Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como aumentar o engajamento no Instagram?

Como aumentar o engajamento no Instagram

Ter um Instagram para divulgar produtos e serviços se tornou uma atividade comum. Porém, não adianta ter apenas a conta, é preciso saber como aumentar o engajamento do Instagram, para que os resultados sejam satisfatórios.

 

Se o empreendedor pensar estrategicamente, vai conseguir colher muitos frutos desta rede. Ela é indispensável para se comunicar e criar relacionamentos, principalmente para quem trabalha com infoprodutos e que tem o seu público presente nesta rede social.

 

Por isso, separamos algumas dicas para melhorar o engajamento no Instagram. Boa leitura!

 

 

Importância do engajamento no Instagram

 

Os usuários que utilizam o seu perfil no Instagram profissionalmente costumam se preocupar em aumentar o número de seguidores. No entanto, essa métrica não é tão relevante quando falamos sobre a conversão de espectadores em clientes.

 

O fator que realmente importa e que deve ser trabalhado é o engajamento, isto é, a interação do público com o seu conteúdo. Isso porque o Instagram entende que o conteúdo do seu perfil é relevante para o seguidor engajado com o seu perfil e vai mostrar os seus conteúdos a ele. O engajamento acontece, por exemplo, quando o indivíduo:

 

  • curte, comenta, compartilha e salva publicações do feed;
  • responde às caixinhas de perguntas e as enquetes no story;
  • compartilha seus stories com amigos;
  • envia direct;
  • visita o seu perfil;
  • passa muito tempo na sua publicação.

Assim, se o seu conteúdo for direcionado para a persona do seu produto/serviço e resolver dúvidas e problemas dela, você vai ser a autoridade que ela tem como referência no tema, por meio de todo o conteúdo gratuito que o seu Instagram proporcionou. Então, há uma grande possibilidade do usuário engajado se tornar seu cliente.

 

Além disso, as postagens com o objetivo de divulgar os seus lançamentos ou produtos vão chegar a um número considerável de potenciais clientes, tendo em vista que já interagem com os seus posts.  

 

 

Dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Tenha um nicho

De nada adianta ter muitos seguidores, mas eles não terem interesse em consumir os seus serviços ou produtos. Por isso, é importante definir o seu nicho de mercado, que consiste em selecionar dentro de um segmento, quem é realmente o seu público. Para definir, é importante pensar sobre o seu potencial cliente e responder a pontos como:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • ocupação;
  • geração;
  • classe social;
  • escolaridade;
  • causas que adota — por exemplo, sustentabilidade e liberdade feminina;
  • problemas que deseja resolver;
  • principais interesses.

Ter uma marca generalista é prejudicial para o empreendedor, pois vai atingir diferentes pessoas, mas não vai conseguir ser preciso com relação aos problemas de nenhuma delas. Então, seja especialista em um nicho e resolva — de forma efetiva — a problemas específicos.

Explore as funções 

Stories

Apesar do Instagram ser conhecido pelas tradicionais postagens de fotos no feed, ele tem várias funções que devem ser exploradas pelos empreendedores que querem aumentar o engajamento. É o caso dos Stories. Eles permitem humanizar o seu perfil e aproximar-se do seguidor, o que é uma estratégia valiosa na web. Afinal, as pessoas gostam de sentirem-se próximas àquelas que seguem.

 

Além disso, eles possuem um alcance bem maior que o feed. Então, use tudo o que puder deste recurso e esteja sempre presente por meio dele — se possível, diariamente. Mostre os bastidores, o seu dia-a-dia e o seu local de trabalho. Se for conveniente, crie um Story relevante para alguém que você tem como referência e marque-a. Assim, ela vai querer compartilhar no próprio perfil, o que aumentará o seu público.

 

Para se aproximar das pessoas, faça alguns Stories falando sobre determinado tema para instigar o público e, logo após, abra uma caixinha de perguntas ou realize enquetes. Dessa forma, você vai resolver dúvidas reais e a sua audiência vai se sentir valorizada, por ter a pergunta respondida. 

Reels 

A função Reels consiste em gravar conteúdo no formato de vídeos curtos, nos quais é possível adicionar música, texto e efeitos. Depois, o criador pode compartilhar com toda a sua rede. 

Por ser um vídeo mais dinâmico, as pessoas costumam engajar bastante. Além disso, é comum que o conteúdo do Reels tenha um alcance maior e a sua conta passa a ter uma alta possibilidade de ser encontrada por novas pessoas. 

 

Hashtags 

Utilizar hashtags nas suas publicações do feed faz com que o conteúdo seja encontrado por pessoas que nem sequer conhecem o seu trabalho, mas que têm interesse no tema. Para ter um resultado positivo, é preciso selecionar as hashtags adequadas. 

Então, use aquelas que são relevantes para o seu público, caso contrário, os seguidores atraídos podem não estar relacionados ao seu nicho. Veja também aquelas que são pouco concorridas, para que o seu post seja encontrado por quem pesquisar a hashtag. Algumas ferramentas que auxiliam na escolha são:

 

Tenha constância, qualidade e autenticidade

 

Os seus seguidores estão sempre em busca de novos conteúdos de qualidade. Se você não se mostra presente e dedicado ao perfil, sempre vão ter concorrentes que sairão à frente. Então, é essencial ter um planejamento prévio, o que pode ser feito com o uso de um calendário editorial. Ele permite que o seu marketing de conteúdo seja mais estratégico.

 

Não esqueça que você está no perfil para resolver os problemas de outras pessoas. Por isso, invista em postagens que tirem dúvidas, que tenham dados confiáveis e com os quais o seu público se identifique. 

 

No entanto, lembre-se que o Instagram é uma rede de entretenimento, então também insira alguns conteúdos menos densos no seu calendário editorial. Além disso, busque não fazer “mais do mesmo”. Pense em temas como:

 

  • dores que outras pessoas ainda não resolveram;
  • assuntos sobre os quais não falam;
  • situações que você já vivenciou — e que, provavelmente, o seu público também.

A possibilidade das pessoas engajarem com este tipo de conteúdo é bem maior do que com fotos do seu produto ou com assuntos que muitos perfis já estão abordando. 

 

Num primeiro momento, ao adotar essas estratégias, é possível que o seu número de seguidores diminua. Porém, não se preocupe, se você entendeu como aumentar o engajamento no Instagram, vai saber que faz parte do processo de mudança no seu perfil.

 

Para ajudar a construir a sua estratégia, disponibilizamos recursos do SparkFunnels gratuitamente. Comece a usar, agora mesmo. 

 

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …