Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


10 dicas para fazer a primeira venda de um infoproduto

primeira venda como infoprodutor

Se você é um infoprodutor e não sabe como fazer a sua primeira venda, que tal conhecer as nossas dicas? Por meio delas, é possível criar estratégias de acordo com cada etapa do funil de vendas para transformar a audiência nos seus primeiros clientes.

 

Depois que você conseguir fazer a primeira venda, as demais serão consequência do seu sucesso como vendedor. Para isso, é importante que você tenha ótimas estratégias de venda, bem como siga as nossas dicas.

 

Ficou curioso? Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira!

 

Quais são as 10 dicas para fazer a primeira venda?

 

Fazer a primeira venda é uma preocupação constante entre os infoprodutores, pois não adianta criar um produto digital maravilhoso, se você não tem um público interessado nele. Pensando nisso, nós da HeroSpark resolvemos reunir neste texto as principais dicas para que você faça uma ótima primeira venda. Vamos lá!

 

1. Conheça o avatar

 

Não existe primeira venda se você não souber quem é o seu avatar. Isso porque ele representa o seu cliente ideal, ou seja, aquele que tem potencial para comprar os seus infoprodutos.

 

Para isso, faça pesquisas qualitativas e quantitativas para identificar as suas características, necessidades, dores, desejos e objeções de compra. Essas informações ajudarão a desenvolver estratégias de vendas mais eficientes.

 

Além disso, serão muito úteis para colocar em prática todas as dicas que vamos apresentar neste texto. Lembre-se de que o avatar é essencial para que você consiga encontrar o seu cliente ideal no mercado e fazer mais vendas lucrativas.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

2. Crie um blog

 

É importante investir no marketing de conteúdo, ou seja, criar um blog para promover o seu produto digital pode ser uma boa estratégia para fazer a sua primeira venda. Isso porque você pode publicar conteúdos de topo, meio e fundo de funil relacionados ao seu infoproduto.

 

Por exemplo, se você tem um curso online sobre marketing digital, é possível publicar vários blog posts sobre essa temática, como: O que é marketing digital? Por que ele é importante? Como atuar no mercado do marketing digital?

 

Dessa forma, a sua audiência percebe que você tem autoridade em relação a esse assunto. Assim, fica mais fácil conquistar a confiança do seu público-alvo e você consegue fazer a sua primeira venda com mais tranquilidade.

 

Além disso, também existe a possibilidade de colocar anúncios no seu blog para chamar ainda mais a atenção das pessoas. Lembre-se de que esse ads não pode ser muito agressivo, caso contrário eles podem causar o efeito contrário na audiência.

 

3. Use as redes sociais

 

Você também pode utilizar as redes sociais para fazer publicações orgânicas e pagas relacionadas ao seu produto digital. Nesse caso, é possível utilizar o Facebook, o Instagram, o Twitter, o LinkedIn, entre outros.

 

Mas lembre-se de utilizar as redes sociais nas quais a sua audiência mais frequenta. Portanto, você precisa fazer um bom estudo do seu avatar antes de começar as suas publicações.

 

Por exemplo, as postagens de tráfego orgânico podem ser depoimentos de clientes, dicas ou tutoriais relacionados ao seu nicho, entre outros conteúdos. Já as postagens pagas, devem ser direcionadas para a venda do infoproduto. Por isso, você precisa investir em um bom copywriting.

 

Quer saber como organizar seu Instagram para vender mais? Acompanhe o vídeo abaixo:

 

 

4. Elabore as estratégias de venda

 

Outra dica importante, é elaborar as estratégias de venda, pois são elas que vão orientar as suas ações para realizar a primeira venda. Para tanto, você precisa estudar a jornada de compra da sua persona e alinhá-la com o funil de vendas.

 

Em seguida, deve-se criar estratégias para atrair, converter e fidelizar os clientes. Já que você precisa se preocupar tanto com o antes, o durante e o depois da venda. Por exemplo, é possível usar o blog e as redes sociais para atrair os potenciais clientes.

 

Na sequência, pode convertê-los em leads por meio de uma landing page poderosa e nutri-los com e-mail marketing para que eles façam a primeira compra. Depois disso, você continua com a estratégia do e-mail para manter o contato e informá-los sobre as novidades relacionadas aos seus infoprodutos.

 

5. Crie uma landing page

 

Para conseguir fazer a sua primeira venda é necessário ter uma página de vendas, ou seja, uma landing page bem estruturada. Ela deve conter todas as informações que ajudem a levar os visitantes a comprar o infoproduto ou a preencher o formulário de contato para saber mais sobre ele.

 

Lembre-se de que essa landing page precisa ser muito atrativa, por isso é essencial que você utilize técnicas de copywriting e storytelling na sua criação. Assim como conte com a ajuda dos gatilhos mentais.

67 headlines para páginas de vendas

 

Dessa forma, você consegue transformar pessoas interessadas em potenciais clientes, ou seja, os famosos leads. Já que é possível obter as informações de contato desses visitantes por meio do formulário da página de vendas.

 

Com os dados de contato dessas pessoas você pode automatizar o envio de e-mail marketing para que elas sejam nutridas com informações úteis ou pode entrar em contato por telefone ou WhatsApp para convencê-las a finalizar a compra.

 

6. Envie e-mail marketing

 

O envio de e-mail marketing pode ser utilizado antes, durante e depois da primeira venda. Já que você pode inicialmente enviar newsletters com as novidades do seu blog para a sua audiência, bem como e-mails com informações sobre o seu infoproduto.

 

Depois que alguém demonstrar interesse, você pode começar a enviar e-mails com copywriting para convencer os potenciais clientes de que eles precisam comprar o seu produto digital.

 

Após a compra, é possível mandar e-mails para ajudar o cliente a ter uma boa experiência com o seu infoproduto, assim como dicas relacionadas ao assunto. Além disso, você pode enviar e-mails com novas ofertas de produtos digitais complementares para que o cliente continue a sua jornada de compra com você.

 

7. Faça parcerias digitais

 

Fazer parcerias digitais é muito importante para fazer sua primeira venda. Imagine como seria legal ver o seu infoproduto sendo divulgado por um influenciador digital que tem um conteúdo bacana associado ao nicho do seu produto.

 

Dessa forma, você consegue aumentar a sua audiência e as suas chances de fazer a primeira venda também crescem. Lembre-se de escolher muito bem esses parceiros, já que a reputação deles pode ser associada ao seu produto.

 

8. Trabalhe com marketing de afiliados

 

Criar um programa de afiliados também pode ser uma boa opção para fazer as suas vendas. Para isso, elabore regras claras e estipule um percentual atrativo tanto para você quanto para os afiliados.

 

Assim, você consegue que outras pessoas ajudem no processo de vendas. Isso porque os afiliados fazem a divulgação do seu produto em troca de uma comissão sobre as vendas efetivadas.

 

Vale destacar que existem plataformas de hospedagem de infoprodutos que ajudam a criar programas de afiliados. Por isso, no momento de escolher a sua lembre-se de pesquisar para saber mais sobre isso.

 

O programa de afiliados pode ajudar a aumentar o alcance do seu produto digital e, ao mesmo tempo, você consegue ter mais chances de efetuar a sua primeira venda com sucesso.

 

9. Encontre uma boa plataforma de vendas

 

Também é importante encontrar uma boa plataforma de vendas, no caso dos infoprodutos pode ser a mesma na qual você hospeda o seu produto. Normalmente, essas plataformas já estão preparadas para que você faça a hospedagem, a venda e a distribuição do infoproduto em um único lugar.

 

Dê preferência para aquelas que tenham um bom sistema de checkout e pagamento. Dessa forma, tanto você quanto o cliente terão uma boa experiência no processo de finalização da compra.

 

Por isso, procure com muito cuidado no mercado para encontrar a melhor plataforma para o seu produto digital. Assim, você consegue atingir os seus objetivos, ou seja, efetuar a sua primeira venda e, consequentemente, as demais com eficiência e eficácia.

 

10. Ofereça vários canais de contato

 

É ideal que você ofereça diversos canais de contato para que os seus potenciais clientes possam acessar para tirar suas dúvidas relacionadas ao infoproduto. Nesse caso, é possível utilizar o telefone, o e-mail, o chat do site, o formulário da landing page, o WhatsApp, o formulário no blog, o inbox das redes sociais, as enquetes, entre outros.

 

Quanto mais formas de contato você disponibilizar, melhores são os seus resultados. Isso porque os clientes costumam mensurar a qualidade do produto digital de acordo com o atendimento recebido antes da compra.

 

Além disso, esses canais de comunicação também podem ajudar muito no pós-venda. Dessa forma, as suas chances de conseguir vender um produto complementar aumentam consideravelmente. Já que os clientes terão uma boa experiência durante o uso do seu infoproduto.

 

Dica bônus para realizar a primeira venda

 

Não podemos finalizar este artigo sem falar que você precisa ter muita paciência. Lembre-se de que uma venda não acontece de uma hora para outra. É necessário muito trabalho duro e a aplicação de muitas estratégias para conseguir conquistar a confiança da audiência e transformá-la em um cliente fiel.

 

Então, não desista no primeiro obstáculo que aparecer pela sua frente. Coloque as nossas dicas em prática e continue persistindo. Dessa forma, temos certeza de que você conseguirá alcançar a sua primeira venda e, consequentemente, o sucesso profissional tão almejado.

 

Podemos concluir que essas dicas são imprescindíveis para que você consiga realizar a sua primeira venda. Diante disso, não perca tempo! Coloque a mão na massa agora mesmo e conquiste os seus primeiros clientes.

 

Mas, se você ainda não tem um infoproduto pronto para começar a vender, que tal conhecer o nosso Guia do Planejamento de Curso Online? Assim, é possível utilizar os seus conhecimentos e as suas habilidades para criar um curso para oferecer ao mercado e, ainda, usar nossas dicas para fazer a sua primeira venda.

Mais artigos para você

Divulgação de cursos online: saiba como fazer

Não basta criar um infoproduto, é necessário aprender a fazer a divulgação do curso online. Lembre-se: quem não é visto, …

4 dicas para impulsionar no Instagram

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo e é uma das mais estratégicas para quem …

mLabs: planos e características

Você já ouviu falar nas ferramentas de gerenciamento de redes sociais? Atualmente, existem muitas opções de ferramentas no mercado. Uma …

URL amigável: o que é e por que ter uma

Você produz ótimos conteúdos em seu site ou blog, mas recebe pouquíssimos acessos? Se esse é o seu problema, saiba …

Estratégia digital: o que é e como montar uma de sucesso

Para atuar no marketing digital é necessário investir em planejamento, caso contrário os seus objetivos não serão alcançados. Diante disso, …

Inbound e outbound: descubra as diferenças e qual usar

Se você é um infoprodutor, precisa conhecer todas as estratégias de marketing digital existentes no mercado para conseguir atrair a …