Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como fazer um ebook grátis online

leitura de ebook online em dispositivo móvel

Você já pensou em como fazer um ebook grátis para seu negocio? Independente do conteúdo que você deseja escrever, dos assuntos considerados em seu site/blog ou de novas ideias que vão surgindo na sua mente, um mundo de possibilidades é possível.

 

Há ferramentas para criação de ebooks pagas, mas também há boas versões gratuitas, neste artigo será ensinado como fazer um ebook grátis com a versão gratuita do Canva.

 

O Canva é uma excelente ferramenta e oferece vários modelos gratuitos já prontos. Confira abaixo.

 

1.    Encontre conteúdo para seu próprio ebook

conteudo para seu ebook

O conteúdo pode ser criado completamente a partir de uma ideia, mas você também pode reutilizar o conteúdo existente muito bem em um ebook.

 

Talvez você tenha uma categoria regular no blog onde você dá dicas, talvez você tenha muitas receitas ou sempre quis expandir os assuntos sobre os quais publicar?

 

Um ebook oferece a oportunidade de fazer isso e praticamente coletar o conteúdo existente em um único local ou expandir esse conteúdo com mais informações e trazê-lo para uma forma um pouco mais clara.

 

2. Como fazer um ebook grátis com o Canva.com

Se você ainda não conhece o Canva.com, agora é a hora de finalmente conhecê-lo. Entre outras coisas, o Canva.com também oferece modelos prontos para revistas, pôsteres ou infográficos que você pode usar pronto ou converter ao seu próprio gosto.

 

Há também uma categoria separada para ebooks na qual você pode encontrar vários modelos.

 

Escolha o modelo

Para saber como fazer um ebook grátis de aparência profissional, acesse o Canva.com e crie bem rápido e fácil um perfil. Ou faça login com seu endereço de e-mail ou diretamente com seu perfil do Facebook.

 

O Canva é uma ferramenta incrível! Ele já traz consigo a montagem de vários formatos em várias categorias, aquelas que são mais comuns para usar.

 

Aqui você pode escolher entre diferentes modelos:

 

  • Várias postagens de mídia social e gráficos de perfil;
  • Documentos como cartas, apresentações, currículos, etc;
  • Infográficos, capas de ebooks e folhetos de CD;
  • Cartazes, folhetos, brochuras;
  • Cartões postais, convites e anúncios;
  • Vários anúncios e banners.

Se você deseja criar seu próprio design, em outras dimensões, insira essas medidas personalizadas no canto superior direito e o  Canva criará o design.

 

Para criação de seu ebook vá para a sua página inicial e selecione Criar projeto > Mais > Blogs e ebooks > selecione o modelo de ebook.

 

Agora, um novo arquivo é aberto, no qual você pode escolher entre vários layouts para ebooks. Alguns modelos estão disponíveis de forma totalmente gratuita. Porém outros, você precisa pagar para que alguns recursos sejam liberados.

 

Você escolhe o modelo de sua preferência de acordo com o assunto escolhido para o seu ebook e adapte aos seus desejos e necessidades.

 

Ou (e eu recomendo que, se você tiver alguma prática), crie seu próprio layout que corresponda ao seu design corporativo!

 

Você encontrará várias formas como fotos, ilustrações, símbolos e muito mais em “Elementos”. Uma boa quantidade dessas formas são gratuitas.

 

Em “Uploads” você pode enviar suas próprias fotos. Verifique se você possui os direitos de imagem! Em bancos de dados de imagens gratuitos, como freepik, Unsplash ou Pixabay, você encontrará inúmeras imagens bonitas.

 

Ajuste fontes e cores

Depois de selecionar uma rotulação, você pode alterar a fonte e a cor na barra acima.

Sua fonte de design corporativo pode não estar disponível.

 

Então você tem duas opções: ou você adquire a versão Pro (paga), porque você pode enviar sua fonte. Ou busque uma fonte que se aproxime mais da que você deseja pôr em seu ebook.

 

É importante que você use as mesmas fontes e cores para projetos futuros, para alcançar o valor de reconhecimento desejado com seus leitores.

 

 Considere a estrutura

Antes de iniciar a produção do seu ebook pense na estrutura, ou seja, se pergunte: O que eu preciso fazer para manter o livro claro e fácil de ler?

 

Por exemplo, haveria uma página de título, um índice, uma página na qual você gostaria de apresentar o conteúdo do livro e/ou de si mesmo, páginas que anunciam um novo capítulo, páginas de conteúdo, etc.

 

Personalizar modelos

Obviamente, todas as páginas que você considerou na estrutura do seu livro também precisam de um layout próprio.

 

Para que você não precise ficar projetando as páginas todas as vezes, é particularmente útil definir um layout para cada uma das páginas diferentes desde o início.

 

Você pode copiar esta página com o layout apropriado e tudo o que você precisa fazer é colar o conteúdo.

 

Por exemplo, você tem várias páginas em seu livro nas quais o próximo capítulo é anunciado. Nesta página, a foto deve encontrar seu lugar no terço superior, abaixo do cabeçalho do capítulo, no meio e na parte inferior, o URL do seu blog.

 

Para que você não precise recriar constantemente o layout em cada uma dessas páginas do capítulo, crie-o uma vez e copie esta página projetada quantas vezes precisar no ebook.

 

Nas páginas copiadas, você agora cola o conteúdo pretendido, que pode ser fotos, gráficos, texto(s), etc. Pronto!

 

3. Publique o ebook

Seu ebook está, finalmente, pronto e você deseja publicá-lo agora? Faça o download como PDF no seu PC.

 

Como se trata de um livro que estará disponível apenas digitalmente e não como uma versão impressa, o PDF versão padrão é suficiente aqui.

 

Para disponibilizar o ebook para seus leitores, você deve enviá-lo e compartilhar o link. Se você possui um blog hospedado, basta carregar o PDF na biblioteca de mídia como um arquivo e, em seguida, usar o URL do arquivo.

 

Se você não tem um blog hospedado e está, por exemplo, no Blogger, pode fazer o upload do seu arquivo PDF para o Dropbox e compartilhá-lo com o link fornecido lá.

 

Parabéns, enfim conseguiu aprender como fazer um ebook grátis para trabalhar melhor no marketing digital. Acesse a outros conteúdo e avance no empreendedorismo digital.

 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, nos deixe um comentário aqui embaixo e logo responderemos!

 

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …