiro ano de uso do aplicativo”. Com isso, a empresa consegue uma aprovação imediata do lead.

Além do botão de CTA com a frase “Teste grátis”, vale destacar que a copy inclui a informação de que esse teste pode ser feito sem a inclusão do cartão de crédito, o que elimina qualquer objeção do cliente. 

11. Alura

Alura

A Alura, plataforma de cursos online direcionados para a tecnologia, tem uma copy voltada exclusivamente para as vendas. Por isso mesmo, ela apresenta um botão de CTA com a frase “Matricule-se” logo no início da página.

Além disso, ela procura ser persuasiva ao dizer que: “O seu próximo passo no mundo digital começa agora”. Com isso, a copy deseja indicar ao cliente que, para que ele construa uma carreira no ambiente digital, basta fazer um curso na plataforma. 

12. HeroSpark

Exemplos de copy
Fonte: Reprodução

O exemplo de uma copy de vendas da HeroSpark, nesse banner, utiliza como destaque a frase “Conheça a única ferramenta que você precisa para criar e vender produtos digitais”.

Assim como no exemplo citado anteriormente, da Escola O Novo Negócio, essa frase resume, de forma impactante e atrativa, quais são as vantagens oferecidas pela plataforma da HeroSpark.

A frase traz a palavra “única” mostrando que, utilizando apenas a plataforma da HeroSpark, é possível criar, divulgar, hospedar e desenvolver um negócio digital lucrativo.

copy com chat gpt , herocreator

O destaque para os empreendimentos digitais está na palavra “negócio digital”, visto que grande parte do público-alvo da HeroSpark é de infoprodutores.

Por fim, “Conheça” caracteriza o copy como um convite, chamando o público a se cadastrar e conhecer os benefícios da HeroSpark, já que ele não precisa de outras ferramentas.

O exemplo de copy de vendas da HeroSpark, nesse banner, utiliza como destaque a frase: “Conheça a única ferramenta que você precisa para criar e vender produtos digitais”.

Assim como no exemplo citado anteriormente, essa frase resume de forma impactante e atrativa quais são as vantagens oferecidas pela plataforma da HeroSpark.

A frase traz a palavra “única” mostrando que, utilizando apenas a plataforma da HeroSpark, é possível criar, divulgar, hospedar e desenvolver um negócio digital lucrativo.

O destaque para os empreendimentos digitais está na palavra “negócio digital”, visto que grande parte do público-alvo da HeroSpark é de infoprodutores.

Por fim, “Conheça” caracteriza a copy como um convite, chamando o público a se cadastrar e conhecer os benefícios da Hero, já que ele não precisa de outras ferramentas.

Como fazer uma copy chamativa?

Assim como diversas técnicas de marketing, as de copywriting também precisam ser testadas constantemente, pois nem sempre o que funcionou uma vez vai funcionar sempre.

No entanto, existem algumas dicas que valem a pena ser seguidas, como:

1. Proporcione uma conexão entre marca e leitor

A conexão é o ponto primordial para qualquer venda, principalmente quando o intuito é gerar mais tráfego com o marketing digital.

Muitas vezes, quando o conteúdo é muito técnico ou possui uma linguagem muito formal e fria (sem aproximação ao cotidiano do leitor), pode não criar conexão com a marca.

Logo, a chance de o lead partir para a concorrência aumenta, e isso sem ter algo a ver com o seu produto ou serviço, mas sim com as suas técnicas de copywriting.

Dessa forma, utilize elementos de conexão para aproximar o público-alvo da sua marca e, assim, facilitar uma chamada para a ação.

2. Insira uma CTA

Se o leitor entra em um conteúdo que o encaminha diretamente para outras etapas do funil de vendas, ele não saberá o que fazer e irá embora.

Então, se você quer apresentar o seu produto digital, insira uma CTA (call-to-action) no texto para deixar claro qual ação você deseja que o lead realize. 

  • Por exemplo: “Para conhecer mais sobre a HeroSpark e criar o seu funil de vendas em apenas cinco minutos, clique aqui!”

3. Gere uma transformação no público-alvo

A maioria das pessoas, independente da área de atuação, está diariamente em busca de mais conhecimento, transformação interna e evolução profissional ou pessoal.

Por isso, ao invés de apenas falar sobre o seu produto, as qualidades do seu serviço ou o posicionamento idealista do seu negócio digital, opte por abordar conteúdos informativos e transformadores.

Assim, o leitor sairá do seu texto sabendo algo diferente, seja uma receita nova ou um conceito diferente de marketing digital.

4. Demonstre autoridade no assunto

Autoridade e credibilidade são características essenciais entres esses exemplos de copy para vendas.

Mostrar que a sua empresa domina o assunto citado é primordial, pois gera autoridade de mercado e credibilidade entre o público-alvo.

5. Utilize a regra da escassez

O gatilho da escassez não é novidade e continua valendo. É como o velho ditado: “a gente só sabe dar valor a algo (ou alguém) depois que perde”.

Quando um tipo de produto ou serviço está escasso no mercado, isso consequentemente torna a sua marca um grande alvo. Então, esse tipo de inclinação pode ser colocada no seu texto, seja de forma literal ou metafórica.

Como fazer copy para Instagram?

Nas redes sociais, você terá poucos segundos para captar a atenção dos visitantes. Por isso, não basta escrever boas legendas ou publicar fotos dos produtos, é necessário ser persuasivo.

Pela mesma razão, o ponto alto do texto deve estar no início, de preferência na própria imagem ou na primeira frase da legenda. Caso contrário, o visitante pode rolar para baixo no feed e passar direto pelo seu post.

Além disso, o copywriting para Instagram também deve ter como foco as dores do público-alvo parar gerar identificação e se tornar compartilhável. Veja como fazer:

1. Utilize verbos de ação

Frases com verbos de ação podem ser decisivas para a tomada de ação do seu lead, como:

  • “Compre”;
  • “Acesse aqui”;
  • “Clique aqui e veja mais”;
  • “Não perca tempo e faça o seu pedido”;
  • “Cadastre-se gratuitamente”;
  • Dentre outras frases. 

Não exagere nos verbos de ação, mas utilize-os de modo estratégico a fim de evidenciar as técnicas de copywriting capazes de persuadir e mexer com os sentimentos e desejos dos clientes.

2. Elabore bons títulos e legendas

Os títulos e as legendas dos seus posts no Instagram são as chamadas principais para ganhar novos cliques e gerar mais tráfego.

Contudo, se feito de maneira equivocada ou superficial, pode ser um “tiro no pé”. Então, estude diversos modelos de títulos e legendas até chegar na postagem ideal.

Vale a pena gastar tempo com a sua equipe elaborando as melhores estratégias. Afinal, é o que os profissionais de marketing fazem diariamente.

3. Mostre números e pesquisas que demonstrem relevância

Muitas vezes, para garantir que você tem autoridade no assunto, vale a pena investir nas métricas e números relevantes de sua marca.

Mostrar para o público o número de acessos ao seu curso ou ao seu produto pode ajudar na tomada de decisão.

  • Por exemplo: se você está lançando um curso sobre marketing digital e a metade das vagas forem ocupadas em menos de 1 hora, avise o seu público. Isso tem a ver com a regra de escassez e evidencia a sua autoridade e credibilidade no assunto.

Logo, quem queria fazer o curso, mas ainda estava na dúvida, vai correr para se inscrever e garantir uma vaga.

4. Conte boas histórias

Contar histórias é sempre uma boa estratégia. Afinal, não é à toa que filmes e livros são utilizados como opções de lazer independente da época.

Por isso:

  • Conte a história da sua marca;
  • Humanize as suas ações;
  • Exiba os bastidores;
  • Crie campanhas que dialoguem com o propósito do seu produto ou serviço.

Ter como referência bons copywritings e exemplos de copy prontas vai ajudar bastante, principalmente nos momentos de bloqueio criativo.

[BÔNUS] 18 exemplos de copy para copiar e colar

Não pense que acabou! Para te ajudar na elaboração da sua copy, trouxemos alguns exemplos de frases prontas que utilizam alguns gatilhos. Assim, você pode simplesmente copiar e colar a depender do seu objetivo. Confira!

Copy com gatilho da prova social

1. Como nosso cliente aumentou o seu faturamento em uma semana!

2. Em menos de um mês, 500 clientes já usaram o nosso lançamento!

3. 98% dos clientes da (nome da empresa) aprovam o produto (nome do produto)!

Copy com gatilho de autoridade

4. 9 em cada 10 contadores aprovam o nosso sistema de tributação. 

5. O CEO da HeroSpark revela como aumentar a conversão da sua página de vendas.

6. O livro foi escrito pelo mesmo autor do best-seller (nome do livro). 

Copy com gatilho de escassez

7. Frete grátis para os primeiros 10 compradores!

8. Restam apenas 3 unidades deste produto!

9. Vagas limitadas para o curso (nome do curso)!

Copy com gatilho da urgência

10. Termina hoje o acesso grátis à nossa plataforma!

11. Apenas hoje: CEO da HeroSpark conta todos os segredos para se tornar um milionário no mundo digital!

12. Comece agora mesmo o seu curso!

Copy com gatilho da curiosidade

13. Descubra como essa empresa dobrou o seu faturamento em menos de um mês!

14. Ninguém acreditava, mas ele se tornou referência na área de marketing. Quer saber o segredo?

15. Conheça as 3 verdades difíceis de engolir sobre o empreendedorismo!

Copy com gatilho do medo

16. Não corra o risco de perder o seu emprego!

17. Proteja os seus dados contra os golpes!

18. Pare de perder dinheiro e saiba como gerenciar as suas finanças!

Oferta limitada: guia de copywriting

E-book grátis: como fazer textos persuasivos + exemplos de copy para se inspirar. Não deixe para depois!

Acessar gratuitamente agora
Banner_blog_herospark
5 comments
  1. Fala Larissa! Tudo bem? Adorei o post. Ótimas dicas, mesmo. Como dito, para a copy ser eficiente é fundamental que o copywriter conheça as dores e necessidades do público-alvo. Considero os gatilhos escassez , autoridade e história os mais importantes. Um bom CTA ajuda também a aumentar a taxa de conversão.

    Mais uma vez, obrigado pelo conteúdo.

  2. Oi Larissa, gostei bastante do teu post.

    Uma dúvida que eu tinha bastante era saber diferenciar o que é um copy de um “simples” texto de Marketing de Conteúdo.

    Eu meio que não entendia muito bem a diferença real de um redator para um copywriter. E esse artigo foi ótimo porque me ajudou não só a deixar isso mais claro, mas também ajudou a ver exemplo reais de copys usadas em empresas muito grandes.

    Como eu comecei recentemente a trabalhar como afiliado, entendo que vai ser um conhecimento bem útil pra mim, pra colocar nos anúncios, VSLs entre outros.

    Muito obrigado pelo post!

  3. Bom dia.

    Comecei a estudar mais sobre Marketing Digital e estou aprendendo sobre a importância de copy.

    Esses exemplos de como grandes empresas utilizam a copy ajudou bastante.

    Não sabia da importância e abordagem do storytelling também. O caso da Nike foi muito esclarecedor.

    Obrigado

  4. As dicas compartilhadas neste post são realmente valiosas para quem deseja se destacar com uma copy poderosa. Conhecer o público-alvo, é essencial. Antes de começar a escrever, é fundamental entender quem são as pessoas que você deseja alcançar com sua mensagem. Conhecer seus interesses, desejos e necessidades permitirá que você crie uma copy personalizada e direcionada, capaz de atrair sua atenção instantaneamente. A regra da escassez é uma dica de ouro. Parabéns pelo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *