Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Instagram Stories: como utilizar na sua estratégia de venda

Instagram Stories_HeroSpark

O Instagram Stories é uma das funções do mais eficazes quando o assunto é vender. Segundo um estudo da mLabs, 47% dos brasileiros que usam a rede social diariamente declararam que já ficaram interessados em um produto após vê-lo em um story.

 

Existem diversas formas de utilizar essa função para melhorar as vendas de um infoproduto. Desde educar o público para a compra, até realizar promoções diretas. A questão é que, apesar de muito eficaz, é necessário conhecer bem as vantagens da ferramenta e estratégias que a envolvem, a fim de tirar o melhor proveito de seu uso.

 

Por isso, a seguir explicaremos a importância de incorporar o Instagram Stories em sua estratégia de marketing  digital. Também, daremos 7 dicas valiosas para aproveitar todo o potencial da função em suas vendas. Continue a leitura para conferir!

 

Entenda o valor de uma estratégia com o Instagram Stories

 

Apesar de inicialmente ter sido inserida no mercado como uma rede social totalmente focada no visual, onde o maior objetivo era inspirar os usuários, o Instagram tem um potencial incrível para potencializar vendas e fidelizar clientes.

 

A rede não perdeu sua essência. As fotos bonitas continuam apreciadas, mas os próprios desenvolvedores reconheceram o valor da mídia para o empreendedorismo. Afinal, funciona muito bem para quem deseja conseguir público e vender mais. O estudo da mLabs apontou que os stories de perfis comerciais têm até 30% mais visualizações do que os perfis pessoais.

 

Por isso, uma estratégia envolvendo o Insta stories é tão valiosa. O empreendedor que decide investir no uso da ferramenta tem a possibilidade de engajar seu público, conhecer melhor as pessoas que o seguem e aumentar as vendas de seu infoproduto.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Aprenda a vender com o Instagram Stories

 

Como dissemos no início do artigo, para conseguir uma boa taxa de conversão é necessário saber utilizar a ferramenta. Existem algumas técnicas que garantem o sucesso da estratégia. Entre as mais promissoras, podemos citar as práticas de:

 

  • Educar a audiência;
  • Estimular o engajamento do público;
  • Planejar a postagem de stories;
  • Fazer bom uso dos recursos do Instagram.

Confira mais sobre cada uma, a seguir:

 

Educar a audiência é uma ótima estratégia

 

Postar stories só para vender é um grande erro. Esse tipo de conteúdo raramente se converte, tendo em vista que normalmente não integra nenhum tipo de planejamento e costuma não ser bem-visto pelos usuários da ferramenta.

 

Educar a audiência é uma forma de mostrar que a marca realmente se preocupa com os problemas do público e se compromete a resolvê-los. O material criado para os stories do Instagram deve gerar valor para os seguidores e ter a ver com a área de atuação do empreendedor.

 

Por exemplo: se você vende um curso online sobre como investir na bolsa, um bom conteúdo seria alguns vídeos curtos explicando termos do mercado financeiro para investidores iniciantes.

 

Desta forma, quando as pessoas atingidas por esses vídeos se depararem com uma publicidade do seu curso, estarão mais suscetíveis a comprar. Isso porque já terão mais confiança na marca e um conhecimento mais apurado acerca do assunto. Essa atitude faz com que o perfil ganhe engajamento também, o que é ótimo para qualquer estratégia.

 

Manter o público engajado é essencial

O engajamento é uma métrica muito apreciada pelo Instagram. O algoritmo da rede social entende que quanto mais as pessoas interagem com seu conteúdo mais relevante ele é para elas. Por isso, se a taxa de engajamento do seu perfil for alta, seus conteúdos serão mais distribuídos. Ou seja, a audiência sobe e suas vendas melhoram.

 

Existem diversas formas de incentivar isso. O CTA (Call to Action) é muito útil nesses casos. Ao fim de determinado assunto peça para as pessoas que estão assistindo realizarem alguma ação. Pode ser para os seguidores acessarem uma nova postagem no perfil, responderem perguntas ou enviarem para alguém. Seja qual for a interação, é valiosa para a conta virtual da sua marca.

 

E, além de ajudar no engajamento, uma vantagem da interação é conhecer as pessoas que seguem a conta. Promovendo enquetes é possível entender melhor as dores dos clientes em potencial, bem como traçar melhores estratégias baseadas na persona percebido, a fim de atingi-lo certeiramente.

 

Planejamento é importante

Postar stories quando tem vontade não é uma boa forma de aproveitar a ferramenta. O limite do Instagram são 100 histórias, por 24h. Claro que você não precisa usar todo o limite, na verdade, nem mesmo 25% dele. Mas, é indispensável montar uma estratégia bem estruturada, contendo dias e horários para postagens, bem como os devidos conteúdos.

 

É preciso ser constante se deseja conquistar público e fechar vendas. Isso não quer dizer que precisa saturar os stories do Instagram, mas sim aparecer com frequência, oferecendo conteúdos de qualidade. Por isso, nada de apenas repostar coisas de outros lugares, foque em produzir especialmente para a função.

 

Ferramentas do Insta stories podem ajudar

O Instagram investe bastante em ferramentas para incentivar o empreendedorismo. Prova disso é a opção “ver mais”, que possibilita adicionar um link nos stories a fim de direcionar o internauta diretamente para a página de compras da marca.

 

Também existe a possibilidade da criação de uma loja dentro da própria plataforma. Entretanto, até o momento, só funciona para venda de produtos físicos.

 

Apenas perfis profissionais e com mais de dez mil seguidores ou contas verificadas podem adicionar links em suas histórias. Mas não se desespere caso não se adeque a nenhuma das situações. Se isso acontecer, fique à vontade para utilizar a velha tática do link na bio, direcionando seus seguidores para lá.

 

Outra possibilidade que a rede oferece para as contas business é a possibilidade de promover os stories. Dessa forma, seu conteúdo será exibido para pessoas que ainda não seguem a conta, enquanto elas estiverem utilizando a ferramenta.

 

É importante destacar que uma vez que o usuário faça o toque para passar os stories, esses anúncios não podem ser revistos. Portanto, caso for investir em Ads, certifique-se de que seu story chama atenção e identifica a marca.

 

7 dicas valiosas para aumentar suas vendas

 

Agora que você sabe da eficácia de vender com o Instagram Stories e conhece boas práticas para fazer isso, é hora de aprender algumas técnicas que podem potencializar ainda mais sua estratégia. Confira abaixo 7 dicas para aumentar suas vendas com o stories ig!

 

1. Utilize os destaques

Uma vez postada, a história some em 24h. Por isso, caso seja algo que julgue importante manter em destaque para as pessoas acessarem depois, utilize os highlights ou os “destaques”, como são chamados em português.

 

Veja alguns casos de stories que merecem destaque:

 

  • Promoção de algum produto, desde que ainda esteja em tempo hábil para participar;
  • Conteúdos informativos que podem ser úteis para os seguidores;
  • Apresentação das funcionalidades de seu produto;
  • Depoimentos de pessoas que conhecem e gostam do seu trabalho.

2. Peça para pessoas darem depoimentos sobre seu produto

Esta é uma dica realmente muito valiosa. Ter uma pessoa real elogiando seu produto é a melhor propaganda. E, para conseguir isso, basta abordar corretamente os clientes que retornam com feedbacks positivos.

 

Não force nada, apenas pergunte se aceitam gravar para a rede social da marca contando suas experiências. Caso optem por gravar em suas próprias contas e marcar seu perfil é ainda melhor.

 

Uma boa estratégia é sugerir para os clientes que postem o produto em suas histórias e marquem o perfil da marca. Essa é uma maneira de incentivar a ação e conseguir uma boa divulgação. Mas lembre-se, para que isso funcione as pessoas precisam ser genuínas em suas indicações, tipo indicação “boca a boca”, sabe? Então, não faça pressão.

 

Stories Instagram: a função que pode potencializar sua estratégia de venda | Foto: Unsplash/Tunahan Günkan
Stories Instagram: a função que pode potencializar sua estratégia de venda | Foto: Unsplash/Tunahan Günkan

 

3. Mencione pessoas em seu story

Mencionar pessoas é uma forma de incentivar a propagação de sua imagem. Quando alguém te menciona em um de seus stories, por exemplo, caso você resposte isso marcando o indivíduo, pode ser que outras pessoas se sintam motivadas a fazer o mesmo quando adquirirem um de seus produtos.

 

Também, é uma boa maneira de construir relações com páginas do mesmo nicho. Quando você replica algum conteúdo de determinado perfil e lhe dá os créditos por isso, são grandes as chances de ele fazer o mesmo com o seu. Ou, até mesmo, repostar também. Assim os dois saem ganhando.

 

4. Faça parcerias com influenciadores

Ter o feedback de clientes reais é ótimo para a imagem de um empreendimento, mas investir em influenciadores também é interessante. Não é necessário que sejam os maiores, com mais seguidores, podem ser os micro e focados no mesmo nicho que o seu. O retorno de ter um influenciador gravando stories falando de seu produto pode ser bem interessante.

 

5. Use hashtags

As hashtags fazem com que os stories tenham um alcance maior, atingindo pessoas que ainda não seguem a página. Isso acontece porque elas funcionam da mesma maneira que em um post do feed. Quando alguém procura por determinada hashtag que você utilizou em um de seus stories, ele irá aparecer para esta pessoa.

 

6. Descreva o story

Muitos usuários assistem stories no mudo. Portanto, de nada adiantará fazer uma sequência com quatro vídeos explicando sobre um assunto extremamente interessante, ele nunca saberá do que se trata. Para garantir que seus conteúdos atinjam essas pessoas, escreva sempre um resumo chamativo na legenda. Desta forma, instigará o seguidor a saber do que está falando.

7. Tenha um produto digital lucrativo e um bom funil de vendas

Com certeza as boas práticas passadas neste artigo irão te ajudar muito na hora de montar sua estratégia para vender com o Instagram Stories. Mas, ter um bom produto já é meio caminho andado na hora de promovê-lo.

 

E é isso que a HeroSpark proporciona, um programa chamado SparkStart, que oferece todo o material necessário para a criação de um produto digital lucrativo. A empresa também oferece a SparkFunnels, ferramenta gratuita para criação de funis de venda. Ideais para converter aquelas pessoas que conseguiram alcançar utilizando o Instagram Stories.

 

 

Portanto, agora que você conhece a ferramenta ideal para criar um produto digital lucrativo, já sabe como vender com o Instagram Stories e conhece uma plataforma para a criação de funis de alta conversão. Está esperando o que para ser um empreendedor de sucesso?

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …