Qual é a função da landing page no marketing digital?

imagem de marketing digital landing page feita na HeroSpark

Dentro de uma estratégia de marketing digital, a landing page é um elemento bastante importante para atrair as pessoas certas para o seu negócio. 

Vale dizer que esta etapa de atração é a primeira do funil de vendas. Por isso, ter uma página de captura é essencial para colocar suas estratégias em prática.

Se você ainda não sabe qual é a sua função e o seu potencial para atração no marketing digital, trouxemos um conteúdo para você entender o papel de uma landing page, além de 5 situações em que você pode usá-la para agregar ao seu negócio. Vamos começar?

O que é landing page?

Landing page é uma página de captura, ou seja, uma página com foco em direcionar o usuário a tomar uma ação. Ela é composta por poucos elementos, mas que são bastante poderosos, como:

Diferentemente de um conteúdo em um blog, por exemplo, a landing page tem uma comunicação direta e um objetivo claro: fazer o usuário clicar na CTA

Assim, os poucos elementos na página contribuem para que o leitor não perca a atenção do que é mais importante para a sua estratégia naquele momento.

Glossário de marketing digital GRÁTIS

Todos os conceitos que você precisa dominar para ganhar dinheiro na internet em 2022. Confira clicando no botão abaixo.

Baixar grátis agora

Qual é o papel da landing page no marketing digital? 

No marketing digital, a landing page é responsável por captar os dados de pessoas interessadas no seu conteúdo, que foram impactadas pela sua comunicação e, finalmente, clicaram na CTA e entraram no seu funil de vendas

Entretanto, as páginas de captura vão além com:

  • Demonstração de produtos: você pode apresentar a sua solução para o público, com os argumentos certos, para torná-la irresistível;
  • Análise de métricas: tão importante quanto a conversão em si, é saber o que mais converte. Assim, com as landing pages, é possível acompanhar de perto os números e entender qual é a melhor abordagem;
  • Divulgação de conteúdos de valor: essa página pode ser um espaço para promover conteúdos que agregam valor para a sua audiência. Ao mesmo tempo em que aumenta a sua base de contatos, também amplia o alcance do seu conteúdo.

5 situações para usar landing page no marketing digital

Agora que você já sabe o que é uma landing page e qual o seu papel, que tal conhecer alguns cenários em que você pode usá-la para a sua estratégia? 

A seguir, confira 5 situações para usar landing page no marketing digital.

1. Lançamento de produto

Está prestes a lançar um produto? Então saiba que uma landing page é ideal para divulgar o lançamento e atrair pessoas interessadas em garanti-lo na “pré-venda” (se houver).

Banner glossário marketing digital

Esse pode ser um recurso poderoso para abordar os benefícios do infoproduto e explicar como ele pode solucionar a dor da sua persona.

Dentro de uma estratégia de lançamento, a página de captura tem um papel importante para colher os dados de pessoas que podem tornar-se futuros clientes. É a partir dessas informações que você poderá estabelecer um relacionamento após o lançamento.

2. Lista de espera

Já imaginou ter tanta busca no lançamento de um produto e precisar de uma lista de espera? Sim, é possível e você precisa estar preparado para isso. Nesse caso, é importante direcionar suas páginas de vendas já fechadas para a lista de espera.

Dessa forma, para quem não teve tempo para garantir o produto durante a sua estratégia de marketing digital, a landing page de lista de espera é usada para colher esses contatos e garantir que, assim que o produto estiver disponível novamente, eles possam comprá-lo. 

3. Divulgação de materiais ricos

Usar uma landing page para divulgação de conteúdos ricos é um dos pilares de uma estratégia para qualificar seus leads. Por ser parte de uma etapa tão importante do marketing digital, a página de captura é a ferramenta certa para pegar o contato desse lead e, em troca, compartilhar um conteúdo de valor com ele.

Dessa forma, com uma página que tenha como foco fazer o usuário baixar o conteúdo, é possível identificar quais são os leads mais qualificados, em quais etapas do funil se encontram e muito mais. 

4. Página de agradecimento

A landing page no formato de página de agradecimento pode ser um complemento importante para uma ação que já foi feita, como o download de um e-book, por exemplo. Essa é uma forma de melhorar a experiência do usuário e promover alguma oferta. 

Aqui, as possibilidades vão variar de acordo com a sua estratégia e, é claro, em qual etapa do funil a oferta se encaixa. Se você está no topo, ainda não faz sentido promover o seu produto ou serviço, certo?

5. Promoção de produtos ou serviços

Entre as possibilidades de uso dentro das estratégias de marketing digital, a landing page também pode ser usada para ofertar diretamente um produto ou serviço. 

Neste modelo, é importante que o copywriting esteja em dia, com uma escrita persuasiva e que convença o seu lead de que a sua solução é a ideal.

Além disso, caso o processo de compra envolva um time comercial, é importante que essa informação esteja clara para o seu usuário não se assustar ao receber o contato de um vendedor. 

Do contrário, é importante que você direcione-o para um checkout, com as respostas para as possíveis perguntas que o seu lead possa ter sobre o pagamento.

Vale dizer que uma landing page eficiente começa por um título que chame a atenção do seu lead. Afinal, sem um título impactante, todo esforço investido na sua página de captura pode passar despercebido. 

Desse modo, para garantir o sucesso da sua estratégia de marketing digital na landing page, conheça o e-book feito pela HeroSpark com mais de 60 headlines impactantes para suas páginas! Baixe-o agora gratuitamente!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.