5 filmes sobre empreendedores para você se inspirar 

Filmes sobre Empreendedores
Filmes sobre Empreendedores
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Empreendedorismo tem tudo a ver com abrir um negócio, certo? Errado. Empreendedores de sucesso aprendem que para chegar ao topo precisam muito mais do que um sonho e capital para realizá-lo. A seguir, confira 5 filmes sobre empreendedores que são inspiradores!

Empreendedores de sucesso 

 

Mark Zuckerberg tem hoje um patrimônio líquido de mais de 100 bilhões de dólares e é conhecido por ser um dos fundadores do Facebook, rede social mais acessada do mundo. Mas, nem sempre foi assim.

 

Filmes sobre empreendedorismo são uma ótima fonte de inspiração | Foto: Unsplash/Avel Chuklanov

A trajetória de Zuckerberg, mais especificamente de como ele começou seu império, ainda na faculdade, é contada no filme A rede social (2010). E, assim como a dele, existem diversas histórias no mundo dos negócios que ensinam muito a respeito de sucesso empreendedor.

 

Filmes sobre empreendedorismo são uma ótima fonte de inspiração | Foto: Unsplash/Avel Chuklanov
Filmes sobre empreendedorismo são uma ótima fonte de inspiração | Foto: Unsplash/Avel Chuklanov

 

Pensando nisso, separamos para vocês uma lista com 5 filmes sobre empreendedorismo. Confira!

Filmes sobre empreendedorismo inspiradores 

1. Fome de Poder (2010) 

O filme Fome de Poder (2016), dirigido por John Lee Hancock, começa com a contextualização da vida de Ray Kroc (Michael Keaton), vendedor de mixers de milk shake que, anos depois, tornou-se dono da rede de fast-food mais valiosa do mundo.

 

Kroc viu sua vida mudar quando recebeu o pedido incomum de oito mixers para um pequeno restaurante em San Bernardino, na Califórnia (EUA) e resolveu ir até o local para ver com seus próprios olhos.

 

Fome de Poder é um dos mais interessantes filmes sobre empreendedorismo. | Foto: Reprodução
Fome de Poder é um dos mais interessantes filmes sobre empreendedorismo. | Foto: Reprodução

 

Ele não entendia como um lugar tão pequeno tinha uma demanda grande. Além disso, era um empreendedor ousado, a ponto de comprar oito aparelhos para agilizar o serviço, quando a maioria não ousava investir sequer em um. Nem Ray imaginava que aquela visita o levaria a conhecer os irmãos Richard e Maurice McDonald, criadores do McDonald’s e introdutores do “Speedee Service System” (Sistema de Serviço Rápido), que deu origem ao que hoje conhecemos como fast-food.

 

Agora, se você ainda não conhece a história, deve estar se perguntando como esse restaurante se transformou em uma das franquias mais conhecidas do mundo e como Kroc se tornou dono disso tudo. O protagonista é perspicaz, persistente e, apesar de tomar algumas atitudes repudiáveis, tem muito a ensinar sobre o mundo dos negócios. Por isso, esse é um dos bons filmes sobre empreendedores.

 

 

2. O Homem que Mudou o Jogo (2011) 

 

Diferente da produção anterior, em O Homem que Mudou o Jogo (2011) a lição empreendedora fica a cargo de Billy Beane (Brad Pitt), gerente geral do Oakland A’s, que ao lado de seu assistente Peter Brand (Jonah Hill) causou uma grande revolução no mundo do beisebol. O filme, dirigido por Bennett Miller, conta como Beane conseguiu fazer com que o pequeno Oakland A’s se destacasse a ponto de quebrar recordes históricos com a menor folha salarial da liga.

 

Baseado em fatos reais, o longa mostra como ideias disruptivas podem trazer o sucesso, incluindo a análise preditiva de dados. E, como crença e persistência são necessárias para que isso aconteça. A trajetória de Beane no Oakland Athletics surpreendeu o mundo e rendeu um dos filmes sobre empreendedores mais importantes para os que querem se dar bem no mundo dos negócios. 

 

3. Fyre Festival (2019) 

 

Esse, mais do que os outros, também traz muitas lições do que não fazer como empreendedor. O documentário Fyre Festival (2019) é dirigido por Chris Smith e fala sobre a trágica história do desastroso festival que tinha tudo para ser um paraíso luxuoso nas Bahamas, com diversas celebridades e pessoas importantes. O grande idealizador do show foi o rapper Ja Rule, mas o precursor e figura central da história é Billy McFarland.

 

McFarland teve bastante sucesso em vender a ideia que acreditava, mas faltou tato na hora de administrá-la. Billy é um vendedor nato, criativo e sabe influenciar, bem como manipular, como ninguém. Por isso, ainda jovem se destacou como homem de negócios e chegou a fundar um cartão/clube exclusivo para millennials ricos.

 

Billy McFarland foi condenado a seis anos de prisão, em 2018, sob acusações de fraude por investidores que perderam seus dinheiros com o festival. Apesar disso, o documentário traz lições bastante valiosas e proveitosas no universo empresarial. Entre elas, ensinamentos ligados ao marketing, bem como muitos exemplos de atitudes que nunca devem ser repetidas.

copy com chat gpt , herocreator

 

 

O documentário Fyre Festival mostra o que não fazer no mundo dos negócios | Foto: Divulgação/Netflix
O documentário Fyre Festival mostra o que não fazer no mundo dos negócios | Foto: Divulgação/Netflix

 

4. A Rede Social (2010) 

 

Como citado na introdução, A Rede Social, de David Fincher, conta a história por trás da criação do Facebook. O drama de ficção histórica gira em torno do co-fundador Mark Zuckerberg, estudante universitário de Harvard na época. Zuckerberg era um gênio da computação que anos mais tarde veio a se tornar o mais jovem bilionário da história, em consequência do sucesso de sua rede social.

 

Com a criação do Facebook, Zuckerberg revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e conquistou alguns inimigos e processos legais ao longo do caminho. O filme, que ganhou o Oscar de

 

Melhor Roteiro Adaptado, retrata a trajetória de Mark e seus amigos, bem como os desafios enfrentados ao longo do desenvolvimento do que seria hoje a rede social mais usada do mundo. Todos deveriam assistir, mas para empreendedores é quase obrigatório.

 

5. À Procura da Felicidade (2006) 

 

Para alguns, a história de um pai que luta pelo seu filho, custe o que custar. Para empreendedores, um homem que define um objetivo e vence seus próprios limites para consegui-lo. À Procura da Felicidade (2006) é um dos filmes sobre empreendedorismo mais inspiradores e emocionantes já produzidos até os dias de hoje.

 

Protagonizado por Will Smith e dirigido por Gabriele Muccino, o longa é baseado em fatos reais e conta a história de Chris Gardner, que foi de pai solteiro sem-teto à dono de uma companhia milionária. Gardner estava sem chão quando resolveu aceitar um estágio não remunerado em uma corretora, que talvez lhe renderia um emprego em seis meses. Sem ao menos ter um lugar para morar com seu filho, ele agarrou a oportunidade e se negou a soltá-la.

 

O filme  é inspirador e tem muito a ensinar sobre empreendedorismo | Foto: Reprodução
O filme  é inspirador e tem muito a ensinar sobre empreendedorismo | Foto: Reprodução

 

Em entrevista ao InfoMoney, Chris relatou que o filme não foi totalmente fiel aos aspectos de sua vida. Fatos como a idade do seu filho, por exemplo, foram alterados, pois o menino tinha 14 meses na época, não 5 anos. Mas, não deixa de ser um filme extremamente importante para entender que o sucesso como empreendedor é o resultado de diferentes fatores combinados, estando o esforço, persistência e humildade entre os principais.

 

“Meu primeiro sonho na vida era me tornar Miles Davis. Essa foi minha primeira ambição na vida. Mas minha mãe me ajudou a entender: ‘você não pode ser Miles Davis. Já existe um e ele já conseguiu esse emprego’”, afirma Gardner durante a entrevista ao InfoMoney.

 

Agora, é hora de fazer acontecer!

 

Por fim, todos os cinco filmes da lista trazem lições importantes para empreendedores de sucesso. E, por mais que possuam alguns toques hollywoodianos, as produções cumprem seu papel de entreter sem perder sua essência e finalidade. Por isso, filmes sobre empreendedores são sempre bem-vindos, sejam eles para inspirar e motivar!

 

Se você quer aprender mais sobre empreendedorismo, entender como o funil de vendas ajuda a gerar leads ou se aperfeiçoar no trabalho com infoprodutos, conheça o SparkStart. Trata-se de um programa gratuito da HeroSpark, voltado àqueles que querem ingressar no mundo dos negócios. 

Veja o vídeo para saber mais: 

 

 

 

 

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *