Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Webinar: o que é e como fazer um

webinar o que é

O webinar é mais uma excelente estratégia de compartilhar conteúdo e posicionar sua marca como autoridade. A consequência de uma videoconferência bem estruturada, de forma quase que inevitável, é a geração gratuita de leads

 

Quer saber de uma estatística que comprova isso? A State of Video Marketing verificou, em 2017, que 95% das pessoas aqui da internet escolhem assistir a um vídeo para compreender mais do que um produto ou serviço se trata.

 

Além disso, alguns recursos extras comercializados para webinars fazem o levantamento do tempo em que os participantes permaneceram na transmissão, seus dados demográficos, suas opiniões em enquetes e suas impressões sobre a qualidade da live. Todos esses insights podem nortear grandes melhoras no seu empreendimento

 

Quer saber mais? Leia o artigo para dominar a arte de utilizar o webinar como ferramenta de captura de leads!

 

Webinar o que é?

 

O termo webinar vem de web seminar que, do inglês, seria seminário na web. Um sinônimo mais informal dessa palavra é workshop, que dá realmente a ideia de aula de curta duração ao vivo. As maiores justificativas para se realizar um webinar é comprovar a expertise, melhorar a autoridade de marca e, principalmente, se conectar com possíveis clientes. 

 

Raramente, você encontrará webinars mais curtos que 30 minutos ou mais longos que 60 minutos. Essa duração é ideal para que a aula seja dada, os usuários interajam entre si e haja um debate com o apresentador também. 

 

Guia do planejamento do curso online

 

Por que devo fazer um webinar?

 

Gere leads com webinars

 

O acesso aos webinars por meio de formulário é a prática mais comum, então você consegue montar sua lista de contatos rapidamente. A depender do tema da apresentação, você pode solicitar informações sobre a profissão e a educação desses leads, o que pode melhorar ainda mais a qualidade dos conteúdos que você destinará a eles.

 

Os leads vindos de webinars são de alta qualidade porque a maioria deles já entende do que se trata o seu negócio. No geral, quem continua acompanhando seu conteúdo depois de um webinar, de fato, possui algum tipo de conexão com a sua solução. Por isso, nunca deixe de usar essas transmissões como meio de aumentar a sua base de leads.

 

Transforme o material do webinar em um novo conteúdo

 

O material de um webinar é tão rico que você pode gravar a transmissão e disponibilizar, gratuitamente ou não, para quem não pôde comparecer à aula online, ou ainda, gerar apenas o script e disponibilizá-lo também para quem ficou de fora.

 

Inclusive, se seu público-alvo for empresas que desejam capacitar seus colaboradores, saiba que é sim uma boa ideia cobrar pela gravação. Uma grande pesquisa da GoToWebinar, com 350.890 webinars hospedados de diversos países da América, Europa e Oceania, descobriu que 84% dos usuários do segmento B2B preferem o replay. 

 

Além disso, posts de blog e e-books são outros formatos interessantes para o seu pós-webinar, basta acrescentar um pouco mais de conhecimento e mudar a abordagem.

 

Promova suas vendas na transmissão

 

Ao mesmo tempo em que você cria o webinar para gerar leads, validar sua autoridade no mercado, etc., você pode dedicar os primeiros 30 segundos ou os últimos minutos da apresentação para falar de algum infoproduto. Crie também um cupom de desconto vinculado à transmissão e obtenha mais chances de vender.

 

Além do mais, antes do webinar ir ao ar, colha as preferências dos leads sobre algum infoproduto no próprio formulário de inscrição. Já no dia marcado, utilize o recurso do chat da transmissão para manter registrado o cupom ou a chamada para compra.

 

Como fazer um webinar de sucesso?

Estabeleça seu objetivo principal

 

Pense consigo mesmo: o que eu quero que essa estratégia me traga? 

 

  • Uma lista de e-mails mais robusta? 
  • Leads mais qualificados? 
  • Apenas novos leads? 
  • Vender um produto digital? 

 

Todo o formato e estrutura da sua apresentação pode depender desses objetivos, bem como a forma com que você divulga o webinar dias antes. 

 

Escolha um bom momento

 

Temos que ser realistas: a chance de alguém assistir um webinar em um domingo à noite, por exemplo, é quase zero. À parte desses exemplos extremos, os empreendedores digitais têm tido mais sucesso em apresentações nas terças e quartas. 

 

Isso porque na segunda-feira, frequentemente, as pessoas estão mais atarefadas e/ou ainda planejando a semana. Já no final de semana, estão todos sobrecarregados de trabalho, logo, o que resta é o meio da semana. 

 

Quanto ao horário vai depender do seu ramo, mas, teoricamente, o horário do almoço é uma boa para quem tem um público mais adulto e que trabalha na firma. Para uma audiência mais genérica, o começo da noite, como na faixa das 18 a 19 horas pode dar certo, na maioria dos casos.

 

Se prepare muito bem

 

Revise seu material várias vezes, inclusive seu discurso. É perfeitamente normal, durante a apresentação, esquecer de informações importantes ou até seguir um roteiro que não está em sua melhor versão.

 

Sempre deixe um tempo extra no webinar para responder comentários que porventura apareçam e enriqueçam a aula. Outra dica sobre o preparo é simular a apresentação para você mesmo no software, assim você já domina as funcionalidades antes de entrar ao vivo. 

 

Organize uma surpresa para os espectadores

 

Quem não gosta de uma surpresa? Dá para fazer isso de vários jeitos em um webinar. Tente chamar algum convidado especial da área ou libere um download exclusivo de algo do interesse dos leads.

 

Para acertar na surpresa, entretanto, você deve conhecer bem a persona, inclusive os usuários que vão comparecer ao webinar. Essa apropriação sobre a sua audiência faz parte das atribuições de preparo antes da transmissão, então não se esqueça de incluir essa etapa também!

 

Assim, transmitir um webinar é uma ótima ideia para capturar leads. Desde que você organize seu objetivo, marque a data da transmissão com estratégia, ensaie sua apresentação e surpreenda seus visitantes.

 

Se você gostou de saber mais sobre os webinars, assista nosso papo sobre como se tornar uma autoridade e as vantagens de ter o SparkFunnels ao seu favor!

 

 

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …