Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como conseguir uma renda extra online

renda extra online

Você sabia que ter uma renda extra online é uma das dicas mais comuns de quem cuida da saúde financeira? Os métodos de ganhar dinheiro extra, em sua maioria, são perfeitamente viáveis de serem conciliados com um emprego comum e ajudam a ter um patrimônio pessoal bem construído.  

 

Em 2018, o crescimento de pessoas que buscavam renda extra aumentou 20%, o que se associou principalmente à crise. Neste ano de 2020, espera-se que a crise tome proporções ainda maiores, então não será nada incomum que mais pessoas ingressem nessa atividade.

 

A era digital também trouxe a vantagem de expandir a renda extra para além da venda de docinhos no trabalho, mas de prestar serviços ou vender algo exclusivo pela internet mesmo. Claro que, para isso, a renda online pode exigir certo conhecimento, a depender da atividade. 

 

Por isso, neste artigo, você vai conhecer vários métodos para ter sua renda extra sem sair de casa. Vamos começar! 

Ajude a detectar bugs de sites e aplicativos

Este serviço já existe há bastante tempo e, na maioria das vezes, exige um certo nível de inglês (mas nada que o Google Tradutor não possa ajudar). Para trabalhar com isso, basta se cadastrar em sites como Userlytics, Tester Work e UserTesting. Neles, você basicamente vai testar sites se são fáceis de usar, compreensíveis, se a função de compra está funcionando normalmente, etc.

 

Alguns apps também pagam seus usuários, mas não exatamente para detectar erros. O ClipClaps dá moedas virtuais aos usuários que mais assistem vídeos no aplicativo e acertam nos jogos de loterias. Depois, é só trocar as moedas por cupons da Amazon ou dólares.O Honeygain também remunera, mas em troca de você compartilhar sua conexão de internet com outros servidores.

Dê consultorias e/ou mentorias

Além de cursos online, as pessoas têm estado bem receptivas às consultorias e às mentorias também. Elas possuem vantagens como maior dificuldade de sofrerem pirataria e maior vínculo com o cliente, mas a desvantagem é que você vai precisar trabalhar, dar aulas novas toda vez que alguém fechar um pacote (elas não são gravadas e disponibilizadas), além de interagir bastante com cada consultorando.

 

Há quem crie consultorias coletivas e isso poupa um pouco desse trabalho de fazer uma chamada com cada aluno, mas o preço de venda desse serviço tende a ser menor. A outra limitação é a sua agenda: você não terá tempo para todo mundo, assim seu faturamento é reduzido. Por isso, é possível que o curso online seja uma opção mais rentável.

Crie um curso online 

Para quem procura ter uma renda extra e criar uma carreira mais palpável, os cursos online são ótimos para isso. No nosso contexto atual, em que muitos estão estudando e trabalhando exclusivamente pela internet, lançar seu curso pode ser bastante proveitoso.

 

Guia do planejamento do curso online

Tudo o que você precisa fazer é escolher um assunto em que você é bom, em que você gosta de falar sobre e que você possa se capacitar mais. Por exemplo: se você tem bastante experiência como pet sitter (babá de cachorro), você pode sim criar um produto digital sobre isso. Conte com o nosso pacote gratuito SparkStart e saiba como vender um curso de sucesso!

Abra uma loja virtual

O e-commerce também não é uma novidade, mas ainda assim há bastante espaço para todos. Dê preferência a produtos que não são facilmente encontrados nas lojas físicas brasileiras, como artesanatos exclusivos, certos produtos importados, etc. 

 

E não, você não precisa necessariamente ter um estoque e gerenciar os produtos. Existe uma modalidade de loja virtual chamada dropshipping em que seu trabalho é fazer o produto sair das mãos do fornecedor e parar no cliente, inclusive o investimento inicial para esse modelo é bem menor que o usual.

Seja um coprodutor 

Se você sente que não tem domínio o suficiente para criar um curso online do zero em assunto algum, você pode participar da criação de um mesmo assim. Depois de produtor, o coprodutor é um dos profissionais que mais faturam no ramo dos produtos digitais.

 

Ele pode gerenciar afiliados (que são os usuários que divulgam o curso e ganham parte da comissão a cada venda realizada), cuidar dos anúncios do curso e gerenciar uma agência especializada em lançamento de infoprodutos. Dessa forma, você atua nos bastidores daquele curso online do momento e ganha uma generosa participação nos lucros. 

Seja um freelancer

O freelancer pode ser um coprodutor e vice-versa, a diferença é que, nessa opção, você não depende de cursos online para trabalhar. Esse profissional, no contexto online, pode fazer digitação, assistência virtual para empreendedores (com atividades de secretariado), assessoria administrativa, edições de imagens, produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais (o que chamamos de social media), etc.

 

O leque de atividades é bem maior que o do coprodutor e você pode se cadastrar em plataformas que fazem a conexão entre você e os empreendedores digital, como a Workana e o 99freelas. Embora seja uma renda extra e o faturamento não seja estável, normalmente, muitos profissionais trabalham exclusivamente com isso.

Consiga renda extra online como influencer

Para quem não tem interesse de se envolver com algum conhecimento específico, como o que ocorre com as análises de sites, cursos e afins, você pode ser um influenciador digital apenas compartilhando o seu estilo de vida com o público.

 

Nos EUA, por exemplo, quase todos os jovens produzem conteúdo. A expressão pelas redes sociais faz parta da cultura deles. Logo, não há tantas barreiras para encontrar um influencer por lá. No Brasil, não são todos que se aventuram por esse tipo de renda, mas estima-se que influenciadores com menos de 20 mil seguidores já faturam R$15 mil mensais.

 

Fazer renda extra online é um dos meios mais democrático de ganhar dinheiro. Porque há opções para quem não quer tanto trabalho, como no Honeygain, para quem quer ter uma carreira digital com cursos online e até para os desinibidos que pretendem ser influencers.

Mas se você busca um caminho sustentável como um verdadeiro herói empreendedor digital, conte com nossas dicas sobre negócios digitais!

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …