empreender com a herospark

O número de usuários das redes sociais vem aumentando gradativamente. Só no ano de 2020, o Instagram contava com mais de 95 milhões de usuários no Brasil. Mas não foi só o número de usuários que aumentou, uma parte dessas pessoas resolveram investir em um negócio digital.

De acordo com o Panorama de Negócios Digitais Brasil 2021, feito pela HeroSpark, 54% dos empreendedores digitais começaram entre os anos de 2019 e 2020.

Além dessa expansão do número de usuários das redes sociais, a pandemia também fez com que muitos empreendedores se reinventassem, migrando para o meio digital, e isso só aumentou a concorrência com quem já usava esse modelo de negócio. Diante disso, surge a dúvida: “como criar um negócio digital”?

 

O que é um negócio digital?

Antes de explicar como criar um negócio digital, é preciso falar que um negócio digital representa vender um produto (pode ser um serviço também) no ambiente online. Assim, nota-se a facilidade de, hoje em dia, criar um empreendimento na área digital.

Basta um aparelho (celular ou computador), acesso à internet, vontade de dar certo, e muito planejamento e disciplina para execução.

Você não precisa, ainda, se preocupar em alugar um espaço/escritório para o seu negócio funcionar; da sua casa, é possível lucrar bastante! Da mesma linha de facilidades do negócio digital, não é preciso, inicialmente, investir muito nele.

Flexível e econômica, essa modalidade não exige que você, empreendedor, esteja presente no fechamento de uma venda. É tudo automatizado!

Nesse âmbito, hoje, há inúmeras possiblidades de negócio digital para se atuar. As melhores opções são: produtor de conteúdo, influenciador digital, e-commerce, dentre outras, como startups.

Para entender melhor e saber como ganhar dinheiro com um negócio digital, continue o texto. 

Estes são quatro exemplos para te inspirar:

 

 

Como criar um negócio digital

Infoprodutos

Utilizados por muitos empreendedores, atualmente, os infoprodutos são uma ferramenta muito eficaz, que se bem empregada, faz com que o lead, além de ter contato com um produto que seja interessante para ele.

O lead também conhece um pouco mais sobre o seu negócio. Eles podem ter vários formatos, como e-books, planilhas, vídeos, pequenos cursos online ou infográficos.

Normalmente, os infoprodutos (palavra-chave quando falamos de como criar um negócio digital) são distribuídos de forma gratuita.

O lead faz o preenchimento de um formulário, ao mesmo tempo em que recebe um convite. Isso o fará despertar o interesse em conhecer mais sobre o seu produto.

Por outro lado, você receberá, em troca, informações sobre o seu possível público. 

 

Newsletter

A newsletter é um e-mail que tem como objetivo informar o público. E, assim, engajar futuros clientes. É uma porta de entrada para a lista de e-mail marketing, juntando as pessoas que deverão receber as mensagens promocionais da empresa ou negócio digital.

Vale lembrar que a função do newsletter não é fazer vendas, e sim selecionar esse público, que futuramente receberá os e-mails com anúncios e ofertas. Caso esse processo seja feito com qualidade, e-mails personalizados para cada tipo de cliente, com certeza as pessoas irão se interessar em saber o que está no link de cada e-mail. Essa curiosidade gerada traz, consequentemente, mais possíveis clientes.

Essa estratégia não só é responsável por trazer mais pessoas para o chamado funil de vendas, mas, também, estabelece uma proximidade entre o negócio e a pessoa do outro lado da tela. A newsletter noticia algo ligado à (sua) empresa. É um boletim informativo.

Isso faz com que a audiência conheça mais sobre o produto ou serviço oferecido, fazendo com que eles continuem interessados nas informações dos próximos e-mails. Ela é tida como porta de entrada do nosso próximo tópico!

 

E-mail Marketing 

Outra ferramenta que traz muito engajamento para o seu negócio digital, é o e-mail marketing. Utilizado com frequência desde os anos 2000, é uma forma de criar uma proximidade entre a empresa e o cliente.

E-mail marketing é toda a comunicação que acontece via e-mail entre o negócio, ou a empresa e seus clientes, mas se utilizado de forma estratégica, pode trazer as pessoas para mais “perto” do seu negócio. Por meio de uma ferramenta de envio de e-mails, é possível enviar promoções, conteúdos novos e produtos.

Tudo isso acompanhado de um pequeno texto, que pode ser personalizado com o nome de cada cliente. Aliás, busque sempre personalizar a comunicação via e-mail. Assim, você aumenta as chances de a mensagem ser aberta pelo cliente e o faz sentir-se único.

É, também, muito bem aproveitado em datas comemorativas: dia do cliente, dia das mães, aniversários, Black Friday e muitas outras datas. Imagine que um dos contatos da empresa esteja fazendo aniversário. Enviar um e-mail com uma promoção exclusiva, e uma mensagem de parabéns seria uma ótima forma de se comunicar com essa pessoa, e deixá-la mais próxima ao seu projeto. Cultive a relação com o seu cliente!

O e-mail funciona como uma boa forma de atingir um número enorme de pessoas, afinal, mais de um terço do mundo está no e-mail! 

 

Redes Sociais

As redes sociais, são formadas por sites e aplicativos, que possuem diferentes funções. Elas podem ser destinadas aos mais variados temas: trabalho, relacionamentos ou entretenimento. Para ter uma ideia, entre 2019 e 2020, os negócios online registraram um aumento de 185%, e um terço dessas vendas veio das redes sociais.

O primeiro passo para ter sucesso por meio das redes sociais, no sentido de como criar um negócio digital, é compartilhar a visão da empresa, e nesse ambiente essa tarefa é muito simples. É possível transmitir os princípios do seu negócio digital, por meio de posts, trends e stories.

 

Trends 

As Trends, são pequenos movimentos que vem fazendo muito sucesso com os usuários dessas redes. Elas podem ser desafios de maquiagem, por exemplo, que muitas empresas do ramo da beleza têm adotado para atingir, principalmente, o público jovem. 

 

Stories 

Os Stories são pequenos posts, que ficam no ar durante 24 horas, neles é possível trazer posts animados, com músicas ou Gifs e até mesmo enquetes, para dar ao público a interatividade com o seu negócio, por meio dessa interatividade é possível conhecer um pouco das opiniões das pessoas também.

 

Proximidade

Nas redes sociais é possível ter um relacionamento ainda mais próximo que no e-mail, é possível falar diretamente com o público. As pessoas podem responder os posts e os stories, permitindo que a empresa tenha um contato direto e mais personalizado com cada um dos seguidores.

 

Bastidores

Às vezes, deixado de lado pelas companhias, esse ponto é fundamental. Quando você compartilha o “por trás das câmeras” com o seu público (produção de um artigo, gravação de materiais em áudio e vídeo ou a aparição de colaboradores trabalhando) você humaniza a sua marca.

Os bastidores, nas redes sociais, trazem um ar de vida à empresa. Clientes adoram saber o que rola por trás da cortina. Invista nisso!

 

Como vender nas redes sociais

Outro ponto positivo desses veículos, é a possibilidade de vendas por meio dessas redes, como Instagram Shopping e a Loja do Facebook. Nas próprias postagens, é possível colocar links que trazem algumas informações do produto, seja ele um curso ou uma mentoria, e que leve os usuários diretamente à página de venda deste produto.

Os influenciadores digitais também são uma boa estratégia para atingir um público específico na hora de pensar em como criar um negócio digital. Eles são pessoas que possuem um grande número de seguidores, que possuem uma identidade e confiam nos seus influenciadores.

Muitos empreendedores têm criado parcerias com esses influenciadores, onde eles fornecem o seu produto para o influenciador, em troca de divulgação, e muitos tem divulgado infoprodutos como cursos de marketing ou de vendas.

 

Funil de Vendas no negócio digital

O funil de vendas, como o próprio nome já diz, é como um funil, que o cliente percorre do momento que ele conhece a empresa, até concluir a primeira compra.

Esse funil é dividido em três etapas: o topo, meio e fundo. Essas partes são essenciais para que esse trajeto seja seguido de forma eficiente e organizada.

Também é importante que sejam produzidos vídeos destinados para cada etapa do funil, para surtir o efeito desejado no visitante, e transformando-os em leads.

 

Topo do funil

É a parte mais larga do funil, onde você irá receber o maior número de visitantes e por isso, é muito importante produzir conteúdos para despertar o interesse desses futuros clientes no seu produto.

É o espaço ideal para mostrar para os potenciais leads o por quê precisam do seu produto, tornando-os clientes fiéis.

Para ter sucesso nessa etapa, é fundamental causar uma boa primeira impressão nos visitantes. Esse contato inicial deve despertar a curiosidade de conhecer mais sobre a empresa, e no que ela pode agregar na vida do futuro cliente.

Essa curiosidade fará com que essas pessoas pensem em problemas que antes eram ignorados, e procurem soluções para eles agora.

Esses conteúdos do topo do funil devem ser de fácil acesso, para receber uma grande quantidade de pessoas curiosas, que não conhecem tanto sobre o assunto. Por isso, as informações desses conteúdos devem ser claras e objetivas.

 

Meio do funil

Depois de atrair os visitantes e despertar o interesse deles no topo do funil, chegou a hora de outra etapa: o meio do funil.

O estágio intermediário do funil fica entre o momento de despertar a curiosidade dos possíveis leads, e torná-los clientes.

É um momento muito importante, que se não for feito de forma eficiente, os consumidores poderão desistir no meio do caminho.

Após conhecerem um pouco mais sobre o seu negócio digital na etapa anterior, eles estarão ainda mais interessados no que você tem a oferecer. Para se sair bem nessa etapa, é necessário criar conteúdos direcionados ao público que já possui uma certa confiança na sua marca, e já sabe um pouco mais sobre o seu negócio.

É importante que os conteúdos destinados ao meio do funil tirem as dúvidas dos futuros clientes. Assim, você eliminará qualquer insegurança por parte deles em comprar o produto oferecido. Esses conteúdos podem ser checklists, guias ou templates.

Os templates não precisam de muito investimento para serem efetivos. Planilhas ou apresentações serão bem eficientes para informar os leads do meio do funil, mostrando-os como o seu negócio atua de forma prática.

Além disso, mostra como ele pode ajudá-los a resolver problemas do dia-a-dia, eliminando as dúvidas e possíveis incertezas dos leads.

 

Fundo do Funil

Chegou o momento decisivo! Nessa última etapa de como criar um negócio digital, o objetivo é fazer com que o lead decida comprar o produto oferecido a ele, e assim, passar a ser um cliente fiel.

Como o lead já tem uma opinião formada em relação ao assunto, essa etapa será mais curta que as outras. Aqui, ele já sabe que esse produto ou serviço poderá resolver o problema abordado anteriormente.

Os conteúdos produzidos para o fundo do funil são o toque final, para que o lead escolha se tornar o novo cliente da companhia, e não de outros concorrentes.

Mas mesmo que sejam conteúdos curtos, eles ainda precisam ter qualidade, e as características certas para ajudar o futuro cliente a tomar essa decisão.

O conteúdo precisa ser direto, focado no negócio e no produto oferecido, mas não pode parecer com uma publicidade explícita.

É importante esclarecer as dúvidas que o lead pode ter, para ele ter certeza do que está comprando, tomando essa decisão por conta própria. Isso evitará problemas no pós-venda como, reclamações e insatisfações por parte do cliente.

Algumas das dúvidas que devem ser respondidas nesta etapa são relacionadas a como é o funcionamento dessa empresa ou desse serviço, demonstrações de como é o uso correto desse produto e mostrar as vantagens que esse produto pode ter no mercado.

Outro fator crucial é apresentar os casos de clientes que obtiveram sucesso com o seu serviço. Tal ação trará credibilidade ao seu produto, e segurança ao cliente.

Algumas estratégias utilizadas para facilitar essa etapa do fundo do funil são:

 

Vídeos

Você pode publicar pequenos vídeos que podem mostrar o sucesso de outros clientes que utilizaram o serviço ou mesmo tutoriais de uso. Com isso, você tira qualquer dúvida que tenha sobrado dos leads em relação à empresa, e mostrem porque esse produto se destaca no meio de outros.

 

Webinars

O webinar aborda temas relacionados ao infoproduto oferecido que está sendo trabalhado.

Ela pode ser realizada ao vivo, por meio de redes sociais, como Instagram, Facebook ou até mesmo o Youtube. Ainda pode ser por meio de aplicativos de reunião.

Aqui, é interessante que se crie um ambiente onde os espectadores possam interagir com o palestrante, tirando dúvidas e fazendo comentários a respeito do tema abordado.

 

Amostra do produto

Essa é uma estratégia muito interessante, pois dará ao lead uma pequena experiência do que o produto pode oferecer, durante um pequeno período de tempo.

Caso ele sinta que essa experiência o ajudou a resolver um problema, o lead poderá fechar a compra, por estar se sentindo seguro com a solução do problema.

Muitas vezes, o processo do funil de vendas pode ser um pouco complicado, caso o empreendedor não se organize em cada etapa, as pessoas ou os leads podem desistir no meio do caminho.

A HeroSpark é uma plataforma gratuita que tem como função ajudar os empreendedores a conseguirem organizar o funil de vendas do seu negócio digital. Clique aqui e conheça!

 

Quero começar um negócio digital, e agora?

Depois de ver um pouco sobre como cada etapa e cada ferramenta desse percurso, entre iniciar e conseguir fazer as primeiras vendas funciona, muitos empreendedores ainda ficam sem saber como dar o primeiro passo para começar o seu negócio na internet.

Para ajudar essas pessoas a se aventurar no mundo online, algumas empresas criaram programas que dão suporte para que elas consigam sair do zero, e rapidamente realizar as primeiras vendas com o negócio.

Sempre vão aparecer novas estratégias e ferramentas para alavancar o seu modelo de negócios. Por isso, é bom sempre estar bem antenado nas novidades que a internet traz todos os dias. Sempre separe um tempo para ler e conversar sobre, além de investir no seu negócio digital! 

É perfeitamente aceitável que o seu negócio digital não dê resultado logo de cara. Um dos passos para aumentar suas chances de sucesso é escolher uma boa plataforma para hospedar e lançar seu produto. 

Por isso, te convidamos a conhecer a HeroSpark, uma solução completa para negócios digitais com funções para todas as etapas, desde hospedagem até a venda do produto. Comece gratuitamente!

vender cursos online herospark

2 Comentários

  1. […] redes sociais é a melhor forma de conseguir novos clientes para impulsionar de vez as vendas de um negócio digital. No entanto, não só as frases, mas todo o conteúdo deve ser adaptado dependendo da rede que […]

  2. […] Mas esse fenômeno também pode, e é desejável, que seja aplicado nos variados tipos de negócios. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *