Algoritmo e prioridade do Instagram: saiba como usar ao seu favor

algoritmo do instagram_HeroSpark

algoritmo do instagram_HeroSpark

Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo, tendo mais de 800 milhões de usuários ativos. Sendo assim, ter sua empresa presente na rede social é fundamental para o crescimento e divulgação do seu negócio.

Por outro lado, para que tenha sucesso em sua empreitada, é necessário ter conhecimento e saber como funciona o algoritmo do Instagram

Pois bem, o algoritmo do Instagram é um sistema de recolhimento de dados automático e inteligência artificial que estabelece a ordem de posicionamento dos posts que aparecem no feed do usuário.

Ele funciona como uma espécie de filtro para o usuário em suas redes sociais, no qual, a partir de suas ações, ele irá elencar o que é mais e menos importante. 

Dependendo das suas postagens e da frequência delas, seu conteúdo pode aparecer em primeiro lugar para as outras pessoas, assim como pode não aparecer.

Mas como saber o que fazer quanto a isso? Vamos explicar!

Como funciona o algoritmo do Instagram hoje?  

A função do algoritmo é fazer com que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar.

O entendimento do que ele deseja está baseado em suas interações com determinados perfis. A plataforma busca ajudar qualquer empresa, porque quer tirar o máximo de lucro possível com os anunciantes.

Quanto mais pessoas virem seu anúncio, melhor para a sua empresa. Sendo assim, isso renderá lucro ao Instagram também.

Antes, as postagens do Instagram apareciam em ordem cronológica, ou seja, todos os posts exibidos apareciam entre os usuários. No entanto, para melhorar a experiência deles, a rede social começou a exibir apenas o que era mais importante.

Por quê? Com o usuário vendo apenas aquilo que deseja, a chance de retornar e permanecer no aplicativo por mais tempo é maior. Assim, ele verá mais anúncios e o Instagram irá lucrar com isso.

Quais são os critérios do algoritmo?  

Há três pilares que influenciam na escolha do Instagram. Primeiro, o interesse. As suas curtidas lhe direcionam para um determinado tipo de conteúdo e o Instagram terá como prioridade entregá-lo.

Por exemplo, se você sempre curte conteúdo sobre esportes, negócios ou comida saudável, o algoritmo entenderá que esses são seus principais interesses.

Com base nisso, por mais que as postagens não tenham um alto número de engajamento, elas podem aparecer no topo do feed e no início dos Stories. O segundo fator que influencia é a novidade.

Por mais que tenha tido a mudança que dissemos anteriormente, o Instagram dá prioridade para as postagens mais recentes, mas por um determinado espaço de tempo.

Se na primeira hora de exposição o conteúdo não tiver um bom engajamento, ele acabará perdendo posições.

Por fim, o relacionamento é outro fator que influencia. Ou seja, o Instagram irá lhe entregar as postagens dos perfis que o usuário mais interage.

Além disso, algum perfil que o usuário pesquisa regularmente, como de um influenciador ou alguma empresa, poderá aparecer no topo de suas postagens.

O Instagram entende que ele pode estar interessado no assunto, mas ainda não o viu em sua linha do tempo. Assim, para que não precise procurar, a rede social já lhe entrega.

Com os Stories não é muito diferente. Aqueles que aparecem em primeiro lugar, são os que o usuário mais interage.

Quanto mais ele interagir com o conteúdo de alguns perfis, mais os Stories vão aparecer primeiro.

No entanto, caso ele seja ignorado ou imediatamente fechado, o Instagram entende que o usuário não tem interesse e o encaminha para o final da fila. 

O que é a tag “Prioridade” no direct do Instagram?

Assim como nos stories e feed, agora, o direct também tem o seu algoritmo programado para te mostrar quem são as pessoas que parecem ser sua prioridade.

Ele identifica as prioridades com base na frequência que você e aquele seguidor se falam. Essa funcionalidade foi adicionada para facilitar o dia a dia de quem tem muitos directs para responder.

É importante lembrar que você não consegue adicionar a tag em ninguém, pois o Instagram mesmo adiciona por meio do algoritmo.

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?  

​Veja, a seguir, algumas dicas de como ter o algoritmo do Instagram a seu favor! 

Busque os melhores horários para seus seguidores 

Um dos fatores envolvidos diretamente é o engajamento inicial, conforme dissemos anteriormente. Sendo assim, é importante descobrir em quais horários o seu público está online.

Por mais que o Instagram tenha um horário geral, considerado bom para postagens, é importante avaliá-lo baseado em seus seguidores.

Além disso, o Instagram é considerado uma rede social moderna, porque constantemente se reinventa.

Esteja sempre ligado em novos recursos do Instagram 

Essa rede social é uma daquelas que mais realizam atualizações. Sendo assim, é necessário estar atento a essas modernidades.

Recentemente, um novo recurso disponibilizado pelo Instagram provou isso ao gerar um ótimo engajamento desde sua criação, que foi o Reels.

Fique atento a essas mudanças para aproveitá-las antes da concorrência.

Faça conteúdos que estimulem a interação dos seguidores 

Citando novamente o Reels, os vídeos geralmente fazem sucesso e estouram por meio de compartilhamentos.

Assim, o Instagram privilegia os conteúdos que fazem com que as pessoas queiram compartilhar.

Por meio dos compartilhamentos, a relevância das suas postagens aumenta e assim a ferramenta começa a divulgá-las para mais pessoas em seus perfis.

Construa um padrão para que o associem facilmente à sua marca 

Por se tratar de uma rede social de imagens, os seguidores estão a todo momento vendo coisas em seu perfil.

Sendo assim, é importante o desenvolvimento de uma identidade, com padrão de cores, fontes e outros fatores.

Isso fará com que seu público possa reconhecer seu perfil com mais facilidade quando estiver passando pelo feed.

Crie conteúdos interessantes para os seguidores 

Por mais que haja uma ampla discussão sobre o que é um conteúdo interessante, o Instagram padronizou como aquele que conecta e encanta as pessoas.

Nesse sentido, por mais que seu perfil tenha que apresentar informações sobre a marca, enchê-lo somente com isso não é um bom caminho.

Pense em conteúdos interessantes que façam o público se encantar, compartilhar e ter um apego em suas postagens.

Responda os comentários e o direct 

A relação da sua empresa com o usuário é essencial para aumentar o engajamento das postagens.

Sendo assim, busque responder com rapidez os comentários em suas postagens ou então as mensagens no direct. Isso acaba estreitando a relação entre consumidor e vendedor.

Mas é claro, se você precisar de uma ajudinha a mais no engajamento do seu Instagram, você pode contar com o Monster Sales, um programa de aceleração que oferece tudo o que é necessário para criação de um produto digital lucrativo.

Além de aprender sobre a criação do seu produto digital, ainda damos dicas de engajamento e marketing digital

  1. Como funciona o algoritmo do Instagram?

    A função do algoritmo é fazer com que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar. O entendimento do que ele deseja está baseado em suas interações com determinados perfis. A plataforma busca ajudar qualquer empresa, porque quer tirar o máximo de lucro possível com os anunciantes.

  2. Como usar o algoritmo a seu favor?

    Busque os melhores horários para seus seguidores 
    Esteja sempre ligado em novos recursos do Instagram 
    Faça conteúdos que estimulem a interação dos seguidores 
    Construa um padrão para que o associem facilmente à sua marca 
    Crie conteúdos interessantes para os seguidores 
    Responda os comentários e o direct 

Sair da versão mobile