herospark comece grátis agora

A geração de leads qualificados é fundamental para o marketing digital e é um fator decisivo para a concretização de vendas. O lead é uma oportunidade de negócio, isto é, alguém que está interessado no seu serviço, mostrando uma intenção de compra. Consequentemente, essa pessoa tem maior probabilidade de se tornar um cliente.

 

Por isso, confira abaixo o que é e como gerar leads qualificados.

 

O que é um lead qualificado?

 

O lead qualificado é aquela pessoa que demonstrou uma intenção de compra no seu produto ou serviço, mas que, ao mesmo tempo, também se encaixa no perfil do seu avatar. Dessa forma, essas pessoas são ainda mais propensas a se tornarem clientes em potencial.

 

A qualificação aumenta as taxas de conversão do seu negócio digital. Uma vez que, por meio dos leads, você consegue manter o foco e esforços da sua equipe em contatos que estejam realmente interessados nas suas ofertas.

 

Nem todos os leads gerados se confirmam como compradores do seu serviço ou produto, mas com a qualificação você pode solucionar esse problema. Isso porque, desse modo, é possível diminuir a margem de contatos que de fato não efetuarão a compra.

 

Há jeitos de você traçar uma estratégia de marketing digital, combinando várias ações, para gerar leads qualificados. Quer saber como? Continue lendo.

 

Como gerar e obter leads qualificados?

 

1. Conteúdo do funil de vendas

 

É claro que entender como gerar leads qualificados passa pela produção de conteúdos voltados para esses clientes em potencial. O funil de vendas, que mostra em estágios a jornada de compra do consumidor, pode ajudar você nisso.

É importante nutrir o potencial cliente desde o início da jornada até o momento da compra. Sendo assim, no fundo de funil é preciso entregá-lo conteúdos e e-mails relevantes para provocar o desejo de compra.

 

2. Faça Landing Pages

 

Uma landing page tem todos os elementos voltados à conversão de um lead. Por isso, essas páginas costumam ter elevadas taxas de conversão. Você pode criar uma landing page convidando a pessoa para fazer o download de um ebook ou para assistir um webinar, por exemplo.

 

Outra alternativa é usar a landing page para mostrar um caso de sucesso de um dos seus clientes, expondo as estratégias do seu negócio digital. Por conta disso, essas páginas são muito usadas para pessoas que já estão no final do funil de vendas.

 

3. Webinars

 

Outra dica de como gerar leads qualificados é organizar um webinar para apresentar um conteúdo aos clientes. Isso pode ajudar você a tirar as dúvidas dos leads gerados e construir autoridade, tornando-se referência do seu nicho.

 

4. Anuncie no Facebook Ads

 

Se quer saber como gerar leads qualificados, você precisa saber que não basta ter apenas uma conta nas redes sociais. Também é necessário anunciar nelas. Nesse caso, o Facebook Ads é uma boa opção.

 

A plataforma de anúncio do Facebook ajuda na segmentação do seu público. Logo, a campanha do seu negócio somente chegará a aqueles que realmente são clientes em potencial, de modo a qualificar os seus leads. Em outras palavras, essa estratégia do funil filtra as pessoas (interessadas e não interessadas), otimizando o processo de venda.

 

O Facebook leva em conta dados demográficos como idade, gênero e localização, interesses e conteúdos que o usuário mostrou interesse anteriormente, por exemplo. Depois de segmentar o público, a campanha deve levá-lo até um landing page ou direcioná-lo para o blog do seu negócio.

 

5. Palavras chave long tail para SEO

 

O SEO consiste na otimização dos mecanismos de busca, ou seja, é um critério que se deve seguir para ficar bem rankeado (bem visto) no Google. Uma forma de usá-lo para conseguir qualificar leads é aplicá-lo em seus conteúdos palavras chaves long tail, isto é, termos que sejam mais específicos, ao invés, de palavras mais abrangentes e genéricas.

 

Isso também tornará o conteúdo mais direcionado para o seu público que está internado em seu produto ou serviço. Experimente!

 

6. Fazer CTAs e formulários

 

Outra estratégia de como gerar leads qualificados é usando CTAs em seus conteúdos. Isto é links de uma página que levam os usuários a realizar ações ou palavras utilizadas para orientar a pessoa. Além disso, também coloque formulários de contato em seu site.

 

Somente clicará nos CTAs ou preencherá os formulários quem estiver interessado em consumir sua oferta.

 

7. Tenha softwares de automação de marketing

 

Os softwares de automação de marketing e vendas conseguem a qualificação dos leads de forma muito mais rápida e ágil. Eles também criam fluxos de nutrição de leads automáticos e personalizados, que funcionam a partir da identificação de contatos que já estão preparados para receber uma proposta.

 

Com isso, basta a equipe de marketing abordar os clientes em potencial apontados por esses softwares.

 

Uma das formas de como gerar leads qualificados de maneira gratuita é usando ferramentas que não custam nada. Elas podem ajudar tanto na identificação, quanto na gestão desses clientes em potencial. Há ferramentas de vários tipos, mas todas ajudam no mesmo objetivo: a geração de leads.

 

HeroSpark

 

A HeroSpark permite a criação de landing pages e o disparo automatizado de e-mails gratuitamente. Assim, você consegue captar leads e nutri-los até o momento da venda.

 

Veja o impacto da nutrição de leads:

 

 

8. Aposte no Inbound Marketing

 

O Inbound consiste basicamente em atrair clientes por meio da produção de conteúdos como blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO, entre outras estratégias. No entanto, há várias maneiras de produzir conteúdos e, consequentemente, como gerar leads qualificados sem precisar gastar.

 

Você pode começar criando um blog otimizando segundos os critérios de SEO e produzindo conteúdos para eles. Depois pode incluir uma newsletter e criar um canal no youtube, podcast ou até mesmo e-book.

 

Apesar de exigir tempo e dedicação e uma certa frequência, há como você mesmo criar conteúdos para o seu negócio sem gastar nada. O importante é não deixar, também, de abastecer as suas redes sociais e outros canais criados, também não esqueça de incluir links para direcionar o lead até o seu blog.

 

9. Forneça materiais gratuitos para os leads

 

Os conteúdos produzidos como podcasts, e-books, textos para blogs, aulas, webinars, checklists, infográficos, modelos de documentos, planilhas, templates e outros, devem ser lançados de forma gratuita para os leads. Dessa forma, você observará que as taxas de conversão do seu negócio serão bem maiores.

 

Lembre-se que quanto mais atrativos e de qualidade forem os conteúdos produzidos por você, mais clientes em potencial baixarão esses materiais disponíveis e irão acabar se interessando pelo seu produto ou serviço. No entanto, lembre-se de divulgar esses conteúdos nas redes sociais e blog do seu negócio, não adianta produzir os materiais com excelente qualidade, se os clientes em potencial não saberem que ele existe ou como ter acesso a ele.

 

10. Aproveite o seu networking

 

Apesar de ser uma forma bastante trabalhosa de conquistar leads qualificados, ela pode funcionar bem e gerar muitas oportunidades. Você pode se relacionar com pessoas do seu mercado e potenciais clientes em eventos presenciais.

 

O objetivo é aproveitar esses momentos para pegar os seus contatos. Mas você pode fazer isso entrando em grupos nas redes sociais e fóruns. Depois terá que criar uma planilha com todos esses contatos.

 

Conheça a HeroSpark e gere leads qualificados.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *