10 dicas de como ser mais produtivo no trabalho

Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Todo mundo quer aproveitar o tempo ao máximo, mas poucos sabem como ser mais produtivo no trabalho. Este é o seu caso?

Produtividade nada tem a ver com a quantidade de trabalho que você realiza no dia a dia. Ela se relaciona com tudo o que vai fazer você ter mais resultados.

Ou seja, quantidade não é qualidade. Por isso, a primeira lição que devemos aprender é a de que para ser uma pessoa produtiva, é preciso ter estratégia. Vamos às dicas!

 

1. Identifique e organize suas demandas

O caminho de como ser mais produtivo começa na organização.

Por isso, identifique suas próprias necessidades de trabalho, filtre e priorize as tarefas em uma lista. Assim, você só se dedica ao que realmente importa. 

Dedique horários específicos para realizar cada tarefa e não deixe nenhuma delas fora do seu cronograma. Para o seu dia render, planeje-o na noite anterior, assim você não desperdiça nem um minuto do seu tempo de trabalho.

Você também pode identificar seus períodos de produtividade e programas as tarefas mais difíceis para realizar nesse momento.

Para o restante do dia, deixe as tarefas mais leves, em que você gasta menos energia.

 

2. Gerencie seu tempo com ferramentas de produtividade

A tecnologia está aí para ajudar a nossa rotina, não é? E uma das suas maiores premissas de inovação é a otimização do tempo.

Por isso, o que não faltam são ferramentas que ajudam você a economizar tempo e ganhar resultados.

Entre elas, temos o  Google Now, um aplicativo que pode ser usado em smartphones, tablets e notebooks, e que serve como seu assistente pessoal.

Existem inúmeros outros tipos de ferramentas de otimização de tempo, como por exemplo:

Teste cada uma delas e veja com qual você se adequa melhor.

 

3. Dedique tempo à sua saúde

Investir no seu bem-estar é fundamental para a sua produtividade. Afinal, para render no trabalho, você precisa ter disposição e energia.

A prática de meditação é uma ótima maneira de manter-se em equilíbrio e limpar a mente para o trabalho no dia seguinte.

Assim, você se livra da ansiedade e faz sua consciência se concentrar apenas no que é prioridade para a sua vida profissional.

Dormir bem é também uma parte fundamental de como ser mais produtivo. Isso porque um bom sono pode aumentar consideravelmente os níveis de produtividade.

E lembre-se: o que importa é a qualidade do seu sono e não horas dormidas.

Antes de descansar, evite o contato com as telas (televisão, telefone ou qualquer outro dispositivo que tome sua atenção). É preciso se desligar da tecnologia para o seu sono ser prazeroso e revigorante.

Acordar cedo faz parte do seu bem-estar e do cuidado com a saúde. Além de evitar o stress da correria, você consegue fazer suas atividades com mais calma antes de começar o trabalho. 

 

4. Você não funciona sozinho

Autossuficiência não é uma virtude, é apenas uma maneira de você se complicar. Por isso, delegue tarefas!

Existem pessoas que podem executar alguns trabalhos junto com você. E reconhecer isso ajuda e muito nos seus resultados.

Tire o máximo de proveito do tempo que você ganha ao dividir seu trabalho e foque em outras prioridades.

Terceirizar uma parte da sua produção também ajuda na sua produtividade.

Afinal, quando você se aventura a fazer um trabalho que não domina tanto, tende a gastar muito mais tempo que o necessário e nem sempre os resultados são satisfatórios.

 

copy com chat gpt , herocreator

5. Concentre-se nas tarefas

Ao decorrer do dia, muitas distrações podem afetar o nosso desempenho.

Redes sociais, televisão, conversas paralelas de nada ajudam na sua produtividade. 

Evite o contato com a internet, caso o seu trabalho não exija. Se precisar usar, cheque e-mails e redes sociais em períodos pré-estabelecidos do dia, ao invés de ficar recarregando a página todo o tempo.

Checklist em um caderno sendo preenchido com uma caneta cor de rosa. Técnica de como ser mais produtivo e mapear as atividades

 

6. Defina sua lista de prioridades

Primeiramente, lembre-se que as tarefas mais difíceis devem ser executadas na frente. Por isso, não fuja delas!

À medida em que o que é mais complicado vai sendo resolvido, o seu dia se torna mais leve. Esta é uma importante dica de como ser mais produtivo.

Use a regra do 80/20. Ela diz que 20% das ações geram 80% dos resultados.

Então, descubra quais são esses 20% e concentre-se apenas nas tarefas que geram mais resultados para o seu trabalho.

 

7. Coloque-se em primeiro lugar

Nada melhor do que recompensar a si mesmo pelo seu esforço! Para isso, estabeleça pequenas recompensas por metas que você alcançar, sejam elas realizadas por mês ou por ano.

Você pode se permitir a um happy hour com os amigos uma vez por mês ou por semana. Ou então planejar férias a cada ano se bater sua meta anual.

Outra forma de se colocar em primeiro lugar é aprendendo a dizer não. Muitas pessoas possuem essa dificuldade.

No entanto, dizer não traz muitos benefícios para a sua vida, deixando suas tarefas mais objetivas e direcionadas ao que você realmente acredita que dará resultado. 

 

8. Seu trabalho precisa ser divertido

Quem disse que trabalho tem que ser chato? A vida não começa depois do expediente.

Por isso, encontre prazer no que você faz. Você pode brincar de desafiar a si mesmo cronometrando suas atividades e quebrando recordes a cada tarefa cumprida. 

Superação é sempre uma maneira de alimentar a motivação e a autoestima.

Mas não esqueça que o trabalho precisa ter um tempo estimado para ser executado. Afinal, sua família também tem um espaço importante na sua vida. 

Caso você ainda não saiba qual é a sua paixão, as dicas do vídeo abaixo podem ajudar:

 

9. Não fuja das metas

Uma forma eficiente de cumprir com tudo o que você se dispor a fazer é estabelecer metas reais e que podem ser alcançadas. Deixe de lado a hiperprodutividade. Afinal, você não pode abraçar o mundo.

Quando você criar o hábito de não adiar tarefas, será muito mais fácil saber até onde pode ir e com o que pode se comprometer. 

 

10. Faça planejamentos

Essa dica talvez seja a mais importante entre as 10 que separamos para você.

É o planejamento que vai fazer com que a sua produtividade aumente. Afinal, para chegar a algum lugar, você precisa saber exatamente aonde quer ir. Só então pode traçar o caminho.

E para que ele aconteça, a HeroSpark construiu um Guia de Planejamento Online. Assim, você consegue colocar em prática as nossas dicas e tornar o seu trabalho cada vez mais produtivo.

E aí, que tal colocar as nossas dicas de como ser mais produtivo em prática?

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *