Como aumentar o engajamento no Instagram em 2023?

Como aumentar o engajamento no Instagram

Ter um Instagram para divulgar produtos e serviços se tornou uma atividade comum. Porém, não adianta ter apenas a conta, é preciso saber como aumentar o engajamento do Instagram para que os resultados sejam satisfatórios.

Afinal, se o empreendedor pensar estrategicamente, vai conseguir colher muitos frutos desta rede, que é indispensável para se comunicar e criar relacionamentos. 

Por isso, preparamos este conteúdo com algumas dicas importantes para melhorar o engajamento no seu Instagram. Boa leitura!

O que é engajamento no Instagram?

Pode-se dizer que o engajamento no Instagram é toda interação dos seguidores com um determinado perfil e os seus respectivos conteúdos

Assim, o engajamento acontece quando um indivíduo: 

  • Curte, comenta, compartilha e salva publicações do feed;
  • Responde às caixinhas de perguntas e às enquetes no story;
  • Compartilha seus stories com amigos;
  • Envia direct;
  • Visita o seu perfil;
  • Passa muito tempo na sua publicação.

Ou seja, a taxa de engajamento mostra o real interesse dos seus seguidores pelas suas postagens e, por isso, serve para indicar se a sua estratégia está ou não funcionando. 

Qual é a importância do engajamento no Instagram?

Os usuários que utilizam o perfil profissional no Instagram costumam se preocupar em aumentar o número de seguidores. No entanto, essa métrica não é tão relevante quando falamos sobre a conversão de espectadores em clientes.

Dessa forma, o fator que realmente importa e que deve ser trabalhado é o engajamento, isto é, a interação do público com o seu conteúdo. 

Afinal, quando o Instagram entende que o conteúdo do seu perfil é relevante para o seguidor engajado, ele vai mostrar os seus conteúdos com mais frequência a ele. 

Assim, se o seu conteúdo for direcionado para a persona do seu produto/serviço e resolver dúvidas e problemas dela, você vai ser a autoridade que ela tem como referência no tema. Então, há uma grande possibilidade do usuário engajado se tornar seu cliente.

Como aumentar o engajamento no Instagram: 8 dicas 

Agora que você já sabe o que é engajamento no Instagram e a importância dele para a sua estratégia de marketing, é hora de descobrir como aumentá-lo. Para isso, confira as dicas a seguir!

1. Tenha um nicho de mercado

De nada adianta ter muitos seguidores, mas eles não terem interesse em consumir os seus serviços ou produtos. 

Por isso, é importante definir o seu nicho de mercado, que consiste em selecionar dentro de um segmento quem é realmente o seu público-alvo. 

Para definir, é fundamental pensar sobre o seu potencial cliente e responder a pontos como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Ocupação;
  • Geração;
  • Classe social;
  • Escolaridade;
  • Causas que adota (por exemplo: sustentabilidade e liberdade feminina);
  • Problemas que deseja resolver;
  • Principais interesses.

Ter uma marca generalista é prejudicial para o empreendedor, pois vai atingir diferentes pessoas, mas não vai conseguir ser preciso com relação aos problemas de nenhuma delas. 

Então, seja especialista em um nicho e resolva problemas específicos.

2. Invista nos stories 

Apesar do Instagram ser conhecido pelas tradicionais postagens de fotos no feed, ele tem várias funções que devem ser exploradas pelos empreendedores que querem aumentar o engajamento, como é o caso dos stories. 

Eles permitem humanizar o seu perfil e aproximar-se do seguidor, o que é uma estratégia valiosa na web. Afinal, as pessoas gostam de se sentirem próximas às marcas. 

Além disso, os stories possuem um alcance bem maior que o feed. 

Portanto, use tudo o que puder desse recurso e esteja sempre presente por meio dele, se possível, diariamente. Para isso, você pode:

  • Mostrar os bastidores, o seu dia-a-dia e o seu local de trabalho;
  • Criar um story relevante para alguém que você tem como referência e marcá-la;
  • Fazer stories falando sobre determinado tema para instigar o público e, logo após, abrir uma caixinha de perguntas ou realizar enquetes. 

Nesse último caso, você vai resolver dúvidas reais da sua audiência e ela se sentirá valorizada por ter a sua pergunta respondida. 

3. Aposte nos Reels 

A função Reels consiste em gravar conteúdo no formato de vídeos curtos, sendo possível adicionar música, texto e efeitos. Depois, o criador pode compartilhar com toda a sua rede. 

acelerador digital

Vale dizer que, por ser um vídeo mais dinâmico, as pessoas costumam se engajar bastante nele, como compartilhando, curtindo e comentando. 

Além disso, é comum que o conteúdo do Reels tenha um alcance maior. Com isso, a sua conta passa a ter uma alta possibilidade de ser encontrada por novas pessoas. 

4. Use hashtags 

Utilizar hashtags nas suas publicações do feed faz com que o conteúdo seja encontrado por pessoas que nem sequer conhecem o seu trabalho, mas que têm interesse no tema. 

Porém, para ter um resultado positivo, é preciso selecionar as hashtags adequadas.  Então, use aquelas que são relevantes para o seu público, caso contrário, os seguidores atraídos podem não estar relacionados ao seu nicho. 

Veja também aquelas que são pouco concorridas, para que o seu post seja encontrado por quem pesquisar a hashtag. Para te ajudar nessa missão, você pode contar com um gerador de hashtags

5. Tenha constância, qualidade e autenticidade

Os seus seguidores estão sempre em busca de novos conteúdos de qualidade. Mas se você não se mostra presente e dedicado ao perfil, seus concorrentes sairão à frente. 

Então, é essencial ter um planejamento prévio, o que pode ser feito com o uso de um calendário editorial. Ele permite que o seu marketing de conteúdo seja mais estratégico.

Além disso, não esqueça que você está no perfil para resolver os problemas de outras pessoas. Por isso, invista em postagens que tirem dúvidas, que tenham dados confiáveis e com as quais o seu público se identifique. 

No entanto, lembre-se que o Instagram é uma rede de entretenimento, então também insira alguns conteúdos menos densos no seu calendário editorial. 

E importante: busque não fazer “mais do mesmo”. Para isso, pense em temas como:

  • Dores que outras pessoas ainda não resolveram;
  • Assuntos sobre os quais não falam;
  • Situações que você já vivenciou e que, provavelmente, o seu público também.

A possibilidade das pessoas engajarem com este tipo de conteúdo é bem maior do que com fotos do seu produto ou com assuntos que muitos perfis já estão abordando. 

6. Encontre os melhores horários para postar

Um outro ponto para fazer com que os seus seguidores se engajem bastante no seu perfil é publicar conteúdos nos horários em que eles estão mais ligados nas redes e, portanto, com mais disponibilidade para interagirem com os seus posts. 

Para isso, você deve utilizar a ferramenta Instagram Insights – disponível para contas comerciais – para realizar um levantamento minucioso dos dias e horários em que o seu público está mais ativo no Instagram. 

Vale dizer que, por meio dessa ferramenta, também é possível obter outros insights valiosos que podem te ajudar consideravelmente na sua estratégia de marketing. 

7. Utilize CTA nas postagens 

A Call to Action, ou simplesmente CTA, é aquela frase curta e direta na qual você convida o usuário a fazer alguma ação desejada por você. 

É importante utilizá-la nas suas postagens justamente para direcionar o seguidor e incitá-lo a interagir, desde uma curtida até o compartilhamento. 

Assim, entre as principais CTAs que você pode usar nos seus conteúdos, tanto na legenda quanto no próprio vídeo/foto, estão:

  • Curta;
  • Compartilhe com os amigos;
  • Comente o que achou mais interessante;
  • Salve para ver depois.

8. Interaja com os seus seguidores 

Se você quer saber como aumentar o engajamento no Instagram, então definitivamente não pode deixar de interagir com os seus seguidores.

Afinal, essa é uma estratégia de mão dupla, o que significa que, para que os seus seguidores interajam com o seu perfil, você deve interagir com eles. 

Portanto, responda aos comentários nas suas postagens, reposte algum conteúdo em que seu perfil tenha sido marcado, responda com prontidão os directs, etc.

Com isso, você poderá estreitar o relacionamento com as pessoas e fazê-las se sentirem cada vez mais valorizadas por essa dedicação. Consequentemente, o engajamento no seu perfil tende a aumentar. 

E então, o que você achou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil para aprimorar as suas estratégias no Instagram. Mas lembre-se que existem muitas outras questões envolvidas nesse processo além do engajamento. 

Portanto, para que você possa dominar todas as demais estratégias para redes sociais, baixe gratuitamente o nosso Kit Marketing Digital. Com ele, você aprenderá tudo o que precisa para converter seguidores em clientes!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *