Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


3 dicas infalíveis sobre como fazer webinar

tela com apresentação de como fazer webinar

Se você se interessou pelo tema deste artigo imagino que esteja buscando formas de como fazer webinar, correto?

 

Traremos 3 dicas de como fazer webinar e algumas coisas que você nunca deve fazer na hora de fazer um webinar.

 

Os webinars podem te ajudar na sua estratégia, seja como produtor ou afiliado. Webinars, ou webinários, são transmissões ao vivo onde você consegue, através de um vídeo, conversar com audiência, tirando dúvidas ou até vendendo.

 

Eles funcionam em diversos pontos da sua estratégia, desde o engajamento do produto até propriamente a venda dele.  É muito comum, por exemplo, que produtores durante o lançamento façam webinars para dar um up nas vendas e convidem outros produtores para entrevistas online.

 

A venda do produto depende da forma que você vai trabalhar com ele e, pelo o que nós vemos no mercado, os webinars são uma das ferramentas mais versáteis na hora de vender.

 

Se você nunca fez uma transmissão ao vivo na vida, iremos te explicar de 3 pontos essenciais para que você saiba como fazer webinar de sucesso.

 

Dicas de como fazer um webinar

 

Umas das coisas que é preciso entender e que, por mais que você entenda muito sobre o assunto, por mais que você que domine o que você vai falar durante essa conferencia, é fundamental que você tenha um roteiro de como fazer webinar.

 

Numa transmissão online você está sujeito a diversos imprevistos e quando você faz um roteiro previamente consegue ter maior controle sobre você mesmo e consegue mensurar se a conferencia ficará muito longa ou, até mesmo, se está muito curta.

 

Quando você faz um roteiro, fica mais fácil para você discernir e mostrar quais são os pontos importantes que você tem que frisar.

 

Desse modo, você fica muito mais seguro na hora de falar e até a audiência vai perceber isso, que você tá mais firme na hora de falar e vai entender que você sabe onde você quer chegar. Dessa forma, seu público irá depositar mais confiança.

 

A segunda dica é testar, mas testar muito!

 

Quando você for fazer um webinário, você precisa testar e não é no dia, porque provavelmente você vai ficar muito cansado no final de cada transmissão. Teste com antecedência. Uma semana antes, dias antes.

 

Teste o quanto que você puder. Nesse teste você vai validar se seu roteiro está ok, se sua transmissão da internet está ok, se comporta o seu webinário, se os pontos que você está frisando, fazem sentido para sua audiência.

 

Então dessa forma você consegue ter uma panorama geral de tudo.

 

Conte com ajuda

Outra dica é: não pense em como fazer webinar sozinho, tenha sempre alguém te acompanhando para te ajudar a atrás das câmeras, para monitorar os comentários que estarão chegando. Ter uma equipe de 2 a 3 pessoas é fundamental para que você não fique nervoso e pra que você tenha uma apoio, caso haja algum imprevisto.

 

Essa equipe irá te ajudar organizar o seu horário nesse processo.

 

Lide com improvisos

A terceira dica é: saiba lidar com imprevistos.

 

Se você já tem roteiro, e se você já testou, pode ficar seguro por que sua webinar será um sucesso.

 

No entanto, como já dito, uma transmissão ao vivo está sujeito a imprevistos, então você tem que ficar calmo, caso algum imprevisto surja.

 

Essa é uma situação que geralmente causa um frio na barriga, porque você está falando ao vivo, por isso se prepare.

 

Caso aconteça algo de errado, não fique desesperado, você já tem uma equipe que pode te auxiliar. Essas coisas acontecem e você precisa ter jogo de cintura na hora de como fazer webinar.

 

Avise a seu público sobre o problema, não deixe eles sem saber o que está acontecendo e informe que medidas estão sendo tomadas para o bom andamento de como fazer webinar.

 

Isso vai evitar que eles se desconectem por insatisfação.

 

A maioria dos produtores e afiliados usam os recursos da sua própria casa pra fazer a transmissão, utilizando o computador.

 

Os únicos cuidados que você tem que ter caso opte por fazer sozinho, é verificar se você tem uma qualidade boa de internet, pra que isso não interfira na sua vídeo conferencia e conexão com os usuários.

 

Além disso verifique a iluminação, se o local é silencioso e funciona bem como fazer webinar.

 

Erros que você não pode cometer ao fazer um webinar

Revisando o que acabamos de abordar, existem erros que você nunca deve cometer como fazer webinar.

 

Nunca faça um webinar sem se preparar, há muitos produtores que fazem os webinar sem se preparar. Sempre esteja pronto e organizado, faça a sua parte. Se você está animado ou ansioso, isso é normal, mas se estiver preparado, certamente tudo vai dar certo.

 

Perca o medo de falar em público

E se você tem medo de falar em publico? Não se esconda! As pessoas querem olhar para os seus olhos. Isso independe de sua apresentação ser com slide ou não. Caso opte por esse modelo, apareça no início e no final para se apresentar e agradecer, por exemplo.

Naturalidade

Seja você mesmo. Pessoas que já te conhecem podem notar a diferença em sua personalidade e você pode perder a credibilidade na hora de como fazer webinar.

 

Além disso, mesmo aos que não te conhecem, você não poderá sustentar essa personalidade por muito tempo, e isso trará a mesma consequência, você poderá perder a credibilidade. Portanto, não se vista de um personagem que você acha que as pessoas vão aceitar mais.

 

Dessa forma, quando você atrair seus clientes e seguidores, eles vão seguir quem você realmente é.

 

Se você sustentar uma personagem, no dia que você cansar e passar a ser quem você realmente é, aí sim, as pessoas não irão te aceitar mais, por que você estava mentindo pra elas.

 

Não permita interrupções. É um tanto comum, durante os webinars, os produtores serem interrompidos. Não permita nenhum tipo de interrupção.

 

Não seja surpreendido

Evite que você seja surpreendido, se organize a ponto de não precisar ser interrompido.

 

É desaconselhável  fazer uma apresentação com objetivo de querer aplausos. Faça uma apresentação com o objetivo de levar solução para quem está assistindo, você não está ali pelos seus próprios interesses e sim pelo do seu público e o seu foco deve ser esse.

 

Além disso, se você se concentrar em levar ajuda para o seu público e ele perceber isso, que essa ajuda vai mudar a vida dele, consequentemente você conseguirá construir autoridade e alcançará muito mais resultados.

 

Cumpra o que prometeu

Por último, mas não menos importante, é cumprir o que você prometeu.

 

Desse modo, se você mandou e-mail pra sua lista, divulgando determinado produto, cumpra com os requisitos que você divulgou. Independentemente de qual seja seu objetivo em como fazer webinar, seja pra ensinar, seja pra vender ou apenas divulgar, cumpra com o prometido.

 

Isso certamente te dará credibilidade e fará com que você tenha resultados incríveis a curto e a longo prazo.

 

Em conclusão, a confiança é algo que se conquista e quando quebrada é difícil recuperar. Então cuidado! Preste bastante atenção em como fazer webinar.

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …