Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Para que serve um disparador de email?

disparador de email

O disparador de email é fundamental para criar fluxos de nutrição. Ele é parecido com um gerenciador comum, mas pode ter funcionalidades distintas como integrações com o CRM, software de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

 

Um dos últimos levantamentos realizados, em 2016, verificou que 76,5% dos serviços prestados pelas agências de marketing digital são campanhas de email. Sim, o email marketing segue firme!

 

Mesmo que o disparador pareça uma ferramenta muito básica, por não contribuir com a segmentação dos leads, é importante conhecer o que é possível fazer com ele, principalmente se você vai começar agora no email marketing.

 

Leia o artigo e entenda melhor!

Qual a utilidade do disparador de email?

Esse software é simples e barato, por isso tem funcionalidades reduzidas, comparado ao CRM. Sua função principal é enviar mensagens (no formato de emails) para o seu público.

 

Oferece opções de personalização

Se você fosse enviar um email manualmente para cada um dos interessados, seria bem provável que o texto não sairia totalmente customizado. A vantagem de usar um disparador de email é que ele facilita você chamar o destinatário pelo nome, citar sua empresa e utilizar templates que tornam o conteúdo compatível com as preferências do lead.

 

Permite certo grau de segmentação

Mesmo que uma segmentação bem elaborada seja típico do CRM, o disparador também é capaz de fazer essa divisão. Com ele, é possível enviar emails diferentes para seus clientes de regiões diferentes do país, faixas etárias distintas ou interesses diversos.

 

Possibilita alguns métodos de envio

Você deseja fazer disparos graduais (envios aos poucos dos emails) ou imediatos (envio para toda a base de contatos de uma vez)? Um simples disparador é capaz de entregar as duas opções. O próprio agendamento de emails já traz o benefício de diminuir os erros humanos, que acontecem geralmente quando o envio é manual.

 

Gera estatísticas sobre os fluxos de email

Praticamente, todo disparador exibe os números das campanhas que informam onde se obteve mais cliques, a quantidade de destinatários que abriram o email, quantos cancelamentos de assinatura aconteceram em dado período, a quantidade de emails que foram efetivamente entregues etc. Tudo isso até integrado ao Google Analytics, que mostra a receita direta. 

Quais as limitações dos disparadores?

Apesar de todas essas funções, você pode sentir falta de alguns recursos nos disparadores, como a gestão da base de contatos e o auxílio com a retenção dos clientes.

 

Como o disparador não cumpre a função de CRM em si (apesar de poder ser integrado ao aplicativo), ele pode exigir que você crie, à parte, uma lista de destinatários, faça a exportação dela para o software e libere o disparo.

 

Já a falta de aprofundamento na segmentação dos contatos pode gerar alguns problemas, como trabalhar sem um funil de vendas bem elaborado, negligenciar o ciclo de vida em que os clientes estão em relação à empresa e perder a chance de obter recompras.

Dicas para fazer uma campanha de email eficiente

Apesar disso, o disparador de email é a ferramenta principal no email marketing. Incremente seus emails com:

 

Criatividade, inovação e conteúdo de primeira

Se coloque no lugar do destinatário: são muitos emails recebidos diariamente e é cansativo ler, mesmo rapidamente, tudo dia após dia. Sem faltar nas pessoas que tem a caixa de entrada sempre lotada e só abre alguns emails mais importantes. Por isso, um email pouco criativo, com mesmices e conteúdo raso pode oferecer retorno algum — independente do software.

 

Aplique as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)

A LGPD é inspirada em leis estrangeiras que, quando foram aplicadas lá fora, melhoraram a entregabilidade dos emails porque os destinatários passaram a ser pessoas realmente interessadas pelo conteúdo e que deram o consentimento. Fique atento às novas diretrizes e colha esses frutos também. 

 

Equilíbro texto e imagem

Um dos fatores que mais pesam na eficiência dos disparos é o excesso de texto ou imagem em um email. A proporção recomendada é de 40% de imagem e 60% de texto. Faça essa estimativa ou use um template.

 

Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, optar por email marketing é sim um bom negócio.

 

Experimente o SparkFunnels e monte sua campanha de email hoje mesmo!

 

Mais artigos para você

Coprodução: como criar um negócio digital sem produzir o conteúdo

A coprodução é o ato de comercializar um produto digital em parceria com outras pessoas, ou seja, quando um produtor …

5 ferramentas e técnicas de tomada de decisão obrigatórias para empreendedores

Uma decisão errada pode ajudar ou atrapalhar um negócio. E os empreendedores precisam tomar centenas de decisões todos os dias. …

O que é freelancer e como contratar um para seu negócio

Você pode até ter contratado este profissional alguma vez na vida, mas nem percebeu, então, o que é freelancer? Normalmente, …

Tráfego pago: o que é e como funciona

Tráfego pago é uma ferramenta de marketing digital que possibilita alavancar os acessos ao seu site ou blog. Por meio …

Links Patrocinados: o que é e quais ferramentas utilizar

Links patrocinados são as melhores soluções para as desvantagens do tráfego orgânico. Por mais que você prefira um posicionamento no …

Estudo online: Boas práticas para manter foco do aluno

Veja dicas de como garantir que seus alunos se engajem no estudo do seu curso online   Em tempos de …