Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


5 dicas para começar a empreender

empreender

Você sonha largar seu emprego e começar a empreender por conta própria, mas não faz ideia de como começar? 

 

Saiba que não é o único. De acordo com uma pesquisa realizada pela FIRJAN, 76% dos jovens brasileiros desejam entrar para o empreendedorismo em algum momento da vida.

 

Ou seja, para quem pretende empreender no Brasil é preciso ter em mente que essa é uma área onde um bom planejamento e investimento inicial, inovação e vontade de encontrar soluções são fatores cruciais para obter sucesso, visto que a concorrência é enorme.

 

Então, confira 5 dicas para começar a empreender com segurança e menos chances de cometer erros em seu negócio:

Primeira dica para empreender: estude sobre empreendedorismo 

 

Qualquer pessoa que pretende ser um profissional qualificado numa área específica precisar estudar – e muito! Então, do mesmo modo, para empreender é necessário ter um vasto conhecimento prévio. 

 

É fato que muitos empreendedores brasileiros decidem abrir um negócio sem conhecimento nenhum em administração e finanças, com a ilusão de que apenas a sua força de vontade trará resultados.

 

No entanto, a falta de instrução sobre gestão de negócios é o grande motivo pelo qual muitas empresas acabam falindo logo de início. Entretanto, as chances disso ocorrer são mínimas se, antes de começar a empreender, você escolha estudar e adquirir conhecimentos acerca do empreendedorismo.

 

Quem se prepara e procura ter conhecimentos sobre o mercado, certamente estará sempre com resultados melhores que seus concorrentes. 

 

Administrar uma empresa não é tarefa simples. Por isso, é essencial ter uma preparação e  dedicação total para desenvolver projetos com segurança e consequentemente fazer seu negócio crescer.

 

Na internet existem diversos cursos gratuitos ou pagos sobre empreendedorismo que você pode fazer direto da sua casa. O Sebrae também oferece muitos cursos gratuitos tanto online quanto presenciais.

 

Aqui na HeroSpark, nós temos um curso grátis que ensina você todos os passos para criar seu negócio digital.

 

Elabore um plano de negócio para começar a empreender

Planejar é um dos passos primordiais para começar a empreender e é dessa maneira que um empreendedor pode criar uma estratégia efetiva para obter sucesso com seu negócio.

 

Traçando um bom plano de negócios para sua empresa, você pode conseguir prever possíveis dificuldades que enfrentará no futuro, além de ter uma noção dos pontos forte e fracos do seu projeto. 

 

Com isso, é possível criar uma solução para futuros problemas logo de início e assim garantir a segurança de seu negócio.

 

Os passos para criar um plano de negócio consistente são:

Analise o mercado

Analisar o mercado é uma das etapas para a elaboração do plano de negócios. Saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de detalhar quais são os produtos ou serviços que vai oferecer.

 

Um bom jeito de fazer essa análise é pensando em 4 pontos principais: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio em relação à concorrência.

 

Sobre as forças, pense: “O que minha empresa faz de melhor?”; sobre as fraquezas: “Por qual motivo o público opta pela concorrência?”

 

Nas oportunidades e ameaças: “Como posso adequar o meu negócio às mudanças externas, sendo elas positivas e/ou negativas?” 

 

Identificar o público-alvo de seu empreendimento também é fundamental. É impossível vender de maneira eficiente se você não sabe nada sobre as pessoas que compram o seu serviço.

 

Busque informações detalhadas sobre quem é esse cliente, a sua idade, gênero, qual a sua necessidade, e como ele se comporta de maneira geral.

 

Criar uma persona para o seu negócio facilita muito na criação de campanhas de marketing, pois conhecendo o perfil do seu cliente é possível saber como se relacionar com ele da maneira correta. 

Defina o seu diferencial

Após traçar o perfil do público-alvo e identificar qual é o seu problema, é necessário pensar como o seu produto ou serviço pode resolvê-lo.

 

Estude as empresas concorrentes do seu segmento e pense em uma maneira de mostrar ao público qual o diferencial da sua marca.

Orçamento

Para ter um plano de negócio bem estruturado, o seu orçamento é o fator principal para decidir aspectos como: localização da empresa, instalações físicas, equipamentos, investimento em marketing, etc. 

 

É também baseado em seu orçamento inicial a capacidade de produção, quantos clientes consegue atender por mês e a quantidade de funcionários contratados.

 

Levando em consideração todos os aspectos acima, calcule exatamente quanto tudo isso irá lhe custar e se você pode investir no momento.

 

Crie uma planilha para sua organização financeira, contendo as estimativas de custos iniciais, de despesas e receitas, capital de giro e fluxo de caixa e de lucros.

Saiba como empreender online  

O empreendedorismo digital é, de maneira geral, um negócio na internet, onde você pode oferecer  serviços ou produtos online, sem necessidade de investir em espaços físicos.

 

Segundo o Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020 feito pela HeroSpark,  62% dos Empreendedores Digitais no Brasil usam seus empreendimentos como um complemento a trabalhos convencionais. Em outras palavras, os negócios digitais funcionam como uma excelente fonte de renda adicional.

 

Alguns exemplos de negócios digitais são: cursos online, e-commerces, blogs, afiliados digitais e infoprodutos.

 

A principal vantagem em criar um negócio digital é que não é necessário investir muito dinheiro para começar, em comparação ao empreendedorismo tradicional.

 

Além disso, esse modelo de negócio lhe permite empreender onde e quando quiser, tendo uma maior flexibilidade nos horários.

 

Se você tem vontade de criar um negócio digital mas não sabe como tirar essa ideia do papel, conheça o SparkStart, o programa de aceleração de negócios digitais da HeroSpark! 

Mantenha-se por dentro das mudanças do mercado

Em determinado momento, pode ocorrer de um empreendedor ficar estagnado nas mesmas estratégias e esquecer de observar mudanças que ocorrem ao seu redor.

 

Contudo, para empreender você nunca deve parar de buscar conhecimento. Siga grandes empresas e empreendedores nas redes sociais, faça novos cursos, leia notícias para sempre manter-se atualizado e encontrar novas oportunidades.

 

E lembre-se que é importante não apenas saber o que acontece na sua área de atuação, mas também tudo o que acontece no mundo. Dessa forma, você sempre estará preparado para se adaptar às mudanças.

Inspire-se nos empreendedores de sucesso

Acompanhe histórias de empreendedores de sucesso para buscar inspiração nos momentos em que sentir-se desmotivado.

 

Observe suas trajetórias e busque qualidades em comum que você possui com eles, além de outras características que precisam ser mais desenvolvidas para tornar-se uma pessoa melhor tanto na vida pessoal quanto profissional. 

 


Agora que você já tem as dicas para começar a empreender, não perca tempo. Corra atrás de cursos, estude, planeje e crie seu próprio negócio de sucesso!

 

Até a próxima!

Mais artigos para você

Coprodução: como criar um negócio digital sem produzir o conteúdo

A coprodução é o ato de comercializar um produto digital em parceria com outras pessoas, ou seja, quando um produtor …

5 ferramentas e técnicas de tomada de decisão obrigatórias para empreendedores

Uma decisão errada pode ajudar ou atrapalhar um negócio. E os empreendedores precisam tomar centenas de decisões todos os dias. …

O que é freelancer e como contratar um para seu negócio

Você pode até ter contratado este profissional alguma vez na vida, mas nem percebeu, então, o que é freelancer? Normalmente, …

Tráfego pago: o que é e como funciona

Tráfego pago é uma ferramenta de marketing digital que possibilita alavancar os acessos ao seu site ou blog. Por meio …

Links Patrocinados: o que é e quais ferramentas utilizar

Links patrocinados são as melhores soluções para as desvantagens do tráfego orgânico. Por mais que você prefira um posicionamento no …

Estudo online: Boas práticas para manter foco do aluno

Veja dicas de como garantir que seus alunos se engajem no estudo do seu curso online   Em tempos de …