5 opções de modelos de negócios digitais para começar a empreender

Imaginar o mundo sem internet é quase impossível. Ainda mais quando falamos do universo empresarial! 

O dia a dia do empreendedor digital é praticamente todo online.  E, não para por aí. A todo instante surgem novas formas de negócios e o mercado está cada vez mais aquecido.

Se você deseja ser um empreendedor de sucesso neste mundo digital, leia este artigo e conheça os modelos de negócios mais cobiçados!  

Crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark e aproveite todas as vantagens que a plataforma oferece para empreendedores digitais. Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Vantagens nos negócios digitais

Com certeza, você já ouviu falar: empreendedor que não anda de mãos dadas com o universo digital, estará fadado ao insucesso.

E sabe por quê?

A forma de comprar, vender e divulgar produtos e/ou serviços mudou completamente com a internet, tanto para o empresário quanto para o cliente. 

E, somado a isso, com a inovação e tecnologia aceleradas, o mercado virtual tem crescido exponencialmente.

E assim, o universo digital oferece ao empreendedor uma série de vantagens. 

Confira aqui!  

Sem Barreiras

Trabalhar online significa que não existe barreira física. Você pode aumentar sua cartela de clientes de maneira quase ilimitada.

A venda de infoprodutos é um bom exemplo de negócio digital. Neste empreendimento você não necessita de loja física para vender. 

Para esta atividade, vale alertar que quando realizar vendas para outros países é interessante verificar, junto ao seu contador, como proceder. 

Baixo Custo

A depender do seu negócio digital, seu escritório se resume em você e seu computador (ex: redator freelancer, copywriter…).

Portanto, podendo trabalhar em qualquer lugar, sua empresa não terá custos fixos como: aluguel, contas consumo (água, energia)… 

Ou seja, você terá custos muito inferiores quando comparado aos escritórios ou lojas físicas. 

Otimização nos Processos

Quando falamos de negócios digitais – desde abertura formal da empresa à divulgação de produtos, passando por prospecção de cliente e lançamentos – os processos são realizados com mais eficácia, eficiência e flexibilidade.

Isso porque a internet e suas aliadas – inovação e alta tecnologia – permitem que o empreendedor atue de forma mais assertiva nas tomadas de decisões. 

E assim, com todos os benefícios acima, a todo instante, novos negócios vão eclodindo (desde vendas de produtos e/ou serviços à prestação de serviços online). 

Vem e confere com a gente qual negócio digital você mais se identifica, e se jogue para o sucesso! 

5 modelos de negócios digitais para investir 

1. Infoprodutos

O objetivo principal dessa atividade é oferecer a sua especialidade de maneira virtual. 

O que você tem de melhor a disponibilizar para seu público? Um curso? Consultoria? E-book? Treinamento?

Aqui é o lugar! 

Por exemplo: se você é professor, e tem as manhas de aparecer na frente das câmeras, filme suas aulas e realize a venda através de uma plataforma

Mas, se preferir, pode vender em forma de escrita, produzindo um e-book. 

É bom em finanças? Explore mais um recurso: desenvolva planilhas para seu público-alvo e realize a negociação com seu público!  

O importante é que tenha um bom conteúdo! 

2. E-commerce

Esse é o queridinho dos negócios virtuais. 

Não é à toa que este mercado digital permanece no podium já por um bom tempo. Veja o porquê: 

Segundo Rodrigo Bandeira  (vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm) – Referente ao segmento: “É esperado um aumento de 12%, ou seja, esperamos arrecadar R$ 170 bilhões em 2022”.  

Então, se você curte o universo virtual e corre sangue de vendedor nas suas veias, essa é a sua parada!

O e-commerce é a venda de produtos online. Se o cliente quer comprar, aqui o objetivo é vender-lhe com todas as facilidades que o mundo digital oferece. 

Já pesquisou o segmento que almeja trabalhar? Estudou o perfil do seu cliente? Então, se prepare para começar!

Os custos são baixos, e você poderá conquistar clientes no mundo todo, porque não há barreiras físicas! 

Ter uma conexão rápida, hospedar-se em uma plataforma eficiente compatível com seu negócio e elaborar um bom planejamento estratégico são pontos essenciais para iniciar com pé direito! . 

Contudo, você não tem como escapar das negociações com os fornecedores, administrar o estoque, emitir notas fiscais, certo?

Aliás, para garantir ainda mais sucesso, inclua na sua rotina: atenção às inovações e às determinações legais!  

3. Dropshipping

Este negócio digital também está na mesma direção que o e-commerce – comércio online. 

Contudo, há uma diferença básica: para desenvolvê-lo não é necessário ter estoque próprio.

O importante neste empreendimento é escolher criteriosamente os fornecedores, observando sempre as mercadorias que ele está oferecendo para você comercializar. 

Garantir o estoque e cumprimento do prazo de entrega para o cliente, são pontos cruciais de uma boa parceria com seu fornecedor.

O papel do empresário nesta atividade é intermediar as negociações, sempre oferecendo um serviço de excelência ao cliente, divulgando os produtos e potencializando as vendas.

4. Social Commerce

Esse é mais um canal para vender seus produtos e/ou serviços. 

Se você não dispõe de recursos para abrir uma loja virtual, o Social Commerce (Facebook, Instagram…) pode te ajudar. 

Mas, caso já tenha um negócio digital formalizado, pode utilizá-lo como mais uma ferramenta de divulgação, aquecendo ainda mais as vendas. 

Pois, os consumidores atuais usam as redes sociais para pesquisar os produtos/serviços que desejam consumir, e na maioria das vezes, realizar as compras!

Portanto, divulgar é a palavra-chave nesse negócio! 

5. Soluções SasS

Você já parou para pensar qual é o tipo de empresa virtual que existe por trás dos aplicativos, das redes sociais e das plataformas que diariamente usamos?

Isso mesmo é o “Software como Serviço” (ou Software as a Service) – sass.

São essas organizações que dão suporte para o pleno funcionamento dos aplicativos online em nossos computadores e smartphones. 

Contudo, para abrir um negócio SaaS é necessário um investimento mais expressivo. Visto que a inovação e a tecnologia têm que ser de ponta, assim como a gestão. 

E, aí? Após ter realizado a leitura desse artigo, você se identificou com algum dos negócios digitais apresentados?

Sim? Ótimo! Agora, confere logo abaixo mais um importante ponto! 

Contador sempre presente!

Chegou a hora de traçar um plano de negócios e procurar um contador, a fim de abrir sua empresa e entrar em ação!

Lembre que com o auxílio de um escritório de contabilidade a abertura de sua empresa será mais rápida e terá custo reduzido. 

Como esse parceiro vai caminhar lado a lado em todo processo do seu negócio, faça uma escolha cuidadosa, certo?

Nosso desejo é que seu sucesso seja pleno! 

Sair da versão mobile