Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como criar landing page que converte visitantes em leads de verdade?

criar landing page

Criar landing page com altas taxas de conversão nem sempre acontece logo de primeira em um negócio. É normal que no começo ocorram falhas na estruturação e design da página ou os textos e o título talvez não sejam tão atrativos para os leads.  

 

O conceito de “landing page perfeita” varia muito de empresa para empresa. Nem sempre ela é a com design mais bonito e com textos longos ou curtos, isso depende completamente do seu tipo de público.

 

O importante é garantir que e converta visitantes em leads, que serão trabalhados posteriormente através de um relacionamento via e-mail marketing.

 

Por isso, neste artigo vamos te ajudar com dicas que podem ser muito úteis para criar uma landing page que converte

 

Mas antes: 

 

Por que criar uma landing page para seu negócio digital?

 

O seu negócio digital muito provavelmente possui um site, blog e redes sociais, certo?

 

Entretanto, esses canais possuem um certo número de visitantes que acessam ao seu conteúdo diariamente mas, em muitos casos, saem sem dar um retorno que gere lucro de fato ao seu negócio, além de não ser possível conhecer de fato quem é o seu público. 

 

Ao criar uma landing page, os elementos primordiais são: título, subtítulo, e um formulário cujo deve ser preenchido pela pessoa a fim de acessar uma oferta específica, você irá aproveitar o tráfego orgânico ou pago de sua página e converterá esses visitantes em leads. 

 

Com os leads adquiridos, você poderá entender mais quem é o tipo de pessoa que acessa sua página; conseguirá o contato dela para enviar fluxos de e-mail, por exemplo, e criar uma relação mais próxima – além de mostrar a autoridade de sua empresa ao oferecer conteúdos originais ou qualquer outro tipo de oferta na landing page.

 

Agora sim, confira algumas dicas ótimas para criar uma landing page capaz de converter milhares de leads para seu negócio.

 

Destaque textos específicos

 

Na hora de criar uma landing page, é de extrema importância que haja uma descrição do que será ofertado, os benefícios de adquirir o produto ou material, os problemas que serão solucionados e o motivo pelo qual o lead precisa daquilo.

 

Contudo, não basta fazer apenas uma descrição com termos técnicos e textos sem emoção. Você quer que o visitante de sua landing page realize a ação, então é necessário guiar a leitura dele de modo a convencê-lo que aquela oferta é a solução ideal para seu problema.

 

Para realizar isso, uma ótima técnica é separar partes específicas do texto em caixas de destaque, pois a pessoa que visitar a landing page terá a atenção voltada primeiramente a essas partes.

 

Outra estratégia eficiente, é destacar palavras-chave ao longo do texto para que os possíveis leads batam o olho na palavra e pulem direto para a parte que os interessa.

 

SEO para criar landing page

 

O SEO técnica utilizada para otimizar mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo também deve ser considerado na hora de criar landing page. Se você utilizar as técnicas corretamente, será muito mais simples encontrar a página diretamente no Google.

 

Escolha uma palavra-chave que seja relacionada ao tema principal do seu conteúdo e

aplique-a no título e na descrição; use uma imagem de destaque que exponha os benefícios

da oferta e não esqueça de aplicar os textos alternativos com a palavra-chave.

 

Também é muito importante usar templates compatíveis com os dispositivos móveis, visto

que hoje em dia as pessoas utilizam majoritariamente os smartphones para acessar à

internet.

 

Além do SEO, é necessário também estudar sobre técnicas de copywriting para criar títulos e descrições mais persuasivas.

 

SparkFunnels

 

Faça um design minimalista

 

Quando você está, por exemplo, em uma rua na sua cidade cheia de anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, carros, entre outros, não lhe causa um certo desconforto?

 

Isso acontece porque o seu cérebro fica sobrecarregado com tantas informações. Portanto, criar uma landing page cheia de elementos visuais, links, cores que não combinam e blocos de texto grandes só afastarão o visitante que acessá-la. 

 

Preze sempre pelo “menos é mais” na hora de criar a landing page, pois o foco total do cliente deve ser voltado a um único objetivo: preencher o formulário e receber a oferta.

 

Colocar muitas cores fortes e contrastantes pode confundir o visitante da sua landing page e acabar o distraindo. Use no máximo três cores: uma neutra e duas chamativas para aplicá-las em pontos onde você quer atrair a atenção.

 

Imagens, ícones e outros elementos só devem ser usados em partes da descrição que tornarão o texto mais compreensível, sem excessos. É importante também sempre colocar imagens de seu material, produto ou outro tipo de oferta, e nada de imagens genéricas do Google.

 

Não utillize links externos

 

Como dito anteriormente, o foco total do cliente deve ser voltado a um único objetivo: preencher o formulário e receber a oferta. Então, encher a sua landing page de links externos só irá fazer com que o público se disperse em outras páginas e assim, você perde um bom número de leads.

 

Só utilize um link externo se for extremamente necessário para complementar a propaganda de seu produto. Contudo o ideal é sempre colocar todas as informações necessárias somente dentro da landing page.

 

Coloque depoimentos

 

Um dos gatilhos mais poderosos no mundo das vendas é a prova social. As pessoas se sentem mais interessadas por alguma coisa quando outras pessoas também estão recomendando aquilo. 

 

Recolha uma amostra de depoimentos de pessoas que te deram um feedback positivo sobre o seu material e inclua na landing page, pois se, logo depois de o leitor ter lido a descrição do seu ele encontrar comentários positivos do seu serviço, despertará nele mais vontade ainda de adquirir. 

 

Aproveite para incluir ainda, se for o caso, depoimentos de autoridade de empresas que usaram o seu produto, ou algum portal de notícia que divulgou seu material.

 

Utilize vídeos

 

Uma ótima maneira de complementar a explicação, caso a descrição de sua oferta seja complexa de se fazer em formato de texto, é adicionar um vídeo sobre ela em sua landing page. Por ser um formato mais dinâmico e visual que um texto, a taxa de conversão para landing pages com vídeos é geralmente maior. O vídeo pode ser uma apresentação da oferta, respostas para dúvidas frequentes, um tutorial ou o que achar mais adequado para o seu tipo de negócio.

 

Outra forma de utilizar vídeos para criar uma landing page, é apresentar provas sociais através deles, isso passa mais credibilidade, já que as pessoas estão vendo de fato um cliente real dando o seu depoimento sobre o produto.

Coloque mais de um botão de call to action

 

Os botões de CTAs, ou call to actions, são os lugares onde o lead irá clicar após preencher o formulário para acessar à oferta. A CTA escrita no botão também é um dos fatores decisivos na hora de convencer o visitante.

 

Então, se a sua landing page for longa, um grande diferencial é, ao longo da descrição, ir colocando CTAs para reforçar a oferta e também facilitar o acesso ao formulário para o caso de uma pessoa que já tenha criado interesse logo no início não precisar descer toda a página até o fim.

 

Outro detalhe importante é utilizar sempre CTAs que fazem com que o visitante sinta que ele tem o poder de decisão, como por exemplo “Eu quero adquirir o e-book gratuito”.

 

Escolha uma plataforma testada e aprovada

 

Hoje em dia, existem centenas de plataformas pagas para criar landing page pela internet que prometem uma alta conversão para seu negócio. Mas como saber quais realmente cumprem o que se propõem a realizar?

 

Simples: pesquisando as plataformas que já foram de fato testadas e aprovadas!

 

A Herospark, depois de muito estudar conversões de produtos digitais criou uma plataforma para criar landing pages totalmente grátis com os principais modelos testados e com garantia de eficiência.

 

Essa ferramenta é o SparkFunnels: uma plataforma para criação de landing pages totalmente gratuita que te auxilia em todas as etapas da criação de um funil de vendas. A funções da plataforma incluem:

 

  • Acompanhamento de leads
  • Automação de fluxo de e-mail marketing
  • Suporte para exibição de webinars 
  • Relatórios de métricas de cada etapa do funil
  • Templates para landing pages com estruturas testadas e aprovadas

 

Os templates para criação de landing pages são altamente personalizáveis e ideais para você que pretende converter um alto número de leads para seu negócio digital!

 

Colocando todas essas dicas em prática na hora de criar sua landing page, certamente você conseguirá gerar muito mais leads a partir de landing pages com foco em conversões.

 

Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Deixe um comentário abaixo.

 

Até a próxima!

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …