Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Tudo o que você precisa saber para ser um empreendedor de sucesso

empreendedor

O maior sonho de todo empreendedor inegavelmente é atingir o sucesso. Mas a verdade é que não existe uma fórmula pronta para atingir rapidamente bons resultados ao empreender.

 

O empreendedorismo é uma área que exige, sobretudo, capacidade de inovação, muito esforço e resiliência.

 

Para isso, existem certas atitudes que todo empreendedor precisa colocar em prática para de fato obter êxito com seu negócio. Descubra quais são lendo este artigo até o fim!

O que é ser um empreendedor?

Para ser empreendedor, é preciso ter um olhar diferenciado sobre o mundo, enxergando oportunidades onde menos se espera. 

 

Um empreendedor sempre tem metas para atingir e está sempre disposto a desenvolver novas habilidades. 

 

O empreendedor de sucesso sempre está por dentro das mudanças no mercado e, com isso, é capaz de criar soluções que seus concorrentes não pensariam em criar.

 

Todo empreendedor de sucesso já passou por fracassos em sua carreira, porém, aprendeu com esses fracassos, persistiu e correu atrás de oportunidades.

Planejamento para ser um empreendedor de sucesso

Para ser um empreendedor de sucesso, é extremamente necessário ter muita cautela antes de colocar um negócio em prática. 

 

Sim, eventualmente no empreendedorismo pode ser vantajoso correr riscos. Contudo, esses riscos devem ser calculados, para que tragam, de fato, benefícios e não somente prejuízos.

 

Portanto, planejar a criação do seu negócio é certamente a primeira etapa para ser um empreendedor de sucesso.

 

Os principais pontos a serem considerados na hora de planejar são:  

Calcule seu orçamento e cuide da parte burocrática

Primeiramente, apenas ter força de vontade para abrir um negócio não é o bastante. Você precisa de dinheiro o suficiente para fazer um investimento inicial.

 

Os documentos fiscais, o investimento em marketing, o local físico da empresa, a equipe, tudo isso demanda um alto valor então calcule se você está em condições de arcar com esses gastos. 

 

A burocracia para abrir uma empresa também é muito complexa e extensa, porém é necessário segui-la de maneira totalmente correta para manter o seu negócio dentro da lei.

 

Informe-se sobre todos os documentos e etapas necessárias, e de preferência contrate um contador para te auxiliar com mais segurança nisso.

Estude o mercado e o público-alvo

Para ser um empreendedor de sucesso, é crucial ter uma visão de mercado melhor que a dos concorrentes. 

 

Analisando outras empresas do seu segmento, desenvolva algo que irá distinguir o seu produto ou serviço e que vá destacá-lo dos demais.

 

Ótimas ferramentas para criar planos de negócio são a análise SWOT e o modelo Canvas.

 

Estude também quem é seu público-alvo, como ele se comporta, os canais de comunicação mais utilizados por ele e crie uma persona.

 

Técnicas de marketing digital para um empreendedor

O marketing digital serve tanto para um negócio digital quanto para empresas físicas. É a estratégia que mais oferece resultados atualmente, visto que as pessoas estão online 100% do dia na internet – mais especificamente nas mídias sociais.

 

Estas são algumas das principais estratégias para prospecção de clientes utilizadas pelo marketing digital:

Funil de vendas

O funil de vendas é o acompanhamento da jornada de compra de um possível cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a compra do seu serviço, a fim de fidelizá-lo. Isso ocorre em três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

 

O topo do funil, é a fase de conscientização do cliente, que ainda não sabe como resolver seu problema. Aqui, cabe a você fazer com que ele tenha interesse na sua marca. 

 

No meio do funil, você precisa criar uma relação com o possível cliente, esclarecendo suas dúvidas acerca do serviço, falando mais sobre o que você oferece e as vantagens de optar pela sua marca.

 

A última etapa, o fundo do funil, é a parte em que a pessoa interessada precisa tomar a decisão de compra e tornar-se um cliente de fato. Seu objetivo agora é mostrar que sua empresa é a ideal para resolver o problema e torná-lo enfim o seu cliente.

 

Utilizando esse método, você consegue filtrar melhor os seus clientes e garantir suas vendas. A HeroSpark possui o SparkFunnels, uma plataforma gratuita para criação de funis de venda.

Inbound marketing

O Inbound marketing serve para atrair clientes através da criação de conteúdos originais e de qualidade. Ao oferecer conhecimento ao público, ele cria uma visão positiva de sua marca e busca conhecer mais sobre a sua empresa.

 

As principais estratégias do Inbound marketing são: 

Blog 

Quando uma pessoa pesquisa no Google informações sobre determinado serviço, na maioria das vezes ela acaba clicando em um artigo de blog. 

 

Desse modo, ela acaba sabendo mais sobre o assunto e de quebra conhecendo a empresa responsável pelo blog que oferece o serviço procurado.

 

Criar conteúdos para blog gera autoridade para sua marca, mas para isso acontecer ele precisa ser visto.

 

Para isso serve o Search Engine Optimization (SEO), um conjunto de técnicas específicas criadas para posicionar uma página nos primeiros resultados do Google e assim, gerar mais acessos.

Redes Sociais

Com as redes você consegue se aproximar de seu público, conhecê-lo e gerar engajamento. 

 

Entretanto, fazer a divulgação do seu negócio através de redes sociais exige uma boa organização e estratégia na criação de posts informativos que sejam sucintos e objetivos, com o intuito de estabelecer uma autoridade para sua marca e interesse do público.

E-mail Marketing

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing ainda gera muitos resultados quando utilizado da forma correta.

 

Ele é uma forma de divulgar seu negócio e manter uma relação com o seu público de forma mais segmentada.

 

São vários os tipos de e-mail marketing, cada um específico para uma ocasião e pessoa. Saber como e quando utilizá-los pode ser a chave para ser um empreendedor de sucesso. 

  

Landing Page 

A landing page é uma página de preenchimento de dados para conversão de leads.

 

Normalmente são colocadas ou divulgadas em canais onde uma empresa possui mais pontos de conversão. Seu layout é construído de maneira simples e objetiva para não causar distrações.

 

Elas são muito úteis para qualquer tipo de negócio, pois é a partir dos dados de uma landing page que você saberá quais as preferências do seu público, e, com isso, pode criar uma persona para sua marca e saber como segmentá-la.

 

Geralmente, para fazer com que o visitante de um site preencha a landing page é comum dar ofertas e outras recompensas em troca.  

 

Se você busca uma ferramenta de funil de vendas completa para o seu negócio, com criação de Landing Pages, emails marketing, webinar e tudo mais o que for necessário, a HeroSpark tem a melhor opção para você, o SparkFunnels.

Dicas para ser um empreendedor de sucesso

Ter um negócio que fatura milhões não é algo que acontece da noite para o dia. Manter uma empresa demanda muito esforço e determinação, além de outras atitudes indispensáveis para ser um empreendedor de sucesso:

Seja persistente

Pessoas persistentes conseguem enfrentar todos obstáculos para alcançar o sucesso, pois têm metas bem definidas e não desistem fácil de cumpri-las. 

Não perca oportunidades

Como dito lá no começo desse texto, um empreendedor deve enxergar oportunidades onde menos se espera. Nem sempre é necessário ter uma ideia grandiosa, talvez a chave para o seu sucesso esteja em algo cotidiano da vida.

Seja líder

O empreendedor de sucesso tem a capacidade de se automotivar e de estimular a cooperação de toda sua equipe. Ele é um ótimo ouvinte e preza pelo bem estar de seus funcionários ao mesmo tempo que sabe distribuir tarefas, combinar e organizar processos.

Tenha paixão pelo que faz

Empreendedores têm paixão pelo trabalho que realizam, e por isso o fazem. Se você está infeliz com seu trabalho, ele nunca prosperará.

Descanse

Todo ser humano precisa de momentos de lazer. Focar somente no trabalho afeta de maneira drástica sua qualidade de vida e consequentemente, não trará bons resultados para sua empresa também. Um empreendedor de sucesso é capaz de ter insights mesmo em momentos de descanso, vendo filmes, por exemplo.

 

 

Já se preparou para colocar essas atitudes em prática e finalmente ser um empreendedor de sucesso? 

 

Boa sorte e lembre-se: empreender é uma jornada!

 

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo.

 

Até a próxima!

Mais artigos para você

5 ferramentas e técnicas de tomada de decisão obrigatórias para empreendedores

Uma decisão errada pode ajudar ou atrapalhar um negócio. E os empreendedores precisam tomar centenas de decisões todos os dias. …

O que é freelancer e como contratar um para seu negócio

Você pode até ter contratado este profissional alguma vez na vida, mas nem percebeu, então, o que é freelancer? Normalmente, …

Tráfego pago: o que é e como funciona

Tráfego pago é uma ferramenta de marketing digital que possibilita alavancar os acessos ao seu site ou blog. Por meio …

Links Patrocinados: o que é e quais ferramentas utilizar

Links patrocinados são as melhores soluções para as desvantagens do tráfego orgânico. Por mais que você prefira um posicionamento no …

Estudo online: Boas práticas para manter foco do aluno

Veja dicas de como garantir que seus alunos se engajem no estudo do seu curso online   Em tempos de …

O que é Marketing de Conteúdo?

Se você é um empreendedor digital e ainda não sabe o que é Marketing de Conteúdo, não se preocupe, ainda …