Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Guia completo de como fazer curso online

como fazer curso online

De acordo com dados coletados pelo Ministério da Educação, o ensino EAD é uma das modalidades de ensino que mais tem crescido no Brasil. Ou seja, essa é a oportunidade perfeita para aprender como fazer curso online.

 

Indo na contramão de alguns outros segmentos que têm sido bastante afetados pela crise econômica, nunca houve um momento tão oportuno para criar ou fazer um curso online.

 

Esse negócio pode ser bastante promissor, além de lucrativo para quem deseja empreender nesse ramo. Mas é importante que, ao começar desenvolver o curso, selecionar um bom conteúdo e planejar uma estratégia de marketing eficiente para vendê-lo.

 

Infelizmente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como começar a produzir um curso próprio, isso pode ser paralisante e ter um efeito de impedir que você produza um negócio que pode ser bem rentável.

 

Mas o que deve ser feito para essa dúvida ou medo não te paralisar ? Será que fazer um curso online é assim tão difícil? Será que precisa mesmo de tanto dinheiro para começar a investir? 

 

Neste artigo vamos de dar algumas dicas do que você precisa para fazer um curso online sem deixar que seus medos ou receios te paralisem. Continue lendo este conteúdo e siga as nossas dicas.

 

Como fazer curso online – Criação de conteúdo

 

O principal na hora de fazer um curso online do zero é criar um conteúdo para o curso, esse conteúdo precisa ser bom o bastante para competir com os outros cursos no mercado digital.

 

Para isso não é necessário ter grandes conhecimentos em edição de vídeos ou cenários cinematográficos. Saber o básico já ajuda e pode ser o pontapé inicial para fazer um curso online de qualidade.

 

O que vai definir se a aula do seu curso em vídeo é boa ou não, é a qualidade do seu conteúdo.  A depender de quanto conhecimento tenha e quantos problemas consegue solucionar já traz grande credibilidade.

 

Existem opções gratuitas e opções em que você pode gastar pouco para criar o conteúdo do seu curso. Aqui neste artigo vamos trazer as duas opções.

 

Como fazer curso online – Números

 

Para deixar tão claro quanto água o quanto o mercado de cursos online tem crescido nos últimos anos, resolvemos trazer dados em números para a devida comprovação. Depois de ver esses dados vai ter a certeza que criar conteúdo no formato de curso online pode ser algo bem rentável.

 

Durante o ano de 2018 foram oferecidos, aproximadamente, segundo o censo EAD, 31.545 cursos online em todas as instituições de ensino que foram analisadas.

 

Mas o que tem mais crescido são os cursos livres, com um crescimento de, aproximadamente, 25,4% no  que diz respeito aos treinamentos empresariais ou corporativos e 36,8% , naqueles que têm temas diversos.

 

Em relação aos dados coletados no ano de 2017, houve um aumento de 20%. Já quando comparado ao ano de 2016 o crescimento foi de 150%. 9 milhões de alunos preferem esse tipo de ensino por vários motivos como, por exemplo, a economia com transporte, alimentação e outros custos que os cursos presenciais possuem.

 

Será que só de ver esses dados o medo e a insegurança que talvez sinta, tenha diminuído e ao mesmo tempo te motivado a planejar agora mesmo a criação do seu curso online? Bem, esperamos que a resposta seja positiva.

 

Vamos agora ver tudo o que precisa fazer para fazer um curso online do 0.

 

Guia do planejamento do curso online

Como fazer curso online – Ensine algo

 

Talvez seja óbvio que a primeira coisa que deve fazer antes de criar seu curso online é definir qual tema irá abordar nele. Para conseguir chegar a resposta, pense um pouco em tudo o que você sabe fazer de melhor, algo que é muito comum te elogiarem por isso. 

 

Encontrou? Se sim, já que domina esse assunto, você pode começar a se programar para passar esse conhecimento para frente através do seu curso. Lembrando que para ensinar através dos cursos online, não é preciso ter certificado de professor, basta escolher o que gosta de fazer e domine o tema.

 

Definindo o público-alvo

 

O segundo passo é definir qual será seu público-alvo. As pessoas desse público precisam estar interessadas em seu conteúdo e, principalmente, comprar o que você vende.

 

Uma dica para conseguir definir isso é por usar suas redes sociais, perguntando às pessoas o que elas gostariam de ver ou qual tipo de curso gostariam de estudar.  Com base nas respostas, você já poderia ter uma ideia de quem se interessa e quem não.

 

Como fazer curso online – Equipamento apropriado

 

Uma outra dúvida que costuma rondar aqueles que querem começar a gravar conteúdo para fazer seu curso online é qual a câmera certa para gravar.

 

Tenha em mente que quando for escolher seu equipamento, que nem sempre o mais caro é o melhor. Costumamos dizer sempre que o melhor é aquilo que vai se adequar perfeitamente às suas necessidades.

 

A depender das suas circunstâncias financeiras, você pode começar a gravar seu conteúdo com a própria câmera do seu celular. Mas se puder investir em um equipamento de maior qualidade, você pode comprar uma câmera DSLR, que contém muitas funcionalidades e o seu valor pode variar entre R$ 1,500 a R$ 13 mil reais.

 

Tudo vai depender das suas circunstâncias financeiras, mas já podemos dizer de antemão que o melhor é que invista em um equipamento de qualidade quando já estiver tendo retorno financeiro.

 

Roteiro

 

Você não precisa saber como fazer um roteiro do nível da Disney, mas uma outra parte importante para fazer um curso online é a criação de um roteiro de qualidade.

 

O roteiro funciona para você organizar as ideias que quer passar para o seu público e quando cada uma dessas ideias vão ser utilizadas. Estabeleça uma hierarquia de informações e não esqueça de abordar os tópicos para não prejudicar o aprendizado dos seus alunos.

 

Engana-se quem acha que o roteiro deixa o conteúdo artificial, na verdade o roteiro deixa tudo mais organizado. Com o roteiro você vai ter uma linha de raciocínio na qual cada tópico vai complementar o outro. Fora que aqueles que estiverem fazendo o curso vão ficar mais confortáveis por saber que você sabe do que está falando, sem ficar perdido no meio do vídeo.

 

Veja neste vídeo mais dicas para preparar um bom roteiro:

 

 

 

 

Em conclusão, essas foram algumas dicas, esperamos que perca o medo e consiga criar seu curso com um conteúdo de qualidade. Para mais dicas acesse nossa área de cursos e fique por dentro de muitas outra dicas!

 

Qualquer dúvida, nos escreva um comentário aqui embaixo.

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …