Como fazer um webinar de sucesso

como fazer um webinar
como fazer um webinar
Extensão plano basic

Os webinares são uma das melhores ferramentas para empreendedores que querem alcançar um alto número de pessoas para divulgar algo. Mas como fazer um webinar de sucesso?

Muitos encontram desafios, não sabem como começar ou têm dificuldades na hora de gerar resultados. No final, acabam se desanimando. Mas, há passos simples que podem fazer toda a diferença para o sucesso do seu webinar.

Confira as dicas que preparamos para você!

Como fazer um webinar de sucesso

Defina um objetivo

O primeiro passo é entender o motivo de você estar fazendo um webinar. Ou seja, pergunte-se qual é o verdadeiro objetivo por trás da sua transmissão. 

Você pode estar querendo, por exemplo:

  • Atrair pessoas novas para sua base;
  • Qualificar contatos para que caminhem no seu funil;
  • Converter leads em clientes com demonstrações do seu produto;
  • Aumentar o relacionamento com seus clientes.

Após essa definição, será mais fácil escolher a temática e montar um roteiro objetivo.

Valorize sua audiência

Quais são os principais problemas e adversidades que a sua audiência enfrenta?

Um webinar não deve ser forcado nos seus gostos. Quando se cria um evento online, o assunto deve ser 100% do interesse da sua persona.

A partir de então, crie um conteúdo que ofereça uma solução real para as pessoas, para este público, que não é apenas o que fazer a respeito de determinado assunto, mas também como fazer ou, pelo menos, ensinar parte desse “como”.

Dessa forma você estará se propondo a ajudar, por exemplo, pessoas que trabalham o dia inteiro, mas mesmo assim, arrumam um espaço na agenda para consumir o seu conteúdo. Por isso, valorize muito o tempo da sua audiência.

Entregue um conteúdo que seja assertivo e direto. Entregue algo muito valioso, para que nunca se esqueçam de vocês. Por isso, é de extrema importância que foque nas necessidades do seu público.

Escolha um assunto relevante

Outro desafio de como fazer um webinar  é o assunto.

Você precisa ter uma mensagem que, realmente, valha a pena contar para as pessoas. Afinal, essas pessoas vão ficar durante, aproximadamente, uma hora te escutando.

Aborde algo que ajude as pessoas entenderem sobre um assunto que realmente faça a diferença na vida delas.

Título

Além de ter um assunto muito legal e muito interessante, é necessário encontrar um título que seja instigante e faça com que o público se prenda a você nesses 30 a 40 minutos do webinar, que faça com que parem para escutar você.

como fazer um webinar

Por exemplo, imagine que sua empresa tem um software que aumenta a produtividade do seu cliente e você teve a ideia de fazer um evento ensinando como aumentar a produtividade da sua empresa usando o produto x.

Esse é um título menos interessante, porque as pessoas não querem escutar sobre o produto, não querem ouvir alguma coisa que parece ser comercial. Então a dica é você pensar num problema que essa pessoa tem e que ela vai querer resolver.

Um título mais interessante poderia ser: como solucionar o problema dos seus funcionários improdutivos ou como aumentar em até 10 vezes a eficiência da sua empresa. Sem dúvidas esse seria um título bem mais chamativo e atrativo, não é mesmo?

Monte um roteiro

Chegou a hora de você estruturar tudo o que pensou em formato de roteiro. Aqui você pode escrever exatamente o que for falar ou apenas criar tópicos.

Lembre-se de incluir pausas para ler os comentários (e beber água) e colocar frases que chamem a atenção das pessoas.

Além disso, é bom incluir alguma história que prenda a atenção do público. Para isso, use recursos de storytelling.

copy com chat gpt , herocreator

Não se esqueça também de incluir o problema da audiência e mostrar como você pode ajudá-la com a sua solução.

Faça o fechamento com uma CTA, convidando o público a realizar alguma ação baseada no seu objetivo definido anteriormente.

Defina data e horário com base no público

Com base no seu público-alvo, entenda qual vai ser o melhor dia e horário para que mais pessoas consigam assistir ao seu webinar.

Se são pessoas que trabalham em horário comercial, por exemplo, seria ideal encaixar para o começo da noite ou em um final de semana.

Escolha uma plataforma

A plataforma que você for utilizar para transmitir o seu webinar precisa ser uma escolha com consciência para que, no dia da apresentação, não surja nenhum problema difícil de resolver. 

Nesse sentido, conheça algumas plataformas que podem transmitir o seu webinar:

  • YouTube Live;
  • Instagram Ao Vivo;
  • Zoom;
  • HeroSpark.

Ensaie antes da apresentação

Além do título, outra coisa muito importante é você garantir que a sua apresentação seja muito boa.  Então é essencial que você pratique e que você ensaie, pelo menos, uma vez e  que você ensaie dentro da plataforma usando a ferramenta que você irá usar durante o webinar, para que além de você ter um assunto legal e uma apresentação legal, você esteja familiarizado com a ferramenta.

Isso vai inibir que imprevistos aconteçam, e caso aconteçam, você vai estar preparado para resolver rapidamente.

Crie landing pages de divulgação

Se você está realizando ou já realizou algum evento, talvez já tenha se frustrado com a quantidade de pessoas que participaram do webinar.

como fazer um webinar

Saiba que você não está sozinho. Esse é um desafio que costuma acontecer quando a empresa ainda não tem uma base de clientes, não tem tem uma audiência muito grande ou também não tem muito dinheiro para investir na divulgação.

Para lidar com isso, divulgue o seu evento por meio de uma landing page, com o objetivo de capturar leads – ou seja, pessoas interessadas no seu webinar. Considere também investir em mídia paga para aumentar o alcance e atrair mais telespectadores. Plataformas como o Facebook Ads tendem a permitir a criação de anúncios com valores mais acessíveis.

Automação

Pensar na parte de convidar os usuários, mandar um lembrete, solicitar uma confirmação, gerenciar as pessoas, enviar um e-mail marketing. Parece um tanto trabalhoso, não é mesmo?

E, se houver uma falha, você ainda pode prejudicar a experiência e comprometer a sua reputação entre o público.

Então, para superar esse desafio, invista em uma ferramenta de automação para o webinar. Uma opção muito útil e gratuita é a HeroSpark.

Reforce o convite

É importante que você convide seus leads com antecedência e reforce antes da apresentação, para  ajudar o participante a não esquecer do webinar. Envie também um e-mail  para agradecer pela presença e confirmar a participação no evento.

Não desista!

Uma dica importante é a persistência. Não desanime logo após a primeira experiência.

Ao invés de gravar uma conferência longa direta, você pode quebrar esse assunto em webinars menores periodicamente.

Pense no seguinte: se na primeira semana 10 pessoas assistirem, na semana seguinte, você pode ter uma audiência maior.  Basta analisar constantemente o que pode ser melhorado e otimizar o seu funil de vendas.  Aos pouquinhos, você vai aumentando o público dos seus vídeos.

O importante é manter a consistência. Para ajudar, lembre-se de fazer um calendário editorial, que inclua os webinars em períodos regulares. Ao passo que você fizer 1, 2 ou 3 webinars, você estará mantendo um programa contínuo de vídeos.

Num primeiro momento, os webinars podem ser desafiadores. Mas são importantes, pois te ajudarão a atrair mais leads e conquistar ótimos resultados. Portanto, inclua agora na lista de estratégias do seu plano de marketing!

E para fazer seu webinar de uma forma mais descomplicada, conte com a ajuda da HeroSpark, uma plataforma completa com automações e espaços para vídeos ao vivo. Faça sua conta agora gratuitamente!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *