Se andou pelas ruas e se deparou com uma propaganda nada convencional, que chamou a atenção de todos à sua volta, provavelmente a empresa responsável pela publicidade desse produto apostou no marketing de guerrilha.

Esse tipo de marketing foca na produção de propagandas que fujam do padrão comum já visto pelas pessoas, como outdoor, banner, panfleto, comerciais em televisão e rádio, e anúncios na internet. Geralmente, tudo é feito presencialmente e de forma inovadora.

O que é o marketing de guerrilha?

No marketing de guerrilha, o território da vasta concorrência é como um campo de guerra, onde quem conquista destaque é o vencedor. 

Por isso, apostar em uma estratégia publicitária pesada, em alguns casos, pode ser a solução para chamar atenção de determinadas pessoas.

Qualquer empresa ou negócio pode utilizar essa técnica, desde que o seu objetivo seja bem definido e considere os pontos mencionados a seguir:

  • Análise do público-alvo;
  • Análise do ambiente (interno ou externo);
  • Autenticidade na proposta de campanha;
  • Formas de impactar com poucos recursos;
  • Inovação perante à concorrência.

Ações publicitárias pouco convencionais costumam despertar a curiosidade das pessoas. Por isso, para que uma empresa seja o centro das atenções por alguns minutos, é importante que ela esteja em alguns pontos específicos.

O fluxo de indivíduos e o local selecionado para realizar a campanha podem influenciar diretamente no seu desempenho. Quanto maior a movimentação , maior a visibilidade e, consequentemente, melhores os resultados.

Além disso, é importante que seja definido o tipo de marketing de guerrilha, como o de emboscada, viral, projeção, stealth, entre outros, para que seja possível atingir o objetivo proposto no plano de marketing criado para a campanha.

Com esses pontos em mente e em prática, é possível conquistar sucesso e uma rápida popularidade entre as pessoas da região escolhida para que a ação de guerrilha fosse executada.

 

8 dicas para ter sucesso com o marketing de guerrilha

A necessidade de inovação é constante, principalmente quando se trata de empresas iniciantes em um segmento ou de empresas que desejam expandir o seu portfólio e alcançar um número maior de clientes e possíveis clientes de uma região específica.

Assim como qualquer outro tipo de marketing, o marketing de guerrilha exige a aplicação de algumas estratégias que surtem efeito na missão de ganhar destaque. 

Portanto, com as dicas mencionadas a seguir, é possível fazer com que o sucesso seja apenas uma consequência.

 

Conheça seu público

O estudo do público-alvo é uma das premissas básicas de qualquer tipo de marketing, principalmente, quando se trata do marketing de guerrilha. 

Saber qual é o perfil das pessoas com quem uma empresa está lidando é fundamental para bons resultados.

Para que um wind banner seja exposto estrategicamente, de forma a estimular a curiosidade e engajamento do público em uma região, é necessário que, antecipadamente, seja analisada se essa é a melhor forma de promover a comunicação.

De nada é válido produzir um material publicitário atraente e interessante, se ele não se enquadra com as preferências de consumo do público-alvo. É preciso compreender quais são os gatilhos que podem ser despertados em uma certa parcela da população.

 

Seja original

Por ser considerada uma forma mais agressiva de anunciar uma novidade de uma marca, a originalidade é primordial para o sucesso do marketing de guerrilha. É preciso fugir de um padrão comum e alcançar um novo degrau, rumo ao extraordinário.

Não importa se a campanha seja sobre uma agenda personalizada, ou sobre o lançamento de um filme, um simples detalhe que foge do comum na hora se comunicar com os clientes já faz a diferença. O impacto é a base de qualquer projeto original.

Neste processo de criação, é fundamental que os profissionais de marketing estejam cientes de que não é possível copiar cases de sucesso, pois nem sempre uma campanha de sucesso de uma marca pode gerar sucesso na empresa em questão.

 

Aposte em interatividade

Alguns tipos de serviços podem ser divulgados de forma mais atraente e chamativa, se oferecerem um contato direto com o público, ou seja, ter a visão com os próprios olhos do que está sendo ofertado é um importante passo a ser tomado antes de uma aquisição.

Essa pode ser uma oportunidade para locadoras que oferecem o aluguel de impressoras, por exemplo. Com o intuito de causar impacto diante da concorrência, pode ser usada uma amostra de algum dos aparelhos mais alugados.

Nessa amostra, os possíveis clientes poderão interagir com o produto, manuseá-lo e ter uma breve experiência do que seria fechar um contrato de aluguel para conseguir obter materiais impressos de qualidade para suas empresas ou seus próprios negócios.

 

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

Surpreenda as pessoas

O grande diferencial do marketing de guerrilha é pegar as pessoas de surpresa e surpreendê-las com alguma ação inesperada. 

Dessa forma, ganhar notoriedade e se tornar memorável por conta da divulgação de algum produto é muito mais simples.

Uma fachada de loja infantil ou materiais impressos, como banners e panfletos não são capazes de surpreender. 

Para isso, é necessário que o público entre em contato direto e interaja com a oferta que está sendo proposta pela marca.

Para causar impactos, os profissionais de marketing devem fazer um estudo minucioso sobre o campo que será alvo de alguma atividade. Usar espaços públicos internos e externos é uma ótima saída para organizações que desejam ser o centro das atenções.

 

Tenha como base cases de sucesso

Como já mencionado em um dos tópicos anteriores, usar exatamente a mesma metodologia de uma outra marca não costuma ser eficiente, mas ter como base cases de sucesso pode gerar bons frutos no processo de criação de alguma publicidade.

Para que não haja manobras mirabolantes e que não causem o devido efeito nas pessoas, é recomendável que a essência de uma campanha seja construída por inspiração de outras que obtiveram resultados satisfatórios.

A divulgação de um pin personalizado pode ser executada de forma perfeita, se todas as ações desenvolvidas forem guiadas por exemplos bem-sucedidos. Um lembrete importante é que ser criativo é bom, mas ser pertinente é melhor ainda.

 

Busque parcerias

Portanto, a expressão “a união faz a força”, tem exatamente esse efeito que as parcerias causam no mundo do marketing. Em alguns casos que utilizam o conceito de guerrilha, apostar na união com outras marcas de sucesso é uma ótima saída.

As pessoas costumam ser facilmente influenciadas por indicações, portanto, se elas forem consumidoras de uma marca que aprova uma outra, automaticamente, a parceria resultará no aumento dos clientes e dos interessados pelo item ou serviço.

No caso de uma loja de caneta personalizada para empresa, é recomendável que ela feche parceria com escritórios corporativos.

Assim, a chance de ao usarem o produto, os funcionários o aprovarem e indicarem para terceiros é bastante considerável.

 

Capriche na execução

Nem todas as ações de marketing que acabam falhando tem como responsável um mau planejamento. 

A falha pode estar na execução, portanto, é imprescindível caprichar nesta etapa, para que uma campanha tenha a eficácia desejada.

Depois de ter estudado sobre o público e a melhor forma de impactá-lo, as empresas devem se preocupar em como isso vai ser colocado em prática. 

Uma boa forma de organizar cada processo é fazendo um checklist em um bloco de notas moleskine.

Com esse recurso em mãos, as chances de esquecer de algum dos itens presentes no plano de marketing são bem menores. Assim, a execução de um projeto pode ser feita com muito mais tranquilidade, credibilidade e impacto.

 

Avalie os resultados

Em qualquer que seja a ação tomada no universo do marketing, é fundamental que haja uma avaliação dos seus resultados, somente assim será possível saber se a estratégia utilizada teve um efeito positivo, razoável, ou negativo sobre o público. 

No caso do uso de um adesivo grande personalizado em um local público, por exemplo, é preciso medir se a presença dele tem causado impacto entre as pessoas que passam pelo espaço. Com isso, será possível saber se é válido ou não continuar.

 

Considerações finais

Sendo assim, clientes gostam de ser surpreendidos com novidades, por isso, é primordial promover surpresas que despertem o interesse de um determinado grupo de pessoas.

Estes que já são fiéis a marca há um tempo e que sempre esperam por novidades e lançamentos de produtos.

Portanto, um bom plano de ação pode, além de trazer os benefícios já mencionados ao longo do artigo, alavancar uma marca e promover o aumento de clientes e de lucro.

No mundo atual, com uma vasta concorrência, tanto no meio físico, quanto no meio virtual, é fundamental que os profissionais de marketing sejam originais e autênticos em suas criações publicitárias.

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.