Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Afiliados Marketing: Vantagens e Desvantagens

afiliados marketing

Marketing de afiliados é uma das portas de entrada do empreendedorismo digital. Do ponto de vista do produtor de conteúdo é uma estratégia interessante para ampliar sua audiência e obter mais conversões. Já para os afiliados se trata de uma forma de iniciar sua jornada sem necessariamente produzir ou de uma possibilidade de estreitar relacionamento com uma audiência já consolidada ofertando um novo conteúdo.

 

Mas como tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim, vamos te dar algumas dicas sobre as vantagens e desvantagens do Marketing de Afiliados. Vamos lá?

 

O que é Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação inserida no marketing de conteúdo que, por sua vez faz parte do marketing digital. Um afiliado divulga produtos, que podem ser físicos ou digitais, em troca de uma comissão que pode ser por venda ou outro critério. 

 

Clique aqui para saber mais sobre programa de afiliados.

 

A comissão de produtos físicos varia entre 10% e 20% e a de infoprodutos (cujo custo de produção é bastante mais baixa) pode chegar até 80% em alguns casos.

 

Se você já tem um blog, principal meio utilizado no marketing de afiliados, ou um perfil em rede social já com uma audiência considerável, promover produtos de outras pessoas pode ser uma oportunidade de associar seu nicho de expertise com uma possibilidade de retorno financeiro.

 

Mas, se você ainda não deu os primeiros passos no empreendedorismo digital, conheça um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens do marketing de afiliados.

 

Vantagens do Marketing de Afiliados

A internet já está consolidada como meio de comunicação mais utilizado no mundo todo. E a cada dia mais pessoas estão consumindo online, o que está alavancando as vendas de infoprodutos. E como sabemos a internet é uma “loja” aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano. Vender enquanto dorme é uma das vantagens do marketing de afiliados. Veja outras abaixo.

 

Baixo custo de investimento

Este ponto deve ser analisado por dois ângulos. O primeiro investimento que vem à mente é o financeiro. Se compararmos qualquer negócio físico com o online certamente o valor monetário investido no digital é muito menor. E isso vale também para os produtos físicos, afinal você não precisa comprá-los para revender. Basta fornecer o link pelo qual a pessoa pode concluir a venda e sua comissão cai na conta. Simples assim.

 

Outra economia a ser considerada é o tempo. Algumas pessoas tem mais e outras menos talento para desenvolver um infoproduto de qualidade. Seja um curso online, um e-book ou outros. O tempo que você usaria para elaborar o material pode ser revertido em horas para divulgar um bom produto que já está disponível.

 

Não exige formação acadêmica

Conhecimento é essencial em todas as áreas da vida. Isso não é diferente com o marketing digital que cresce e evolui a cada dia. No entanto, sendo seu próprio chefe já não se faz necessário apresentar um diploma de formação acadêmica para se tornar um empreendedor bem sucedido.

 

Permite trabalho remoto

Outro sinal dos tempos é a cultura de nomadismo digital. Trabalhar online permite que você esteja fisicamente em qualquer lugar do mundo. Você pode ter um blog, um canal no YouTube, perfis em redes sociais e também divulgar produtos a partir de cada uma dessas plataformas. Sendo assim outra vantagem do marketing de afiliados é que ele permite trabalhar remotamente.

 

Oportunidade de renda extra

Não precisa deixar tudo para trás, comprar um motorhome e rodar o mundo, caso você não queria. O marketing de afiliados também é uma boa oportunidade de renda extra. Você pode trabalhar as campanhas e a divulgação em suas horas extras.

  

Permite atender vários segmentos

A variedade de produtos disponíveis é grande. Certamente existe um com o qual você e seu público se identifique. E não precisa ser apenas um. Podem ser produtos de segmentos correlatos ou complementares. 

 

SparkFunnels

Desvantagens do Marketing de Afiliados

Se tudo na vida tem prós e contras é fácil concluir que isso vale também para o Marketing de Afiliados. Como mencionamos acima ter conhecimento muda qualquer jogo a seu favor. E a falta dele é, muitas vezes, a causa do que listamos abaixo como as desvantagens do marketing de afiliados. Continue lendo e fique preparado para ingressar nessa área sem surpresas!

 

Não controlar os produtos ofertados

Se por um lado é positivo ter um produto pronto para dedicar seu tempo à promoção ao invés da produção, por outro isso pode acarretar em clientes não satisfeitos com o que foi adquirido. Portanto, pesquise extensivamente o histórico do produtor e o que é vendido para evitar estar se vinculando a algo que não agregue ao seu público.

 

Não ser pago instantaneamente

Este é o outro lado da moeda de ser seu próprio chefe. Agora, a responsabilidade do planejamento financeiro também é toda sua. Diferentes plataformas de marketing de afiliados têm diferentes sistemas de pagamento. Nesse caso, além de conhecer bem o produto que será vendido, busque informações sobre prazos de pagamento. Enquanto umas liberam no mesmo dia (não na mesma hora) outras podem levar até 7 dias para efetuarem o pagamento. Mais importante! Fique longe das que não pagam. Existem plataformas que, infelizmente, são conhecidas por não honrarem os pagamentos.

 

Não ter salário fixo

Mais um fator a levar em consideração para seu planejamento financeiro. Não ter salário fixo pode ser bom já que não limita seus ganhos e, de certa forma, reflete sua dedicação ao empreendimento. Mas pode ser ruim porque nem sempre a conversão é proporcionalmente igual aos seus esforços. Trabalhar por conta própria tem seus altos e baixos, mas isso não deve ser um impeditivo para que você tente. Certamente você aprenderá muito sobre si mesmo e sobre assuntos que antes talvez não se interessasse (como planejamento financeiro), mas que são vitais para a saúde dos negócios.

  

Concorrência entre afiliados

Se você está lendo este artigo, muito provavelmente está considerando tornar-se um afiliado. Assim como você outras pessoas tiveram ou estão tendo esse mesmo pensamento. Dependendo da plataforma escolhida isso significa que a concorrência será bem grande dentro de nichos muitas vezes limitados. Nesses casos quem mais domina as ferramentas de marketing digital costuma se sair melhor.

 

Falta de suporte do produtor / plataforma

É aqui que tudo começa e termina. Desde o upload do produtor de conteúdo até o seu pagamento. Por isso é tão importante conhecer bem cada um antes de se afiliar. Além do prazo e histórico de pagamentos, inclua no seu checklist se o produtor oferece materiais de apoio para divulgação, se possui suporte rápido para suas dúvidas, se a plataforma permite o rastreamento de vendas e se possui controle de qualidade sobre os produtos ofertados.

 

Depois de avaliar as vantagens e desvantagens, deixe aqui nos comentários se você decidiu que gosta da ideia e quer conhecer um pouco mais sobre essa chance de mudar sua vida.

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …