O que é webinar e como gerar mais leads com ele

o que é webinar
O que é webinar e como alcançar o sucesso usando essa estratégia? Descubra o jeito mais efetivo de usar esse modelo de conteúdo em seu planejamento.
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Você sabe o que é webinar? Pois então, é com enorme prazer que informo que os seus problemas acabaram! Fique neste artigo até o fim e descubra como usar essa estratégia super poderosa de geração de leads. Vem comigo!

Se você está inserido no mundo do empreendedorismo digital, já deve ter percebido que muitas empresas e empreendedores fazem webinars com frequência e, em sua maioria, utilizam-se dessa tática para lançamentos. Por que fazer um webinar é tão efetivo?

Antes de tudo,  vou te contar o que significa webinar. 

O que é webinar?

Webinar é a abreviação de “web based seminar” que, em tradução livre, significa seminário realizado pela internet. Esses seminários podem ter um caráter educacional ou empresarial, dependendo do posicionamento da marca. Em questão de formato, pode ser ao vivo ou gravado.

Essa estratégia é uma excelente fonte de geração de leads, pois estima-se que 80% dos internautas preferem conteúdos em vídeos em relação a conteúdos escritos. Ou seja, se lá nos anos 50 o que reinava era o marketing de venda direta, quando copywriters escreviam cartas de vendas enormes, hoje em dia o cenário é um pouco diferente.

Grandes empreendedores como Erico Rocha e Conrado Adolpho já utilizam lives e webinars em suas estratégias de lançamento, o mesmo acontece com empresas consolidadas no mercado, como a Resultados Digitais.

Se você pensa em ter sucesso nos seus negócios digitais, adotar a estratégia de webinar é o caminho a ser seguido! Com o passar dos anos, a tendência é que a conversão desse formato de conteúdo seja ainda maior. Então não perca tempo…

Agora que você já sabe o que é webinar, o que você precisa para criar um?

 

Como criar um Webinar

Se você deseja criar um webinar e usá-lo para lançar um produto de forma a alavancar suas vendas, deve pensar nos seguintes fatores:

 

1 – Tema e Persona

Você precisa escolher um tema e, obviamente, esse tema deve casar com a persona do seu negócio. Se o seu público é composto por jovens estudantes, por exemplo, talvez fazer um webinar sobre “Como declarar o IR” não faça tanto sentido. Por isso, é importante que você tenha a persona do seu negócio muito clara na sua cabeça e, a partir de então, pensar em um tema.

 

2 – Dia e Horário

Ainda falando sobre a sua persona, depois de definir o tema do webinar é preciso estabelecer o dia e o horário em que o vídeo será gravado. Usando o exemplo de jovens estudantes de novo, considerando que eles estão na escola na parte da manhã, esse seria um péssimo horário para gravar um webinar.

Segundo Gustavo Boyde, Head de Marketing da GoToWebinar, segunda e sexta são os piores dias para transmissões de webinar. Enquanto isso, os melhores estão ligados a ocupação do público-alvo, funcionários de empresas, por exemplos, preferem assistir a webinars quando esses são transmitidos dentro do horário comercial, desde que o assunto agregue valor a sua profissão.

copy com chat gpt , herocreator

 

3 – Roteiro

Citando novamente Gustavo Boyde, o mesmo diz que os webinars com maior taxa de conversão são os que têm duração média de 60 minutos. O que significa que, de acordo com o seu tema, você deve controlar a sua fala de modo que não exceda a 1 hora de duração.

Por isso, dedique um tempo para escrever o roteiro do seu webinar, estabelecer se ele será gravado ou ao vivo. Se for ao vivo, quantas perguntas você poderá responder, quanto tempo os leads terão para perguntar, pensar se haverá ou não apresentação de slides. Enfim, tudo isso deve ser pensado com antecedência para evitar surpresas no dia da gravação.

 

4 – Distribuição

Agora vem uma das principais etapas do seu planejamento: a distribuição. Tendo em mente o que é webinar e como ele é útil para uma estratégia de marketing, é preciso pensar nas melhores formas de distribuir esse conteúdo.

Aqui nessa etapa é preciso que você conheça a sua audiência e saiba os melhores meios de dialogar com ela. Seja através de redes sociais, e-mail marketing, posts em blog ou SMS, o maior número possível de pessoas precisam saber da existência desse webinar.

 

5 – Plataforma de Transmissão

Com o objetivo de transmitir um webinar de qualidade, é preciso escolher uma plataforma capaz de fazer esse serviço. A boa notícia é que existem diversas plataformas que fazem isso de forma gratuita, como Hangouts ou o próprio YouTube.

Também é possível transmitir webinars pelo SparkFunnels, ferramenta criada pela HeroSpark que consegue criar landing page, e-mails, automatizar fluxos e transmitir webinars em apenas um lugar. Além de tudo, a ferramenta tem um plano gratuito.

 

6 – Equipamentos

É fundamental que você certifique-se, com antecedência, se possui todos os equipamentos necessários para a transmissão de um webinar.

Além disso, no dia da transmissão, é importante que você tenha alguém para te auxiliar. Outros fatores fundamentais no dia transmissão são iluminação de qualidade, microfone e internet, pois não seria nada legal se o seu webinar ficasse caindo durante a transmissão.

 

E aí, você está pronto?

Você começou a ler esse texto sem saber o que é webinar e agora, eu aposto, já tem totais condições de criar o seu webinar de sucesso! Ao finalizar a sua transmissão, não esqueça de enviar o conteúdo para as pessoas que não puderam assistir ao vivo.

Qualquer dúvida sobre o assunto, não pense duas vezes em comentar aqui embaixo.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *