Atualmente, investir em um negócio digital é a mina de ouro de milhares de empreendedores no Brasil. Segundo a nossa pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, 54% dos empreendedores digitais começaram seus negócios há menos de 1 ano. 

Sendo que 23% iniciaram suas atividades há menos de 3 meses. Diante disso, podemos concluir que o empreendedorismo digital continuará sendo uma forte tendência nos próximos anos.

Ainda de acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados usam seus empreendimentos como um complemento a trabalhos tradicionais. Por isso, os negócios digitais são considerados uma excelente fonte de renda adicional.

Com o crescimento expressivo desse mercado, a concorrência para quem quer ganhar dinheiro na internet fica cada vez mais acirrada. Diante disso, se você quer investir nessa área precisa se destacar.

Para que isso aconteça é necessário investir mais em estratégias de marketing digital

 

O que é negócio digital?

Negócio digital é aquele que produz e vende produtos e serviços por meio da tecnologia e da Internet. Normalmente desenvolve soluções que ainda não existiam para demandas não exploradas pela concorrência. ou transforma produtos existentes para atender a novas demandas.

Por isso, o empreendedor digital costuma criar novos modelos de negócios para atuar no mercado. Dessa forma, ele consegue atingir pessoas de diversos lugares, já que não existe fronteiras para quem atua por meio da Internet.

É importante mencionar que nesse caso é imprescindível utilizar técnicas de marketing digital, pois esse tipo de negócio nasce e cresce no ambiente online. Dessa maneira, você consegue criar relacionamento com os seus futuros clientes e, consequentemente, têm maior probabilidade de concluir uma venda.

Mas, afinal, como funciona um negócio digital? Do mesmo modo que um empreendimento convencional, mas com desenvolvimento de soluções digitais. 

Além disso, esse tipo de negócio usa muita tecnologia nos seus processos internos. Isso ajuda a reduzir custos nas operações. Por isso, as soluções que são oferecidas para o mercado têm um valor mais competitivo.

Diante desse cenário, novas empresas digitais conseguem entrar no mercado com mais facilidade, bem como têm maior probabilidade de alcançar o sucesso mais rápido que um empreendimento tradicional.

Se você pretende ingressar nesse mercado digital, precisa entender que deve saber tudo sobre tecnologia e Internet. Dessa forma, fica mais fácil atingir os resultados esperados.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Como lucrar no seu negócio digital utilizando o marketing?

 

Se o seu negócio digital não está indo bem e você não sabe o que está faltando para alcançar o sucesso. Isso pode estar acontecendo porque não está investindo o suficiente no marketing digital da sua marca.

Como mencionamos no tópico anterior, essas estratégias estão intimamente ligadas com as operações de uma empresa digital. Por isso, você não pode deixá-las de lado durante a sua jornada empreendedora.

Pensando em te ajudar a lucrar mais com o seu empreendimento, separamos aqui as principais estratégias de marketing que podem alavancar os seus resultados. Assim, você poderá aplicar no seu negócio e obter o sucesso esperado. Vamos lá!

 

Use o funil de vendas

 

Não adianta tentar oferecer seu produto ou serviço a qualquer pessoa. Nem sempre ela faz parte do público-alvo de seu negócio digital. Diante disso, gastar tempo e energia tentando convencê-la resultará em perda de dinheiro.

Lembre-se de que o funil de vendas é, basicamente, o acompanhamento de um possível cliente, desde o primeiro contato até a compra do seu serviço, a fim de fidelizá-lo. Isso ocorre em três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Veja a descrição de cada uma delas, a seguir.

 

Topo do funil

 

O topo de funil é a fase de conscientização das pessoas que ainda não sabem como resolver o seu problema. Aqui, cabe a você fazer com que elas tenham interesse na sua marca. Para isso, é imprescindível que conheça muito bem o seu avatar.

Dessa forma, é possível criar conteúdos que possam atraí-lo até o seu site, como conteúdos de blog, materiais ricos gratuitos, posts nas redes sociais, entre outros. Além disso, você pode investir em landing pages para conhecer melhor os seus possíveis clientes. 

 

Meio do funil

 

No meio do funil, as pessoas que preencheram a landing page e cederam seus dados, são denominadas como leads. Ou seja, eles já estão cientes de que possuem um problema, mas ainda não sabem como resolvê-lo. 

Neste momento, você precisa desenvolver um relacionamento com ele. Para isso, pode criar postagens para esclarecer suas dúvidas acerca do serviço, falar mais sobre o que você oferece e quais as vantagens de optar pelo seu negócio digital.

Dessa forma, é possível fazer com que os leads continuem a caminhar dentro do seu funil de vendas. 

 

Fundo do funil

 

Na última etapa, denominada fundo do funil, é o momento em que o lead precisa tomar a decisão de compra para tornar-se um cliente de fato. Ou seja, ele já entendeu que para solucionar seu problema, deve contratar um serviço. 

Seu objetivo agora é mostrar que sua empresa é a ideal para resolver o problema. Para tanto, você precisa oferecer um bom atendimento, bem como apresentar cases de sucesso sobre as suas soluções. 

Se quiser se aprofundar no assunto, confira o vídeo:

 

 

Utilize técnicas de marketing de conteúdo para seu negócio digital  

 

O marketing de conteúdo serve para atrair clientes através da criação de conteúdos originais e de qualidade. Ao oferecer conhecimento ao público, ele cria uma visão positiva de sua marca e busca conhecer mais sobre o seu negócio digital. 

O marketing de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing, uma estratégia de marketing criada para converter clientes os atraindo de forma sutil. Você pode produzir conteúdo por meio de vários canais utilizados na internet. Os principais são: 

Guia do planejamento do curso online

 

Blog 

Imagine, por exemplo, que uma pessoa está interessada em aprender sobre culinária japonesa e não conhece nada sobre as técnicas, os ingredientes e os utensílios utilizados.

O primeiro lugar onde ela irá pesquisar essas informações geralmente é o Google, e ao pesquisar, ela clica num artigo completo que esclarece todas as suas dúvidas acerca do assunto, no blog de um chef de cozinha que possui um curso online de gastronomia japonesa. 

As chances dessa pessoa dar credibilidade ao chef e comprar o seu curso online são maiores do que as de “comprar de um estranho”, por assim dizer. Por isso escrever artigos para blog é uma das estratégias mais utilizadas pelos donos de negócios digitais. 

 

Redes Sociais

 

É evidente que as redes sociais são o maior canal de divulgação de marcas atualmente. Com elas você consegue se aproximar de seu público, conhecê-lo e gerar engajamento. 

Hoje, fazer a divulgação do seu negócio digital da maneira correta através de redes sociais, exige uma boa organização e estratégia de postagem de conteúdos sucintos e objetivos, com o intuito de estabelecer uma autoridade para sua marca e interesse do público.

 

Infoprodutos

 

Os infoprodutos são materiais distribuídos de maneira digital e de fácil acesso. Eles podem ser ebooks, infográficos, whitepapers, vídeos ou até mesmo podcasts. Esses conteúdos são mais ricos e detalhados que um artigo para blog, por exemplo. 

Investir em infoprodutos é um ótimo método de mostrar que seu negócio digital é especialista no que faz, além de manter seu público informado. 

Você pode utilizar esses infoprodutos como porta de entrada para um lead conhecer mais sobre o que o seu negócio digital oferece.

Disponibilize um e-book gratuito, por exemplo, através do preenchimento de um formulário com os dados do possível cliente, para receber informações sobre o seu público em troca.

 

Aplique técnicas de SEO em seu negócio digital

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para fazer com que seu conteúdo seja um dos primeiros a aparecerem nos mecanismos de busca da internet, como o Google. Está altamente relacionado ao marketing de conteúdo. 

Para saber como utilizar o SEO nos conteúdos do seu negócio digital, você primeiro precisa entender como funciona o Google: para resumir, o Google define a relevância dos resultados baseando-se em mais de 200 critérios.

Entre eles, estão a quantidade de links internos e externos, a qualidade e a originalidade do conteúdo, a utilização de palavras-chave e o tempo de permanência das pessoas na página.

Ou seja, o SEO são técnicas criadas para um criador de conteúdo se adequar aos critérios de ranqueamento definidos pelo Google. É essencial ter um conhecimento básico sobre o tema se você pretende criar um blog, por exemplo.

 

Crie fluxos de e-mail marketing para divulgar seu negócio digital

 

O e-mail marketing é uma forma de divulgar seu negócio digital e manter uma relação com o seu público de forma mais segmentada.

Para um e-mail marketing surtir efeito, é preciso pensar na individualidade e necessidade de cada destinatário, e ao contrário do que muitos pensam, esta estratégia gera muitos resultados, se feita da maneira correta.

Existem ferramentas de e-mail marketing que possibilitam toda a automatização do processo de envio, como a HeroSpark. Elas criam listas de disparo, personalizam o texto com o nome do destinatário, agendam o envio etc. 

São vários os tipos de e-mail marketing, cada um para uma ocasião e pessoa. Saber como e quando utilizá-los pode ser a chave para aumentar as vendas de seu negócio digital. 

 

Newsletter

 

Newsletters são e-mails informativos enviados para assinantes pré-cadastrados. As newsletters possuem o intuito de aproximar o público à sua marca apenas com a divulgação de conteúdos variados, como um artigo do seu blog, por exemplo.

 

E-mail promocional

 

O e-mail promocional, diferente da newsletter, serve para promover apenas um produto ou serviço. Ele deve ser enviado para um público específico, que tenha mais chance de comprar. As ferramentas de email-marketing são de grande ajuda para saber como segmentar esses emails.  

 

E-mail comemorativo

 

Este tipo de e-mail serve puramente para aproximar seu negócio digital do cliente. Enviar um e-mail de boas vindas, em datas comemorativas como aniversários e feriados faz com que ele sinta-se lembrado e mostra que sua empresa está presente em todos os momentos.  

 

 

Faça uma Landing Page para seu negócio digital

 

As landing pages são páginas de preenchimento de dados para conversão de leads. Normalmente são colocadas ou divulgadas em canais onde uma empresa possui mais pontos de conversão. Seu layout é construído de maneira simples e objetiva para não causar distrações.

Elas são de extrema importância para um negócio digital, pois é a partir dos dados de uma landing page que você saberá quais as preferências do seu público, e, com isso, pode criar uma persona para sua marca e saber como segmentá-la.

Geralmente, para fazer com que o visitante de um site preencha a landing page, são oferecidos infoprodutos como e-books e infográficos gratuitos em troca. Mas também é comum dar ofertas e outras recompensas.  

É importante também pensar na identidade visual da landing page, a descrição utilizada para atrair o futuro lead e as call to actions – aquelas palavras no imperativo que servem de gatilho para alguém realizar uma ação, como por exemplo “Baixe o material agora” ou “Acesse nosso conteúdo”.

É normal que um negócio digital não dê resultado logo de primeira. Por isso, buscar formas de evoluir e melhorar aspectos falhos no seu empreendimento é uma atitude que trará ótimas consequências no futuro! 

Se você quer criar seu próprio negócio digital, mas ainda ficou com dúvidas, conheça a HeroSpark, uma plataforma completa para produtores digitais hospedarem e lançarem seus produtos e cursos

Até a próxima!

pesquisa panorama dos negócios digitais