O que é um webinar e como fazer um de sucesso?

o que é webinar
Extensão plano basic

Um webinar é um evento online em vídeo, no qual você pode compartilhar conhecimento e conteúdos digitais para uma determinada audiência.

É como se fosse uma palestra ao vivo, em que você convida o seu público para participar com você, fixando um assunto antes, é claro.

O que é um webinar?

O webinar nada mais é que uma conferência online através da internet, podendo ser feita em diversas plataforma digitais, como é o caso da HeroSpark.

O webinar é uma forma de não só criar os conteúdos em vídeo, mas permite que dentro da sua casa ou dentro do seu espaço você a possibilidade de transmitir ao vivo conteúdos nesse formato.

Cada vez mais, estão sendo facilitados pelas plataformas de um jeito que você consiga transmitir informação em tempo real, através de vídeos, através de uma plataforma ou múltiplas plataformas com conteúdo ao vivo.

É uma ferramenta onde você tem na palma da mão podendo utilizar apenas o celular.

A questão é como usar no seu negócio. O webinar tem a visão da interação com o público diferente da sua TV, que tem ainda uma barreira de interação.

Na verdade não é uma estratégia nova, muitas empresas já utilizam para transmitir conhecimento para a audiência.

Pode existir uma sequência que faça com que o seu webinar tenha muito mais sucesso. A primeira coisa fundamental é saber para que serve um webinar.

Para que serve um webinar?

O webinar tem algumas funções, várias, mas a principal delas, e a que mais é utilizada é a de fazer uma oferta.

Existem outros usos, como criar um engajamento com seu público, aquecer o público antes de fazer uma venda, ou um “tira-dúvidas” para fazer um levantamento de um possível produto, entre outros.

No entanto, o que mais é utilizado realmente é fazer a oferta de um produto.

Existe a possibilidade de fazer um webinar replay, onde você faz uma palestra ao vivo sobre determinada finalidade, e depois pode utilizar para manter a oferta como estratégia de venda.

Geralmente, o webinar é gratuito para os participantes, a menos que faça parte de alguma mentoria ou consultoria.

Como fazer um webinar?

Existem diversas formas de como fazer um webinar. A mais indicada aqui é usar a plataforma da HeroSpark para ofertar o seu webinar gratuitamente. Saiba mais sobre a ferramenta no vídeo a seguir:

Existem algumas soluções pagas no mercado, mas o valor geralmente é muito alto e acaba não valendo muito a pena.

Como transmitir um webinar?

A divulgação é essencial neste processo. Você pode fazer uso de Facebook, pode postar no Twitter, Instagram, você pode enviar um e-mail marketing para sua lista de e-mails ou até mesmo deixar um banner dentro do seu site para as pessoas se cadastrarem.

Você pode usar vários formatos diferentes e pessoas diferentes. Se você tiver algum programa de afiliados também pode chamar os afiliados para divulgarem seu webinar. Caso gere alguma venda através do link, a pessoa poderia receber algum valor de comissão.

É interessante também você criar uma sequência de vídeos de agradecimentos das pessoas que assistiram e tiveram benefícios da sua conferencia.

Ou você pode gravar um vídeo pedindo para que uma pessoa compartilhe uma dúvida que ela tenha. Isso irá permitir que você tenha uma comunicação com o telespectadores.

Como criar um webinar de sucesso?

Webinar nada mais é do que a junção da palavra web com a palavra seminário. Logo, você vai fazer um seminário online. Da mesma forma como você faria numa estrutura física e de repente numa sala de hotel ou um centro de convenções.

copy com chat gpt , herocreator

Mas você traz esses seminários no ambiente online, logicamente você vai conseguir alcançar mais pessoas do que você conseguiria numa com sala.

o que é webinar em ação. Tela de conteúdo

O webinar é rápido e prático, porque se você for preparar uma estrutura para lançar um produto quando sair de lançamento. Se for através de uma vídeo gravado demanda um pouco mais de tempo de preparação.

Roteiro

Você vai ter que roteirizar os seus vídeos, gravar esses vídeos digitais. E se você for ler um roteiro na hora da gravação, você provavelmente irá gravar mais de uma vez.

Isso é uma coisa que as pessoas não gostam e não tem tanta familiaridade, por que ficam inseguras e exigem delas uma preparação muito maior.

No caso dos webinários, basta você ter um celular, um notebook ou o computador, uma conexão com a internet e já preparar uma conteúdo digital muito mais prático é rápido.

Basta você ter um software de apresentação e gerar um ótimo faturamento.

Os resultados de um webinar representa muitos dias de vendas normais, e o mais legal de fazer webinário é que muitas pessoas vão comprar ali no mesmo dia. Inclusive é aconselhável você usar gatilhos mentais de escassez ou urgência, para que as pessoas  sintam a necessidade de comprar ali na hora.

Dicas práticas para um webinar

Organize o cenário

É importante pensar onde estará a câmera e o que aparecerá no fundo do seu cenário.

Algumas pessoas optam por deixar estantes ou objetos iluminados. Tem aquelas que preferem um quadro branco e pincel para desenhar suas ideias. 

Organize tudo isso com tempo suficiente antes do seu webinar.

Teste sua internet

O seminário online só acontece se você tiver internet. Por isso, teste sua rede antes da transmissão para evitar que o seu webinar seja interrompido.

Capriche na iluminação

Uma iluminação boa é essencial para manter o público ali. Por isso, abra a câmera e veja se tudo o que precisa aparecer está bem iluminado e com boa qualidade de imagem.

Tenha um teleprompter no celular 

O teleprompter exibe o texto do seu roteiro para facilitar na hora da apresentação. 

Nesse sentido, ter um teleprompter no seu celular pode ajudar você no dia do seu webinar a não se perder nas falas.

Interaja com outros participantes do webinar

O engajamento com os participantes é sempre bem-vindo. Por isso, selecione perguntas que sua audiência fez anteriormente e responda-as, além daquelas que estão sendo enviadas simultaneamente, é claro. 

Leia o chat

Fique de olho no que as pessoas estão falando no chat, se estão prestando atenção ou se estão dispersas com conversas paralelas. 

Chame atenção da audiência quando necessário, responda dúvidas e/ou cite algumas pessoas que estão presentes ali, acompanhando a aula.

Ofereça algum bônus

Um bônus, premiação ou sorteio incentivam as pessoas a realmente comprarem de você quando chegar a hora. Por isso, elabore uma estratégia com bônus para ser apresentada no seu webinar.

Agradeça a presença dos ouvintes

Ao final do seu seminário online, agradeça a todos que participaram e fizeram o evento acontecer.

Basicamente são esses os detalhes necessários para que você consiga fazer um webinar de sucesso. Lembre-se em optar por plataformas que disponibilizam automações e vídeos ao vivo de graça como a HeroSpark. Dessa forma você já tem um caminho a ser trilhado!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *