Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Pitch de vendas: o que é e como fazer em um negócio digital?

pitch-de-vendas_HeroSpark

Você sabia que existem estratégias e técnicas que podem facilitar o seu processo de vendas? Dentre elas, podemos destacar o pitch de vendas. É uma técnica que ajuda a convencer o lead de que a solução digital que você oferece é ideal para resolver o problema dele.

Para conseguir colocar o pitch em prática é necessário conhecê-lo, bem como entender como ele pode ser feito. Pensando nisso, neste texto separamos as principais informações sobre este assunto.
Assim, você conseguirá usar essa técnica no seu dia a dia para obter sucesso no processo de venda. Diante disso, continue a leitura e confira!

 

O que é pitch de vendas?

 

O pitch de vendas é um discurso curto que visa a apresentar uma ideia ou uma solução a um lead ou a um cliente. Ou seja, é uma apresentação comercial que dura alguns minutos, mas que tem grande influência no momento do fechamento de uma venda.

Ele precisa ser objetivo, coerente e convincente para conseguir alcançar o resultado esperado. Além disso, deve abranger, principalmente, os benefícios que você pode proporcionar por meio dos seus produtos ou serviços digitais.

Essa técnica nasceu no Vale do Silício, pois as startups usavam o “pitch de elevador” para convencer os investidores de que as suas ideias eram rentáveis. Esse momento de interação tinha que ser rápido, já que não havia tempo para ficar horas em uma apresentação mais detalhada.

É importante mencionar que esse discurso pode ser feito pessoalmente, por telefone, por WhatsApp, por videoconferência, por e-mail, entre outros mecanismos de comunicação. Dessa forma, você consegue repassar as suas informações e, ao mesmo tempo, impulsionar o seu lead para caminhar dentro do seu  funil de vendas.

Antes do pitch, o processo de vendas demorava horas ou dias, agora apenas com uma conversa rápida é possível fechar um negócio. Portanto, por meio dele você consegue acelerar o processo e, consequentemente, aumenta o seu faturamento.

Vale destacar que esse discurso pode ser utilizado em vários momentos durante o funil de vendas. Ou seja, ele pode ser usado no primeiro contato do potencial cliente com a marca ou com o infoproduto.

 

Assim como no momento de convencer o lead de que ele precisa da sua solução ou para contornar as objeções de compra ou, ainda, na hora de apresentar a proposta de venda. Diante disso, podemos afirmar que essa técnica é imprescindível para que você tenha sucesso no seu negócio digital.

 

Como fazer um pitch de vendas?

 

Como vimos, o pitch de vendas pode fazer diferença no seu empreendimento online. Por isso, é importante que você conheça o passo a passo para colocar esta técnica em prática. Diante desse contexto, veja como fazer isso, a seguir.

 

Defina o objetivo

O primeiro passo para fazer um pitch de vendas de sucesso é definir o seu objetivo. A partir disso, você consegue construir um discurso matador. Para tanto, pense nos resultados que deseja obter em curto, médio e longo prazo.

Com essa informação em mente, fica mais fácil formatar uma apresentação sucinta e customizada para conquistar os seus objetivos. Por exemplo, se você quer fechar a venda do seu curso online, prepare o seu discurso direcionado para isso.

Dessa forma, é possível conseguir convencer o lead de que ele precisa da sua solução para resolver o seu problema. Assim, a venda acaba acontecendo naturalmente e você terá que fazer uso de argumentos mais agressivos.

 

Estude o seu avatar

 

Você nunca conseguirá obter os resultados esperados nas suas vendas se esquecer de estudar o seu avatar. Por isso, faça pesquisas para entender as principais características, dores, desejos e objeções de compra.

67 headlines para páginas de vendas

Diante disso, é possível ter insumos para desenvolver um discurso personalizado. Além disso, você saberá como agir em caso de imprevistos durante a conversa. Lembre-se de que quanto mais conhecer o público, maior é a probabilidade de fechar uma venda.

Isso porque os argumentos fluíram com mais facilidade, já que você saberá como o lead pode reagir diante de determinada frase. Ademais, não se esqueça de usar a empatia a seu favor. Quando nos colocamos no lugar do outro, fica mais fácil entender as suas reações.

 

Planeje o discurso

 

Agora que você já sabe qual é o seu objetivo e conhece o seu público-alvo, consegue preparar uma apresentação mais customizada para conquistar a confiança do seu lead. Lembre-se de que é por meio dessa conversa que você vai direcionar ele dentro do seu funil de vendas.

Por isso, é importante pensar com antecedência no discurso, já que você terá pouco tempo para falar. Nesse caso, não se esqueça de oferecer soluções personalizadas de acordo com as características e as necessidades do seu cliente.

Para tanto, mostre que você está preparado para resolver os problemas que afligem o dia a dia do seu lead, bem como apresente os principais benefícios da sua ideia ou solução. Além disso, se prepare para quebrar as objeções de compra.

Vale destacar que este discurso não pode ser padronizado. Imagine receber uma ligação ou um e-mail de uma pessoa que parece um robô, isso não seria legal. Então, personalize a abordagem, tenha bons argumentos e não se esqueça de ter empatia. Essas são as chaves para um bom pitch de vendas.

 

Faça o pitch de vendas

 

Chegou o momento de você colocar em prática tudo que planejou. Então, entre em contato com o lead e faça o seu discurso de 3 a 5 minutos ou envie um e-mail. Lembre-se de que ele precisa ser objetivo e convincente.

Diante disso, evite falar de preços, da descrição do produto ou do serviço, entre outros itens mais técnicos. Como vimos no planejamento, é necessário focar nos benefícios que a sua solução pode proporcionar para o lead.

Também é importante se adaptar a disponibilidade do potencial cliente, ou seja, leve em consideração que a pessoa pode não estar com tempo suficiente para conversar naquele momento. Então, use com inteligência os minutos que você tem disponível.

Após finalizar a sua rápida apresentação, não se esqueça de fazer a venda. Para tanto, seja sutil e faça com que o lead perceba que a sua proposta pode ajudar a resolver o problema dele. Assim, a compra acontece naturalmente, sem você precisar forçá-la mencionando constantemente valores e descontos.

 

Podemos concluir que o pitch de vendas é uma técnica muito eficaz e eficiente para acelerar o processo de fechamento de um negócio. Em consequência, você consegue vender seus infoprodutos e, ainda, cria um relacionamento que potencializa a fidelização dos seus clientes.

 

Quer mais dicas para fazer um bom pitch? Veja este vídeo:

 

 

Agora que você já conhece essa ferramenta incrível e aprendeu como colocá-la em prática. Que tal compartilhar com os outros leitores como pretende implementar essa técnica no seu negócio digital? Não se esqueça de deixar sua resposta nos comentários.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …