Negócio digital: aprenda a lucrar com o seu em 2023

negócio digital
Negócio digital: aprenda a lucrar com o seu
Extensão plano basic

Muitas pessoas têm se agarrado à ideia de construir um negócio digital para alcançar a tão sonhada independência financeira de uma forma totalmente flexível. 

No entanto, antes de mais nada, é preciso saber que, independente do nicho de mercado escolhido, quando o assunto são os negócios digitais, é imprescindível se planejar e se preparar para se destacar, principalmente em um meio onde a concorrência é altíssima. 

Prova disso é que, segundo os dados mais recentes da Connect Soluções Digitais, o mercado de produtos digitais teve um crescimento de 103% em 2020. E os números tendem a aumentar cada vez mais. Portanto, é preciso ser diferente para lucrar. 

Assim, para te ajudar a criar um negócio digital que não seja em vão e nem dispensável, preparamos este conteúdo! Aqui, você vai conferir dicas valiosas de como abrir e lucrar com o seu empreendimento online. Vamos lá?

O que é um negócio digital?

Basicamente, um negócio digital representa a venda de um produto ou serviço em ambiente online. Isso quer dizer que você pode ter uma loja online, comercializar produtos digitais ou trabalhar com dropshipping, por exemplo. 

Mas vale dizer que, no caso específico dos infoprodutos, até mesmo a disponibilização do item (e-book ou curso online, por exemplo) é feita de forma virtual.

No entanto, para investir nesse tipo de negócio, você precisa utilizar tecnologias seguras e confiáveis que permitam a construção e o gerenciamento de todo o seu negócio. 

Afinal, apesar de não ser necessário um espaço físico, é preciso contar com recursos robustos que possibilitem a concretização do empreendimento online, desde a hospedagem do produto até o recebimento pela venda.

Como começar um negócio digital?

Existem várias formas de começar um negócio digital e aquecer o seu público-alvo para que ele adquira posteriormente os seus produtos. Listamos algumas para te ajudar!

1. Crie páginas de captura 

O primeiro passo é criar uma página de captura para conseguir os dados dos seus leads e, assim, nutri-los com informações relevantes sobre o seu negócio. 

Para isso, você deve disponibilizar gratuitamente um infoproduto, que pode ser:

  • E-books;
  • Planilhas;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Entre outros. 

Dessa forma, para baixar esse material, o lead deve preencher um formulário, disponibilizando alguns dados pessoais, como nome e e-mail.

Após essa troca, você consegue estabelecer um relacionamento com esses possíveis clientes a partir do envio de e-mails. 

 2. Envie e-mail marketing

O próximo passo é nutrir os contatos por meio do e-mail marketing. 

Para quem não sabe, o e-mail marketing é toda a comunicação que acontece via e-mail entre um negócio e seus leads ou clientes. Assim, por meio de uma ferramenta de envio de e-mails, é possível enviar promoções, conteúdos novos e newsletters.

Aliás, busque sempre personalizar a comunicação via e-mail. Assim, você aumenta as chances de a mensagem ser aberta pelo cliente e o faz sentir-se único.

O e-mail marketing também é muito bem aproveitado em datas comemorativas, seja para enviar uma promoção exclusiva ou uma mensagem de parabéns, por exemplo. 

3. Invista nas redes sociais

As redes sociais são formadas por sites e aplicativos que possuem diferentes funções. Basicamente, elas podem ser destinadas aos mais variados temas, como trabalho, relacionamento ou entretenimento. Assim, podem ser aproveitadas pelos negócios digitais. 

Dessa forma, o primeiro passo para ter sucesso por meio das redes sociais na hora de começar um negócio digital é compartilhar a visão, a missão e os valores da empresa por meio de posts, trends e stories.

Veja como utilizar alguns recursos das redes sociais no seu negócio digital!

Trends 

As Trends são pequenos movimentos que vem fazendo muito sucesso com os usuários das redes sociais. Elas trazem temas que estão em alta no momento.

Assim, entrando em uma Trend, você tem mais chance de aparecer para mais pessoas. Por isso, é ideal ficar de olho nas novidades do seu nicho.

Stories

Os stories ficam no ar por 24 horas e são usados principalmente para mostrar os bastidores do seu negócio. Isso porque as pessoas estão sempre interessadas em saber o que acontece “por trás das câmeras”.

Além disso, é possível trazer reflexões, solucionar problemas e até mesmo fazer uma CTA para sua página de vendas.

Tudo isso gera proximidade com sua audiência, principalmente quando você abre espaço para ela responder aos seus stories e interagir em enquetes e caixinhas de perguntas. 

Lojas

As lojas do Instagram e do Facebook permitem que o usuário apresente seus itens em um lugar específico, onde é possível colocar links que trazem informações do produto e direcionar para a página de vendas do mesmo.

Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais também são uma boa estratégia para atingir um público-alvo específico na hora de pensar em como criar um negócio digital. Afinal, como eles possuem um grande número de seguidores, podem divulgar seu produto.

Dessa forma, a audiência do influenciador vai ser encaminhada para a sua página de vendas e/ou perfil nas redes sociais, podendo converter na venda final do seu produto.

copy com chat gpt , herocreator

Essa estratégia com influenciadores pode abranger também os conteúdos compartilhados no feed e a participação em lives, o que pode ter ainda mais interação com a audiência.

4. Invista em tráfego pago

Investir em anúncios, seja nas redes sociais ou no Google, é uma ótima estratégia para promover seus produtos acima dos da concorrência. Assim, o possível cliente te encontrará mais facilmente. 

Vale dizer que é  muito importante que esse primeiro contato o leve até uma boa página de vendas ou a um perfil organizado e atraente. Ambos precisam mostrar o que você faz e qual a sua solução para o problema que o lead enfrenta.

5. Estude constantemente

Para criar um negócio digital do zero é preciso muito estudo. Acima já falamos sobre diversas estratégias que você poderá adotar, porém, para que tudo dê certo e seu negócio cresça, é importante conhecer estratégias de marketing digital.

Entender sobre funis de venda pode ser um bom começo, já que é um conhecimento utilizado desde a página de vendas até a produção de anúncios.

Outro ponto a ser estudado é sobre criação de conteúdo, persona e copywriting. Tudo isso ajudará o seu negócio digital a escalar ainda mais.

E mais: pesquise constantemente sobre seu nicho e não deixe de olhar o que a concorrência vem fazendo. É importante tirar um tempo para isso e também para se manter atualizado, já que a internet muda um pouco todo dia.

Qual é o melhor negócio digital?

Existem inúmeros negócios digitais que abrangem os mais diversos públicos e soluções. 

Assim, listamos abaixo 6 ideias de negócios digitais nos quais você tem maior chance de conseguir um lucro real. Confira!

1. E-commerce

O e-commerce, ou loja virtual, cresceu exponencialmente nos últimos anos, principalmente durante a pandemia. Afinal, as pessoas acostumaram-se a comprar online. Assim, quem tinha apenas negócio físico migrou para o digital.

Portanto, para quem quer investir em um modelo de negócio digital, ter sua loja virtual pode ser um caminho. Vale dizer que os nichos são diversos, como:

  • Moda;
  • Perfumaria;
  • Beleza;
  • Eletrônicos;
  • Artesanato;
  • Entre outros.

2. Dropshipping

Para quem não quer estocar produtos, o dropshipping pode ser vantajoso, pois é mais “simples” do que um e-commerce.

Aqui o empreendedor monta online toda sua estrutura em marketplace, mas faz parceria com fornecedores. Ou seja, você ficará responsável pela divulgação, venda e atendimento, enquanto o fornecedor cuida do estoque e da entrega.

3. Afiliados

Os afiliados são vendedores que ganham por comissão. Vale destacar que existem afiliados tanto de infoprodutos como de produtos físicos. 

Esse é um mercado que vem crescendo ao longo dos últimos anos, principalmente nos infoprodutos, pois o produtor solicita essa ajuda dos afiliados para expandir sua marca.

Dependendo do produto, as comissões chegam perto dos 40%.

4. Social media

Que a internet não para de crescer, não é novidade. Mas o que muita gente não sabe é que para todos esses negócios existem as pessoas que estão nos bastidores. É o caso do social media, pessoa responsável em gerenciar as redes sociais.

Se você se considera expert nas redes e entende de estratégias de marketing digital, essa é uma opção a ser considerada. 

Para isso, monte seu portfólio, divulgue seu serviço, use sites de freelancers e comece seu negócio digital.

5. Produção de conteúdo

Além da pessoa que gerencia as redes, existem aquelas que produzem conteúdo, seja na forma de vídeos, fotos ou textos. 

Sim, existe toda uma equipe que traz informações para empresas, produtores ou experts, como designers, redatores e filmmakers. 

Vale dizer que a produção se estende além das redes sociais e abrange blogs, sites institucionais, lojas virtuais, entre outros.

Nesse caso, a ideia é a mesma do social media: monte um portfólio e divulgue seu serviço para começar o seu negócio!

6. Produção de infoprodutos

Os produtos digitais estão em plena ascensão no mercado, como:

  • E-books;
  • Cursos online;
  • Podcasts;
  • Webinars;
  • Consultorias;
  • Assinatura;
  • Templates;
  • Entre outros.

Para criar um, é preciso ser especialista em algum assunto. Além disso, você deverá fazer pesquisas, estudar o que deseja transmitir e investir na divulgação e venda. 

Vale dizer que os produtos digitais são hospedados em plataformas, onde é possível gerenciar todo o seu negócio online.

Assim, em uma plataforma completa como a HeroSpark, você poderá montar páginas de vendas e enviar e-mail marketings. 

Além disso, contará com uma página de checkout seguro e área de membros, onde seus clientes e alunos entrarão para acessar o conteúdo.

Por isso, para começar, convidamos você a conhecer a HeroSpark, uma solução completa para negócios digitais com funções para todas as etapas, desde a hospedagem até a venda do produto. Comece gratuitamente agora mesmo!

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *