Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Thank you Page: o que é e 3 dicas de boas práticas

Thank You Page

O que você faz quando se depara com uma Thank You Page (TYP), logo após baixar o arquivo de um produtor de conteúdo que você adora? É muito comum que as pessoas sintam mais confiança por terem obtido um bom material (ainda mais quando há prova social na page), vejam outros infoprodutos interessantes e fiquem com desejo de baixar outros conteúdos.

 

Também conhecida como  “página de agradecimento”, a Tank You Page pode fazer o papel de landing page (LP) e gerar mais conversões. Na verdade, além da clássica LP de conversão, há ainda a TYP intermediária, a TYP, a de Oferta Direta, a Squeeze Page e a Landing Page de Progressive Profile. 

 

Mas vamos com calma! Leia este artigo e confira tudo sobre Thank You Page e saiba como usar para trazer mais resultados para a sua estratégia de Marketing Digital.

 

O que é Thank You Page 

É uma página de agradecimento que surge depois de um lead completar uma ação (normalmente, depois de preencher o formulário e baixar a isca digital proposta). Seu efeito principal é informar ao usuário que a ação ocorreu com sucesso e que o material será baixado ou enviado para o e-mail (quando for o caso). 

 

Você pode, obviamente, expressar gratidão também com a TYP, fazer vendas cruzadas, ajudar seu lead a avançar no funil de vendas e ajudar em uma possível reconversão.

 

Entretanto, lembre-se: se a sua página de agradecimento se resumir mesmo em apenas um “obrigado” espere do seu lead apenas um “não tem de quê”. Mas não é só isso o que você quer. Sabemos que todo empreendedor digital deseja que seu cliente em potencial se interesse mais e mais pelo seu produto ou serviço. 

 

SparkFunnels

3 práticas para uma TYP memorável 

Pensando em todos esses objetivos com uma Thank You Page, você pode seguir alguns direcionamentos que facilitarão o alcance dessas metas. Lembre-se de que a TYP é considerada um tipo de página de conversão, portanto tem bastante relevância para o Google Analytics e para os próprios resultados das suas ações de marketing, no geral.

 

Capriche no CTA 

Sim, tenha um CTA na Thank You page também, como se a página fosse uma LP tradicional. Toda call direciona para uma ação, por isso deve ser clara e enfática na página de agradecimentos também. Há muitos critérios para explorar em um CTA: textos, cor do botão e do fundo da página, localização, estilos de fonte etc.

 

Além disso, você pode programar a page para mostrar a CTA principal de download e, tendo o lead clicado nela, exibir outra CTA, para participar de um grupo fechado no Telegram, por exemplo. 

 

Revele os próximos passos

Deixe seu lead saber o que vem depois. Fazer isso pode criar um gancho que conecta o propósito do usuário com a isca e o que mais ele pode fazer para alcançá-lo. 

 

Exemplo com um tema aleatório: “Você deu seu primeiro passo para aprender a fazer um curso online. Aguarde o e-book em sua caixa de entrada e, enquanto isso, confira este artigo: Qual a Melhor Plataforma de Curso Online?”

 

Disponibilize o download na própria Thank You Page

Esta prática é útil, mas não deve ser levada em conta em 100% dos casos. Vamos explicar.

 

Se a sua base de clientes tende a querer mais comodidade, tem menos paciência para muitos cliques (como ir até a caixa entrada para receber o material), ofereça o download na própria TYP. Exemplos de clientes assim? Os da faixa etária acima de 50-60 anos, no nicho das artes manuais, no geral.

 

Por isso, para outro tipo de cliente, o mais dinâmico, não há problemas em enviar o material para o e-mail. Essa ‘barreira’ a mais pode eliminar a chance de alguém de má-fé preencher qualquer endereço de e-mail para receber o material de imediato. Detalhe: a page que pede o e-mail pode ser considerada TYP intermediária, como mencionado no início deste artigo, e a que aparece depois, com o link de download, a Thank You Page ‘oficial’. 

 

Deu para entender por que a Thank You Page é importante? Ela pode vincular você ao cliente em potencial com gratidão e conduzir a reconversões, mas para isso é necessário aplicar práticas como a de caprichar no CTA e esclarecer passos seguintes.

 

O que achou do conteúdo? Comente no espaço abaixo se ajudou!  

Mais artigos para você

OBS Studio: como usar no seu negócio digital

De acordo com dados divulgados pela SEMRush, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem da sua empresa depois de …

Como criar canal no Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo tem mais de 15 anos de existência. Aprender a criar um canal no …

Como fazer um plano de aula

Assim como a estratégia está por trás de todo negócio bem estruturado, o plano de aula é um dos fatores …

Storytelling: o que é e como usar?

Quem está à frente de um negócio, seja grande ou pequeno, sabe da luta contínua e diária para engajar o …

Backlinks: como e por que utilizar no seu site?

Backlinks são, simplesmente, links inseridos em uma página que podem levam o leitor a outra. Você pode usar tanto links …

Como criar um blog

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua …