Criar landing pages com altas taxas de conversão nem sempre acontece logo de primeira em um negócio. É normal que, no começo, ocorram falhas na estruturação e no design da página, ou que os textos e o título não sejam tão atrativos para os leads.

Porém, não há motivos para desanimar. Ainda que criar uma landing page do zero possa ser desafiador, é possível reverter a situação e transformar os visitantes do seu site em clientes.

Para ajudar com isso, vamos ensinar como usar a HeroSpark corretamente para criar uma landing que converte.

 

Dica fundamental para criar landing page

Antes de começarmos a apresentar algumas estratégias, vamos oferecer uma dica fundamental: é preciso que você tenha em mente que o conceito de “landing page perfeita” varia muito de empresa para empresa.

Nem sempre ela é aquela com o design mais bonito ou com textos super curtos e bem estruturados, já que isso depende completamente do seu tipo de público.

Um negócio voltado a uma faixa etária mais jovem, por exemplo, provavelmente apostará em textos mais curtos e layout chamativo.

Por outro lado, um grupo mais maduro poderá preocupar-se menos com questões de aparência da página e contar com uma leitura mais longa. Mas, é claro que esse último exemplo depende do que se quer vender.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

O que importa é garantir que a landing page converta visitantes em leads, que serão trabalhados posteriormente por meio de um relacionamento via e-mail marketing

Neste artigo, vamos ajudar com dicas que podem ser muito úteis para criar uma landing page realmente eficiente para a conversão de visitantes em leads.

 

 

Por que criar landing pages para seu negócio digital?

Provavelmente, você já precisou criar alguma página, site, blog ou rede social para o seu negócio digital, certo? Esses canais têm suas vantagens, como a possibilidade de interação mais fácil e constante com o público. Mas elas não devem ser as únicas ferramentas utilizadas.

Há pessoas que acessam o seu conteúdo, mas saem sem dar um retorno que gere lucro ao seu negócio. Em casos como esses, não é possível conhecer informações essenciais sobre o seu público. Isso não impede o desenvolvimento dos seus produtos, mas dificulta o aprimoramento.

Para diminuir a ocorrência dessas situações, é essencial criar uma landing page. Uma página estratégica muito utilizada no marketing. Nela, todos os elementos são voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou em cliente.

A partir de um lead, fica muito mais fácil elaborar estratégias para o sucesso da sua marca.

 

Elementos básicos de uma landing page 

Se você atentar-se a alguns elementos fundamentais, será bem simples criar a landing page do zero. Os elementos primordiais são:

 

Título e subtítulo

Investir em bons títulos e subtítulos é essencial para atrair a atenção do seu público. Segundo o  Copyblogger, site referência em copywriting, oito em cada dez pessoas que visitam uma página só leem o cabeçalho.

Por isso, se eles não forem interessantes, você terá dificuldades em fazer com que o visitante queira aproveitar a sua oferta.

Para evitar esse tipo de problema, estude técnicas de copywriting para criar títulos e descrições mais persuasivas. Comunique de forma clara e objetiva qual é a proposta da sua oferta.

Desse modo, a pessoa que ler os títulos e subtítulos ficará interessada em ler o texto completo.

 

Imagem

A imagem é mais uma ferramenta para ajudar a converter as visitas. A ilustração reforça a mensagem principal, porque esse recurso exemplifica, resume ou até esclarece eventuais dúvidas sobre o conteúdo.

Claro que você deve ter o cuidado de manter a mensagem escrita clara ao leitor. No entanto, caso ele tenha feito uma leitura rápida, é possível que algum detalhe passe despercebido. Por isso, as imagens são aliadas.

 

Formulário

O formulário é chave de uma landing page. O visitante o preenche para ter acesso a uma oferta específica. Com ele, você vai recolher dados importantes sobre a pessoa. Mas, atenção: não exagere na quantidade de informações pedidas.

Quanto mais campos o formulário tiver, menores são as chances de conversão. Se você seguir essa estrutura, conseguirá aproveitar o tráfego orgânico ou pago de sua página para converter os visitantes em leads.  

Com os leads adquiridos, você poderá entender mais quem é o tipo de pessoa que acessa sua página; conseguirá o contato dela para enviar fluxos de e-mail marketing, por exemplo, e criar uma relação mais próxima, além de mostrar a autoridade de sua empresa ao oferecer conteúdos originais ou qualquer outro tipo de oferta na landing page.

 

 

Landing page de sucesso

Agora, confira algumas dicas para criar uma landing page que converta milhares de leads para seu negócio:

 

Destaque textos específicos

Na hora de criar uma landing page, é de extrema importância que haja uma descrição do que será ofertado, os benefícios de adquirir o produto ou material, os problemas que serão solucionados e o motivo pelo qual o lead precisa daquilo.

Contudo, não basta fazer apenas uma descrição com termos técnicos e textos sem emoção. Você quer que o visitante de sua landing page realize a ação, então é necessário guiar a leitura dele de modo a convencê-lo de que aquela oferta é a solução ideal para seu problema.

Para realizar isso, uma ótima técnica é separar trechos específicos do texto em caixas de destaque, pois a pessoa que visitar a landing page terá a atenção voltada primeiramente a essas partes.

Outra estratégia eficiente é destacar palavras-chave ao longo do texto para que os possíveis leads batam o olho na palavra e pulem direto para a parte que os interessa.

Quando precisar usar termos técnicos, tente tornar essa linguagem mais simples: explique o que eles significam e, se possível, tente interagir com o leitor. 

 

SEO para criar landing pages 

O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica para otimizar os resultados nos mecanismos de buscas como o Google, por exemplo. Esse item também deve ser considerado na hora de criar a landing page.

67 headlines para páginas de vendas

Ele funciona assim: você deve escolher algumas palavras-chave que estejam relacionadas ao tema principal do seu conteúdo e aplicá-las no título, subtítulo, descrição e no corpo do texto. 

Também é importante usar algumas delas na legenda da imagem de destaque, expondo os benefícios da oferta. Utilizando as técnicas corretamente, será muito mais simples encontrar a página diretamente no Google.

Além disso, use templates compatíveis com os dispositivos móveis, visto que, hoje em dia, as pessoas utilizam majoritariamente os smartphones para acessar à internet. 

 

Faça um design minimalista

Quando você está, por exemplo, na rua da sua cidade, cheia de anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, carros, esse amontoado de informações não causa um certo desconforto? Isso acontece porque o seu cérebro fica sobrecarregado com tantas informações.

Para uma landing page, é parecido: uma página cheia de elementos visuais, links, cores que não combinam e blocos de texto grandes só afastará o visitante que acessá-la. 

Preze sempre pelo “menos é mais” na hora de criar a landing page, pois o foco total do cliente deve ser voltado a um único objetivo: preencher o formulário e receber a oferta. Colocar muitas cores fortes e contrastantes pode confundir o visitante da sua landing page.

Use, no máximo, três cores: uma neutra e duas chamativas para aplicá-las em pontos estratégicos para atrair a atenção.

Imagens, ícones e outros elementos só devem ser usados em partes da descrição que tornarão o texto mais compreensível, sem excessos. É importante também sempre colocar imagens de seu material, produto ou outro tipo de oferta, e nada de fotos genéricas do Google. Esse ato tiraria a singularidade da página.

Por falar em singularidade, não use o mesmo modelo de landing page para todas as ofertas. O modelo escolhido tem que ser apropriado para o tamanho do texto e deve estar relacionado à quantidade de itens abordados, tipo de imagem e tipo de oferta.

 

Não utilize links externos

Como dito anteriormente, o foco total do cliente deve ser voltado a um único objetivo: preencher o formulário e receber a oferta. Então, encher a sua landing page de links externos só irá fazer com que o público se disperse em outras páginas. Assim, você perde um bom número de leads.

Só utilize um link externo se for extremamente necessário para complementar a propaganda de seu produto. Contudo, o ideal é sempre colocar todas as informações necessárias somente na própria landing page.

 

Utilize pop ups de e-mail marketing

Apesar de ser uma técnica um pouco invasiva, os pop-ups de e-mail marketing ainda são eficientes na conversão de leads. Nesse caso, eles devem ser disparados quando o visitante direcionar o mouse para o botão de fechar o site.

Lendo uma mensagem chamativa e clara, ele pode resolver se inscrever para receber os e-mails marketing da sua empresa. Ao fazer isso, o visitante passa a ser atualizado sobre novas ofertas e o negócio ganha um novo cliente potencial.

 

Inclua depoimentos 

Aproveite para incluir ainda, se for o caso, depoimentos de pessoas ou empresas que usaram o seu produto ou o post de algum portal de notícias que divulgou seu material. Isso cria autoridade.

Essa estratégia simples auxilia na credibilidade da marca diante do público-alvo, pois o visitante consegue perceber o quão útil é o seu produto e sente-se encorajado a consumi-lo.

 

Utilize vídeos

Uma ótima maneira de complementar a explicação, caso a descrição de sua oferta seja complexa de construir em formato de texto, é adicionar um vídeo sobre o assunto em sua landing page.

Por ser um formato mais dinâmico e visual que um texto, a taxa de conversão para landing pages com vídeos é geralmente maior.

O vídeo pode ser uma apresentação da oferta, respostas para dúvidas frequentes, um tutorial ou o que achar mais adequado para o seu tipo de negócio. 

Outra forma de utilizar vídeos para criar uma landing page é apresentar provas sociais por meio deles. Isso passa mais credibilidade, já que as pessoas estão vendo de fato um cliente real dando um depoimento sobre o produto.

 

Coloque mais de um botão de call to action

Os botões de CTAs, ou call to action, são os lugares em que o lead irá clicar após preencher o formulário para acessar à oferta. A CTA escrita no botão também é um dos fatores decisivos na hora de convencer o visitante.

Então, se a sua landing page for longa, um diferencial é, ao longo da descrição, ir colocando CTAs para reforçar a informação e facilitar o acesso ao formulário. Isso auxilia a pessoa que já tenha interesse logo no início, pois ela não precisa descer toda a página.

Outro detalhe importante é utilizar CTAs que fazem com que o visitante sinta que ele tem o poder de decisão, por exemplo: “eu quero adquirir o e-book gratuito”.

 

O que fazer depois da conversão

Depois de todas essas dicas, quando os visitantes estiverem convertidos em leads, será hora de dar o próximo passo. Não, o seu trabalho não termina depois da conversão.

Assim como você faria se ganhasse um presente, quando uma pessoa entra para o seu lead, você deve agradecê-la. Afinal, o contato é o presente que você desejou. Então, você deve desenvolver uma “thank you page”.

Essa ferramenta nada mais é do que uma página de agradecimento que o lead irá receber, já que o objetivo é sanar as expectativas geradas. Assim, você deve informar a pessoa o que irá acontecer em seguida, que pode ser: o envio de um e-book ou o link para um webinar, por exemplo.

 

Formatos de thank you page

Existem dois formatos interessantes na hora de criar uma thank you page. Vamos apresentá-los e você pode escolher o que mais adapta-se ao seu negócio.

 

Thank you page com ofertas relacionados

Você já conseguiu fazer o lead se interessar por uma promoção. Então, por que não aproveitar o contato para oferecer mais produtos e serviços relacionados ao que ele já consumiu? Na mesma mensagem de agradecimento, apresente mais ofertas ao destinatário da mensagem.

Para isso, chame a atenção do leitor para a oferta por meio de títulos interessantes e coloque os links de acesso à oferta.
 

Thank you page com formulário para trial

Quem não se interessa por um “teste grátis”? Essas mensagens geralmente são bem atrativas, ainda mais se forem de um produto que desejamos. É para aproveitar essa situação que você envia um formulário para trial na página de agradecimento.

Esse formato é indicado para quando o seu negócio está oferecendo um atendimento exclusivo, um período de trial, uma avaliação gratuita ou algo do gênero.

 

Escolha uma plataforma testada e aprovada

Hoje em dia, existem centenas de plataformas pagas para criar landing pages pela internet que prometem uma alta conversão para o seu negócio. Mas, como saber quais realmente cumprem o que prometem? Simples: pesquisando por ferramentas que já foram, de fato, testadas e aprovadas!

A HeroSpark, depois de muito estudar conversões de produtos digitais, desenvolveu uma plataforma para criação de landing pages que auxilia em todas as etapas da criação de um funil de vendas:

 

  • Acompanhamento de leads;
  • Automação de fluxo de e-mail marketing;
  • Suporte para exibição de webinars;
  • Relatórios de métricas de cada etapa do funil;
  • Templates para landing pages com estruturas testadas e aprovadas.

Os templates para criação de landing pages são altamente personalizáveis e ideais para você que pretende converter um alto número de leads em seu negócio digital. 

Colocando todas essas dicas em prática para criar landing page, certamente você conseguirá gerar muito mais leads que ajudarão no sucesso das vendas dos seus produtos digitais.

Depois desse conteúdo completo sobre como criar uma landing page do zero, que tal colocar as mãos na massa e testar a HeroSpark? É de graça!

pesquisa panorama dos negócios digitais