Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

O Google Discovery, também conhecido como Google Discover, é uma plataforma de pesquisa que apresenta as tendências do momento por meio de notícias e tópicos que o algoritmo acredita que você se interessa. Já para as empresas, representa uma possibilidade nova e muito eficaz de fazer marketing digital. A seguir, explicaremos como você pode tirar proveito dessa ferramenta. Confira!

Antigo Google Feed

 

O Google anunciou em 2018 que faria várias mudanças no seu app e no buscador para Android, entre as quais estava a remodelação do Google Feed (também conhecido anteriormente como Google Now). A ferramenta foi renomeada para Google Discovery e passou a permitir mais interações, além dos tradicionais links, vídeos e outros componentes gráficos. Com a reformulação, tornou-se visível dentro do app Google para Android.

O que é o Google Discovery?

 

O Google Discover é como um grande feed de notícias atualizado pelo próprio Google. É possível acessá-lo através do app da plataforma ou ao deslizar para esquerda na tela inicial de alguns dispositivos Android.

No Google Discovery aparecem cards com conteúdos interessantes para você, antes mesmo de realizar uma busca. Além disso, aparecem no YouTube e no Gmail. O usuário também pode seguir alguns tópicos de pesquisa sinalizando que deseja receber atualizações sobre algum assunto específico.

Como o Google Discovery funciona? 

 

Os cards são individualizados. Sendo assim, os que aparecem para você, muito provavelmente não aparecerão para mim ou para o seu amigo. Isso acontece porque o Google Discovery se utiliza do seu próprio algoritmo para indicar os conteúdos mais relevantes para cada usuário, baseado nas interações feitas pela pessoa anteriormente. Isso é possível devido ao histórico de pesquisas e outros dados que o buscador armazena.

 

Feed de Notícias do Google Discovery

O feed de notícias Google tem um alcance maior e traz bons frutos para seu negócio | Foto: unsplash.com

Como as empresas usam o Google Discovery?

 

O Google Discovery oferece inúmeras oportunidades para empresas por meio do uso da plataforma, dentre as quais podemos pensar: aumento de acessos ao site, geração de leads, impulsionamento vendas e branding.

 

Como o Google Discovery filtra o conteúdo que aparece no feed da plataforma de acordo com as preferências do usuário, aproveitar-se dela como uma opção para fazer marketing é muito interessante. Se seu conteúdo apareceu para alguém, muito provavelmente o usuário pesquisou ou estava interessado por algo relacionado ao seu negócio.

 

Justamente por isso se utilizar de marketing no Google Discovery é tão eficaz. Existem muitas chances de o usuário estar interessado na solução oferecida pela sua empresa. Também é possível fazer remarketing. O usuário que acessou seu site pode receber atualizações de cards do seu conteúdo ou material relacionado a ele e, dessa forma, lembrá-lo que a sua marca tem a solução para seu problema.

67 headlines para páginas de vendas

O usuário tem voz

 

O feed de notícias do Google Discovery funciona quase como o feed de uma rede social, permitindo interações entre a plataforma e o usuário. Se em uma pesquisa tradicional o Google apenas apresenta os conteúdos que acha mais relevantes sobre o termo pesquisado, no Discovery apresenta (antecipadamente a uma pesquisa) os conteúdos e ainda oferece a opção do usuário dizer se aquilo é realmente relevante, dando maior clareza de onde ele se encaixa no funil de vendas. A pessoa pode dizer se deseja receber mais conteúdos similares ou não, assim aprimorando ainda mais o filtro já eficiente do algoritmo do Google.

Caso tenha dúvidas sobre o que é funil de vendas, veja este vídeo: 

 

Como aparecer no Google Discovery?   

 

Depois de ver quantas vantagens a plataforma pode oferecer para um marketing digital eficiente, com certeza você está se fazendo a pergunta acima. Como minha empresa pode aparecer no Google Discovery?

O Google Adwords oferece a opção de criar campanhas para aparecer no buscador e conseguir obter mais acessos através da plataforma. Mas é importante falar que para aparecer, seus conteúdos precisam estar otimizados às exigências da plataforma. Então vamos dar algumas dicas para que você consiga utilizá-los. Veja!

Foque no mobile 

O Google Discovery é uma ferramenta voltada para o público mobile e por isso o algoritmo dá preferência por mostrar links que sejam mobile friendly (otimizados para o acesso em dispositivos móveis). Então, adapte seu site para o ambiente mobile, evite flash e pop-ups, foque em um design mais responsivo e prático. 

Crie um conteúdo de qualidade 

Esse é um ponto crucial para qualquer estratégia baseada em marketing de conteúdo. Criar um conteúdo de qualidade relevante e capaz de prender quem acessa é importantíssimo para o bom aproveitamento da estratégia. Seu conteúdo precisa atender às expectativas do usuário que o acessou. Então, planeje-se. Estude sobre sua persona e como você pode oferecer soluções. Mostre profissionalismo no conteúdo, utilize a linguagem certa e sem erros de língua portuguesa. Além disso, aproveite a técnica de SEO no conteúdo para aumentar suas chances de aparição no feed do Google Discovery.

Utilize imagens 

Os cards do Discovery sempre contam com uma imagem, então é necessário utilizar alguma para ilustrar seu conteúdo. A escolha da imagem deve ser bem feita, pois será um dos atrativos (às vezes, o maior) para que o usuário acesse seu conteúdo. Também cabe ressaltar que o Google prefere imagens em alta qualidade, com uma resolução mínima de 1200 X 700 pixels.

Publique constantemente 

O Google Discovery prefere mostrar conteúdos publicados constantemente. Em geral, no mesmo dia ou na mesma semana da busca. Não quer dizer que não possam aparecer cards antigos que também sejam relevantes para o perfil de interesse do usuário, mas é sempre preferível ao algoritmo cards mais recentes. Por isso é importante ter um calendário editorial para controlar a periodicidade de publicações de seu site ou blog. Atualize constantemente seu site com conteúdos relevantes.

Produza vídeos

O Google Discovery também mostra no feed vídeos publicados em canais do YouTube. O algoritmo vem buscando cada vez mais por audiovisual no feed, pois o vídeo é um gatilho visual muito mais intenso que uma imagem para um usuário que navega pela rede. Então, desbravar o YouTube e produzir conteúdo nesta plataforma deve estar no seu radar, já que vídeos costumam atrair mais interações com seu conteúdo.

Siga as políticas de conteúdo 

O Google Discovery recomenda o cumprimento com as políticas de conteúdo do Google Notícias, como maneira de passar mais confiabilidade ao usuário. Várias são recomendações, dentre as quais: sua página não pode ter mais anúncio que conteúdo nem infringir as leis de direitos autorais, tão pouco propagar discursos de ódio ou fake news, além de material sexualmente explícito ou com cenas de violência. Então, é sempre bom analisar se seu conteúdo descumpre alguma dessas recomendações.

 

O que achou das dicas sobre o Google Discover para o seu negócio? Quer aprender mais sobre empreendedorismo digital? Conheça o SparkStart. O curso é pensado para te ajudar a tirar os seus projetos do papel! 

 

pesquisa panorama dos negócios digitais