Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como escolher a plataforma EAD gratuita ideal para o seu negócio

plataforma ead gratuita

Quantas boas experiências você já teve com uma plataforma EAD gratuita? A realidade é que nem todas estão aptas para o empreendedor digital criar e distribuir seu infoproduto convenientemente. Um dos fatores que mais pesam nessa experiência são as preferências da persona, ou seja, do perfil de aluno que acessará seu curso.

 

Profissionais com uma notável carga horária de trabalho e que conciliam seus estudos online, alunos que moram longe de centros de estudo, empresas interessadas na capacitação competitiva dos seus colaboradores, enfim, qualquer uma dessas pessoas podem consumir seu curso. Por isso é necessário limitar o público-alvo para que as necessidades mais individuais sejam supridas.

 

Além disso, de nada adianta você contratar aquela plataforma ultra moderna para o produtor se ela deixa a experiência do cliente a desejar. Por outro lado, a que é focada demais no aluno pode limitar ou ter poucos recursos para quem produz o curso. 

 

Afinal, como encontrar a plataforma EAD gratuita ideal? É o que você lerá neste artigo. Vamos lá!

Disponibilize o aprendizado também pelo celular

O primeiro ponto indispensável em uma plataforma de ensino à distância nessa era digital é a de que ela possa ser acessada sem grandes problemas por smartphones. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada em 2018, mostrou que o celular é a principal via de acesso à internet pelo brasileiro. Então, por que o acesso aos cursos fugiria à regra?

 

Além disso, dada a conjuntura atual de crise, muitas pessoas que se interessam pelo ensino EAD o fazem no sentido de obter melhores fontes de renda, assim é mais provável que o acesso seja realizado por meios mais econômicos, como pelo celular. É, portanto, essencial que o conteúdo seja pensado em telas menores, bem como as próprias configurações da plataforma.

Promova uma compra segura na sua plataforma EAD gratuita

Muitas pessoas ainda têm preconceito com cursos online por medo de fraudes e esquemas de pirâmide, ainda mais aqueles associados a anúncios de qualidade questionável. Para mitigar isso, cumpra alguns requisitos que ajudam você a evitar estornos e comprovar que seu produto digital é seguro:

 

  • política de reembolso bem visível e destacada na página do curso;
  • formulário de checkout o mais objetivo possível, sem colher tantos dados do comprador;
  • certificado SSL ativo, que sinaliza o grau de confiança do seu curso.

 

Além disso, se você pretende vender algo dentro da plataforma EAD, ela também deverá promover uma compra segura. Alguns produtores vendem camisas, canecas e até materiais extras ou personalizados na própria área. Se essa estratégia for compatível com a sua persona, não deixe de garantir a segurança das vendas.

Proporcione um layout funcional e atraente

O grau de abandono e desistência de um curso EAD está mais ligado ao layout da plataforma do que você pensa. Não é incomum os alunos acharem as plataformas confusas e, por isso, procurarem outros meios mais simples de aprender — como ebooks e lives. Você pode presenciar isso sobretudo entre os clientes mais velhos.

 

Às vezes, o produtor se esforça para fazer um conteúdo rico e bem dividido para não cansar os alunos, mas envia todo o material para uma plataforma mal estruturada, com a divisão dos módulos e/ou a navegação confusa. Se os alunos não aderem e o curso não evolui, a causa, nessa situação hipotética, seria da plataforma, não do curso.

Ofereça suporte para os alunos 

A maioria das plataformas de ensino à distância oferecem total suporte ao produtor. Mas e os alunos? O que acontece se, de repente, a mensalidade paga não é reconhecida, o aluno é bloqueado equivocadamente e ele não tem a quem recorrer?

 

Certamente, ele seria o tipo de cliente que faria propaganda negativa sobre a experiência do curso — o que, novamente, não envolveria seu negócio, mas a plataforma. Evite esse tipo de situação contratando uma hospedagem que atenda tanto você, empreendedor, quanto o aluno.

Crie um método de gerenciamento de estudos

Nem todo cliente é comprometido o suficiente para traçar seu próprio cronograma, organizar sua rotina e fazer o curso até o final. E você sabe que o trabalho não é só jogar o curso na internet, correto? É interessante empregar seus esforços para que os alunos também concluam o seu curso, compartilhem a experiência e/ou o certificado como um bom marketing gratuito e se planejem para adquirir seu próximo produto digital.

 

Por isso, organizar os estudos para os seus alunos é uma das melhores formas de incentivar que eles concluam seu curso. Poupe esse trabalho deles por meio de configurações automatizadas (que não vão dar trabalho para você), inclusive com os métodos de gamificação, em que o incentivo ao aprendizado é ainda mais forte e sem pressão.

Possibilite conexão com as redes sociais

Nem todos vão fazer seu curso porque querem, principalmente se ele servir de treinamento corporativo. Uma forma de tornar a experiência mais divertida é possibilitar que compartilhem o progresso deles nas redes sociais. 

 

É mais uma forma de marketing boca a boca e essa funcionalidade facilita o próprio acesso à plataforma, para que os clientes não precisem se lembrar de mais uma senha de acesso a um espaço digital.

Esteja preparado para eventos ao vivo

Aulas ao vivo podem melhorar bastante a retenção dos seus alunos na plataforma EAD gratuita. Elas aumentam a conexão com o professor/produtos, geram compromisso e responsabilidade na agenda dos alunos e, quando contam com um chat em tempo real, torna tudo ainda mais dinâmico.

 

Outro motivo para aulas ao vivo é que elas acabam virando um outro formato de aprendizagem e isso é benéfico para o cognitivos dos alunos. Ao fazerem um curso inteiro no mesmo formato, vídeos e PDF, por exemplo, a mente deles se acostuma e uma hora a absorção de conteúdo começa a diminuir.

 

Dessa forma, ao optar por essas funcionalidades, é provável que a plataforma EAD gratuita de sua escolha funcione bem e traga bons resultados para o seu empreendimento.

Gostou do conteúdo? Se você quiser ir mais a fundo, confira este case sensacional de plataforma de ensino online!

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …