Infoprodutos

O Guia Definitivo

Infoprodutos

Area de membros HeroSpark

Este é um guia absolutamente completo sobre infoprodutos. Aqui, você vai encontrar tudo o que precisa para elaborar um produto digital do zero e criar estratégias poderosas de vendas. 

Portanto, se você quiser:

  • Conhecer os principais tipos de infoprodutos;
  • Aprender o passo a passo para criar um produto de sucesso;
  • Conferir as principais estratégias de vendas;
  • Conhecer a melhor plataforma para vender seus produtos digitais.

Continue acompanhando este artigo!

Capítulo 1

Introdução aos Infoprodutos

Capítulo 2

Tipos de Infoproduto

Capítulo 3

Como criar infoprodutos do zero

Capítulo 4

Estratégias de vendas de infoprodutos

Capítulo 5

Vendendo seu infoproduto

Capítulo 1

Introdução aos Infoprodutos

Neste capítulo, você vai entender o que são os infoprodutos, as vantagens de produzi-los e quanto custa para fazer um do zero. 

O que são infoprodutos?

Os infoprodutos, também chamados de produtos digitais, são elementos distribuídos e consumidos em ambiente digital. 

Sua finalidade é entreter, ensinar e descomplicar a vida da audiência que o consome, oferecendo soluções para uma dor desse público. 

Nesse sentido, tanto a transmissão de conhecimento quanto o entretenimento ocorre de maneira acessível e simples. 

Convém mencionar que, além da comercialização, os infoprodutos também podem ser distribuídos gratuitamente como iscas digitais. 

planos de câmera

Vantagens dos infoprodutos

Os infoprodutos são vantajosos tanto para quem os produz quanto para quem os consome. 

No caso do consumidor, os benefícios são:

  • Praticidade: é possível consumir o material no conforto da sua casa e na hora que seja mais apropriada para si, o que é ideal para quem quer estudar, mas não consegue se deslocar à instituição. 
  • Custo-benefício: o consumidor adquire um produto com preços mais baratos quando comparados a produtos similares físicos (Exemplo: curso online x curso presencial). 
  • Conhecimento gratuito: é possível obter gratuitamente materiais ricos que possibilitam o aprendizado e o entretenimento, como e-books e podcasts. 

Já para os infoprodutores, as vantagens também são inúmeras:

  • Baixo investimento: tanto na pesquisa quanto no desenvolvimento do produto digital é possível gastar muito pouco. Basicamente, você precisa ter conhecimento sobre o assunto que deseja ensinar e saber como se comunicar com as pessoas. 
  • Trabalho home office: é possível criar, divulgar e vender o seu infoproduto sem sair de casa. Vale lembrar que, pelo fato de as entregas serem online, há uma economia de tempo e também de gastos. 
  • Escalabilidade: é possível realizar um único investimento e ter apenas um trabalho de produção, mas poder receber por isso durante muito tempo.  
  • Fidelização de clientes: vários negócios utilizam os infoprodutos como uma forma de fidelizar os clientes. Ou seja, cria-se um produto digital que resolva determinado problema da sua persona e, assim, consegue-se mostrar que a marca se preocupa com a sua audiência. 
  • Captação de leads: os produtos digitais podem ser utilizados como iscas digitais para atrair clientes em potencial para um negócio. No entanto, é importante entregar algo de valor para se beneficiar com essa questão. 
  • Programa de afiliados: é possível aumentar significativamente as vendas dos produtos digitais com a ajuda de afiliados. 
Area de membros HeroSpark

Quanto custa fazer um infoproduto?

O valor para criar um infoproduto pode variar bastante, dependendo de algumas variáveis principais, como:

  • Tipo e formato do produto;
  • Tempo gasto no planejamento e na produção;
  • Ferramentas utilizadas para criação, divulgação e vendas. 

No entanto, independentemente de suas escolhas, criar um infoproduto quase sempre é muito mais barato do que criar um produto físico parecido. Exemplo: criar um curso online é muito mais econômico do que abrir uma escola para aulas presenciais.

Capítulo 2

Tipos de infoprodutos

Agora é hora de descobrir quais são os principais tipos de infoprodutos para, assim, definir qual ou quais podem ser um bom investimento para a sua proposta de negócio e para o tempo e recursos que você tem disponível. 

1. E-book

A produção de um e-book é vislumbrada como a porta de entrada para quem quer ganhar dinheiro com os produtos digitais. Afinal, os livros eletrônicos são simples de criar e fáceis de serem comercializados. Basta escolher o conteúdo certo e colocar a mão na massa. 

No entanto, criar um e-book requer alguns cuidados, uma vez que é preciso impressionar o público não apenas pelo conteúdo, mas também pelo capricho do material.

Por isso, preste atenção nos seguintes aspectos da estrutura de um e-book, como:

Convém mencionar que o custo de produção de e-book pode ser praticamente zero. Isso porque é possível recorrer a ferramentas gratuitas, como o Canva e o Word. 

Ebook 36 Modelos de páginas que convertem

2. Webinar

O webinar é uma palestra ou reunião virtual gratuita, que pode ser gravada ou ao vivo. 

Esse produto digital precisa ser muito bem pensado dentro de uma estratégia de marketing de um negócio. Isso porque ele exige que o empreendedor já tenha uma audiência cativa, que pode ter sido conquistada por um e-book ou posts em redes sociais, por exemplo. 

Convém mencionar que existem várias possibilidades para o webinar, como dar aulas ou oferecer mentorias coletivas, por exemplo.

Além disso, fazer um webinar pode ser uma possibilidade para lançar um produto, como um curso online. Neste caso, esse infoproduto servirá como uma isca digital e uma amostra grátis do que a sua audiência pode esperar do produto principal. 

3. Curso online

Para o empreendedor que possui muito conhecimento em algum nicho específico, um curso online pode ser o produto certo. Isso porque é possível ensinar outras pessoas com precisão, aumentar sua autoridade e ainda vender um produto com um ticket médio ou alto. 

Assim, apesar de ele exigir bastante esforço e dedicação, o resultado é recompensador.

Entre algumas das atividades presentes na criação de um curso online, estão:

É importante tentar associar o nicho que você domina com os cursos mais procurados na internet para que você tenha êxito nas suas vendas.

Telas da Area de Membros HeroSpark

5. Mentoria

Para quem é especialista em algum assunto, outra possibilidade de infoproduto além do curso online é a mentoria online, que pode ser realizada individualmente ou em grupo. 

Diferentemente dos cursos online, esse produto costuma ser mais personalizado, pois o mentor ajuda o seu cliente a resolver problemas mais específicos e direcionados, o que demanda uma atenção maior ao mentorando. 

No entanto, para otimizar o tempo, é possível oferecer alguns encontros ao vivo que podem ser complementados com aulas gravadas e outros materiais. 

E lembre-se: em uma mentoria, conte sempre com o auxílio de ferramentas que ajudem no relacionamento com o seu público, como WhatsApp, Telegram ou Facebook.

6. PLR

Os produtos PLR (Private Label Rights, em português Direito de Marca Própria) se referem aos itens que, ao serem adquiridos, podem ser modificados e personalizados para revenda. 

Ou seja, o empreendedor adquire um infoproduto já pronto e pode modificá-lo da forma como quiser, podendo traduzi-lo, alterar vários elementos e incluir a sua identidade visual, por exemplo. 

Convém destacar que existem diversos tipos de produtos PLR, como e-books, softwares e até cursos online, e muitos podem ser encontrados de forma gratuita na internet. 

Uma das grandes vantagens desse formato é poder ter um produto próprio para comercializar sem ter o trabalho de ter que produzi-lo do zero. 

Uma imagem de uma landing page de um e-book, sem menu, com apenas headline, foto do produto, descrição e um botão rosa forte com a CTA: Quero Comprar Agora

Capítulo 3

Como criar infoprodutos do zero

Neste capítulo, você vai aprender como criar um infoproduto do zero, desde a etapa do planejamento, passando pela produção em si, até chegar na precificação e na criação de ofertas irresistíveis para garantir uma boa taxa de conversão.

1. Saiba quem é o seu público

A primeira etapa é conhecer o seu público-alvo. Isso é importante para que seja possível criar um item que realmente seja interessante para a audiência e que atenda às suas demandas.

Nesse sentido, procure responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o nicho e o subnicho do seu infoproduto?
  • Qual é o público que você quer atingir?
  • Quais são as principais dificuldades, necessidades e desejos deste público?

Para ficar ainda mais fácil, vale a pena fazer uma lista com todas as dificuldades, problemas e necessidades de cada possível público que você listar, do óbvio ao mais elaborado. 

Também vale fazer uma pesquisa por palavras-chave, uma vez que essa estratégia pode ajudar a entender melhor a dor do seu público.  

Exemplo de definição de público

Nicho: Exercício físico

Público-alvo: Mães sedentárias

Dores:

  • Se sente insatisfeita com seu corpo;
  • Alega que não tem tempo para malhar;
  • Não tem onde deixar os filhos na academia;
  • Tem dificuldade em distribuir o tempo entre cuidar dos filhos e cuidar de si mesma.

Entendeu o exercício? Pratique e siga para o próximo passo!

2. Crie pontes para a audiência

Imagine um cenário onde existe:

 

  • Um ponto A: onde o seu cliente está agora, com o problema que ele tem hoje. 
  • Um ponto B: onde o seu cliente quer chegar, com o problema resolvido. 
  • Uma ponte: resolução do problema. 

 

Utilizando o exemplo dado anteriormente, o ponto “A” seria uma mãe sedentária, sem tempo, desmotivada e insatisfeita com seu corpo. Já o ponto “B”, seria uma mãe feliz com seu corpo, se exercitando todos os dias, motivada e com boa administração de seu tempo.

 

Você deve ter percebido que a ponte entre o ponto “A” e o “B” é o seu infoproduto, não é mesmo? Isso significa que é importante pensar desde o início que o seu produto deve se apresentar (e funcionar, obviamente) como a solução para a dor do seu público. 

3. Defina a solução

A solução para a dor da sua persona começou a ser desenhada no último passo, certo? Então agora é o momento de planejar exatamente o que ela deve conter para solucionar o problema da audiência. 

Aqui, existem dois principais jeitos para você criar o seu infoproduto: 

  • Ter um produto próprio.
  • Ou fazer uma coprodução.

Se você consegue criar a ponte com a sua expertise, crie o produto por conta própria. Assim, o lucro será todo seu.

Mas caso não consiga resolver as dores do público-alvo apenas com o seu conhecimento, então convide especialistas de outras áreas para enriquecer o seu produto. Pode ser um produto inteiro coproduzido ou um módulo especial, dependendo da necessidade. 

Nesse caso, a divisão dos lucros deve ser acertada anteriormente. É possível combinar um pagamento único pela participação do coprodutor ou um percentual em cima de cada venda realizada, por exemplo. 

4. Defina o nome do seu produto

Agora que você já definiu exatamente como será o seu produto e como ele ajudará o seu público, chegou a hora de dar um nome a ele.

Os nomes de uma marca ou infoproduto podem ser divididos em algumas categorias:

  • Descritivo: é o mais comum entre os principais tipos de infoprodutos, pois diz exatamente qual é a promessa do seu produto. Exemplo: Programa de Exercícios para Mães.
  • Sugestivo: também é interessante, pois emprega certa originalidade, mas ainda sugere qual é a promessa do produto. Exemplo: Mamãe em Forma em Casa.
  • Arbitrário: é mais indicado para quando o infoprodutor já tem uma certa autoridade e poderá empregá-la ao produto. Não é necessário deixar claro no nome qual a promessa do produto e é possível gerar curiosidade na audiência. Exemplo: Programa MFC.

Dentre essas categorias, analise qual faz mais sentido para o seu negócio digital e comece a pensar em nomes criativos e chamativos. Faça uma espécie de brainstorming para garantir que nenhuma ideia escape.  

5. Defina o formato do infoproduto

Quando você souber qual é o seu público e qual problema seu produto resolve, fica mais fácil pensar em um formato, isto é, se será um e-book, um curso online, um podcast ou uma mentoria, por exemplo. 

Para escolher, considere algumas questões:

  • O que será preciso para produzir o infoproduto no formato escolhido? 

Se você escolheu um curso online, por exemplo, deverá pensar em como irá gravar, editar e quais recursos serão necessários para isso. Eles são acessíveis para você?

  • Qual é o melhor formato para a sua solução?

Se for uma dor mais simples, talvez um e-book seja o ideal. Agora, se precisar de uma solução personalizada, vale a pena considerar a mentoria como o melhor formato. 

  • Quais ferramentas são necessárias para hospedar e vender o seu produto?

Se você não tiver um bom capital para investir, é necessário verificar se as ferramentas disponíveis gratuitamente para hospedar, divulgar e vender determinado formato atendem às suas necessidades. 

6. Defina o preço do produto

Essa etapa é muito importante, pois está diretamente relacionada com o seu lucro. No entanto, ela deve ser minuciosamente analisada para garantir que você consiga realizar a quantidade de vendas esperada. 

Nesse sentido, existem algumas questões que todo empreendedor deve pensar, uma vez que elas podem ajudar a nortear a precificação do seu infoproduto, como: 

  • Pense no quanto seu público-alvo está disposto a pagar para ter seus problemas solucionados.
  • Avalie os concorrentes e os produtos digitais parecidos com os seus. 
  • Considere a sua margem de lucro com cada venda.

Uma coisa muito importante para se ter na cabeça sempre: PREÇO é diferente de VALOR! Este é o grande segredo de precificar da maneira certa.

7. Crie uma oferta irresistível

De nada adianta ter um produto incrível, se a sua oferta não é atrativa. Isso significa que é necessário gerar percepção de valor para seus clientes.

Seu cliente precisa sentir que este problema que ele tem está o impedindo de ser mais feliz, e que o seu produto é a melhor e a única solução possível para ele.

Assim, dentre as estratégias que podem ser utilizadas para criar uma oferta irresistível, estão:

  • Uso de gatilhos mentais (como da escassez, urgência e prova social).
  • Storytelling (contar histórias que geram envolvimento). 
  • Criação de uma proposta de valor. 
  • Promoção de conteúdos gratuitos (iscas digitais).  
  • Uso de uma Call to Action (CTA) eficaz. 
  • Destaque dos diferenciais do seu infoproduto. 

Capítulo 4

Estratégias de vendas de infoprodutos

Depois de conhecer o passo a passo de como criar um infoproduto do zero, a próxima etapa é pensar nas estratégias de vendas que consigam alcançar e converter o seu público-alvo no funil de vendas. Você sabe quais não podem ficar de fora do seu planejamento? Conheça as principais neste capítulo!

Como vender infoprodutos?

A base de qualquer estratégia é vender o produto certo para as pessoas certas. Isso significa definir com precisão o seu nicho de mercado e saber quem é o seu público-alvo.

É muito importante destacar isso, pois não são todas as estratégias e canais de venda que são úteis para todos os negócios. Cada segmento, infoproduto e audiência exigirá do empreendedor uma forma personalizada de divulgar e vender. 

Exemplo: o canal para divulgar e vender um curso online para influenciadores digitais é diferente do canal para divulgar um e-book para CEOs. No primeiro caso, o Instagram terá mais relevância, enquanto no segundo o LinkedIn será uma possibilidade mais assertiva. 

Dito isso, como você já sabe o seu nicho e conhece bem o seu público-alvo, agora é hora de descobrir alguns canais que podem ser utilizados para divulgar e vender seus infoprodutos. Listamos os principais a seguir, bem como as melhores formas de utilizá-los!

E-mail marketing 

Um bom canal de divulgação para os seus infoprodutos é o e-mail marketing. 

Segundo relatório da HubSpot, o e-mail é o terceiro canal de marketing mais utilizado pelos negócios, sendo ainda um forte meio de comunicação entre empresas e seus públicos. Portanto, vale a pena utilizá-lo! 

Nesse sentido, envie mensagens periódicas (mas não muito frequentes) para a sua base de contatos, incluindo ofertas dos seus produtos digitais no corpo do texto. Lembre-se de utilizar uma boa CTA.

Redes sociais

As redes sociais são mais uma oportunidade para lançamentos de infoprodutos. Então, se a sua persona está no Instagram, por exemplo, é lá que a sua estratégia deve ser elaborada. 

Embora seja importante falar sobre seu negócio e seus produtos digitais, é necessário focar também em traçar uma boa comunicação com o seu público.

Nesse sentido, crie uma linha editorial e um cronograma de postagens bem elaborado, com conteúdos ricos e que esclareçam algumas dúvidas da sua audiência. Essa é uma boa forma de guiar os leads pelo seu funil de vendas dentro das redes sociais.

Landing page

A landing page pode exercer duas diferentes funções na sua estratégia de vendas: ela pode ser utilizada para captar leads e para vender o seu produto de forma direta. 

Não entendeu? Vamos explicar melhor!

Landing page é uma página web única voltada exclusivamente para a conversão. Isso significa que todos os seus elementos têm como finalidade fazer com que o consumidor realize uma ação, que pode ser o download de algum material ou a compra de um produto. 

Nesse sentido, existem dois principais tipos de landing page que podem ser utilizadas em uma estratégia de vendas de infoproduto: 

  • Página de captura: converte o visitante em lead. Para isso, oferece uma isca digital (em geral, um material rico) em troca do seu contato, que poderá ser utilizado para nutri-lo com informações sobre seu negócio e produto por meio do e-mail marketing. 
  • Página de vendas: converte o lead em cliente. É utilizada exclusivamente para realizar a venda do seu produto digital. 

Em ambas as páginas, é importante:

  • Utilizar um design bonito;
  • Investir em uma copy atrativa; 
  • Inserir vídeos de depoimentos de clientes satisfeitos;
  • Incluir botões de CTA;
  • Incluir formulário;
  • Otimizar a landing page para SEO (Search Engine Optimization, em português Otimização para Mecanismos de Busca);
  • Atentar-se para a responsividade da landing page.

Convém mencionar que você pode (e deve!) utilizar esses dois tipos de landing page na sua estratégia de vendas, uma vez que elas fazem parte de estágios diferentes do funil de vendas.

Quais são os infoprodutos que mais vendem?

Para saber o infoproduto que mais vende, é preciso estar por dentro dos nichos que estão em alta. Nos últimos anos, os segmentos que têm se mantido entre os mais procurados pelos consumidores de produtos digitais estão:

  • Marketing digital
  • Empreendedorismo
  • Maquiagem
  • Saúde e esportes
  • Idiomas
  • Saúde mental 

Portanto, o ideal é que o seu infoproduto, seja um e-book, uma mentoria ou um curso online, se encaixe em algum desses nichos.

Capítulo 5

Vendendo seu infoproduto

A escolha de uma plataforma para divulgar e vender seu produto digital é fundamental para o sucesso do seu negócio. Por isso, neste capítulo, você vai conferir uma opção completa e segura para utilizar em todas as etapas do seu funil de vendas. 

logo herospark

A HeroSpark é uma plataforma de infoprodutos tudo em um. Isso quer dizer que você consegue concentrar nela desde a sua estratégia de marketing ao recebimento dos pagamentos pelas vendas.

Nesse sentido, é possível encontrar os seguintes recursos na plataforma da Hero:

  • Construtor de landing page: esse recurso permite que o empreendedor crie páginas de captura e de vendas de alta conversão. Ele disponibiliza templates pré-prontos e permite que a construção da página seja feita de forma intuitiva, com o sistema “arrasta e solta”. Ou seja, não é preciso entender de design ou programação. 
  • Ferramenta para automação de e-mail marketing: a plataforma conta com uma ferramenta que possibilita a segmentação de seus leads e o disparo de conteúdos ricos programados. Ou seja, todos os contatos que você captura na sua landing page vão direto para essa ferramenta para que você nutra os seus leads. 
  • Criador de funil de vendas: na HeroSpark, é possível criar um funil de vendas de forma automatizada para acompanhar todas as etapas da jornada de compras do cliente. Assim, é possível estruturar um bom planejamento de marketing e vendas. 
  • Área de membros exclusiva: essa funcionalidade é ideal para quem decide investir nos cursos online. Isso porque é possível disponibilizar, de forma totalmente segura, materiais diversos (planilhas, e-books, etc) nessa área para melhorar a experiência do usuário e criar uma comunidade. 
  • Checkout próprio e seguro: a plataforma possui o seu próprio sistema de checkout e pagamentos, que é integrado automaticamente à página de vendas. Isso confere mais segurança para os clientes na hora do pagamento e mais tranquilidade para o empreendedor na hora de receber pelas suas vendas. 
  • Programa de afiliados: a HeroSpark confere ao infoprodutor a oportunidade de criar o seu próprio programa de afiliados dentro da plataforma e definir regras e comissionamento. Assim, é possível aumentar a divulgação e as vendas do seu produto digital. 
  • Integração com tráfego pago: para permitir que o empreendedor consiga desenvolver melhor suas estratégias de marketing e vendas, é possível integrar a plataforma com ferramentas de tráfego pago, como Google Ads e Meta Ads. 

Convém mencionar que a plataforma conta com os planos Free, Basic, Advanced e Plus para atender melhor e de forma eficiente cada tipo de empreendedor. 

Agora que você já conhece os principais recursos da HeroSpark, confira como é simples vender os seus infoprodutos na plataforma em um passo a passo descomplicado:

Viu como é simples?

Lembrando que você pode (e deve!) explorar todos os outros recursos da HeroSpark que listamos aqui, como envio de e-mail marketing e criação de página de captura, para tornar a sua estratégia ainda mais completa!

Esperamos que você tenha gostado deste guia completo sobre infoprodutos! 

Para criar, divulgar e vender o seu produto, acesse a plataforma da HeroSpark e tenha acesso a todos os recursos necessários para alavancar o seu negócio, desde ferramenta de automação de e-mail marketing até página de vendas e de checkout.