Guia prático e completo sobre vídeo marketing!

Guia prático e completo sobre vídeo marketing!

O vídeo marketing começou sua trajetória sendo apenas mais um formato de conteúdo das estratégias digitais. Hoje, no entanto, ele se tornou o principal material produzido para as ações de marketing das empresas.

Segundo uma pesquisa da Wyzowl, cerca de 79% dos consumidores preferem assistir a um vídeo sobre um produto e 84% já realizaram uma compra após ver um vídeo sobre o item. Só com esses dados já podemos ter uma noção do poder que o vídeo marketing tem!

Mas, além de saber da importância dessa estratégia, também é preciso saber criar um bom vídeo para o seu marketing.

Sendo assim, preparamos um guia completíssimo que mostrará a você os principais tipos de vídeos, onde divulgá-los e como criar um bom vídeo marketing! Boa leitura!

O que é um vídeo marketing? 

O vídeo marketing é uma estratégia que busca divulgar uma marca, produto ou empresa a partir da produção de conteúdo audiovisual e, assim, converter mais leads e gerar clientes. 

Para fazer isso, além do vídeo, também é criada toda uma estratégia por trás, que considera a persona e o mercado que o negócio está para criar um vídeo que atinja os objetivos da empresa.

Mas todo o esforço investido na criação de um vídeo marketing compensa, já que esse formato de conteúdo ajuda a:

  • Fazer seu público entender seu produto;
  • Melhorar o tráfego orgânico do seu negócio;
  • Aumentar o engajamento com seu público;
  • Viralizar a sua marca com facilidade;
  • Mostrar que o seu negócio tem autoridade;
  • Realizar mais vendas.

Mas, para conseguir alcançar esses resultados, é fundamental saber trabalhar com o tipo de vídeo certo para o seu objetivo.

Quais são os principais tipos de vídeo marketing? 

Pode não parecer em um primeiro momento, mas existem diversos tipos de vídeo marketing por aí. Eles são classificados de acordo com o conteúdo, e é fundamental conhecê-los já que eles vão definir a forma como seu vídeo marketing será criado.

Sendo assim, separamos abaixo 8 tipos de vídeo para você conhecer.

1. Vídeo institucional

Um vídeo institucional é aquele que a empresa cria para mostrar ao mercado quais são seus valores, missão e visão para o futuro.

Esse tipo de vídeo não tem o objetivo de vender ou divulgar um produto, mas sim de mostrar a essência da marca para fazer com que o público se identifique com o negócio.

2. FAQ Video

O FAQ, também conhecido como “perguntas frequentes”, são as dúvidas mais comuns dos seus clientes. A maioria dos negócios possui uma página em seu site para esclarecer essas questões, mas você pode inovar e criar vídeos respondendo-as.

Dessa maneira, fica mais fácil e intuitivo para o seu público esclarecer as eventuais dúvidas, além de ser uma opção de vídeo que gera muito engajamento.

Caso você vá produzir esse tipo de vídeo marketing, nós indicamos muito que você faça vídeos curtos respondendo de uma a duas perguntas. Assim, fica mais fácil para o público encontrar a resposta que precisa, além de ser facilmente consumido!

3. Vídeo educativo

Grande parte das pessoas gosta de adquirir novos conhecimentos e habilidades a partir da internet. E a forma que elas costumam fazer isso é assistindo a vídeos.

Por isso, existem os vídeos educativos, que servem para você explicar um conceito ou até mesmo montar um tutorial para seu público aprender algo que você domina.

Assim, você se tornará mais relevante para a sua audiência!

4. Bastidores

O seu público adora saber o que acontece por trás das câmeras. Por isso, é sempre interessante investir nesse formato de conteúdo e mostrar os bastidores das suas produções.

Esse formato é ainda mais interessante quando você está prestes a lançar um novo produto ou então fazer um grande evento.

5. Vídeo comercial

O vídeo comercial é o tipo de vídeo marketing mais conhecido. A partir dele, você pode realizar a divulgação de um produto ou serviço da sua empresa.

Esse vídeo é criado com o único objetivo de vender. Sendo assim, eles costumam ter roteiros mais persuasivos para prender a atenção do público e mostrar a ele como o produto ou serviço o ajuda no dia a dia.

6. Teasers

Já os teasers são vídeos bem curtos criados para gerar mais expectativa no público sobre uma novidade que está chegando.

Geralmente, vemos esse tipo de vídeo no lançamento de filmes e séries, mas também podemos utilizá-los ao lançar produtos e serviços.

7. Vídeo case

Se você quer gerar mais autoridade para o negócio, esse tipo de vídeo marketing pode te ajudar. Afinal, com o vídeo case você consegue compartilhar histórias de sucesso dos seus clientes ao usarem seus produtos ou serviços.

Vale dizer que esses vídeos geram ainda mais impacto no seu público, que consegue conhecer um cliente que ficou satisfeito com o que seu negócio oferece.

8. Vídeo de demonstração

Por fim, outro tipo de vídeo marketing bem interessante é o de demonstração de produtos. Nesse material, você vai mostrar aos seus clientes como seu produto ou serviço funciona e, assim, demonstrar de que forma ele ajuda seu público.

Esse formato é muito comum em empresas de tecnologia, que costumam gravar a tela do PC ou celular demonstrando melhor um software.

Mas ele pode ser utilizado em qualquer tipo de produto, tanto físico quanto digital.

Em quais canais divulgar o seu vídeo marketing?

Agora que você já conhece os principais tipos de vídeo marketing, está na hora de conhecer os canais em que você pode divulgar esse material.

acelerador digital

Sendo assim, os principais locais em que o vídeo marketing é divulgado são:

  • YouTube;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • TikTok;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Blogs.

De todos esses formatos, o do YouTube é o mais famoso, já que, além de aparecer na plataforma, ele também faz seus vídeos aparecerem nos resultados de buscas do Google!

Dessa forma, se você trabalhar com um bom SEO em seus vídeos, conseguirá alcançar mais pessoas de forma orgânica.

Como fazer um bom vídeo marketing? 

Agora chegou a tão esperada hora de saber como fazer um bom vídeo marketing para o seu negócio!

Como falamos lá em cima, o vídeo marketing é uma estratégia completa. Dessa forma, a sua criação não começa na gravação do vídeo. Existem algumas etapas a serem feitas antes para que o material atinja o objetivo.

Abaixo você conhecerá todas elas para sair desse post criando o seu vídeo marketing!

1. Defina o objetivo do material

O primeiro passo para criar um vídeo é definir o objetivo do seu material. É ele que vai definir como toda a produção será feita, incluindo o tipo de vídeo produzido.

Geralmente, ao trabalhar com o vídeo marketing, os negócios podem buscar:

  • Gerar engajamento;
  • Ter mais autoridade;
  • Fazer vendas;
  • Educar o mercado.

Portanto, você e sua equipe precisarão pensar no que querem alcançar com o vídeo marketing.

2. Analise sua concorrência

Após definir o objetivo, você pode começar a fazer um estudo da sua concorrência para entender como o seu mercado trabalha com a produção de vídeo.

A partir dessa análise, você poderá perceber:

  • Os elementos mais utilizados;
  • A qualidade da produção;
  • Os resultados que esse vídeo levou para seus concorrentes.

Dessa maneira, você poderá ter uma ideia melhor de que tipo de vídeo marketing o seu público está acostumado a assistir. Além disso, já conseguirá saber o que o seu vídeo precisa ter para se sair melhor do que a concorrência.

3. Pense no conteúdo e na persona

Com o objetivo definido e a concorrência analisada, você já pode ir pensando no conteúdo do seu vídeo marketing. Aqui, é interessante considerar a sua persona e pensar no que ela gostaria de ver nesse vídeo.

Por exemplo: se você for criar um vídeo FAQ, pode analisar as principais dúvidas que sua equipe de atendimento responde para definir como conteúdo do vídeo.

Ou, então, se você for criar um teaser, pode pensar em quais informações sobre a sua novidade vão deixar sua persona mais curiosa e com vontade de acompanhar de perto.

Nessa etapa, você também já pode definir o tipo de vídeo que vai transmitir a sua mensagem de forma que atinja seu objetivo.

4. Crie um bom roteiro

Antes de iniciar uma gravação, os vídeos precisam ter um bom roteiro, que definirá as cenas que o material terá e qual mensagem será passada em cada um delas.

O papel do roteiro aqui será o de orientar a produção e fazer com que você e a sua equipe não percam tempo na hora de gravar o vídeo em si.

Nesse documento, você vai descrever os principais detalhes do seu vídeo, como:

  • Linguagem a ser utilizada;
  • Cenário que o vídeo terá;
  • Recursos visuais que cada cena terá;
  • Duração total do vídeo.

Dessa forma, com esses elementos definidos, ficará mais fácil seguir com a produção do vídeo.

5. Produza o vídeo

Com o roteiro pronto, você já pode começar a gravar o seu vídeo! Para isso, é importante que você se atente aos equipamentos utilizados, como:

  • Iluminação;
  • Câmera;
  • Microfone.

Esses três elementos vão definir a qualidade geral do seu conteúdo.

Mas caso o orçamento esteja baixo no momento, ainda sim é possível fazer um boa produção com o que você tem!

Por exemplo: no lugar de comprar equipamentos modernos de iluminação, você pode se posicionar em frente a uma janela que tenha uma grande incidência de luz natural, que é a melhor iluminação que o seu vídeo pode ter.

Quanto  à câmera, você consegue realizar bons vídeos usando a câmera do seu celular, que hoje em dia estão com uma qualidade cada vez melhor.

Por fim, os microfones podem ser encontrados com um valor bem baixo em diversas lojas online. Caso contrário, você pode usar programas de edição para melhorar o áudio.

6. Realize uma boa edição

Com o vídeo pronto, você já pode começar a editar o material. Para isso, também é importante ter o roteiro em mãos, já que é nesse material que você define os principais recursos visuais a ser utilizado.

Sendo assim, adicionar uma boa trilha sonora, efeitos animados e transições entre as cenas são recursos básicos que já melhoram a qualidade do seu vídeo.

Além disso, também é fundamental que você adicione legenda nos seus vídeos para que as pessoas com deficiência auditiva consigam consumir seu conteúdo sem problemas!

Com isso, chegamos ao final da produção de um vídeo marketing. Após editar, você pode divulgar o material nos principais canais e acompanhar as métricas para ver se ele está gerando um bom desempenho.

Mas se você quiser se aprofundar ainda mais na criação de vídeo marketing, precisa conferir o nosso Kit com Ebook + Master Class sobre como montar um estúdio de gravaçãocom o orçamento que você tem! Baixe-o agora gratuitamente!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *