Negócios online: 11 dicas para ser um empreendedor de sucesso

Negócios online: dicas para ser um empreendedor de sucesso
Quer investir em negócios online? Veja dicas de sucesso
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

De todas as maneiras pelas quais você pode desenvolver o seu produto ou serviço, levar os negócios para o online pode ser a melhor delas.

 

Na verdade, a tendência é começar um negócio diretamente no digital. Os novos hábitos dos consumidores estão voltados para as plataformas de vendas online, logo, ficar de fora é a mesma coisa que não existir, não é mesmo?

 

Neste conteúdo, você conhecerá as melhores opções de negócios online e boas práticas ao começar o seu. Vamos lá?

 

Principais negócios online para investir

 

Qualquer pessoa pode criar seu negócio online. Por mais que as grandes marcas sejam populares, a audiência é grande e tem hábitos distintos. Também existe espaço para você.

 

Se não fosse assim, não haveria estatísticas como as descobertas pela Mastercard Brasil. Eles descobriram um aumento de 87% nas vendas online em outubro de 2020, quando o isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 havia diminuído.

 

A porcentagem chegou a 91,6%, em março desse mesmo ano.

 

As vendas online, portanto, têm se provado como uma realidade sem volta. Conheça os principais negócios para investir:

 

Cursos online

 

O setor educacional vem revolucionando a história do país e pode também mudar a sua. Pessoas que há 1 ou 2 anos ‘eram anônimas’, criaram audiência nas redes e passaram a ter 5,10, 15 mil alunos pelo país. Isso só é possível quando se investe na educação online.

 

Pensando no lado dos consumidores: essa geração busca se capacitar mais e mais. A população economicamente ativa de hoje procura certificados, ferramentas e conhecimentos extras para melhorar sua trabalhabilidade. Tudo isso pode ser entregue pelos cursos online.

 

Programas de afiliados

 

Um dos pontos de dificuldade em começar um negócio com cursos online é o esforço envolvido: encontrar um bom mercado, identificar bem o avatar, ter um diferencial em meio à concorrência, manter a consistência com o público, entre outros.

 

Tudo isso pode ser mitigado ao ter um negócio como afiliado. Você só precisa conhecer um bom infoproduto, já produzido e bem posicionado, ajudar na sua divulgação e ganhar pela venda.

 

Loja virtual

 

Reforçando a pesquisa da Mastercard, o e-commerce, ou loja virtual, tem se beneficiado bastante nos últimos meses. As pessoas preferem comprar online, ainda mais quando proporcionar uma boa experiência do usuário pelas telas tem sido o foco de muitas marcas.

 

11 dicas para ter sucesso com negócios na internet

 

Com alguns princípios em mente, criar o seu negócio online pode ser mais fluido e com menos dores de cabeça. Conheça:

 

1. Explore lacunas no mercado

 

O primeiro ponto é saber se há compradores para a sua ideia. Existem produtos caros e nem tão revolucionários assim fazendo sucesso na Internet. No entanto, uma vez que resolvem algum problema, eles não só têm público como se vendem praticamente sozinhos.

 

A propósito, alguns empreendedores fazem um brainstorming para o seu empreendimento pensando na Teoria do Cérebro Trino.

 

Essa teoria, proposta por um neurocientista dos anos 70, dizia que o nosso cérebro pode ser dividido em 3 áreas distintas: reptiliano, límbico e neocórtex.

 

O cérebro reptiliano seria o mais instintivo, movido por necessidades básicas, como fome e sono e o límbico, pelas necessidades emocionais. Daí surgiu a ideia de que negócios que envolvam comida, longevidade e sexo, por exemplo, tendem a fazer mais sucesso.

 

Por fim, o neocórtex seria a região mais racional e responsável pelas nossas funções físicas, como sentir dor, tato, temperatura etc.

 

2. Elabore planos

 

Mesmo que você já tenha um negócio físico, antes de ir para o digital, é importante fazer um plano de negócios. Esse documento descreve detalhadamente cada fase de uma empresa e integra a organização completa no processo.

 

Além disso, não deixe de fora o planejamento de marketing, que é uma espécie de roteiro útil na organização, execução e acompanhamento das estratégias de marketing.

 

E por último, o plano de mídias. Esse planejamento cuidará das estratégias de compartilhamento de conteúdo e ações promocionais.

 

Em resumo: esqueça panfletos e carros de som. Nos negócios online, tudo começa com planejamento, execução e mensuração de dados.

 

3. Comece uma estratégia de conteúdo

 

Assim que o seu negócio tomar forma, você já pode se preocupar em criar um relacionamento com os seus futuros clientes. O melhor recurso para isso é o conteúdo.

 

Siga o seu planejamento de marketing, esteja presente em pelo menos um canal e comece a reunir pessoas interessadas no seu negócio. Esses canais são todos gratuitos, seu compromisso é o de criar posts, imagens ou vídeos de qualidade.

 

4. Busque retenção na audiência

 

Um erro bastante comum entre os empreendedores digitais é produzir conteúdo e conduzir seu negócio sem um rumo definido. O resultado é uma base enorme de visitantes, isto é, de pessoas que conhecem a marca, mas não se conectam e nem compram nada.

 

copy com chat gpt , herocreator

Mesmo com conteúdos sobre aprendizado ou descoberta, é possível direcioná-los para o objetivo de retenção de usuários.

 

Para isso, ouça a sua audiência, faça pesquisas de satisfação e nunca deixe de estudar ou atualizar o seu avatar.

 

5. Faça lançamentos

 

Um lançamento é uma estratégia de vendas. Não é a sua única opção, mas, quanto antes você entrar nesse meio, mais preparado você estará até chegar ao seu 6 em 7.

 

É por isso que já existem lançamentos menores e mais rápidos, excelentes para iniciantes que precisam adquirir experiência nessa estratégia de vendas.

 

Saiba que, por mais que existam cursos de qualidade sobre lançamento, os consumidores se comportam de maneiras diferentes. Só com um lançamento, você pode errar, entender as razões envolvidas e explorar o que funcionou no próximo.

 

Conheça mais sobre a estrutura de um lançamento de infoproduto:

 

 

6. Invista em tráfego pago

 

Independentemente da sua estratégia de vendas, os anúncios também têm alto valor nos negócios online.

 

Os algoritmos das redes sociais são imprevisíveis e têm suas limitações frente à enorme quantidade de usuários que existem cadastrados. É fisicamente impossível ter mais de uma publicação ao mesmo tempo na tela do seu possível cliente, concorda?

 

Então, em vez de depender exclusivamente da sua autoridade e consistência na plataforma, você pode pagar para que o aplicativo mostre o seu conteúdo, dê prioridade à sua mensagem.

 

7. Utilize plataformas de qualidade

 

Como estão os processos do seu negócio online? Se você fosse seu cliente, você aprovaria todas as etapas?

 

Em detalhes: os produtos são fáceis de encontrar, avaliar, navegar? Se você trabalha com serviços: a plataforma de chamadas de vídeo é funcional? Seus materiais, como ebooks e workshops gravados, são de qualidade?

 

Tudo isso envolve um bom investimento nas plataformas. Se a experiência toda não for boa, o seu cliente não vai comprar de você novamente. Então você sempre dependerá de clientes novos, o que pode custar caro.

 

8. Faça networking

 

Um empreendedor de sucesso é perfeitamente capaz de fazer um negócio online voar. Mas e se você pudesse contar com as dicas de um mentor ou de uma equipe de profissionais?

 

O networking, além de oferecer oportunidades e aprendizados, também traz indicações, referências e podem tornar o seu negócio digital muito mais valioso e evoluído.

 

Utilize as redes sociais para conhecer inspirações e outros empreendedores de sucesso. Troque experiências, busque ser útil e solícito com os contatos mais próximos. Essas atitudes logo geram retorno.

 

9. Delegue e mantenha a consistência

 

Um negócio online pode ser o que há de mais moderno nesta Era da Informação, mas não é simples. Exige muito esforço e dedicação contínua. Se algo acontecer e você deixar os canais digitais parados, a sua audiência e os algoritmos podem não ser mais o que eram antes.

 

Para isso, delegue funções. Pense nas tarefas mais operacionais e que menos dependem da identidade e/ou estratégia do seu negócio. Elas podem ficar sob responsabilidade de colaboradores ou freelancers.

 

Dessa forma, você não só delega essa pressão por consistência, como ganha tempo para implementar o seu negócio com melhorias e mantê-lo em desenvolvimento, no rumo planejado.

 

10. Monitore a qualidade do produto

 

Se você já leu todas as dicas anteriores e está aqui, dá para imaginar que um negócio digital que siga tudo isso vende muito, não é mesmo?

 

Acontece que a escala pode comprometer a qualidade dos produtos. Por isso que algumas marcas não têm como objetivo vender muito.

 

Fique atento ao Reclame Aqui, na palavra-chave do Google “ (sua marca) é confiável?” e nas menções nas redes sociais. Responda os feedbacks, considere-os para melhor o seu negócio e jamais apague os comentários negativos porque os usuários, geralmente, percebem e podem criticar mais ainda.

 

11. Acompanhe a tecnologia

 

À medida que o seu negócio online for amadurecendo, você provavelmente notará como as novidades se concretizam rapidamente na Internet.

 

O Google lança atualizações, aplicativos são criados e caem no gosto dos consumidores, tendências ocupam o espaço de outras etc.

 

É preciso estar atento a tudo isso para não ficar para trás. As habilidades de se reinventar e se adaptar definem a sobrevivência de um negócio diante de uma crise.

 

Os negócios online fazem parte de uma realidade que veio para facilitar a vida, tanto dos empreendedores quanto dos consumidores. Comprar e contratar online, sem sair de casa, é bastante cômodo. Mas para acontecer é preciso que o empreendedor e suas equipes façam a sua parte.

 

Para continuar por dentro do universo dos negócios online, teste a HeroSpark gratuitamente!

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *