Principais fatores para escolher hospedagem de e-commerce

homem segurando celular na mão; imagem de um carrinho de compras é projetada da tela
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

A acessibilidade do  site é um dos fatores chave para o sucesso do seu E-commerce. Um site de E-commerce que está em um provedor de hospedagem estável, rápido e bem otimizado tem maior probabilidade de desfrutar de fluxo de tráfego ininterrupto e melhores classificações nas SERPs do Google.

Portanto, a escolha de um provedor de hospedagem adequado deve ser primordial ao construir seu site de comércio eletrônico.

No entanto, a abordagem de tamanho único nem sempre funciona ao escolher seu provedor de hospedagem. Cada site tem seus requisitos quando se trata de armazenamento, desempenho, recursos e preço.

Embora a maioria dos proprietários de E-commerce escolha um pacote de hospedagem sem pensar muito, eles logo percebem que ele não atende aos requisitos do seu site e são obrigados a migrar para um provedor de hospedagem mais eficiente para salvar seu E-commerce. 

 

Fatores a levar em conta ao migrar seu site de E-commerce para um novo provedor de hospedagem

A maioria dos proprietários de empresas e webmasters pensa duas vezes antes de mudar para outro provedor de hospedagem por medo de tempo de inatividade, prejudicar seus rankings e perder negócios.

O fato é que é bastante simples alternar o provedor de hospedagem  de maneira rápida e fácil. Este post tem como objetivo orientá-lo no processo de escolha do provedor certo para   migração do seu site de E-commerce.

 

7 Características de um provedor de hospedagem ideal para migrar seu site de E-commerce

Alto desempenho

Quando você administra uma loja de comércio eletrônico, sua maior prioridade é encontrar uma solução de hospedagem rápida e confiável.

Mais da metade dos visitantes deixarão seu site se demorar mais de 3 segundos para carregar, e 80% deles nunca retornarão ao seu site.

Você pode perder uma grande parte de seus clientes devido a isso.

Se você está optando pela hospedagem compartilhada por seu custo mais baixo, deve saber que ela é lenta e tem tempo de inatividade frequente. Isso é inaceitável para qualquer loja online.

Existem muitos provedores de hospedagem que vêm com uma infraestrutura não confiável que é altamente propensa a lentidão ou travamentos. 

O provedor de hospedagem deve incluir monitoramento de desempenho e tempo de atividade para alertas imediatos se algo der errado em seu site.

 

Armazenamento de arquivos e largura de banda

Há muitos dados no site de E-commerce  que exigem muito espaço no arquivo. Além disso, um site de comércio eletrônico atrai mais tráfego.

Você precisa encontrar um serviço de hospedagem que tenha recursos suficientes para lidar com isso, caso contrário, você acabará pagando altas taxas adicionais.

Em um site de comércio eletrônico, as imagens dos produtos são o fator determinante para as vendas e devem ser de alta qualidade.

No entanto, essas imagens ocupavam muito espaço, principalmente quando sua loja se torna uma loja enorme. Verifique os limites de largura de banda e armazenamento  de arquivos antes de migrar.

 

Escalonamento Automático

Em um site de comércio eletrônico, você não pode prever a proporção de crescimento exato do seu tráfego, pois é muito variado. Muitas vezes, eles podem desencadear um enorme aumento no tráfego. Os clientes surgirão do nada, e o crescimento seria exponencial.

Por exemplo, no tempo de confinamento por causa do Coronavírus, uma grande parte dos clientes de varejo foi online para comprar suas commodities regulares.

Para sua loja de E-commerce, você deve considerar dois tipos diferentes de dimensionamento: dimensionamento automático quando o tráfego é muito alto e recursos escaláveis ​​que crescem ao longo de um período de tempo.

O escalonamento automático é necessário para lojas de comércio eletrônico devido aos picos de tráfego que acompanham os períodos de férias.

copy com chat gpt , herocreator

Seu plano regular pode ser o melhor para você durante todo o ano, no entanto, durante a temporada de férias, os compradores chegam correndo e você fica sem recursos.

O escalonamento automático significa essencialmente que a infraestrutura de hospedagem é capaz de lidar com todos os picos repentinos de tráfego e carga.

 

Suporte proativo

Problemas e erros na hospedagem são comuns. Mas o que é mais relevante é a equipe de suporte com quem você pode discutir os problemas. Se a equipe de suporte não estiver pronta para oferecer ajuda, seu site poderá permanecer inativo por horas. 

A equipe de suporte deve ser composta por desenvolvedores experientes. Se os servidores e a infraestrutura do provedor de hospedagem  do site forem bem construídos, haverá poucas chances de tempo de inatividade, e a equipe de suporte o ajudará mesmo nos problemas mais inesperados.

 

Segurança total

Os sites de comércio eletrônico costumam ser alvo de ataques de hackers, pois possuem muitos dados confidenciais, como números de cartão de débito ou crédito de clientes, detalhes de contas do Paypal, senhas bancárias, detalhes de usuários etc. 

Principalmente as novas startups não têm uma ideia completa de como proteger sua loja online.

A segurança do site depende de você e da sua equipe de desenvolvimento do site. Mas o provedor de hospedagem também pode ser responsável por qualquer ameaça de hack.

Aqui você pode encontrar informações detalhadas sobre tais serviços.

Quando há falhas no código do servidor, os hackers podem usar códigos maliciosos para se infiltrar no site, acessando dados de usuários, gravando senhas e muitas outras coisas.

Você deve usar um provedor de hospedagem que saiba o que está fazendo. Como proprietário de uma loja online, você deve ter um certificado SSL para criptografar dados confidenciais de entrada e saída.

 

Integração da plataforma de comércio eletrônico

Ao desenvolver uma loja de comércio eletrônico, você também deve escolher a plataforma na qual deseja desenvolver uma loja de comércio eletrônico.

Existem inúmeras plataformas disponíveis como Magento, WooCommerce, Shopify, BigCommerce, etc.

Agora suponha que você escolha Magento como uma plataforma de comércio eletrônico. Então a hospedagem deve funcionar bem com essa plataforma.

Outra coisa que você precisa considerar é a conformidade com PCI pelo provedor de hospedagem. PCI significa Indústria de Cartões de Pagamento. É um conjunto de padrões de segurança para evitar que os dados dos usuários vazem.

 

Backups Automáticos Regulares

O backup deve ser feito automaticamente em intervalos regulares de tempo. Em alguns casos, diariamente, semanalmente ou mesmo de hora em hora.

No caso de você não ter um backup e fizer alterações repentinas ou o site travar, etc., você acabará perdendo todos os seus dados e esforços.

Pode ser um revés para o seu negócio de comércio eletrônico. É por isso que você precisa de um provedor de hospedagem com backups integrados, para que você possa administrar seus negócios com tranquilidade.

Um site de E-commerce é  mais complexo de desenvolver e gerenciar do que parece. Um plano de hospedagem de e-commerce deve ser escolhido deixando de lado o pensamento de economizar alguns reais. Para migrar seu site, escolha um plano de hospedagem que atenda às suas necessidades atuais e futuras.

Escolher um plano com todos os fatores mencionados ajudará você a construir uma loja online que supere as expectativas dos clientes.

 

Sobre o autor: Feliciano Télica, Especialista em Auditorias de SEO, Análise de palavras-chave, Análise de Concorrentes, SEO on-Site, Linkbuilder, Redator de blogs, SEM / Adwords e SMM.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *