Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Sala de aula virtual: saiba o que é e como ter a sua

Saiba mais sobre sala de aula virtual

Você sabia que o ensino a distância tem crescido muito nos últimos anos? Para que os alunos tenham acesso a essa modalidade de educação é necessário usar uma sala de aula virtual.

 

Esse recurso proporciona o acesso a um determinado conteúdo que antes era apenas distribuído por meio de uma sala de aula tradicional.

 

Também conhecida como AVA, ela é uma espécie de espaço na Internet no qual os alunos podem interagir com o conteúdo, com o professor e com os demais colegas. Essa sala de aula pode ser utilizada em cursos online para oferecer um processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e agradável.

 

Dessa forma, é possível agregar valor ao seu produto digital e, ao mesmo tempo, proporcionar uma boa experiência aos seus clientes. Assim, a sua demanda aumenta e o seu curso online ganha escalabilidade no mercado.

 

Quer saber sobre o que é e como ter a sua sala de aula virtual? Então, continue a leitura deste texto e confira todas as informações que separamos para você. Vamos lá!

 

O que é sala de aula virtual?

 

A sala de aula virtual, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), é um espaço na Internet no qual o processo de ensino e aprendizagem acontece por meio de diversos recursos tecnológicos e pedagógicos.

 

Nesse ambiente acontecem interações que promovem as trocas de conhecimentos e o desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades e de competências. Para ajudar neste processo a sala de aula virtual apresenta algumas ferramentas.

 

Dentre elas podemos destacar os fóruns de discussão, os chats, as videoaulas, os ebooks, os infográficos, os mapas mentais, os podcasts, o calendário, os materiais complementares, as atividades pedagógicas, entre outras.

 

Ademais, a sala de aula virtual é um espaço interativo no qual os alunos têm acesso a diversos recursos pedagógicos desenvolvidos por meio da tecnologia. Eles ajudam a estimular o processo de ensino e aprendizagem, bem como aumentar o nível de absorção do conteúdo.

 

Por isso, nesse ambiente virtual os alunos podem assistir aulas, baixar ou ler o material de estudos, resolver exercícios, tirar dúvidas operacionais e sobre o conteúdo, interagir com os colegas de sala, pesquisar na biblioteca virtual, entre outros.

 

Além do curso online, as salas de aula virtuais também podem ser utilizadas em treinamentos corporativos, cursos de graduação e pós-graduação, cursos livres, entre outros. Portanto, essa é uma ferramenta muito útil na concretização e na democratização da educação a distância.

 

Quais são os benefícios da sala de aula virtual?

 

A sala de aula virtual pode apresentar muitas vantagens e benefícios tanto para o produtor do curso online quanto para os alunos. Pensando nisso, neste texto separamos algumas vantagens que indicam como essa ferramenta é muito útil para os cursos online.

 

Por isso, é essencial que você conheça esses benefícios, bem como possa usufruir deles por meio da criação de uma sala de aula virtual. Acompanhe!

 

Flexibilidade de horários

 

Geralmente, em um curso online as aulas e os materiais ficam disponíveis na sala de aula virtual. Dessa forma, os alunos têm liberdade para organizar os seus momentos de estudos. Isso facilita muito o processo de ensino e aprendizagem, já que o aluno pode escolher os melhores horários para se dedicar ao curso.

 

Essa característica da sala de aula virtual também possibilita que os produtores de conteúdo consigam ter maior flexibilidade no momento da criação e da disponibilização dos materiais de estudo. Isso acontece porque o conteúdo do curso pode ser liberado para os alunos por módulo.

 

Permite abranger um público maior

 

As salas de aula virtuais permitem que os cursos online tenham um público maior, já que não existem os limites físicos de uma sala de aula presencial. Diante disso, é possível oferecer esse infoproduto para um grande número de alunos.

 

Guia do planejamento do curso online

Dessa forma, você consegue escalar o seu negócio digital de maneira mais rápida e sustentável, ou seja, é possível crescer e, ao mesmo tempo, obter lucro com o seu produto online em curto prazo.

 

Redução de custos

 

Comparando a sala de aula virtual com a presencial é possível identificar uma boa redução de custos. Isso porque não é necessário estruturar uma sala de aula tradicional, ou seja, o custo com infraestrutura, pessoas, mobiliários ou equipamentos é menor. Assim como não existem gastos com coffee break.

 

Apesar dos custos serem menores, lembre-se de que você precisa provisionar as despesas com a gravação das aulas, a confecção dos materiais de estudos e a adoção de uma plataforma para criar, hospedar e vender o curso online.

 

Não há deslocamento

 

As salas de aula virtuais representam uma economia de tempo e dinheiro para os alunos, pois eles não têm a necessidade de deslocamento. Dessa forma, evita-se problemas com trânsito e atrasos, bem como com gastos com transporte.

 

Diante disso, o aluno tem mais tempo para se dedicar aos estudos. Isso reflete positivamente na experiência do seu cliente. Assim, a chance de você conseguir fidelizá-lo é muito maior.

 

Desenvolvimento do autoaprendizado

 

O ensino a distância impulsiona o desenvolvimento de habilidades, como o autoaprendizado. Já que as pessoas precisam ter autonomia e dedicação para que o processo de ensino e aprendizagem seja realmente efetivado. Além disso, a habilidade de aprender sozinho é muito valorizada no mercado de trabalho.

 

Atualização do conteúdo

 

É possível fazer a atualização do conteúdo de maneira rápida e constante, já que os materiais e as aulas são digitais. Dessa forma, o curso online não fica desatualizado com facilidade. Isso agrega muito valor ao seu produto digital, pois as informações mudam com muita frequência. Ademais, os alunos buscam cada vez mais qualidade nos elementos que compõem o processo de ensino e aprendizagem.

 

Como criar uma sala de aula virtual?

 

Mas, afinal, como criar uma sala de aula virtual? Para isso, é necessário encontrar uma plataforma que ofereça recursos tecnológicos que possam ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem.

 

Ou seja, você precisa de um espaço online no qual possa inserir suas videoaulas, ebooks, podcasts, entre outros objetos pedagógicos que sirvam de suporte para que os alunos aprendam o conteúdo do curso online.

 

Lembre-se de que o planejamento e a produção das aulas e do material de estudos que vão compor o curso são essenciais para que o seu produto digital seja um sucesso. Por isso, é importante dedicar um tempo nessa etapa antes de procurar a melhor plataforma para hospedar esses recursos pedagógicos.

 

Falando nisso, você sabe qual é a diferença entre uma plataforma EAD e uma área de membros? A primeira simula uma sala de aula virtual, bem como oferece recursos de interação e avaliação dos alunos. Ela é muito utilizada em faculdades e universidades para oferecer as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação do EAD.

 

Já a segunda, faz a hospedagem do curso online com uma entrega rápida, descomplicada e efetiva de infoprodutos e, ainda, oferece recursos para você colocar em prática estratégias de vendas e marketing. Nesse caso, somente quem tem o login consegue ter acesso aos conteúdos.

 

Agora que você já conhece o que é uma sala de aula virtual, que tal saber mais sobre o SparkMembers. Essa é a área de membros da HeroSpark no qual você pode criar e hospedar cursos online, bem como estruturar todo o seu processo de vendas e de marketing.

 

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o nosso produto? Então, não perca tempo! Acesse agora mesmo o SparkMembers.

 

Não deixe de descobrir o segredo dos cursos online que vendem milhões. Veja tudo no vídeo abaixo:

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …