empreender com a herospark

Você já pensou em prever qual será o faturamento da sua empresa durante um determinado período? Obter controle sobre a receita mensal da empresa é o sonho de qualquer empreendedor. E a receita recorrente pode ajudá-lo a alcançar, pois ela permite que ele fique imune às oscilações do mercado.

Esse tipo de receita pode ser o caminho que você precisava para adquirir controle sobre o orçamento da sua empresa. Este modelo de negócios também proporciona maior rentabilidade e escalabilidade do negócio. 

Entenda, neste artigo, o que é receita recorrente, como funciona e como implementá-la em seu negócio. Ao finalizar este guia completo, você será capaz de dar os primeiros passos e colocar em prática essa solução em sua empresa. Por isso, continue conosco!

 

O que é receita recorrente?

A receita recorrente consiste na venda de um produto ou serviço pagos de forma determinada previamente pelo cliente. Na forma de clubes de assinatura, por exemplo.

Uma das suas principais vantagens é gerar lucro de forma previsível, já que a pessoa pagará um valor todos os meses pelos serviços.

Esse tipo de receita já é utilizado em plataformas de streamings, redes de supermercados, empresas de cursos online, entre outros.

Dado o seu crescimento, a receita recorrente é um investimento promissor, principalmente ao considerarmos o avanço da tecnologia dos últimos anos. 

 

Como funciona o modelo de receita recorrente

Este modelo de negócio, além de ser uma garantia de faturamento fixo para as empresas, proporciona inúmeras facilidades aos clientes.

Geralmente, ele é pautado por um serviço ou produto ofertado em forma de assinatura, mensalidade ou plano aos clientes interessados em comprar com frequência na empresa.

Desse modo, você faz vendas recorrentes, já que os mesmos clientes contribuem diversas vezes para o seu faturamento. Ele pode cancelar quando quiser, ou conforme estipulado em contrato.

O método mais comum para concluir a compra é por cartão de crédito. 

 

5 vantagens de adotar um negócio de modelo recorrente

A receita recorrente está presente muito está presente em nosso cotidiano, porém poucas pessoas se dão conta de que já estão envolvidas neste modelo.

Agora que você já sabe o que é receita recorrente, vamos listar 5 vantagens em investir neste modelo.

 

1. Estabilidade e segurança 

Chegar ao final do mês ou de semestre e saber exatamente quanto irá faturar tem sido o objetivo de muitos empreendedores. As flutuações da economia levam muitos negócios a terem picos de lucro e prejuízos.

No cenário de uma economia instável, o ideal é desenvolver estratégias a fim de amenizar os prejuízos.

É, neste ponto, que a receita recorrente poderá ajudá-lo. Ao implementar esse modelo de negócio, você terá maior controle sobre o seu lucro e pode usufruir de maior segurança e estabilidade no mercado. 

 

2. Precisão em futuros investimentos

A receita recorrente permite que o empreendedor controle de modo mais eficiente seu negócio.

Ao desenvolver um modelo de negócio previsível, a probabilidade de optar por investimentos desnecessários diminui. 

Desse modo, ele pode realizar as melhores escolhas para aprimorar seu produto sem depender das variações das vendas tradicionais.

 

3. Possibilidade de crescimento

Através doas vendas recorrentes, é possível planejar a escalabilidade do negócio.

Graças à estabilidade e a precisão nos investimentos, é possível concentrar esforços em otimizações no serviço. 

Além disso, este modelo permite um planejamento financeiro sustentável no longo prazo.

 

4. Fidelização de clientes

Este modelo tem como objetivo fazer uma pessoa realizar diversas compras na empresa. Afinal, o objetivo é que ele continue pagando a assinatura ou mensalidade por bastante tempo.

Ou seja, naturalmente o modelo de negócios de receita recorrente direciona o investidor a investir na relação entre cliente e empresa.

Focando na manutenção da satisfação do consumidor, os negócios recorrentes garantem altas taxas de NPS e estimulam o cliente a manter-se fiel à marca. 

 

5. Economia no CAC (Custo de aquisição por cliente)

O CAC é uma métrica que calcula o investimento médio de uma empresa ao adquirir um cliente.

Na aquisição do modelo de negócio recorrente, o custo de aquisição por cliente consequentemente diminui.

Isto acontece porque os novos clientes são adquiridos progressivamente. 

 

3 exemplos de negócios de receita recorrente

Estas são algumas empresas que dominam o que é receita recorrente e investem com qualidade para atrair novos assinantes para os seus serviços.

 

Netflix

A Netflix se tornou líder mundial de serviços de streaming no mundo, substituindo as extintas videolocadoras.

Desse modo, a empresa revolucionou o mercado de entretenimento ao oferecer um serviço de vídeos sob demanda com um modelo de negócio recorrente por intermédio de uma assinatura mensal. 

O negócio recorrente da Netflix permite que ela invista em melhorar cada vez mais a experiência de seus assinantes. A base deste trabalho é o investimento em produções originais, atualização frequente do catálogo de filmes e séries, e melhorias na experiência dos usuários da plataforma de streaming.

 

Spotify

O Spotify é uma empresa de streaming de música e podcasts fundada em 2008. Aos poucos, foi ganhando espaço no mercado de entretenimento e agora é uma das empresas mais populares e utilizadas do mundo. 

O serviço de receita recorrente empregado pelo Spotify é conhecido como freemium. Basicamente, é um modelo no qual são oferecidos planos gratuitos e pagos. Aliás, a HeroSpark segue este mesmo modelo!

No plano gratuito, o assinante tem recursos limitados, além de interrupções de anúncios.

No plano pago, o assinante possui liberdade em escolher as músicas e podcasts que deseja consumir, pode realizar downloads e não visualiza anúncios.

 

English Live

A receita recorrente já é usada em escolas, cursos e universidades.

A English Live é uma escola de inglês online fundada em 1996 e sua missão é ensinar adultos que possuem uma vida corrida e não têm a possibilidade de se deslocarem para uma escola física. 

Logo, a English Live implementou um modelo de negócio recorrente no qual o aluno paga uma mensalidade e adquire acesso ao ensino de inglês em qualquer lugar do mundo durante 24h por dia.

Assim, a escola tornou-se uma das mais conhecidas escolas de inglês do mundo!

 

Passo a passo para adotar um negócio de modelo recorrente

Adotar um modelo de negócio recorrente não é tão complicado quanto parece!

O importante é identificar em seu produto ou serviço uma oportunidade de execução desse modelo.

Para ajudá-lo, iremos apresentar um passo a passo completo de inserção da receita recorrente em seu negócio. 

 

1. Pesquisa de mercado

Antes de colocar em prática este modelo de negócio, é preciso entender como está o seu mercado de atuação. Para isso, você pode realizar uma pesquisa de mercado

Essa etapa irá auxiliá-lo a entender os padrões de compra na hora de precificar, conhecer o comportamento do seu público e identificar quais são os seus produtos ou serviços de maior demanda mensal, assim como os produtos dos seus concorrentes. 

Por intermédio dessa pesquisa, você conseguirá ter uma boa ideia de como agir nas próximas etapas do processo. 

 

2. Planejamento

O segundo passo para implementar a receita recorrente em seu negócio é iniciar um planejamento estratégico. No planejamento, é interessante inserir:

  • Objetivos do negócio recorrente;
  • Definição dos principais indicadores, que costumam ser o CAC (Custo de aquisição por cliente), o montante de receita adquirido pelo cliente desde a contratação até o cancelamento (LTV – Lifetime Value) e a taxa de cancelamento (Churn Rate);
  • Produto ou serviço ofertado; 
  • Precificação;
  • Metas e Projeções.

 

3. Estruturação de um pós-venda 

Como percebemos, a retenção de clientes é uma parte essencial da receita recorrente. Por isso, ter boas práticas de pós-vendas é essencial para garantir a fidelização. 

 

4. Invista em tecnologia 

Para ter sucesso na aquisição da receita recorrente, você precisa de uma boa gestão, otimização da administração financeira e cobrança automática de clientes. 

Dessa maneira, a escolha de uma plataforma intuitiva e completa é crucial para auxiliá-lo nessas questões. Atualmente, você tem à disposição plataformas como a HeroSpark, na qual é possível hospedar seu produto e realizar toda a gestão necessária depois da criação. 

Por meio da ativação da funcionalidade de assinatura, você poderá implementar de forma rápida e fácil a receita recorrente em seu negócio. Além disso, terá todo o suporte que precisa, caso precise de ajuda durante esse processo. 

Gostou desse modelo de negócio? Você pode colocar em prática quando quiser em nossa plataforma, basta criar uma conta e publicar seu produto por assinatura gratuitamente.

Aproveite que você já sabe o que é receita recorrente para inseri-la em seu negócio e alcançar o sucesso!

 

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *