Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como ter uma renda extra ainda em 2020

como ter uma renda extra

Você já esteve definindo suas metas financeiras e quis saber como ter uma renda extra? Muitas vezes, por mais que haja economia e corte de gastos, só uma renda a mais pode fazer você chegar mais perto de realizar aquele sonho que exige um bom aporte financeiro. Que tal fazer um esforço e tentar conseguir essa renda ainda neste ano de 2020?

 

A boa notícia é que a internet oferece muitas saídas para quem tem vontade e disciplina de ganhar dinheiro online. Por mais que a filosofia de “ser pago sem sair de casa” pareça fácil e atraente, esse tipo de renda só funciona se você souber o que está fazendo. 

 

É normal se deparar com alguns desafios como conhecer plataformas e ferramentas que ajudem no empreendedorismo digital, saber ensinar ou passar uma mensagem, dentre outras habilidades. 

 

Mas, neste texto, vamos falar sobre cada aspecto como esse. Confira!

Tenha um blog e compartilhe conhecimento

Pense na sua trajetória de vida — pessoal e profissional. Qual é o seu estilo? No que você é bom? Você só precisa responder essa pergunta e exteriorizar esse conhecimento. Comece pelo papel mesmo, rabisque, crie planos de como você pode fazer alguém ter as mesmas informações que você dispõe.

 

Austin Kleon, autor, desenhista e ícone de muitos empreendedores digitais, defende a ideia de que deveríamos sempre passar essas ideias para o papel antes de levar para o meio digital. O papel é mais palpável, próximo da realidade e permite uma liberdade que, frequentemente, é condicionada ao aprendizado de determinada ferramenta, quando no meio online.

 

Uma vez publicados alguns dos materiais, você tem dois caminhos para ganhar dinheiro com isso. O primeiro é focar em mais publicações para obter visitantes e se vincular ao Google Adsense ou, ainda, criar uma área de membros e ter assinantes do seu conteúdo pago.

Escreva ebooks sobre temas que você domine

Livros digitais ou ebooks são produtos extremamente versáteis, para o produtor e para o consumidor. É possível criá-los pelo Canva, pelo Power Point e até pelo seu navegador mesmo, com uma conta no iCloud, serviço da Apple que contém o Pages, um concorrente do Microsoft Word.

 

A velocidade de produzi-lo também se reflete no seu preço, já que, muitas vezes, ele é mais barato, comparado a outros métodos de renda extra. Mas com um ticket menor é mais fácil ter mais clientes e conseguir essa base de contatos também é vantajoso para um projeto maior no futuro.

Crie um curso e compartilhe o que você sabe em vídeo

Mas se você não é muito da escrita, e é mais provável que não seja, é só investir no formato de vídeo! Escrever é provavelmente a habilidade mais difícil de ser conquistada quando se aprende um idioma, mesmo sendo a língua nativa. Para que seu blog, onde a maioria dos conteúdos são escritos, caia no gosto do seu público, ele precisa ser dinâmico, coerente, agradável…

 

Por isso, dá para passar o conteúdo que você domina por  vídeoaulas. Prepare roteiro das aulas, treine no espelho, estude dicas de oratória e linguagem corporal… tudo isso são elementos que agregam, aumentam a qualidade do seu produto digital e servem de respaldo para você cobrar mais.

 

Além disso, boas plataformas de hospedagem de cursos online disponibilizam espaço para você enviar materiais em pdf, em ppt, dentre outros. Assim você pode incrementar o curso com transcrições e materiais complementares. Veja aqui tudo sobre plataformas EAD.

Desenvolva um curso em formato de podcast (podcurso)

Pode ser que você não esteja pronto nem para as vídeoaulas nem para o material escrito. Ou você nunca ficará pronto para isso porque não é o seu perfil. Mas não precisa desistir porque o podcurso é uma alternativa e um formato cada vez mais popular.

 

O podcast é uma mídia em áudio que, em um primeiro momento, lembra o rádio. Mas a proposta é um pouco mais unilateral porque dificilmente o podcaster receberá ligações ao vivo ou fará anúncios. 

 

No podcurso, você monta um roteiro de vídeoaula em que só será registrado o seu áudio. Fácil de criar para você (além de poupar gastos com boas câmeras e cenário) e prático para o seu aluno ouvir no dia a dia enquanto lava a louça, por exemplo. 

 

Assim como um curso online comum, você pode vendê-lo por conta própria ou por uma plataforma de produtos digitais. Nós, da HeroSpark, oferecemos esse serviço e ainda temos um time de afiliados prontos para divulgar seu produto com estratégia.

Transmita webinars pagos

Cursos e blogs podem demandar uma estratégia a longo prazo e um comprometimento maior do produtor. Então se você quer uma renda extra só para fazer uma viagem, por exemplo, você pode monetizar o seu conhecimento com webinars.

 

Esses produtos digitais são basicamente seminários online. Em vez de você organizar seu conteúdo em um molde de curso com vários módulos, você pode dividi-lo em vários webinars para serem transmitidos ao longo de poucos meses.

 

É recomendado que cada vídeo tenha em torno de 60 minutos, então sempre deixe um conteúdo à parte para a próxima transmissão. O principal cuidado que se deve ter com essa forma de renda extra é que o seu público já precisa estar comprometido com você. 

 

Nem todos vão pagar de cara por um evento com data e hora marcada. Uma forma de contornar isso é perguntar ou fazer uma enquete com o seu público das redes sociais (ou qualquer outro canal que você já tenha) sobre qual o melhor dia e horário para o evento.

Abra uma loja virtual de algum produto que você entende

Se você sente falta de lidar com algum produto físico, você pode fazer seu investimento normalmente, mas levar boa parte dele para o digital. 

 

Por exemplo: se você já frequentou muito a academia e entende de suplementos, pode ser um boa investir nesse negócio, dar sua identidade a ele e divulgá-lo na internet.

 

A internet possibilita grandes oportunidades como a de ter uma renda extra, então se você levou essa mensagem a sério, conheça o SparkStart e mãos à obra!

 

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …