Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como aumentar suas vendas fazendo um webinar encantador

webinar

No marketing digital existem diversas técnicas para atrair e converter mais leads. No entanto, dificilmente alguma delas terá um custo benefício menor que um webinar. Pois, além atrair muitos leads para uma base, webinars são baratos e fáceis de produzir.

Se você deseja escalar o seu negócio e, consequentemente, fazer mais vendas, webinars não podem estar fora do seu radar! E, se você quer aprender tudo sobre essa estratégia, leia este artigo até o final. Eu garanto que você vai ficar bem feliz com o presente que eu tenho para você. Ops… não sei se já podia contar isso logo no começo. 🙊🙊

O que é um Webinar?

O termo “webinar” vem de web based seminar, ou seja, seminário realizado pela internet. Esse nome, por si só, já explica muito sobre o que é um webinar.

Esses seminários podem ser ao vivo ou gravados e disponibilizados em um horário marcado. Além disso, eles podem possuir um teor empresarial ou educacional, dependendo da proposta de cada empresa.

Muitas empresas e empreendedores utilizam esse formato de distribuição visando um contato mais próximo com possíveis clientes. Atualmente, dados apontam que conteúdos em vídeo convertem muito mais, aliado a isso vem a possibilidade de interação em tempo real que o webinar oferece, ou seja, é sucesso garantido!

Agora que você já sabe o que é um webinar, está na hora descobrir como fazer um! Dá para fazer tudo sozinho? De quanto é o gasto para produzir um webinar? Como divulgar? Essas e outras respostas a seguir…

4 Passos para Criar um Webinar de Sucesso

Antes da gente colocar a mão na massa, me sinto na obrigação de avisar três coisas antes:

  1. Não existe receita de bolo e, muito menos, uma fórmula mágica para criação de webinars de sucesso. Algumas táticas podem funcionar mais para um modelo de negócio, outras podem obter maior êxito em outra área;
  2. Por mais que eu tenha chamado essas dicas de “passos” não, necessariamente, significa que eles precisem ser feitos um após o outro. Em alguns casos, você terá que realizar esses passos em paralelo;
  3. Ao longo das próximas linhas você verá alguns exemplos reais de webinars que aconteceram aqui na HeroSpark. Não é porque determinada estratégia funcionou aqui, que ela também vai funcionar aí, capisce?

Primeiro Passo – Defina o tema

Partindo do ponto que você já possui um negócio, minimamente, estruturado e, por isso, já possui uma persona bem definida, eu vou começar falando sobre a definição de tema.

Conhecendo a sua persona, você conseguirá pensar em temas que conversem com ela. Assim como qualquer conteúdo digital, o seu webinar precisa gerar interesse e ter uma oferta promissora e, obviamente, isso passa pelo tema.

Em paralelo a tarefa de escolher o tema, você também precisa pensar no melhor dia e horário para transmitir esse webinar. Novamente, é preciso conhecer a sua persona.

Historicamente, dias como segunda e sexta são ruins para esse tipo de evento. Pois, na primeira opção, as pessoas estão organizando a sua semana, elencando prioridades e repletas de compromissos. Enquanto isso, nas sextas-feiras, o grande público já está com a cabeça no final de semana.

Sendo assim, ainda sobram três dias da semana para você pensar no seu webinar. Em relação a hora, vem outro dado importante, sempre evite fazer webinars pela manhã. Muitas empresas marcam reuniões nesse período, além de ser o momento em que as pessoas tentam adiantar ao máximo suas tarefas.

Segundo Gustavo Boyde, Head de Marketing da GoToWebinar, webinars relacionados a trabalho são normalmente bem aceitos em empresas e, por isso, os funcionários têm liberdade para assistí-los durante o horário do expediente. Por outro lado, quando o assunto foge dessa esfera, as pessoas preferem assistir fora do escritório.

Logo, definindo o tema, você pode definir dia e horário. Se o webinar for tratar de um assunto profissional, opte por transmiti-lo entre 13:00 e 18:00. Qualquer outro tema, que não seja profissional, dê preferência para os horários fora do expediente, como 12:00, por exemplo.

Segundo Passo – Crie um Roteiro

Com o tema definido, você precisa criar o roteiro desse webinar. Fatos que você deve levar em consideração na criação do roteiro:

  • O Webinar será online ou gravado?
  • Qual o tempo de duração?
  • Será um bate papo, entrevista ou monólogo?
  • A interação será feita via chat ou formulário previamente enviado aos inscritos?
  • Ao final do webinar, será feita alguma oferta do seu produto?

Com essas respostas em mente, já é possível criar um roteiro. Pode parecer bobeira, mas não se engane, jovem gafanhoto. Com um roteiro em mãos você não perderá o foco durante a transmissão do seu webinar e, além disso, ele será útil para te ajudar na hora da divulgação que, por sinal, é o nosso próximo passo.

Terceiro Passo – Divulgação

Talvez esse seja o momento mais importante da sua estratégia para criação de webinars que encantam. Novamente eu vou bater na tecla de conhecer a sua persona, pois é, de novo. Você precisa saber quais são os canais em que ela está.

Aqui na HeroSpark, por exemplo, sabemos que o nosso público responde muito bem a campanhas de e-mail marketing. Logo, quando queremos divulgar um webinar, esse é um dos nossos carros chefes.

No entanto, nunca concentre a sua divulgação em único lugar. No nosso caso, além do e-mail marketing, realizamos muitas campanhas em redes sociais, principalmente Instagram e YouTube.

Outro fator importante é o tempo em que você fará essa divulgação. Segundo dados apresentados por Gustavo Boyde, 15% dos inscritos em um webinar cadastram-se com três semanas ou mais antes do dia combinado. Enquanto isso, 33% registram-sa no dia do evento.

Quanto antes você começar a divulgação, mais pessoas serão alcançadas. Recentemente, aqui na HeroSpark, fizemos um webinar em parceria com a Ideia no Ar. Em comum acordo decidimos que começaríamos a divulgação com 14 dias de antecedência e, conforme esperado, o resultado foi satisfatório. Batemos a nossa meta!

No entanto, se a sua base de leads é fria ou ainda está no início, talvez 14 dias de divulgação não sejam o suficiente.

Ah, uma última dica: inclua pop-ups no seu site levando para a landing page do webinar.

O quê? Você achou que não precisaria criar uma LP para a transmissão do seu webinar? Poxa vida, aí você foi inocente…

Tudo bem, continua aqui comigo que a gente já resolve esse problema!

Quarto Passo – Escolha uma plataforma

Você precisa transmitir esse webinar em algum lugar, obviamente. Existem diversas plataformas capazes de fazer essa transmissão, entre elas posso citar Hangouts, Zoom, GoToWebinar e o próprio YouTube.

Não importa a plataforma escolhida, anota essa dica aqui: incorpore essa plataforma em alguma página do seu site.

Por quê?

Sabe quando você está vendo um vídeo no YouTube e na lateral ficam aparecendo vários vídeos? E aí, muitas vezes, você nem espera o vídeo atual acabar para escolher outro. Você não quer que alguém saia do seu webinar para ver um vídeo de banheira de Nutella, né?

Incorporando essa plataforma dentro do seu site, como nós fizemos neste webinar sobre funil de vendas, não há nada capaz de distrair seu lead.

Essa é a parte que você entra em desespero, pois se dá conta que para fazer um webinar vai precisar criar uma landing page, desenvolver fluxos de e-mails e, ainda por cima, escolher uma plataforma para transmitir o webinar. Eu sei, é desesperador mesmo.

Mas eu tenho a solução para você… lembra daquele presente que eu falei lá no começo?

O SparkFunnels é uma ferramenta capaz de fazer tudo isso em um único lugar! E, acima de tudo, o usuário do SparkFunnels consegue fazer tudo isso sem a necessidade contratar programadores, designers ou uma agência de marketing.

“Nossa, mas deve demorar uma eternidade para fazer tudo isso…”

Com o SparkFunnels você criar landing pages, e-mails e fluxos em menos de 20 minutos. Duvida? Então assiste este vídeo aqui:

 

“Isso está bom demais para ser verdade, deve custar uma fortuna…”

Errou de novo, caro leitor! O SparkFunnels possui uma versão completamente gratuita, 100% de graça, na faixa, 0800, grátis. Basta clicar neste link e se registrar!

Durante o webinar

Agora que você passou por todas as etapas anteriores, chegou o grande dia!

Um pequeno checklist para você fazer no dia da transmissão:

  1. Não esqueça de enviar lembretes para os inscritos;
  2. Antes de iniciar a transmissão, certifique-se que a internet está ok;
  3. Atente-se a iluminação do ambiente e, principalmente, a qualidade do microfone usado;
  4. Evite fazer tudo sozinho, chame alguém para monitorar todos os fatores externos, como comentários ou problema no microfone;
  5. Siga o roteiro elaborado antes do webinar.

Com essas dicas e esse checklist, não tem como o seu webinar não ser um completo sucesso!

Após o webinar

Se você quiser atingir o maior número de pessoas possível, após a transmissão do webinar o envie para todos os inscritos. Segundo números levantados pela GoToWebinar, 26% dos inscritos não assistem ao vivo. Se você não quiser perder esses espectadores, é melhor que eles recebam o conteúdo depois da transmissão.

Além disso, aproveite para fazer pesquisas e tentar entender o que sua audiência achou daquele conteúdo. Dessa forma, você terá conhecimento do que funcionou e do que deu errado.

E aí, você já está pronto para criar um webinar de sucesso? Comenta aqui embaixo e, caso tenha ficado alguma dúvida, pode deixar aqui também. Juro que vou responder a todos.

Até a próxima, herói.

Mais artigos para você

Como ser persuasivo em vendas e atendimento? 6 dicas para testar e se surpreender

Entender como ser persuasivo em vendas e atendimento é o desejo de quase todo profissional. Afinal, qualquer um de nós …

O que é PNL: 11 técnicas eficazes para abordar clientes e vender mais

Em ambiente tão competitivo quanto o comercial, conhecer técnicas de persuasão e empatia, como o que é PNL em vendas, …

Por que Pedagogia é o curso com maior número de ingressantes no EaD?

O levantamento foi feito utilizando dados do Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo INEP   Ano após ano, o …

10 ideias para ganhar dinheiro em casa

Existem opções para todos os tipos de talentos e habilidades. Confira 10 ideias para ganhar dinheiro em casa   O …

Negócios Digitais: Como criar audiência para seu

Trace um perfil bem definido, crie conteúdo de qualidade e converta acessos em vendas nos seus negócios digitais.   Se …

Como ganhar dinheiro extra na internet criando um negócio digital

Antes da era digital chegar, muitas coisas eram inimagináveis, como ganhar dinheiro extra na internet. Você já parou para pensar …