Guest post: como aplicá-lo à sua estratégia para aumentar o alcance do seu negócio [2024]

Guest Post
Guest Post
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Você já entrou em um blog e viu uma tag chamada “guest post” ou “autor convidado” ao lado de uma postagem? Isso poderia ser utilizado somente para indicar a autoria de um conteúdo, mas, na verdade, se refere a uma estratégia muito utilizada para melhorar o SEO.

Sim, essa é uma estratégia muito utilizada por grandes empresas e que consegue beneficiar as duas partes: o blog por gerar um conteúdo novo e o convidado por se tornar mais conhecido.

Mas como fazer para aplicar essa estratégia no seu negócio e otimizar o seu SEO para gerar mais tráfego ao seu site? É isso que você vai aprender ao ler este post! Boa leitura!

O que é guest post?

Um guest post, também conhecido pelo termo guest blogging, é um artigo escrito para um site ou blog por um autor convidado. O seu termo vem do inglês e significa literalmente uma “postagem de convidado”.

Muitas empresas utilizam essa prática como uma estratégia de link building. Assim, quando elas escrevem para outro blog, conseguem fazer com que o seu domínio seja linkado em outro site.

Ao fazer isso, os mecanismos de busca vão entender que essa empresa tem autoridade suficiente no assunto para ser linkada em outro site. 

Como resultado, essas publicações conseguem melhorar o seu o posicionamento nos resultados dos motores de busca.

Para que servem os guest posts?

Entre as razões consideráveis que existem para escrever um guest post, várias vão se encaixar no perfil do seu negócio digital. 

Isso acontece porque o guest post é uma estratégia versátil e beneficia diversos modelos de negócios diferentes. Ao utilizá-la, além de se tornar mais conhecido e gerar tráfego, você pode conseguir captar novos clientes.

Inclusive, se a publicação de artigos de convidados não fosse eficaz, não encontraríamos essa modalidade de conteúdo entre o material disponível nos sites de empresas como Rock Content e a própria SEMrush. 

Dito isso, confira as principais finalidades de um guest post:

Desenvolver autoridade no nicho

Já imaginou marcar presença em mais de um veículo de comunicação que falam sobre o seu produto ou serviço? Ao conquistar esses espaços que não são de sua autoria, você cria uma autoridade relevante perante clientes e concorrentes.

Para isso, você deve escrever de modo a impressionar, educar e estabelecer a convicção no seu trabalho.

Receber links e melhorar o SEO

O autor convidado, ao colocar um link para o seu perfil no início ou no fim do guest post, receberá visitas e isso dará um boost no posicionamento orgânico

E a melhor parte é que as publicações em blogs sempre recebem novas visitas, mesmo após passar um tempo da sua publicação. Isso faz com que o seu negócio sempre consiga alcançar novas pessoas e gerar tráfego.

Quanto mais links receber, mais prioridade terá, para o Google, quanto à pesquisa de palavras-chaves relacionadas ao negócio.

Diversificar pautas e melhorar a experiência do leitor

Dependendo do quão específico é o seu nicho, existe a chance de o seu conteúdo “entediar” os leitores. Inclusive, a agência digital Quora Creative verificou, após uma ampla busca em referências confiáveis, que apenas 25% dos blogs não terceirizam seu conteúdo.

Assim, se seu blog é sobre e-commerce e você produz conteúdo regularmente, há anos, exclusivamente sobre lojas virtuais, postar uma vez ou outra um artigo sobre um assunto diferente (mas relacionado), não fará mal algum. Exemplo: marketing digital, vendas, atendimento ao cliente, empreendedorismo etc.

Gerar networking

Um dos critérios necessários para criar um guest post é acompanhar o conteúdo do portal ao qual você planeja escrever. 

É necessário, entre outros pontos, o entendimento sobre o público-alvo do produtor de conteúdo que publicará o seu texto e se essa jornada é capaz de criar vínculos e estreitar laços entre os profissionais. 

Quanto mais parceiros um negócio possui, mais forte ele é.

Quando planejar seu guest post?

Responda às seguintes perguntas:

  • Você precisa criar autoridade no mercado?
  • Como se encontra a quantidade de links externos para o seu site? Dentro ou fora do esperado?
  • De que forma seus leitores estão avaliando seu conteúdo? Estão satisfeitos?
  • Quantos parceiros reais você tem no seu negócio digital?

Perceba que essas perguntas são apenas as vantagens do guest posting adaptadas para um tipo de autodiagnóstico. Basta ter respondido ‘sim’ a qualquer um dos questionamentos: você já pode pensar em fazer o post de convidado assim que possível.

Além disso, fique atento quando uma marca menciona você nas redes, indica a sua solução ou simplesmente anuncia que está buscando guest bloggers. Essas são ótimas oportunidades para você checar quem mais fez guest post para a marca e como a publicação se saiu — se ganhou engajamento e tráfego como os textos originais.

Como conseguir uma boa publicação de guest post?

Até aqui você já viu que o guest post é uma ótima estratégia para melhorar o SEO. Mas como fazer para ser publicado em blogs de qualidade e, assim, gerar um bom tráfego?

Aqui é importante considerar que o guest post é uma estratégia, o que significa que, para ter resultados, é preciso ter um objetivo e um plano a seguir. Sendo assim, você deve começar definindo seus objetivos para saber qual resultado você quer alcançar.

Com seu objetivo definido, você pode seguir as práticas listadas abaixo para conseguir uma boa publicação de guest post!

copy com chat gpt , herocreator

1. Encontre blogs que trabalham com guest posts

Existem diversos blogs que aceitam publicações de convidados. Dessa forma, o primeiro passo para colocar sua estratégia em prática é buscar por esses portais.

Para isso, você pode utilizar o Google como seu aliado. A partir dele, é possível fazer pesquisas interessantes para descobrir blogs de qualidade.

Você pode, por exemplo, pesquisar por uma lista de guest posts consolidados, onde você encontrará listas prontas com nomes de blogs que trabalham com essa estratégia.

Se quiser ser mais específico, pode fazer uma pesquisa combinando palavras-chave relacionadas ao seu mercado com uma palavra relacionada a guest post. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Palavra-chave do seu mercado + “envie seu texto”
  • Palavra-chave do seu mercado +“regras para enviar texto”
  • Palavra-chave do seu mercado + “guest post”

Caso você já saiba em quais blogs gostaria de ser publicado, você pode listá-los e pensar em uma estratégia que faria os editores permitirem uma publicação sua. Mais abaixo você aprende como fazer isso!

2. Analise os blogs que tem qualidade

Após ter feito a sua pesquisa e encontrado alguns blogs, chegou o momento de analisar cada um deles e ver qual seria mais interessante para você.

Para saber qual blog tem qualidade, você pode começar analisando os seguintes pontos:

  • Esse blog faz parte do mesmo universo do seu negócio?
  • Seu público-alvo visita esse blog?
  • O blog possui um número atrativo de visitantes?

Além dessas questões, também é fundamental analisar a reputação que o domínio do blog tem nos motores de buscas. Para isso, você pode colocar o endereço dele em ferramentas como o Ubersuggest, que mostra detalhes da qualidade do domínio.

3. Comece a interagir com o responsável pelo blog

Sabendo quais blogs tem qualidade, você pode seguir na sua estratégia tentando descobrir quem é o responsável pelo blog. Existem três formas de descobrir isso:

  1. Procurando o nome do autor das publicações do blog;
  2. Verificando se existe algum e-mail de contato para a editoria do blog;
  3. Buscando no LinkedIn pessoas que trabalham nesse blog e possuem cargos de:
    1. Editor de Conteúdo;
    2. Gerente de Conteúdo;
    3. Coordenador de Conteúdo.

Ao descobrir quem é o responsável pelos conteúdos do blog, você pode começar a interagir com ele nas redes sociais ou no próprio blog, deixando comentários.

É importante fazer esse processo antes, para que quando você se ofereça para escrever no blog deles, não seja uma pessoa totalmente desconhecida. Isso aumenta as chances de conseguir uma resposta e ser publicado!

4. Envie uma proposta para o responsável

Após ter interagido um pouco com o responsável pelo blog, você pode enviar uma proposta para ele. Ao enviá-la, é importante que você:

  • Mostre com o que trabalha e de que forma isso ajuda as pessoas;
  • Deixe claro os benefícios que o blog dele ganha ao ter você com uma publicação;
  • Envie sugestões de temas que gostaria de escrever e um resumo sobre eles.

Dessa forma, o responsável pelo blog terá as informações mais importantes para tomar uma boa decisão.

Dicas para o seu guest post gerar resultados

Tomar o espaço de outro produtor de conteúdo é benéfico, mas também tem como condições a maturidade e o compromisso do guest blogger. Por isso, é importante seguir algumas regras e, principalmente, acompanhar os feedbacks da publicação.

1. Se adapte à linha editorial do blog para o qual vai escrever

Retomando o exemplo hipotético do início do texto, o de um blog de e-commerce que receberá um guest post sobre marketing digital, que diferenças podem surgir? A faixa etária dos públicos é idêntica? E a ocupação profissional?

Provavelmente não, mas não é motivo para desistir da ideia. Nesses dois segmentos, há muitas pautas em comum, como a utilização de softwares de automação em lojas virtuais, copywriting… 

Basta fazer adequações na linguagem e, assim, ambos os públicos captam a mensagem.

2. Seja cauteloso para não transformar o guest post em propaganda

É normal se sentir tentado a falar do seu negócio no guest post, ainda mais quando você é iniciante. Mas é preciso moderação. 

Lembre-se sempre que você está no espaço de outra pessoa e que seu conteúdo deve gerar valor para seus públicos e trazer relevância e autoridade para os dois negócios.

Então, sempre se coloque no lugar do autor original do site. Você gostaria que seu convidado enchesse sua página de links ou passasse menos informação relevante e mais conteúdo pessoal, da própria marca?

Divulgue sua solução como guest blogger, mas procure deixá-lo com uma “cara agradável”, sem ar de propaganda, sendo uma referência apenas. 

O ideal é que seu post ofereça dicas práticas, que permitam que os leitores a implementem e, assim, consigam resolver um problema.

Tenha em mente: não é sobre você. É sobre seu site, seus leitores e como criar confiança em sua marca, utilizando uma parceria como recurso.

3. Esteja atento aos feedbacks do guest post

Seu guest post recebeu comentários? Ótimo sinal! Responda a todos eles, seja agradecendo ou tirando uma dúvida. Também tente rastreá-lo nas redes sociais e, novamente, interaja com os leitores na seção dos comentários.

Compartilhe seu próprio artigo, promova-o com compartilhamentos e links ao longo do ano. Mas tenha paciência, pois todo tráfego orgânico leva meses para mostrar resultados. 

Por fim, mantenha o conteúdo perene, ou seja, se houver alguma mudança de dado quantitativo (estatística, regulamentação…), entre em contato com o editor e solicite a atualização do texto publicado.

Assim, ter consciência do melhor momento para fazer um guest post pode trazer repercussões únicas ao seu negócio digital

Se você gostou de conhecer mais sobre a estratégia de guest post, precisa baixar gratuitamente o nosso e-book “Glossário de Marketing Digital”! Com ele, você fica por dentro do mercado e conhece outras boas práticas para aplicar no seu negócio!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *