Empreendimento digital: como criar de forma fácil?

empreendimento
Por que criar um empreendimento digital é mais simples do que você imagina?
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Por que criar um empreendimento digital é mais simples do que você imagina?

Criar um empreendimento digital atualmente está sendo a melhor alternativa para milhares de pessoas que desejam empreender, mas não possuem verba o suficiente para investir num negócio físico.

Segundo o Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, 54% dos empreendedores digitais começaram seus negócios há menos de 1 ano, ou seja, o mercado está em alto crescimento e a concorrência só tende a aumentar, o que demanda uma alta exigência em destacar-se dos demais para obter sucesso dentro do empreendedorismo digital.

Contudo, sabendo como administrar um negócio da maneira correta e considerando todas as vantagens em trabalhar na internet, você perceberá que criar um empreendimento digital é, de longe, muito mais simples do que um empreendimento tradicional.

Leia esse artigo e veja como é fácil entrar para o universo do empreendedorismo digital:  

 

O que é e como funciona um empreendimento digital?

O empreendedorismo digital é, de certa maneira, um negócio feito e distribuído na internet, sem usar espaços físicos como escritórios ou estoque.

Os produtos e serviços comercializados em um empreendimento podem ser cursos online, videoaulas, infoprodutos e o e-commerce, por exemplo.

Ou seja, para ser considerado um empreendimento digital, basta que o negócio seja realizado majoritariamente via internet.

 

Vantagens de optar por um empreendimento digital

Você não precisa largar seu emprego atual para começar um empreendimento

Para entrar no empreendedorismo digital você não precisa sair do seu emprego atual, pois esse tipo de negócio pode ser facilmente conciliado com outras atividades.

Um dado da pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020 mostra que 62% dos Empreendedores Digitais no Brasil usam seus empreendimentos como um complemento a trabalhos ditos “tradicionais”. Então, os negócios digitais funcionam como uma excelente fonte de renda extra.

Isso quer dizer que você pode construir o seu empreendimento mesmo estando em um trabalho com jornada fixa ou fazendo uma faculdade, por exemplo.

 

Você pode ganhar muito mais do que em um emprego tradicional

Com um  empreendimento digital seus ganhos ilimitados, além de poder ganhar dinheiro até mesmo dormindo.

Em um emprego formal, você ganha um salário fixo e com oportunidades bem raras de ganhar um aumento, por exemplo. Já com um empreendimento próprio, quem faz sua renda é você mesmo.

Com muito esforço e dedicação, seu empreendimento digital pode deixar de ser apenas uma renda extra no final do mês e tornar-se sua fonte de ganhos principal.

 

Não precisa de uma estrutura física

Para ter um empreendimento digital não é necessário gastar um valor altíssimo com estruturas físicas como escritórios, depósitos ou algo assim.

No empreendedorismo digital muitas vezes basta um computador conectado à internet, e você pode trabalhar em sua casa ou em qualquer lugar a qualquer hora.

 

O empreendedorismo digital está em crescimento

Outro motivo para ter um empreendimento digital é que esse mercado está em ascensão.

Existem diversos nichos e áreas ainda pouco exploradas e as oportunidades de crescer nesse modelo de negócio são muito altas.

A utilização marketing digital, por exemplo, está transformando de vez a comunicação entre marcas e clientes.

O consumidor, além de já estar familiarizado com o ambiente virtual, também está cada vez mais se tornando a parte ativa na jornada de compra e passou a ser o foco do processo.

Por isso, as empresas estão se adaptando à essa nova realidade que está apenas começando.

 

Como começar com um empreendimento digital

Antes de começarmos a falar sobre como você pode começar um empreendimento digital, convido você a assistir um vídeo relacionado a uma ferramenta de funil de vendas que vai te ajudar a distribuir seus produtos digitais.

Para criar uma conta no SparkFunnels, basta acessar este link!

 

Assim como no empreendedorismo tradicional, a primeira coisa a se fazer é refletir para ter certeza de que está pronto para iniciar um empreendimento, se tem dinheiro o suficiente para investir e se tem paciência e disposição para fazer seu negócio digital de fato prosperar.

Após isso, parta para estes três passos:

  • Escolha o que você quer fazer
  • Estude o mercado e crie um plano de negócios
  • Invista em marketing e divulgação

Existem diversos modelos de empreendimento digital, saiba um pouco sobre os principais: 

 

E-commerce 

Ao contrário do que muitos acreditam, o e-commerce não é apenas uma loja virtual.

O marketing de um e-commerce, o planejamento do negócio e a logística também são feitos de maneira totalmente digital.

Uma empresa que trabalha com e-commerce, demonstra seus produtos ou serviços em seu próprio site ou aplicativo. O pagamento e o contato com o cliente são feitos de forma virtual.

 

Marketplace

O marketplace é um tipo de negócio digital extremamente em alta no Brasil. Trata-se de uma plataforma compartilhada onde comerciantes divulgam e vendem seus produtos. 

O pagamento e a entrega são monitorados pela própria plataforma – o que garante uma certa segurança tanto ao cliente quanto ao vendedor. Outro benefício para o vendedor é o baixo custo para se manter em um marketplace, por tratar-se de um local já previamente estruturado. 

copy com chat gpt , herocreator

O processo de vinculação ao site também é simples: basta cadastrar-se na plataforma e começar a anunciar seus produtos. Para o consumidor, o marketplace é vantajoso principalmente pela possibilidade de comparação dos preços e facilidade em encontrar promoções.

 

Infoprodutos

Os infoprodutos são materiais distribuídos de maneira digital e de fácil acesso. É uma área de muito sucesso em razão da praticidade do consumidor em poder utilizar os materiais quando e onde quiser e aprender sobre conteúdos de seu interesse de forma independente.

Os principais tipos de infoprodutos podem ser desde conteúdos impressos como: Ebooks e Infográficos; a conteúdos de áudio como podcasts; e audiovisuais como videoaulas.

 

Cursos online 

Um tipo de negócio na área da educação assim como os infoprodutos, o mercado de cursos online tornou-se extremamente rentável nos últimos anos. Atualmente, existem milhares de cursos completos sobre inúmeros temas disponíveis na internet.

A criação desse tipo de plataforma possibilita ao público obter conhecimento sem sair de casa e aos poucos está ganhando a mesma relevância que os cursos presenciais. Cursos de gastronomia online, por exemplo, são uma ótima alternativa para pessoas que não podem fazer um curso tradicional.

O segredo para ter um bom resultado nessa área é investir no melhor conteúdo possível, com videoaulas bem produzidas e editadas, ebooks bem revisados, além de muita divulgação nas redes sociais. 

 

Afiliados 

Os afiliados são pessoas que divulgam produtos de terceiros na internet e em troca, ganham uma comissão.

Estes produtos podem ser digitais; como cursos online ou infoprodutos; bem como produtos físicos, por exemplo, produtos de beleza e calçados.

Para ser um afiliado, basta se cadastrar numa plataforma, escolher um produto, descobrir qual é o seu público-alvo, definir os canais de comunicação utilizados e começar a vender.

Contudo, é preciso ficar atento quanto à credibilidade da empresa ou pessoa a qual pertence o produto divulgado.

 

Dicas para iniciar um empreendimento digital

Tenha paixão pelo que faz

Se você não está satisfeito com o que faz, seu trabalho provavelmente não sairá com qualidade, além de afetar a sua própria qualidade de vida.

Já quem ama sua profissão, dá tudo de si para atingir os melhores resultados possíveis, alcançando assim, o sucesso.

Sendo assim, antes de decidir iniciar um empreendimento digital, pergunte-se e analise com honestidade e sinceridade: você ama trabalhar com isso? Por qual motivo? As verdadeiras respostas para essas perguntas poderão ajudá-lo a ter certeza do que você realmente quer para sua vida.

 

Faça um planejamento estratégico

Ter um negócio digital não se trata apenas de criar uma página na internet e vender. Assim como uma empresa física, ter um empreendimento online exige muito planejamento prévio.

Planejar é um dos passos primordiais para começar a empreender e é dessa maneira que um empreendedor pode criar uma estratégia efetiva para obter sucesso com seu negócio.

Traçando um bom plano de negócios para seu empreendimento, você pode conseguir prever possíveis dificuldades que enfrentará no futuro, além de ter uma noção dos pontos fortes e fracos do seu projeto. 

Um aspecto muito importante é definir quais são as metas e objetivos do seu negócio digital.

Com isso, é possível criar uma solução para futuros problemas logo de início e assim garantir a segurança de seu negócio.

 

Não acredite em “fórmulas mágicas”

Existem atualmente milhares de “especialistas” pela internet que prometem contar o segredo de como faturar milhões em alguns meses, dias ou até mesmo horas com um negócio digital. 

Porém, a verdade é que não existe uma receita pronta para obter sucesso com um empreendimento digital. Isso requer um longo e detalhado planejamento, estudar muito, investimento, tempo de sobra e muita persistência.

Por isso, não acredite em falsas promessas de crescimento rápido, pois não existe sucesso sem esforço.

 

Entenda sobre marketing digital

O marketing digital é, obviamente, essencial para um empreendimento online. É a estratégia que mais oferece resultados atualmente, visto que as pessoas que consomem produtos digitais estão ativas 100% do dia na internet – mais especificamente nas mídias sociais.

Hoje se usa muito a captura de leads através de landing pages, e o relacionamento com o cliente é feito através de canais de comunicação como o e-mail marketing e as redes sociais.

O blog também é uma ferramenta do marketing digital altamente utilizada para afirmar a autoridade de uma marca oferecendo conteúdos de qualidade gratuitamente.

São muitas técnicas que podem te auxiliar no crescimento de seu empreendimento. Por isso, fazer um planejamento é muito importante para definir quais dessas estratégias são ou não benéficas ao seu negócio.

 

Faça cursos sobre como criar um empreendimento digital

Você confiaria em um engenheiro que não possui certificado para projetar sua casa? Então por que um cliente confiaria em sua empresa se você não possui qualificação para mantê-la?

Por isso, fazer um curso de empreendedorismo digital é fundamental para ter um embasamento e ser qualificado para abrir seu próprio negócio.

Existem milhares de cursos acerca dessa área disponíveis na internet. Basta fazer uma pesquisa e escolher o mais indicado para você.

O MonsterSales, por exemplo, é o curso ideal para você que deseja criar um negócio digital do zero mas não sabe como começar.

Por mais que um empreendimento digital demande certo tempo e esforço para gerar resultado, o processo de criação é extremamente mais simples em relação a um negócio físico, o qual possui uma vasta burocracia para ser colocado em prática.

Outras vantagens são o baixo investimento, a liberdade de trabalhar quando e onde quiser, a independência financeira e a possibilidade de lucrar a qualquer hora do dia.

Ou seja: com persistência, as chances de você ter sucesso com um empreendimento digital são bem altas!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *