O que é Landing Page?

O termo “landing page”, em tradução livre, significa página de aterrissagem. São páginas para preenchimentos de dados que servem para conversão de leads. Você pode implementar uma LP na home de um site ou blog, por exemplo, se possuírem um bom número de visitantes.
As páginas de aterrissagem são usadas para, além de divulgar um produto/serviço, captar dados relevantes de possíveis clientes. Por exemplo, você pode usar uma LP para disponibilizar um e-book gratuito e, em troca, colher o e-mail e telefone de quem baixar esse e-book.
Com esses dados adquiridos, você consegue ter um panorama do tipo de pessoa que se interessa pela sua empresa, obtém uma base para estudar formas de atingir esse público em específico, além de poder entrar em contato com o lead e criar uma relação mais próxima com ele.
A princípio, você pode não acreditar que as landing pages sejam capazes de gerar tanto resultado. Mas entendendo sobre os elementos utilizados na estruturação de uma landing page, é possível perceber os motivos desse método ser tão eficiente.
Elementos de uma LP
Agora que você já sabe o que é uma landing page, está hora de ficar de olhos em elementos fundamentais que não podem faltar em uma LP de sucesso. Dentre os principais, podemos citar:
- Título (uma headline chamativa);
- Formulário para submissão de dados;
- Identidade visual do seu negócio;
- Call-To-Action (CTA);
- Conteúdo persuasivo;
- Não coloque links de saída.
Além de saber o que é uma landing page, fique de olho nos tipos de LP mais comuns no mercado digital. São eles:
- Página de captura;
- Página de confirmação pendente;
- Checkout ou página de vendas;
- Thank you page.
Tópicos que podem ser úteis
- Landing Page: como criar páginas que convertem?
- Landing page grátis funciona de verdade?
- Como criar LP que converte visitantes em leads de verdade?
Como criar uma Landing Page grátis?
Veja também o vídeo que preparamos, ensinando como você pode criar uma landing page de graça: