Como ganhar seguidores no Instagram: 13 dicas para 2024

Como ganhar seguidores no Instagram
Como ganhar seguidores no Instagram
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Você sabe como ganhar seguidores no Instagram? Talvez a sua marca ainda não tenha alavancado e obtido sucesso justamente por falta de planejamento nesta rede social.

No entanto, nunca é tarde para começar e 2024 pode (e deve) ser o ano da mudança do seu negócio nas redes sociais. O primeiro passo é aprender a ganhar seguidores no Instagram de forma orgânica.

Isso porque, ao contrário do que muitas pessoas fazem ou pensam, a compra de seguidores, além de não ser uma boa prática, não trará nenhum resultado para a sua empresa. Será apenas um número alto no campo “seguidores” que, muitas vezes, não estão interessados no seu produto/serviço.

Por isso, veja as dicas que preparamos para você ganhar seguidores no Instagram e atrair leads qualificados para o seu negócio.

Inscreva-se abaixo e garanta 30 dias de acesso gratuito ao melhor conteúdo para acelerar a criação e a performance do seu produto digital.

 1. Escreva uma bio personalizada

Uma das primeiras ações que precisamos realizar quando criamos uma conta no Instagram é o preenchimento do perfil. Nesse momento, é imprescindível focar na biografia, também conhecida como “bio”. Afinal, é ela que te apresentará inicialmente para os usuários e poderá criar um alinhamento entre a sua marca e o público.

Veja o exemplo da bio do Instagram do cofundador da HeroSpark:

exemplo de bio

Embora sejam disponibilizados poucos caracteres para isso, procure otimizar estrategicamente cada um deles. Assim, aposte nesse campo para:

  • Mostrar o seu propósito, valores e conquistas; 
  • Utilizar alguns recursos além do texto, como hashtag e emojis;
  • Disponibilizar links do seu negócio, como site, blog e Whatsapp. 

Se o seu negócio for físico, coloque informações como horário e dia de funcionamento. Se for no nicho de vendas, insira cupons promocionais, condições para o frete grátis, entre outros dados atraentes.

2. Tenha um perfil organizado

Todo mundo sabe que bagunça não atrai ninguém, não é verdade? É por isso que você precisa criar uma identidade visual para as suas postagens. Essa é uma forma não apenas de deixar o seu feed mais harmônico e clean, como também de fazer com que o público identifique e reconheça imediatamente um post do seu negócio em qualquer outro lugar do Instagram ou da Internet.  

Além disso,  a linguagem utilizada nas publicações e na interação com o público também é crucial para o crescimento da sua rede. Por isso, padronize-a. O tom a ser utilizado, a formalidade ou informalidade, o uso de gírias ou não, entre outros aspectos, dependerão do seu nicho.

Aproveite esse momento de organização para deixar tudo certo também no “Guias”, uma das mais novas ferramentas do Instagram. Ela oferece aos usuários um modo mais prático de descobrir recomendações, dicas, produtos, etc. 

3. Faça uso das hashtags

As hashtags — sinal # seguido de alguma palavra ou expressão — são muito usuais nas redes sociais. Você deve se deparar com várias delas ao longo do dia, não é?

Utilizar hashtags relevantes e adequadas organiza o seu conteúdo por categorias e permite que os usuários encontrem os seus posts de determinados assuntos com mais facilidade. Além disso, é possível que pessoas que sequer conheciam o seu perfil cheguem te encontrem pelas hashtags.

Você também pode criar a sua própria hashtag. Essa é uma forma de motivar o público a compartilhar conteúdos, como diante da compra de um produto ou serviço do seu negócio, com a hashtag da sua marca. 

4. Tenha um calendário editorial

É preciso postar com uma boa e certa frequência na sua rede para ganhar seguidores no Instagram, pois um perfil parado não engaja ninguém. Portanto, é preciso ser bem ativo e marcar presença no Instagram. Para isso, o calendário editorial pode te ajudar.

Sabemos que, com a correria do dia a dia, às vezes não sobra tempo para pensar em um conteúdo legal e produzi-lo. Mas ao fazer um calendário editorial você consegue planejar, organizar e gerir todas as suas postagens por um longo período sem esquentar a cabeça. 

Assim, você economiza tempo e garante a constância de publicações com qualidade durante o ano. Dessa forma, quando as pessoas encontrarem o seu perfil do Instagram, vão ver o valor do conteúdo e passarão a seguir o perfil. 

5. Realize testes 

Infelizmente, é difícil saber qual tipo de conteúdo performa mais em nossa rede e quais são os melhores horários para publicar e gerar engajamento. Tudo isso só será possível descobrir com o tempo. 

Por isso é tão importante realizar testes (publicar vídeos e fotos, com legendas curtas e maiores e em horários alternados, por exemplo) e, em seguida, analisar as métricas (impressões e alcance de publicações e informações dos seguidores) para que possamos ajustar as estratégias da melhor maneira possível.

6. Aposte no carrossel

O modelo carrossel é aquele em que várias fotos fazem parte de uma mesma publicação. Esse formato é uma maneira inovadora de apresentar um conteúdo e permite, inclusive, explorar o storytelling

Por ser mais visual do que as tradicionais legendas, as pessoas realmente tendem a ter interesse em ir até a última imagem e descobrir o conteúdo do post. Isso aumenta o tempo de interação entre os usuários e a postagem, já que as pessoas demoram mais para ler uma publicação nesses moldes. 

Assim, o Instagram entende que, pelo fato de os usuários terem ficado mais tempo no post, eles gostaram do conteúdo e, portanto, a rede o entrega para mais pessoas. Essa é uma forma de melhorar a experiência do usuário e ainda sair ganhando.

copy com chat gpt , herocreator

7. Converse com os usuários

É preciso que você converse e interaja muito com os seus seguidores e visitantes. Essa é uma forma de incentivar o engajamento e, quem sabe, a conversão. Mas não adianta mandar mensagens padronizadas, é preciso mostrar exclusividade e atenção.

Caso você tenha muitos seguidores, vai ser difícil interagir com todos. Por isso, crie e responda às caixinhas de perguntas nos stories por dias seguidos. As pessoas vão ficar presas aos seus stories, tendo em vista que você responde a dúvidas reais.

Nos primeiros dias, é comum que as pessoas não mandem perguntas. Por isso, instigue-as com uma sequência de stories anterior sobre determinado assunto e pedindo a amigos para mandar as primeiras perguntas. Acredite, quanto mais perguntas você responder, mais pessoas vão interagir.

8. Organize os destaques

Os destaques, provenientes dos stories, também podem ter função estratégica na hora de ganhar seguidores no Instagram, já que permitem que os usuários se localizem e entendam melhor do que se trata o seu perfil. 

Mas, para isso, é preciso organizá-los de maneira eficaz. Uma boa estratégia é ter pelo menos 4 destaques:

  • O primeiro precisa situar o usuário sobre o seu perfil, bem como sobre os conteúdos que ele encontrará por lá;
  • O segundo, que pode ser intitulado “Sobre mim” ou “Sobre a marca”, contará um pouco da sua história ou da sua marca. Isso pode gerar credibilidade, autoridade e, até mesmo, criar vínculos afetivos com os seguidores;
  • O terceiro trará os serviços e produtos ofertados pelo seu negócio; 
  • E o último apresentará as instruções para adquirir o seu produto ou serviço.

Essa é apenas uma ideia. Você pode organizar os seus destaques da forma que achar melhor, desde que seja um método eficaz.

9. Faça reels e IGTV

De acordo com um relatório da Hubspot, mais de 50% dos consumidores querem ver vídeos de marcas, mais do que qualquer outro tipo de conteúdo. Essa informação pode ser bem útil para te ajudar a atrair mais seguidores para o seu Instagram. 

No IGTV você pode apostar em entrevistas, making off, entre outros conteúdos mais longos, de até 60 minutos. Já no Reels é possível criar vídeos curtos, de até 15 segundos, editados na própria rede social e super criativos, como dicas, tutoriais e prévias de lançamento de algum produto ou serviço. 

Vale ressaltar que durante o ano de 2023, os reels tiveram uma alta taxa de entrega pelo Instagram e a tendência é que continue assim no ano de 2024. Por ser um conteúdo interativo, criativo e rápido, as pessoas costumam se engajar bastante.

10. Crie boas parcerias

As parcerias podem trazer novos e bons seguidores, porque seus parceiros divulgarão sua marca em suas redes e vice-versa.

É possível tanto unir-se a parceiros do seu nicho — o que não significa se associar a concorrentes diretos — como também de algumas outras áreas correlacionadas com a sua. 

Algumas formas de lançar essas parcerias são: lives compartilhadas, marcação do Instagram do parceiro nos stories e sorteios em que o prêmio esteja alinhado com as dores e necessidades da sua persona

11. Foque em conteúdos de topo de funil

O foco no Instagram vai ser — quase sempre — em conteúdos de topo de funil, que são aqueles que, por serem mais generalizados, atraem o maior número de visitantes e criam o primeiro contato destes com a sua marca. 

Esse tipo de conteúdo precisa ser relevante, educativo e de qualidade, além de apresentar uma linguagem mais fácil e clara. Assim, vai gerar identificação e aproximação com os usuários para levá-los às próximas etapas do funil de vendas.  

12. Trabalhe no Marketing de Indicação

O Marketing de Indicação tem um grande poder de persuadir as pessoas. Ocorre quando alguém faz a propaganda do seu negócio e, com isso, influencia outros consumidores. Nas redes sociais, os digital influencers são os principais atores.

Para 2024, sugerimos que você invista naqueles que têm menos seguidores, porém têm mais engajamento. As pessoas tendem a confiar mais na opinião deles do que de personalidades com mais seguidores.

Além disso, crie conteúdos compartilháveis, como memes e dicas úteis. Outra dica é ser rápido e aproveitar para criar postagens em situações oportunas.

Isso vai fazer o seu perfil ser visto por mais pessoas, conforme os seguidores forem compartilhando o post e, consequentemente você poderá ganhar seguidores no Instagram.

13. Invista em CTA para seguir no Instagram

Até agora, demos dicas de como conquistar seguidores por meio do próprio Instagram. No entanto, é possível usar outras mídias para levar o lead até à rede social. Isso pode ser feito na CTA de blog posts que linkam para o perfil da empresa.

Outra forma é colocar o CTA em páginas de agradecimento de alguma isca digital. Por exemplo, quando o lead se inscreve em algum evento seu, pode ser direcionado a uma landing page que agradece a inscrição e sugere seguir no Instagram enquanto o evento não começa.

Confira este vídeo para saber mais sobre o assunto:

Existem infinitas formas de ganhar seguidores no Instagram. Você não precisa seguir todas, mas é interessante que coloque em prática pelo menos a maioria daquelas que podem fazer algum sentido para o seu tipo de negócio. Não deixe para depois o que você pode começar agora, em 2024!

Gostou das dicas? Aprenda mais sobre marketing no nosso kit gratuito de marketing digital com estratégias infalíveis.

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *