O que é programa de afiliados e como escolher o melhor

programa de afiliados
Você quer começar a trabalhar como afiliados mas não sabe escolher um bom programa de afiliados? Este artigo é para você, confere aqui.
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Na internet, há diversas maneiras de ganhar dinheiro. Você pode, por exemplo, promover o seu negócio nas redes sociais, pode se tornar um produtor de conteúdo ou pode trabalhar em um programa de afiliados

Não sabe o que é um programa de afiliados? Então se liga que este artigo é para você. 

Descubra conosco tudo sobre o assunto e comece agora mesmo a considerar essa incrível solução para faturar alto no meio digital. 

O que é um programa de afiliados?

Os programas de afiliados são plataformas responsáveis por fazer a ponte entre produtores e afiliados. Elas se encarregam de hospedar os produtos disponibilizados por quem os produz e possibilitar que pessoas se afiliem a esses produtos e os divulguem.

Há relatos de que o primeiro programa de afiliados surgiu em 1996, quando a Amazon criou o Amazon Associates. A gigante americana viu no meio digital uma oportunidade de aumentar as vendas de seus eletrônicos e, como podemos ver hoje, acertou em cheio!

Talvez, em um primeiro momento, você ache que o termo “programa de afiliados” seja algo muito inovador ou distante da sua realidade. Porém, diversas empresas consagradas no mercado brasileiro e, até mesmo, mundial têm programas de afiliados. É possível citar a Magazine Luiza, que é uma empresa que também possui lojas físicas.

Tem também a Netshoes, que atua no Brasil, Argentina e México. A empresa, focada em esportes, já teve lojas físicas, mas hoje em dia atua 100% no meio digital e tem um excelente programa de afiliados.

Por isso, vale dizer que os programas de afiliados vêm crescendo de forma exponencial no Brasil. Os maiores motivos são a possibilidade de criar um negócio altamente lucrativo com um baixo investimento e de se tratar de uma atividade legalizada no nosso país. 

Várias pessoas estão enxergando no marketing de afiliados uma possibilidade de saírem de seus empregos monótonos e criarem a sua própria empresa. 

Ao escolher uma boa plataforma para trabalhar é preciso se atentar a alguns pontos, como:

  • Quais são os produtos oferecidos;
  • Quais os tipos de comissionamento;
  • Que tipo de suporte é dado aos afiliados; 
  • Saber se a plataforma é idônea, uma vez que algumas plataformas são conhecidas por não honrarem seus pagamentos e deixarem seus afiliados na mão.

Produtos oferecidos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é possível apenas se afiliar a produtos digitais. Embora existam plataformas que têm apenas infoprodutos em seu catálogo, há também aquelas que vendem produtos físicos.

Plataformas como Monetizze e Eduzz oferecem tanto infoprodutos quanto produtos físicos. E também existem plataformas que trabalham exclusivamente com produtos físicos, como a novíssima BRAIP.

E ainda existem as plataformas que oferecem serviços. A HostGator, empresa que trabalha com hospedagem de sites, tem um programa de afiliados. A grande vantagem de trabalhar com serviços é a possibilidade de ganhar comissões de forma recorrente. Isso porque as comissões são pagas mensalmente enquanto o cliente usar os serviços vendidos.

Os produtos oferecidos por cada plataforma são fundamentais na hora de escolher em qual delas atuar. Em primeiro lugar, o produto deve fazer sentido no seu nicho de atuação. Lembre-se que, para gerar conversões, o produto precisa ser útil para a sua audiência.

Outro fator importante é a qualidade dos produtos oferecidos. Opte sempre por trabalhar divulgando artigos de produtores conhecidos por realizar um trabalho competente. 

Isso porque o marketing de afiliados está dentro do marketing de conteúdo, onde o principal, como o nome já diz, é o conteúdo. Portanto, o cliente precisa sair satisfeito após a realização de uma compra.

Tipos de comissionamento

Em uma definição bem simples, afiliados são pessoas que trabalham divulgando produtos de terceiros e ganham uma comissão por cada venda. Você pode conferir o artigo onde nós falamos tudo sobre o trabalho de um afiliado para ficar por dentro desse mundo.

Cada plataforma trabalha de um jeito: algumas aderem apenas a um tipo de comissionamento, enquanto outras utilizam vários deles. Obviamente, o tipo de comissionamento também vai depender do produto em questão.

Porém, você deve estar se perguntando como os programas de afiliados sabem quem vendeu determinado produto, não é mesmo? 

Assim, saiba que, ao se afiliar a um produto, você receberá um link conhecido como “código de afiliação” e é responsabilidade sua divulgá-lo em suas redes sociais e outras plataformas. Logo, você receberá a comissão de toda compra realizada através desse código.

Os valores da comissão dependem muito de produto para produto. Em geral, infoprodutos costumam ter uma comissão maior.

Porém, você precisa estudar quais são as suas metas e ter em mente onde você quer chegar. Com isso, você poderá decidir se compensa mais ganhar uma comissão de 70% em um e-book de R$65,00 ou 10% em um curso de R$1200,00.

No entanto, nem todas as comissões giram em torno de vendas. Vamos falar sobre os principais tipos de comissionamento e quais as vantagens e desvantagens de cada um deles.

CPV (Custo Por Venda)

São as maiores comissões do mercado, certamente. E, justamente por esse motivo, acaba sendo o meio mais utilizado para pagamento. 

Aqui o afiliado só ganha sua comissão após concluir a venda. As comissões variam de acordo com o produto e plataforma, mas muitas delas chegam perto dos 50%.

O método de CPV é o utilizado pelo programa de associados da Amazon. Nele, as comissões podem variar de 3 a 7%. No entanto, a empresa americana trabalha com o sistema de vendas relacionadas, ou seja, se o cliente comprar outros produtos no site, o afiliado ganha comissão em cima de todos eles.

CPC (Custo Por Clique)

É um dos métodos mais antigos usados na internet. Aqui os afiliados não dependem de concluir a venda, basta que os leads cliquem em seus links patrocinados e/ou banners para receber. Esse tipo de comissionamento é o usado pelo Google AdSense, por exemplo.

A desvantagem do CPC são os valores mais baixos de comissão. Nesse caso, o afiliado depende de uma grande audiência para ter vários cliques e conseguir um bom valor. 

No entanto, ele não depende de finalizar a venda para receber. Caso haja desistência no meio do processo de compra, o afiliado já vai ter recebido sua comissão.

CPA (Custo Por Ação)

As comissões são bem altas e também não dependem da conclusão da venda. O afiliado receberá sua comissão quando alguém clicar em seu link e/ou banner e realizar alguma ação específica dentro do site do produtor, como preencher um formulário ou assinar uma newsletter.

CPI (Custo Por Instalação)

Esse modelo de comissão só começou a se destacar após o surgimento dos smartphones. Nesse tipo de comissionamento, o afiliado recebe toda vez que alguém baixar um aplicativo através de uma indicação sua. 

Quem trabalha com esse método deve ter em mente que trata-se de um modelo focado em tráfego mobile.

CPL (Custo Por Lead)

Esse método é muito utilizado nos negócios B2B, ou seja, negócios entre pessoas jurídicas. O afiliado recebe sua comissão toda vez que gera um lead para a empresa contratante.

Suporte ao afiliado

Certa vez, Bill Hewlett, fundador da HP, disse que “homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o farão”. No marketing de afiliados, o ambiente de trabalho é a plataforma do programa. Logo, é fundamental que ela proporcione um bom suporte para auxiliar o afiliado em suas atividades.

Dependendo do produtor e da plataforma, serão disponibilizados banners para ajudar o afiliado. Além disso, algumas permitem que o afiliado tenha acesso a uma amostra do produto para poder testar e divulgar o mesmo. 

Procure sempre pelas plataformas com os melhores pagamentos. Não preste atenção apenas nas comissões, mas em como e quando os pagamentos são feitos. Algumas plataformas liberam o pagamento no mesmo dia, enquanto que outras demoram até 7 dias úteis para liberá-lo.

5 vantagens em participar de um programa de afiliados

Agora confira algumas vantagens em participar de um programa de afiliados e descubra como pode ser rentável esse negócio!

1. Não precisa ter um produto próprio

Quer coisa melhor do que não precisar de produzir um produto para ganhar dinheiro na internet? Com um programa de afiliados, você vende produtos de terceiros e diminui seus riscos de obter prejuízos. Afinal, não houve nenhum tipo de investimento da sua parte. 

2. Há diversas possibilidades de divulgação

O universo dos programas de afiliados é muito vasto. Você pode encontrar infoprodutos por praticamente todos os nichos de mercado que imaginar. Por isso, trabalhar como afiliado é uma tarefa que pode servir para todo mundo que deseja se aventurar na web.

copy com chat gpt , herocreator

Uma vasta gama de possibilidades implica em diversas formas de lucros. Até porque é fácil diversificar os tipos de produtos digitais com os quais você pode trabalhar sendo afiliado. Basta escolher aqueles que dialoguem com a sua audiência e que casem com o seu perfil.

3. Você pode ser seu próprio patrão

Ao obter sucesso em um programa de afiliados, você simplesmente pode ser dono da sua própria carreira. Imagine fazer seus horários, definir suas metas e medir a sua produtividade! Perfeito, né? 

Então saiba que participar de um programa de afiliados te dá a chance de agir sem supervisão, trabalhando 100% home office e faturando o quanto o seu esforço produzir. 

4. Lucros sem ter que lidar com o cliente

Você sabe que o consumidor é sempre exigente quando o assunto é o seu dinheiro, né? Por isso, o relacionamento com o cliente é muitas vezes desgastante e é preciso de um jogo de cintura para lidar com os problemas do dia a dia na venda de um produto.

No entanto, em um programa de afiliados não existe nenhum estresse quando o assunto é o consumidor. Afinal, toda a responsabilidade sobre o produto é do produtor, ou seja, o autor do produto digital. 

O mesmo acontece com o processamento das vendas realizadas e pagamentos. Eles ficam a cargo da plataforma onde o produto foi vendido. 

Em suma, a única responsabilidade que você tem é consigo mesmo. É só se preocupar com as suas metas e usar toda a sua força de vendas. 

5. Não existe a necessidade de ter um site ou ser expert em internet

Para promover os links dos produtos digitais, não é preciso contar com um site próprio. Isso porque você pode trabalhar com ferramentas diversas, como, por exemplo, as redes sociais e até o e-mail marketing.

Nessa modalidade de negócio, ser expert de informática é mais um bônus do que uma obrigação. É lógico que entender a fundo as ferramentas vai facilitar o seu trabalho, mas se você souber apenas o básico, não terá dificuldades de atuar como um afiliado. 

Com o tempo, vale se especializar para tornar os seus lucros ainda maiores e trazer mais praticidade para o seu dia a dia. Afinal, é sempre bom se aperfeiçoar no trabalho. 

5 dicas para se tornar um afiliado de sucesso

Com certeza deve ter batido aquela vontade de se tornar um afiliado, não é verdade? Nesse caso, confira 5 dicas essenciais para obter sucesso nesse negócio!

1. Pense como um consumidor

Parece uma dica básica, mas ela é essencial para que você comece o seu trabalho de sucesso como afiliado. Afinal, pensar como o seu cliente vai fazer com que você se coloque no lugar dele e entenda todas as suas necessidades. 

Vale dizer que traçar a sua persona é uma ótima maneira de entender que necessidades são essas. Assim, você conhece tanto as dores quanto as ambições do seu público e as usa a seu favor como uma estratégia de convencimento, garantindo mais vendas.

2. Utilize o poder do vídeo

O YouTube é o segundo maior buscador da internet, ficando atrás apenas do Google. Sendo assim, se você se divulga na plataforma líder em buscas, então por que não está no maior portal de compartilhamento de vídeos?

A internet está cada vez mais audiovisual e isso faz com que as pessoas procurem conteúdos em vídeos quando têm dúvidas sobre produtos ou serviços. Assim, você pode ser encontrado nessa pesquisa. 

Portanto, crie um canal no YouTube e produza vídeos reviews sobre seus produtos digitais. Atente-se apenas com as qualidades das suas produções, pensando no áudio, na iluminação e no seu discurso. Lembre-se que não precisa ser profissional no assunto, basta ter capricho.

3. Trabalhe sua autoridade 

Um bom afiliado sabe fazer o seu nome. Para isso, ele encontra diversas maneiras de se relacionar tanto com o seu público quanto com o seu nicho de mercado. 

Assim, você pode participar de grupos no Telegram e/ou no Facebook, interagir com as pessoas e fazer novas conexões. Conforme você se relaciona na internet, mais pessoas vão te conhecendo. 

Construir autoridade é uma junção de produção de conteúdo de valor e relacionamento. Por isso, imagine-se sempre fazendo networking e assim você conseguirá o respeito que precisa para se tornar uma excelente opção para quem deseja comprar um produto digital. 

4. Conte com uma newsletter

Uma newsletter também é uma ótima maneira de se relacionar com a sua audiência: agora, seus leads. Afinal, seu público foi convertido em oportunidades de negócios e está cada vez mais próximo de comprar de você. 

Por isso, saiba que há diversas maneiras de trabalhar sua newsletter. Você pode compartilhar novas informações sobre o seu produto digital ou até mesmo falar um pouco sobre o tema de maneira mais descontraída. 

Mas nunca se esqueça de colocar o link de afiliados ao final da newsletter para que os seus leads possam comprar o seu infoproduto, hein!

5. Arrisque-se sem medo

Trabalhar na internet requer coragem e força de vontade. Não há fórmula para o sucesso além da sua perseverança em fazer o seu trabalho dar certo. Por isso, não tenha medo de arriscar!

O mercado de afiliados é imenso e há espaço para todo mundo, inclusive para você. Por isso, monte sua loja virtual para ganhar dinheiro na internet bem do jeito que você sempre imaginou. 

Seja um afiliado HeroSpark

Aqui, na HeroSpark, temos um programa de afiliados quentíssimo! Trabalhamos com o melhor portfólio de cursos online e tratamos nossos afiliados com carinho. Além disso, nossos produtores disponibilizam ótimos valores de comissões.

Só para você ter uma pequena noção do trabalho que os nossos heróis realizam, vejam os números abaixo:

  • Mais de 140 mil cursos criados;
  • Mais de 621 mil certificados emitidos;
  • Quase 90 milhões de reais em cursos vendidos.

Os números são impressionantes, não é mesmo? Além disso tudo, os nossos afiliados têm incríveis condições de trabalho e um suporte de dar inveja na concorrência. Veja as vantagens de ser um afiliado HeroSpark:

Excelentes comissões

Trabalhamos com o método de comissão por venda (CPV) e, a cada venda, o afiliado pode ganhar uma comissão de até 50% do valor total do curso

Além disso, temos um avançado sistema de controle que garante aos afiliados que o seu pagamento seja feito de forma correta e em pouco tempo.

Materiais de apoio

Os nossos produtores disponibilizam materiais de apoio com dicas para auxiliar na divulgação de seus cursos. 

Cada material conta com diversas palavras-chave e copys de acordo com a especificidade de cada curso.

Cursos raros

Nosso portfólio de cursos conta com os melhores disponíveis no mercado! Trabalhamos com um alto controle de qualidade e só deixamos disponíveis cursos que agreguem valor aos alunos. 

Além disso, são cursos em nichos pouco explorados, ou seja, uma verdadeira mina de ouro.

Saiba que na HeroSpark trabalhamos apenas com cursos de qualidade. Logo, todos os nossos produtores passam por um processo. 

Focamos em cursos bem organizados pedagogicamente e com alta qualidade de som e vídeo. Dessa forma, garantimos aos nossos clientes que estão fazendo uma boa compra.

Além disso, todos os cursos têm uma oferta de demanda validada. Ou seja, são cursos procurados pelos consumidores e que têm potencial de vendas.

Relação plataforma-afiliado

Tratamos os nossos afiliados como amigos, esse é o nosso diferencial. Temos um suporte preparado para sanar suas demandas em tempo recorde.

E, para complementar, nossos afiliados têm participação em uma rede exclusiva de produtores e afiliados com capacitação periódica. Dessa forma, estarão sempre atualizados das novidades para manterem suas vendas sempre em alta.

Canal aberto

Disponibilizamos pesquisas de satisfação para os nossos afiliados, além de uma coleta de feedbacks trimestrais. Sendo assim, temos um canal aberto com a nossa rede de afiliados para que eles possam colaborar com o crescimento do nosso programa.

Estude e veja quais programas de afiliados mais se encaixam ao seu tipo de negócio e como eles podem te ajudar a vender mais. 

Sendo assim, não deixe de conhecer agora mesmo o programa de afiliados da HeroSpark e utilizá-lo para conquistar a sua independência financeira!

Banner_blog_herospark
12 comments
  1. Tenho estudado em um curso de marketing de afiliados e tenho gostado de aprender esta nova profissão. Obrigada pela oportunidade que a heros park nos dá.

  2. Quando escolho um programa de afiliados sempre levo em conta o percentual de comissão e claro se o histórico de pagamentos é bom.
    Aproveito para sugerir o programa de afiliados Bomdemarca que paga 25% de comissão de forma recorrente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *