Como atrair clientes no Instagram: 10 estratégias poderosas!

como atrair clientes no instagram

As redes sociais são ferramentas poderosas para vendas por facilitarem a interação com a audiência. Por isso, saber como atrair clientes no Instagram pode alavancar (e muito!) seus resultados.

No entanto, para isso acontecer, é necessário se destacar entre milhares de ofertas e demonstrar o valor do seu produto e da sua marca.

Assim, para lhe auxiliar nessa jornada, listamos algumas dicas de como atrair clientes no Instagram e garantir a melhor estratégia para impulsionar as vendas do seu negócio. Confira! 

Por que usar o Instagram para atrair clientes?

Com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados, o Instagram é uma das maiores redes sociais e possui milhões de perfis ativos todos os dias. 

Esse é um dos motivos pelos quais saber como atrair clientes no Instagram pode ser a virada de chave para o seu negócio no digital. 

No entanto, ele não é o único! Existem outros bons motivos para investir nessa rede, como:

  • O Instagram é uma rede social focada no visual, o que facilita a criação de campanhas atraentes;
  • A plataforma possibilita a interação por meio de engajamento nos conteúdos;
  • O Instagram possui uma diversidade de formatos de conteúdos;
  • Nessa rede, é possível criar um perfil voltado exclusivamente para vendas;
  • A plataforma tem recursos para acompanhamento dos resultados.

Como atrair clientes no Instagram?

O Brasil é o segundo país com mais usuários de Instagram no mundo com 100 milhões de contas ativas. Além disso, mais de 55% dessas pessoas já utilizaram a plataforma para se comunicar com alguma empresa.

Por isso, saber como atrair clientes no Instagram tem o potencial de transformar sua marca em um negócio de sucesso. 

Nesse sentido, para garantir essas oportunidades, confira abaixo algumas estratégias que vão potencializar as suas vendas. 

1. Estude o mercado

O primeiro passo de como atrair clientes no Instagram é conhecer o mercado em potencial para o seu produto ou serviço. Isso porque, ao saber mais detalhes sobre o seu segmento, você pode mapear a concorrência e observar as oportunidades.

Além disso, esse estudo também é essencial para otimizar suas ofertas e saber mais detalhes sobre o seu público-alvo

2. Defina a sua persona

Estudar o seu segmento apresenta outras vantagens além da descoberta das melhores possibilidades de mercado. Possibilita também traçar um perfil do seu cliente ideal, o que no marketing digital é conhecido como persona

Para isso, é necessário conhecer os hábitos e características, como:

  • Objetivos;
  • Demandas;
  • Preocupações;
  • Motivações.

Uma maneira de atrair essas pessoas e capturar informações que ajudem a criar esse perfil é utilizar uma landing page com formulário. 

Para incentivar o engajamento dessa página de captura, você pode oferecer um material rico, como e-books e infográficos.  

3. Use um perfil comercial

Uma outra forma de conhecer melhor os hábitos do seu público é acompanhando as métricas do seu perfil no Instagram. Para isso, é necessário ter um perfil comercial. 

Isso permite a você mensurar os resultados e o que atrai mais o engajamento, otimizando cada vez mais o perfil do seu cliente ideal. 

Além disso, existem outras vantagens em utilizar uma página comercial do Instagram, como, por exemplo:

  • Recursos personalizados para campanhas;
  • Possibilidade de integração com outras ferramentas;
  • Fornecimento de dados;
  • Utilização do recurso de postagem patrocinada. 

4. Crie uma linha editorial

Se você busca como atrair clientes no Instagram, saiba que também é necessário criar bons conteúdos, manter uma frequência de publicação e garantir que elas estejam alinhadas com aquilo que o seu público-alvo deseja consumir.

Para isso, é importante criar uma linha editorial para sua página na plataforma, investindo na constância e diversidade dos conteúdos. 

Assim, para construir sua linha editorial, você vai precisar levar em consideração informações como:

  • Nicho;
  • Persona;
  • O seu estudo de mercado;
  • Características do seu produto.

A linha editorial vai auxiliar na segmentação dos conteúdos, o que é fundamental para otimizar a experiência do seu público dentro do funil de vendas.

5. Invista em tráfego pago

Como já citamos, uma das principais vantagens de utilizar o Instagram na estratégia de vendas é a possibilidade de investir em tráfego pago.

Utilizar o Instagram Ads é um recurso para o aumento de alcance da sua oferta, o que significa que mais pessoas conseguem visualizar suas campanhas. 

Mas, para isso, você precisa ajustar a campanha de acordo com o seu público-alvo, incluindo dados demográficos.

6. Realize promoções 

Uma outra maneira de aumentar o alcance e garantir como atrair clientes no Instagram é realizando promoções especiais e personalizando suas ofertas.

Essa iniciativa ajuda a atrair novos leads e impulsionar a conversão de clientes em potencial que já estão mais qualificados no funil de vendas.

Vale dizer também que, além de atrair novos clientes, as promoções também são uma forma de garantir recorrência nas compras e fidelizar o seu público. 

7. Faça parceria com influenciadores 

Segundo pesquisa disponibilizada pelo Opinion Box, 71% dos usuários do Instagram no Brasil seguem influenciadores digitais e 58% deles já realizaram alguma compra baseada em influência.

Por isso, utilizar o Marketing de Influência é uma estratégia poderosa para quem busca formas de como atrair clientes no Instagram. Nele, você se associa estrategicamente a um influencer para impulsionar a visibilidade da sua marca. 

Mas na hora de envolver um influenciador na sua estratégia é importante levar em consideração se há um match com o seu público e o quanto essa associação é positiva para sua marca. 

8. Use o link da bio a seu favor

A biografia do Instagram é um espaço que permite utilizar 160 caracteres para transmitir uma mensagem objetiva para os seus seguidores.

Além de incluir algumas informações sobre a sua marca, a bio do Instagram também pode ser utilizada para abrir um agregador de links.

Esse recurso ajuda a direcionar o tráfego orgânico do seu perfil para uma página de alta conversão, como uma página de captura ou de vendas, por exemplo.

9. Crie CTAs para suas ofertas

A CTA, ou Call to Action, significa uma chamada para ação, ou seja, o direcionamento que você deseja que o seu lead siga dentro do seu funil de vendas.

Esse modelo de mensagem é muito utilizado no marketing digital, pois torna a comunicação clara e a experiência de navegação dos usuários mais intuitiva. 

Uma CTA geralmente vem acompanhada de um botão com link para direcionamento do tráfego. Para isso, utilizam verbos no imperativo, como “Conheça” e “Descubra”.

10. Utilize técnicas de copywriting 

Uma CTA faz parte de uma estratégia de copywriting, mas não é a única técnica de escrita persuasiva que pode ser utilizada por quem deseja saber como atrair clientes no Instagram.

Uma outra forma é o uso dos gatilhos mentais, como da:

  • Escassez;
  • Exclusividade;
  • Urgência;
  • Antecipação;
  • Novidade;
  • Reciprocidade, etc. 

Agora que você já sabe as principais estratégias de como atrair clientes no Instagram, que tal elevar ainda mais suas chances de vendas nas redes sociais?

Baixe gratuitamente o Kit Marketing Digital da HeroSpark e garanta um pacote completo para criar infoprodutos e montar o planejamento de vendas sob medida e, assim, se destacar no mercado digital.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *