Marketing social: qual a importância e porque pensar nisso

marketing social
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Muitas vezes, quando alguém compra um produto, também está interessado em consumir valores alinhados com os seus posicionamentos pessoais e políticos. Neste contexto, o marketing social inclusivo se torna altamente relevante.

Neste texto, vamos apresentar o conceito e explicar de que forma ele pode ser aplicado por infoprodutores! 

A HeroSpark é uma das empresas de maior destaque quando o assunto é negócio on-line. Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

O que é o Marketing Social?

O marketing social é uma estratégia que envolve tanto o inbound quanto o outbound marketing, pois afeta campanhas, anúncios e todos os demais conteúdos que chegam aos clientes, independentemente de como isto acontece.

Hoje, por influência do mercado consumidor, as grandes e pequenas companhias buscam se adequar a mudanças sociais. Estas estratégias recebem o nome de marketing social ou marketing inclusivo.

Philip Kotler foi o primeiro estudioso a empregar o termo Marketing Social para descrever doutrinas e práticas do tradicional que tinham como objetivo promover causas sociais, imprimir conceitos, difundir ideias e disseminar comportamentos associados ao bem-estar social.

Como isso influencia os negócios?

O Instituto Ethos realizou uma pesquisa que revelou que metade dos brasileiros consumidores ativos preferem apoiar empresas que possuam políticas sociais aplicadas e, por consequência, reprovar aquelas cuja participação social é ineficiente a partir da prática de consumo.

Além disso, a mesma pesquisa indicou um número de mais de 20% sobre consumidores totais que se dizem ativamente adeptos à responsabilidade social na hora da compra de produtos e serviços, priorizando marcas que adotam ações sustentáveis e de bem-estar social.

Por que o marketing social é tão importante?

Criar projetos voltados à comunidade e oferecer meios de mitigar problemas sociais tornou-se não só uma oportunidade de mercado, mas uma exigência dos clientes.

Essa forma inclusiva de trabalhar conduz o consumidor a criar uma identificação positiva em relação à empresa, ao mesmo tempo em que proporciona satisfação e manifesta valor humano, visto que demonstra importar com as mudanças voltadas à representatividade. 

O marketing social como estratégia de ação empresarial é visto, hoje, como uma poderosa ferramenta de autoridade, transmite maturidade e modernidade, uma vez que trabalha na criação de conceitos inovadores voltados à cidadania e pode promover transformações em larga escala no setor em que a empresa se estabelece.

Tendência do marketing social

Essa maneira de trabalhar do marketing, atualmente, é uma tendência mundial. Para uma empresa emergir no mundo dos negócios e conseguir impactar de maneira positiva seus consumidores, é preciso mostrar resultados e capacidade de se adaptar às diferenças de cada geração.

copy com chat gpt , herocreator

À medida que o marketing digital se desenvolve, a necessidade de inclusão fica mais evidente. Hoje a experiência do cliente não diz respeito apenas ao produto, mas também a todo o caminho trilhado até a compra. 

Inclusão digital e inclusão no atendimento 

Os consumidores não são apenas agentes passivos. Pelo contrário, em diversas ocasiões são eles que ditam as tendências de mercado.

As pessoas têm contato mais e mais com outras culturas e estilos de vida, e buscam adotar hábitos mais saudáveis ou que condizem melhor com as filosofias que acreditam.

Uma ação decorrente desse processo, impulsionado pela internet, é a interação com a marca. Agora, o consumidor faz parte de diversas etapas além da compra. 

O que fazer para ser inclusivo?

O marketing inclusivo é uma forma inovadora de suscitar mudanças ao mesmo tempo em que se cria visibilidade para a marca, criando laços de afeto entre consumidores e marcas. Por isso, toda empresa que tenha como objetivo seguir as tendências sociais e se manter incorporada no mundo digital modernizado deve considerar aplicar o marketing inclusivo.

Para colocar em prática essa estratégia, é preciso estudar os valores da marca e definir seus princípios e causas com as quais mais se identifica. 

Além disso, é importante provocar o desejo coletivo de mudança, aproximando-a de outras empresas que possuam as mesmas preocupações sociais, a fim de criar uma associação intuitiva entre a marca e a causa definida. 

Direcionar a campanha da marca a um segmento específico também  ajuda a centralizar o atendimento, tornando-o mais bem elaborado e focado em um determinado público.

Exemplos de marketing social

Itaú Social

O banco Itaú, com seu polo de desenvolvimento educacional Itaú Social, por meio de seus projetos, tem o intuito de financiar melhorias à educação brasileira.

Dessa forma, o Itaú Social trabalha com programas direcionados ao setor educacional. Dentre eles, destaca-se, por exemplo, a formação de pessoas que atuam na educação de certa maneira – contemplando professores e gestores de escolas.

Além disso, o banco também incentiva a sociedade civil, por meio de organizações não governamentais, a estimular a educação fora da escola. Assim, a educação não fica restrita à estrutura escolar e aos seus funcionários, mas, sim, é trabalhada por toda a sociedade e de diferentes maneiras. 

Dove pela autoestima

O projeto da marca de cosméticos Dove tem como objetivo principal a educação de crianças sobre sua imagem. A empresa, em parceria com profissionais da área da saúde, psicologia e imagem corporal, busca um desenvolvimento da autoestima em crianças e jovens.

A HeroSpark é uma das empresas de maior destaque quando o assunto é negócio on-line. Sendo assim, a empresa adota soluções intuitivas e que podem ser adaptadas, a fim de gerar aprendizado e alavancar seu negócio na internet. Além disso, a empresa pode ajudar no desenvolvimento do negócio, por meio de ensinamentos sobre o marketing social, por exemplo.

Afinal, ele pode ser um diferencial, uma vez que as pessoas se identificam mais com negócios que trabalham com ações sustentáveis e de bem-estar social.

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *