herospark comece grátis agora

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing digital que facilita a aproximação entre os negócios e os seus clientes. Isso porque é possível usar canais digitais para atrair a atenção do seu público-alvo. Mas, afinal, como funciona marketing digital? 

Ele representa um conjunto de estratégias para divulgar a sua marca que podem ser usadas tanto por estabelecimentos físicos e online quanto por produtores digitais. Portanto, nesse momento que estamos passando por transformações digitais é essencial aplicá-las no nosso dia a dia.

Caso contrário, o seu negócio pode perder espaço para um concorrente, já que no meio digital existem várias marcas competindo pela pela atenção das pessoas. 

 

Para que serve o marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias que são aplicadas no ambiente online para divulgar um produto, um serviço ou uma marca. Portanto, ele serve para ajudar empreendimentos digitais ou físicos a encontrar novas oportunidades de negócio.

Além disso, por meio dele é possível melhorar o seu relacionamento com os clientes. Isso porque você consegue interagir com eles através das redes sociais em tempo real. Ele também ajuda a aumentar a visibilidade da marca, pois podem-se usar estratégias para atrair tráfego pago e orgânico ao seu site.

Ademais, o marketing digital também serve para educar o público-alvo, já que ele oferece técnicas de marketing de conteúdo para que você produza materiais relevantes para o seu avatar.

 

Como funciona marketing digital?

Como vimos, no marketing digital você utiliza um conjunto de estratégias para divulgar as suas soluções no ambiente online. Mas lembre-se de que os resultados podem ser identificados apenas em médio e longo prazo.

Diante disso, não adianta apenas implementar as ações planejadas. É importante mensurar os resultados obtidos. Nesse caso, a maioria das ferramentas utilizadas no marketing digital oferecem relatórios para que você possa analisar métricas.

Então, aproveite eles para identificar se os seus objetivos foram atingidos. Caso o resultado seja negativo, é possível aplicar ações de melhoria em tempo real, já que o ambiente online é dinâmico.

Se quiser se aprofundar no assunto, pode conferir esta lista de webinars preparados pela equipe da HeroSpark:

 

Quais são as estratégias de marketing digital infalíveis?

As estratégias de marketing digital podem ser utilizadas em todos os segmentos, pois elas são adaptáveis e, ainda, podem trazer ótimos retornos financeiros para o seu negócio. 

Lembre-se de que você não precisa escolher apenas uma estratégia para aplicar, já que é possível combinar várias delas para maximizar os seus resultados.

Para saber mais sobre como funciona marketing digital utilizando essas estratégias, acompanhe com atenção!

 

Investir em redes sociais

É necessário investir nas redes sociais, já que a maior parte das pessoas usam essas plataformas todos os dias. Além disso, por meio delas é possível interagir com o seu público-alvo.

Isso porque elas permitem que você comente, curta e compartilhe conteúdos dos seguidores, e responda aos comentários e as mensagens privadas em tempo real. Dessa forma, é possível receber feedback sobre os seus produtos, serviços e marca.

Além disso, você pode mostrar os bastidores do seu negócio, bem como produzir conteúdo relevante para agregar valor à sua audiência. Assim, fica mais fácil ser reconhecido como autoridade no segmento no qual atua.

Mas lembre-se de que é ideal escolher os canais digitais nos quais o seu avatar também usa. Diante disso, você consegue ficar mais próximo da sua audiência e, consequentemente, facilita a manutenção de um relacionamento saudável com ela.

 

Conhecer as técnicas de SEO

Também é importante conhecer as técnicas de SEO, pois elas ajudarão a aumentar a visibilidade do seu conteúdo na SERP do Google. Ou seja, quando você usa essas técnicas, consegue otimizar o seu texto para que ele seja facilmente identificado pelos mecanismos de busca.

Isso porque é possível inserir nele palavras-chave, links internos e externos, hierarquia de títulos, entre outras boas práticas que ajudam a ranquear o seu texto. Além disso, não se esqueça da experiência do usuário, pois o conteúdo também precisa ser de qualidade para que os seus objetivos sejam atingidos.

 

Fazer parcerias

Fazer parcerias também é uma estratégia de marketing digital muito importante. Nesse caso, você pode fazer guest posts, ou seja, produzir conteúdo para outro site com uma boa autoridade, enquanto ele faz outro conteúdo para o seu. Diante disso, você consegue ter acesso a audiência dele e aumenta as suas chances de conseguir mais leads ou vendas.

Isso também pode acontecer por meio dos influenciadores digitais. Mas, nesse caso, eles usam as próprias redes sociais para divulgar a sua marca ou soluções através de vídeos, textos ou imagens. Assim, é possível aumentar o seu número de seguidores interessados naquilo que você fala ou vende.

 

Investir em tráfego pago

Sabemos que existem muitas estratégias que exigem pouco ou nenhum investimento, não é verdade? Mas lembre-se de que também é essencial reservar uma parte do seu orçamento para investir em tráfego pago.

Isso porque nas campanhas pagas você consegue segmentar o seu público. Então, fica mais fácil atingir as pessoas certas com o conteúdo certo. Assim, as suas chances de conseguir leads ou efetuar vendas aumentam.

Nesse caso, você pode usar o Google Ads para fazer publicidade por meio da rede de display ou rede de pesquisa. Assim como pode usar o Facebook Ads, Instagram Ads ou LinkedIn Ads para fazer anúncios nas redes sociais.

 

Usar e-mail marketing

Outra estratégia de marketing digital é usar e-mail marketing, pois é uma forma direta de manter relacionamento com os seus leads. Isso porque eles já demonstraram interesse nas suas soluções ou conteúdo quando deixaram seus dados nos formulários de contato da sua landing page ou site.

Dessa forma, você pode criar sequências de e-mail para enviar aos leads de acordo com o comportamento deles. Por exemplo, se alguém baixar um e-book, envie um e-mail agradecendo e entregando o material. 

Depois de alguns dias, envie outro e-mail com um conteúdo relacionado para que o lead entenda que você tem interesse em ajudar ele a resolver o seu problema. Assim, quando ele estiver pronto, basta enviar o e-mail com a sua oferta.

Não podemos deixar de comentar que é necessário usar ferramentas de automação de e-mail, já que elas ajudam a automatizar o processo. E, ainda, emitem relatórios importantes para acompanhar o desempenho das suas campanhas.

Vale destacar que a HeroSpark tem um sistema completo de automação para que você possa criar sequências de e-mails. Dessa forma, é possível nutrir os seus leads de maneira eficiente, bem como acompanhar os resultados por meio de relatórios.

Agora que você já sabe como funciona marketing digital e conhece as principais estratégias que podem ser aplicadas no seu dia a dia para aumentar a visibilidade do seu negócio, chegou o momento de colocar a mão na massa.

Transforme essas informações em ações práticas para aumentar as suas chances de obter resultados positivos! E caso queira conhecer mais sobre algum tema, conheça nosso canal do YouTube com várias dicas sobre marketing digital.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *