Plataforma EAD gratuita: como escolher a ideal?

Melhor plataforma ead
Não sabe como escolher uma plataforma ead ideal? Veja neste post.
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Os cursos online certamente são uma ótima oportunidade de negócio digital para investir se você quer ganhar dinheiro utilizando seu conhecimento.

Entre muitos outros fatores a serem ponderados antes de tirar o seu projeto do papel, escolher a plataforma EAD gratuita ideal para seu curso é fundamental para ter sucesso nesse formato de empreendedorismo digital.

Você está entrando no mundo da criação de curso online e ainda não sabe qual é a plataforma ideal para hospedar seu conteúdo? Então, leia este artigo e saiba como escolher.

Crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark e se prepare para impulsionar seus resultados no digital. Seu projeto de educação online no lugar certo, no tempo certo e com a plataforma EAD certa!

Como está o cenário digital?

Antes de aprender sobre as plataformas EAD gratuitas, é importante entender porque o cenário do empreendedorismo digital favorece o Ensino à Distância.

Segundo uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da internet do Brasil, cerca de 81% da população brasileira possui acesso à internet, o que é o equivalente a 152 milhões de pessoas. Outro estudo realizado pela KPMG, organizado pela 3° edição da análise ” Me, my Life, my wallet”,  apontou que 90% dos consumidores estão dispostos a comprar algum tipo de serviço online.

Assim, a confiança neste tipo de consumo só ressalta o quanto as pessoas já conhecem o funcionamento do setor e estão mais propensos a realizarem um curso por meio do método de Ensino a Distância (EAD).

O mercado de cursos online está em grande expansão. De acordo com a pesquisa Coronavírus e Educação Superior: o que pensam os alunos”, realizada pela Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 46% dos estudantes têm interesse no Ead.

Além disso, alguns dados da 11° edição do Mapa do Ensino Superior 2021, divulgados pelo instituto Semesp, mostram um crescimento de 9,8% da educação a distância no primeiro semestre do ano. Esse mercado é um dos mais rentáveis da internet nos dias atuais e está pronto para o empreendedorismo digital.

Para saber mais sobre as tendências do mercado digital, você pode acessar o Panorama de negócios digitais Brasil 2020, feito pela HeroSpark e disponibilizado gratuitamente.

 

O que é uma plataforma EAD?

Uma plataforma EAD nada mais é que um site onde há toda uma infraestrutura criada para você hospedar seu curso online.

Nela, é possível:

  • Enviar as videoaulas;
  • Personalizar o layout;
  • Abrir sessões de comentários; 
  • Entre outras funcionalidades que dependem da plataforma que você escolher.

É o formato mais utilizado para a educação a distância, gerando a comunicação entre alunos, professores e tutores durante o curso.

 

Como funciona uma plataforma EAD gratuita?

Uma plataforma EAD disponibiliza todos os recursos necessários para a hospedagem, gerenciamento e venda de um curso online, seja ele de qualquer segmento.

Para entrar em uma dessas plataformas, basta se cadastrar na qual você escolher, tanto gratuita quanto paga, e personalizar seu curso de acordo com o nicho de mercado e o público-alvo que pretende atingir.

Em alguns casos, é possível usar integradas a outras ferramentas e tecnologias.

 

Como escolher uma plataforma EAD?

Os principais pontos a serem considerados antes de entrar em uma plataforma EAD são:

 

Custo-benefício

Lembre-se sempre que você não pode gastar mais que ganhar. Avalie qual plataforma EAD gratuita possui as funcionalidades que precisa e, se for paga, veja qual encaixa em seu orçamento. Veja se o pagamento é feito por mensalidade ou margem de lucro e, claro, confira a confiabilidade da plataforma.

 

Hospedagem

Existem plataformas que se dizem gratuitas, porém cobram por sua hospedagem. Isso quer dizer que ela pode ser grátis, mas a quantidade de arquivos que você pode adicionar ao curso e o tamanho das videoaulas são limitados.

 

Gerenciamento

Em toda plataforma é essencial que sejam oferecidas ferramentas para que a gestão de cursos seja feita em um só lugar. Isso inclui: 

  • Gestão de matrículas;
  • Aulas online;
  • Relatórios;
  • Informações de pagamento e financeiras;
  • Dentre outras coisas.

Isso facilitará o processo de acompanhamento e administração do curso, além de ser mais seguro do que utilizar um espaço livre e com funcionalidades em outras interfaces externas.

 

Customização

A customização do seu curso deve ser feita de acordo com o segmento escolhido e o público-alvo que deve ser atingido. Uma plataforma com alta personalização cria a identidade própria das suas aulas e o torna facilmente reconhecível.

Possui um ambiente de aprendizagem adequado

Da mesma forma que uma aula agradável depende da sala (se é bem iluminada e se tem uma temperatura amena, por exemplo), o curso online também é condicionado à qualidade do AVA (ambiente virtual de aprendizagem}. 

Se trata da interface pela qual o curso é executado, então detalhes como logo, cores e disposição dos módulos fazem total diferença para o aluno. Da mesma forma, o produtor do curso deve captar dados sobre quando as aulas são assistidas até o final, quais materiais são baixados etc. 

Formato mobile

Atualmente, o notebook já é totalmente substituível por um smartphone. Dados da Agência Brasil revelaram que, em 2018, 98,1% das pessoas já acessavam a internet por meio do celular.

Provavelmente, a maioria de seus alunos optou por assistir suas aulas com esse recurso pela possibilidade de utilizá-lo em qualquer lugar. Portanto, escolha uma plataforma que suporte o formato mobile do seu curso online.

 

Conteúdos diversificados

Dê preferência a uma plataforma onde há a possibilidade de postar outros tipos de conteúdos, além das videoaulas. Um curso online de qualidade, junto com as videoaulas, envia também infoprodutos, ebooks, exercícios complementares, podcasts, além de uma área de membros em que os alunos podem tirar dúvidas.

 

Exclusividade de conteúdos

Se você deseja colocar seu curso em outras plataformas EaD, antes de tudo, descubra se a escolhida pede exclusividade de conteúdo. Existem plataformas que proíbem de compartilhar seu conteúdo em outros lugares. Leia sempre os termos de uso.

copy com chat gpt , herocreator

 

Suporte

Quando acontece alguma falha no sistema, quanto mais o tempo passa sem uma solução, mais o seu curso perde a credibilidade e mais dinheiro você perde. A plataforma ideal precisa resolver problemas técnicos o mais rápido possível, fornecendo uma solução completa para qualquer imprevisto que possa acontecer no seu curso online.

 

Gamificação

A gamificação é uma maneira muito atrativa e dinâmica de aprendizagem. A procura por esse método no qual o aluno recebe pontos e recompensas conforme aprende é muito alta e uma plataforma EAD com essa funcionalidade deve ser considerada.

A gamificação utiliza mecanismos e dinâmicas de jogos com o intuito de engajar e motivar as pessoas a continuarem acompanhando as aulas e conquistando pontos.

 

Experiência do Usuário

Uma plataforma que te ajude a criar um conteúdo de qualidade também precisa sempre levar em conta uma boa experiência do usuário. A gamificação já é uma maneira de fornecer uma experiência mais completa e única, por exemplo.

Por outro lado, possuir uma interface com funcionalidades fáceis de serem administradas e utilizadas de forma fluida e intuitiva também é essencial para que o aproveitamento do próprio curso seja bom.

Uma função de pagamento na própria plataforma, por exemplo, facilita a experiência de quem irá aderir ao seu curso desde antes do início das aulas, passa confiança e ajuda o próprio administrador no controle de dados e finanças.

captação de leads

Possibilita diferentes formatos de conteúdo

Ter vídeos, pdfs e quizzes na plataforma não contribui só para a qualidade da hospedagem do curso em si. O processo de ensino também é favorecido por essa fluidez de formatos.  

Segundo Benjamin Bloom, o aprendizado pode ser disposto em uma pirâmide de eficiência em que o aprendizado menos eficiente é o de recordar (em que o conteúdo é apenas lembrado, como se fosse uma “decoreba de matemática”) e o mais eficiente é o de criar, em que o aluno é capaz de ensinar o conteúdo para outra pessoa, criar algo. Então para alcançar esses objetivos, são necessárias essas abordagens diferentes.

É personalizável o suficiente

A competitividade é crescente, assim, ideias sobre personalização, que vão além de cores e fontes do AVA, podem ser experimentadas como: escala de avaliação para cada aula, inserção de fóruns, incrementação do perfil — com dados sobre interesses e habilidades visíveis ao restante dos alunos, envios de emails a cada conclusão de um módulo, entre outros.

Oferece uma boa gestão online

Uma plataforma de ensino online não é apenas para os alunos, embora eles sejam o público que mais merece atenção. Membros das suas equipes (de vendas, de marketing, de finanças etc.) também a utilizam, por isso vale a pena otimizar seus atributos técnicos como velocidade do tráfego de dados (mesmo com mais de um colaborador ajustando a plataforma ao mesmo tempo) e possibilidade de análise estratégica de dados dos alunos. 

Caprichar nessa parte vai ajudar a ter uma plataforma eficiente, preparada para constante evolução e exemplo de produto digital de confiança feito por você, para que os próximos sejam vendidos sem tanto esforço.

 

Exemplos de plataforma EAD gratuitas

HeroSpark

A HeroSpark é uma plataforma completa criada para o produtor digital. Nela, o produtor dispõe de funcionalidades que são essenciais para o processo de planejamento, execução e divulgação do infoproduto. Além disso, a plataforma possui uma interface amigável e fácil de usar, tornando o processo de hospedagem das aulas mais prático e fornecendo ferramentas para aumentar o alcance do seu curso. 

Algumas funcionalidades da plataforma são:

  • Criação de funis de vendas;
  • Publicação de e-book;
  • Hospedagem de cursos;
  • Criador de landing pages;
  • Automação de e-mails
  • E muito mais!

Veja como é simples publicar um curso online na HeroSpark:

 

EadBox

 A EadBox é uma plataforma completa e intuitiva. Ela é utilizada para treinamentos virtuais, cursos online, controle de marca, entre muitas outras funcionalidades. Atende empresas como Heineken, Electrolux, WiseUp e seu propósito é facilitar o acesso ao ensino por meio de um sistema fácil e simples. Seus diferenciais são:

  • Transmissões ao vivo;
  • Conteúdos diversificados;
  • Versão mobile;
  • Portal de cursos online personalizável;
  • Certificação;
  • Suporte personalizado;
  • Gamificação.

Edools

Um dos maiores nomes no campo de plataformas EAD, a Edools já atendeu empresas como Instituto Embelleze, Resultados Digitais e PlayStation. A plataforma possui mais de 2 milhões de alunos e é 100% customizável. Estas são as suas vantagens:

  • Capacidade de personalização;
  • Sistema de gamificação;
  • Fóruns de discussão para alunos;
  • Suporte personalizado.

Apollo 

A Apollo é uma plataforma com muita facilidade de utilização, tanto para o produtor quanto para o aluno, porém básica no quesito de ferramentas. As suas funcionalidades são:

  • Certificados gerados automaticamente;
  • Entrega de cursos automatizada e programável;
  • Cursos dispostos em um único lugar.

Além disso, ela possibilita que sejam gerados webinários, fóruns interativos e também ajuda no gerenciamento dos comentários, que podem conter dúvidas e apontamentos dos alunos do curso online.

Samba Play

O Samba Play é uma plataforma EAD para produção de conteúdos em vídeo na internet. Estas são algumas de suas vantagens:

  • Responsivo;
  • Totalmente personalizável;
  • Foco em vídeos online;
  • Cobrança através de cartão de crédito;
  • Entrega as aulas de acordo com a velocidade da internet do usuário.

Seu foco em templates variados e na capacidade de personalização é um diferencial, já que o visual de uma marca é de grande importância para construir uma identidade forte na mídia e aumentar a credibilidade do produtor de cursos online.

 EAD Plataforma

 A EAD Plataforma oferece uma experiência de aprendizado simples e intuitiva, de fácil manuseio aos alunos e professores, mas também com funcionalidades básicas. Os seus principais recursos são:

  • Aulas ao vivo;
  • Assinatura com recorrência — o aluno pode fazer vários cursos com uma única assinatura;
  • Certificados;
  • Gestão de alunos;
  • Múltiplos professores.

Plataforma EAD e área de Membros

Uma plataforma EAD é um espaço pago que centraliza toda a organização do curso, onde são disponibilizados os conteúdos, exercícios e avaliações. Ela é responsável por ser o meio de gerir tanto a parte comunicativa quanto a de aprendizado entre docentes e discentes no curso.

Já uma área de membros consiste numa forma mais simplificada, pautada em um site com controle de usuários. Ele se apoia em várias ferramentas externas adaptadas de acordo com a funcionalidade que você necessita que seja oferecida.

Isso fornece uma área de alunos exclusiva para os que estejam inscritos em seu curso online. Ela possibilita a troca de informações importantes entre os clientes, que podem acessar a área por meio de um login e senha.

Por mais que a plataforma EAD apresente uma integração de ferramentas prática, para quem está no início do desenvolvimento do projeto, o investimento em uma área de membros pode ser mais interessante e vantajoso.

Ela muitas vezes nem exige um contrato de assinatura mensal e ainda permite uma fase de experimentação e teste que será muito útil para decidir como será o funcionamento do curso online que você irá oferecer.

Para ter uma área de membros completa, segura e estável à sua disposição, conheça a HeroSpark e descubra a possibilidade de ter uma plataforma EAD gratuita.

Qual a melhor plataforma EAD gratuita?

Como você já viu durante as nossas dicas, a escolha da plataforma EAD gratuita para hospedagem do seu curso online precisa considerar os benefícios para você e para os seus alunos. Pensando nessas prioridades, apresentamos a HeroSpark.

HeroSpark é uma plataforma EAD gratuita que oferece as melhores experiências de usabilidade para alunos e infoprodutores.

Ela permite a criação de uma área exclusiva para membros, onde você  pode acompanhar seus alunos de maneira personalizada. Além disso, ela conta com um suporte especializado disponível a qualquer momento.

Com a plataforma EAD gratuita da HeroSpark, você também pode realizar aulas ao vivo, inclusive integrando o link da live no YouTube.

Além de hospedar seus conteúdos com toda segurança, a Hero é uma ferramenta completa para criar, divulgar e vender seus infoprodutos. Ela conta com recursos, como:

  • Ferramenta de criação de landing pages;
  • Criação de funil de vendas;
  • Automação de e-mail marketing;
  • Página de vendas exclusiva com área de pagamento integrada.

Quer saber mais funcionalidades que podem acelerar a criação e o crescimento do seu curso online? Então não perca tempo, conheça agora a HeroSpark e se prepare para impulsionar seus resultados no digital.

Banner_blog_herospark
4 comments
  1. Estou fazendo uma pesquisa de mercado, para hospedar meu curso em alguma plataforma e ouvi falar muito bem da Herospark

    Mais estou com algumas dúvidas e não encontrei no site ou pesquisando no google, poderiam me ajudar?

    – Quanto custa o acesso a plataforma, para que eu comece a vender meus cursos como produtor pela herospark?

    – Vocês tem pacotes anuais e semestrais?
    – Qual o limite de usuários?
    – Qual o limite de material?
    – Quais as principais ferramentas que a herospark oferece?

    1. Oi, Angela! Espero te encontrar bem (:

      Ficamos felizes que você esteja dando esse passo de hospedar o seu curso 🚀

      Então, vou te ajudar respondendo as suas perguntas:
      – Temos plano gratuito e pago. Em todos você conseguirá vender seu produto.
      – Não temos pacotes anuais ou semestrais, somente mensais.
      – Não há limites de usuários no seu curso nem de quantidade de materiais. Caso queira saber mais sobre os formatos de conteúdos que você poderá utilizar, veja aqui.
      – Com relação às ferramentas que temos na HeroSpark você terá área de membros, criação de funis de vendas e de landing pages num único local. Além disso, temos checkout próprio, o que permitirá que você receba os pagamentos com total segurança.

      Caso tenha ficado com mais alguma dúvida, pode enviar um e-mail para: [email protected]
      Por lá, nossa equipe te enviará todos os detalhes dos nossos planos e tudo mais que você precisar 🙂

      Sucesso! 🦸‍♀️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *