Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como ganhar dinheiro no YouTube

Como ganhar dinheiro no YouTube

 

Você ainda não sabe como ganhar dinheiro no YouTube? A plataforma de vídeos continua sendo uma ótima opção para quem busca uma renda extra (ou até principal) na internet, então não deixe de pensar nessa oportunidade.

 

Se você ainda não está convencido, saiba que 60% das pessoas preferem assistir vídeos no lugar de ver televisão ao vivo, segundo o Google. Além disso, o YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo.

 

E agora, interessado em ganhar dinheiro com o YouTube? Leia mais!

 

Como ganhar dinheiro no YouTube: 6 métodos de monetização

 

Há quem pense que existem muitas dificuldades em criar um canal e ganhar dinheiro na maior plataforma de vídeos do mercado. Mas, da mesma forma que o YouTube busca lucro e tem critérios para escolher qual criador de conteúdo será monetizado, também estabelece métodos novos para obter dinheiro da audiência. Conheça-os!

 

Obtenha parte da receita do YouTube Premium

 

Se o seu usuário paga a assinatura do YouTube, por mais que não ganhe com os anúncios , você recebe parte da receita. Optar por assinatura é comum entre o público-alvo com maior poder aquisitivo, interessado em conteúdos de investimentos, por exemplo — mesmo que o serviço não custe caro.

 

O YouTube Premium permite o download dos vídeos offline, o que pode reduzir o seu número de visualizações. Por outro lado, permite a visualização do conteúdo em segundo plano, o que provavelmente aumenta a métrica tempo de visualização. 

 

Divulgue links de afiliados

 

O YouTube é uma fonte gigante de tráfego, então se você é afiliado a infoprodutos e produtos físicos, crie conteúdos relacionados a eles e divulgue os links na call to action.

 

Assim, você trabalha toda a consciência da audiência sobre determinado produto, quebra objeções e disponibiliza o link para que você ganhe a comissão. Da mesma forma que muitos afiliados fazem com o Instagram ou com blogs, você pode criar um canal nichado somente para a divulgação dos produtos digitais. 

 

Ative os anúncios do Google AdSense

 

É o método de monetização pioneiro da plataforma, no qual você basicamente veicula anúncios nos seus vídeos. O contra deste método é que você precisa de, pelo menos, mil inscritos e o seu conteúdo deve ter sido assistido durante 4 mil horas nos últimos 12 meses. É o critério da plataforma para ‘entender’ que você tem uma produção razoavelmente constante e de aceitação pelo público.

 

Os pagamentos variam um pouco, mas, no geral:

 

  • Mil visualizações: 2 a 34 dólares;
  • Cem mil visualizações: 500 a 2,5 mil dólares;
  • Um milhão de visualizações: 2 a 4 mil dólares.

 

Lembre-se que, uma vez que seu vídeo seja publicado, continuará gerando receita indefinidamente — como uma renda passiva.

 

Receba dinheiro diretamente da sua audiência

 

Por meio do Clube dos Canais ou de algum serviço externo (como Buy Me a Coffee e Patreon), você pode receber dinheiro dos seus fãs e, em troca, oferecer recompensas. 

 

Porém, para conseguir criar o seu clube, você precisa ter pelo menos 30 mil inscritos e já ser parceiro, ou seja, exibir anúncios do Google AdSense.

Guia do planejamento do curso online

 

Produza conteúdo patrocinado

 

Neste método, você pode ativamente conversar com as empresas para fechar parcerias e obter cupons de desconto para o público. 

 

Assim, independente da marca ter um Programa de Afiliados, basta produzir conteúdo de qualidade, que tenha relação com o produto ou serviço e comercializá-lo. Neste caso, mesmo que você não venda, você ganha a quantia combinada — diferente da afiliação, em que se ganha somente se houver venda. 

 

Faça transmissões ao vivo com Super Chats

 

Em vez de compartilhar o seu conteúdo em um vídeo já editado, marque uma live com seus inscritos ou com a sua audiência de outras redes sociais. Nessas transmissões ao vivo, você pode receber Super Chats e Super Stickers, que são mensagens destacadas das pessoas que querem que seus comentários sejam lidos ao vivo. 

 

A desvantagem deste método é que, para despertar o interesse de receber Super Chats, você já precisa ter uma audiência grande ou receber muitos comentários e perguntas nas lives, para que se justifique o investimento por parte do usuário. 

 

Uma forma de driblar esse problema, é fazer lives já trabalhando em algo, como jogando um videogame, editando imagens, desenhando, enfim, qualquer atividade que possa competir com a sua atenção em ler as mensagens.

 

Bônus: como ganhar dinheiro com o YouTube 

 

Todas as dicas citadas estão relacionadas a ganhar dinheiro direto da plataforma, mas ela pode fazer ainda mais por você.

 

Crie uma estante de produtos no canal

 

Poucas pessoas utilizam essa técnica de monetização, mas é possível criar uma aba no canal do YouTube com o nome “Loja” e exibir itens — com fotos, preços e o link externo para a loja virtual. 

 

A estante de produtos do Youtube comporta até 12 itens. O mais interessante é que podem ser fixados na página quando você faz uma transmissão ao vivo ou serem incluídos nas telas finais, quando o usuário termina de assistir um vídeo. 

 

Rankeie conteúdos do seu site

 

É inevitável: existem palavras-chaves e assuntos praticamente impossíveis de rankear no Google. Então, em vez de pagar anúncios, você pode produzir vídeos sobre os assuntos e ocupar as primeiras posições do Google — ao lado de marcas de altíssima autoridade de domínio.

 

Por exemplo: a palavra-chave “empreendedor de sucesso” traz como primeiro resultado um artigo do Neil Patel. Como a disputa pode ser bastante acirrada, o Sebrae Talks aparece também no topo da página. Não com um artigo, mas com um vídeo — devidamente otimizado para rankeamento, é claro.

 

Dessa forma, você economiza com anúncios. Além do mais, não tem a taxa de conversão reduzida de forma tão intensa por não aparecer no top 3 de uma pesquisa relevante para o seu negócio.

 

Agora que você sabe como ganhar dinheiro no YouTube e até métodos indiretos para isso, comece já o seu negócio online. Seja com Marketing de Afiliados ou com o seu próprio infoproduto, não deixe de aproveitar essa ótima fase para monetizar conteúdo em vídeo.

 

Teste gratuitamente o SparkStart e seja orientado nos seus primeiros passos no universo do empreendedorismo online!

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …