Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é um webinar e como fazer um de sucesso?

o que é webinar

Um webinar é um evento online em vídeo, que pode ser ao vivo ou gravado, onde você pode compartilhar conteúdos digitais para uma determinada audiência.

 

É como se fosse uma palestra ao vivo onde você convida o seu público para participar com você, fixando um assunto antes, é claro.

 

O que é um webinar?

 

O webinar nada mais é que uma conferência online através da internet, podendo ser feita em diversas plataforma digitais, como é o caso do SparkFunnels.

 

O webinar é uma forma de não só criar os conteúdos em vídeo, mas permite que dentro da sua casa ou dentro do seu espaço você a possibilidade de transmitir ao vivo conteúdos nesse formato.

 

Cada vez mais, estão sendo facilitados pelas plataformas de um jeito que você consiga transmitir informação em tempo real, através de vídeos, através de uma plataforma ou múltiplas plataformas com conteúdo ao vivo.

 

É uma ferramenta onde você tem na palma da mão podendo utilizar apenas o celular.

 

A questão é como usar no seu negócio. O webinar tem a visão da interação com o público diferente da sua TV, que tem ainda uma barreira de interação.

 

Na verdade não é uma estratégia nova, muitas empresas já utilizam para transmitir conhecimento para a audiência.

 

Pode existir uma sequência que faça com que o seu webinar tenha muito mais sucesso. A primeira coisa fundamental é saber para que serve um webinar.

 

Para que serve um webinar

 

O webinar tem algumas funções, várias, mas a principal delas, e a que mais é utilizada é a de fazer uma oferta.

 

Existem outros usos, como criar um engajamento com seu público, aquecer o público antes de fazer uma venda, ou um “tira-dúvidas” para fazer um levantamento de um possível produto, entre outros.

 

No entanto, o que mais é utilizado realmente é fazer a oferta de um produto.

 

Existe a possibilidade de fazer um webinar replay, onde você faz uma palestra ao vivo sobre determinada finalidade, e depois pode utilizar para manter a oferta como estratégia de venda.

 

Como fazer um webinar

 

Existem diversas formas de fazer um webinar. A mais indicada aqui é usar a plataforma do SparkFunnels para ofertar o seu webinar gratuitamente. Saiba mais sobre a ferramenta no vídeo a seguir:

 


Existem algumas soluções pagas no mercado, mas o valor geralmente é muito alto e acaba não valendo muito a pena.

 

Como transmitir um webinar

 

A divulgação é essencial neste processo. Você pode fazer uso de Facebook, pode postar no Twitter, Instagram, você pode enviar um email marketing para sua lista de emails ou até mesmo deixar um banner dentro do seu site para as pessoas se cadastrarem.

 

Você pode usar vários formatos diferentes e pessoas diferentes. Se você tiver algum programa de afiliados também pode chamar os afiliados para divulgarem seu webinar. Caso gere alguma venda através do link, a pessoa poderia receber algum valor de comissão.

 

É interessante também você criar uma sequência de vídeos de agradecimentos das pessoas que assistiram e tiveram benefícios da sua conferencia.

 

Ou você pode gravar um vídeo pedindo para que uma pessoa compartilhe uma dúvida que ela tenha. Isso irá permitir que você tenha uma comunicação com o telespectadores.

 

Como criar um webinar de sucesso?

 

Webinar nada mais é do que a junção da palavra web com a palavra seminário. Logo, você vai fazer um seminário online. Da mesma forma como você faria numa estrutura física e de repente numa sala de hotel ou um centro de convenções.

 

Mas você traz esses seminários no ambiente online, logicamente você vai conseguir alcançar mais pessoas do que você conseguiria numa com sala.

 

o que é webinar em ação. Tela de conteúdo

 

 

O webinar é rápido e prático, porque se você for preparar uma estrutura para lançar um produto quando sair de lançamento. Se for através de uma vídeo gravado demanda um pouco mais de tempo de preparação.

 

Roteiro

Você vai ter que roteirizar os seus vídeos, gravar esses vídeos digitais. E se você for ler um roteiro na hora da gravação, você provavelmente irá gravar mais de uma vez.

 

Isso é uma coisa que as pessoas não gostam e não tem tanta familiaridade, por que ficam inseguras e exigem delas uma preparação muito maior.

 

No caso dos webinários, basta você ter um celular, um notebook ou o computador, uma conexão com a internet e já preparar uma conteúdo digital muito mais prático é rápido.

 

Basta você ter um software de apresentação e gerar um ótimo faturamento.

 

Os resultados de um webinar representa muitos dias de vendas normais, e o mais legal de fazer webinário é que muitas pessoas vão comprar ali no mesmo dia. Inclusive é aconselhável você colocar alguma escassez ou alguma urgência para que as pessoas  sintam a necessidade de comprar ali na hora.

 

Dicas práticas para um webinar

 

Oferecer algum bônus ou alguma alguma premiação, vai incentivar a pessoa realmente efetuar a compra na hora.

 

Mas se alguns clientes não quiserem comprar na hora, porque talvez prefiram emitir um boleto ou  entrar em contato com o suporte para se sentir mais confortável, ainda assim o webinar pode trazer benefícios.

 

Isso porque tudo que você falar na vídeo conferência deve estar de acordo com o que o suporte falará a ela, trazendo ainda mais credibilidade a você a sua empresa.

 

Tendo um computador e é claro uma conexão com a internet, para você fazer um webinar. Uma dica interessante é utilizar um software gratuito. Isso porque assim você mostra as pessoas que elas conseguem com ferramentas gratuitas fazerem seus próprios webinários e garantir um engajamento de sucesso.

 

Filmagem

Para dar um profissionalismo maior a sua transmissão, uma coisa importante é a câmera ou webcam. Você pode usar webcam do seu próprio computador ou do seu notebook, ou celular, mas o ideal é que sejam boas câmeras.

 

Além disso, o microfone também deve ser de qualidade para que o seu som som saia com qualidade e as pessoas possam te entender bem.

 

Youtube

Você pode hospedar a conferência também no YouTube ao passar o link para as pessoas avisando sobre o webinário, de forma gratuita. No YouTube você consegue conversar com as pessoas que estão assistindo.

 

Basicamente são esses detalhe que é necessário de atentar para que você consiga fazer um webinar de sucesso.

 

Até a próxima!

 

 

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …