Para que serve um disparador de e-mail?

disparador de email
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O disparador de e-mail é fundamental para criar fluxos de nutrição. Ele é parecido com um gerenciador comum, mas pode ter funcionalidades distintas, como integrações com o CRM e software de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Um dos últimos levantamentos realizados em 2016 verificou que 76,5% dos serviços prestados pelas agências de marketing digital são campanhas de e-mail. Sim, o e-mail marketing segue firme!

Mesmo que o disparador pareça uma ferramenta muito básica, por não contribuir com a segmentação dos leads, é importante conhecer o que é possível fazer com ele, principalmente se você vai começar agora no e-mail marketing.

Por isso, leia o artigo e entenda melhor sobre o assunto para otimizar a estratégia de marketing do seu negócio. 

Qual a utilidade do disparador de e-mail?

Esse software é simples e barato. Por isso tem funcionalidades reduzidas comparado ao CRM. Sua função principal é enviar mensagens (no formato de e-mails) para o seu público.

Oferece opções de personalização

Se você fosse enviar um e-mail manualmente para cada um dos interessados, seria bem provável que o texto não sairia totalmente customizado, não é verdade?

Sendo assim, a vantagem de usar um disparador de e-mail marketing é que ele contribui para que você:

  • Chame o destinatário pelo nome;
  • Cite sua empresa;
  • Utilize templates que tornem o conteúdo compatível com as preferências do lead.

Permite certo grau de segmentação

Mesmo que uma segmentação bem elaborada seja típica do CRM, o disparador também é capaz de fazer essa divisão. Com ele, é possível enviar e-mails diferentes para seus clientes de diversas regiões do país, faixas etárias ou interesses diversos.

Possibilita alguns métodos de envio

Você deseja fazer disparos graduais (envios dos e-mails aos poucos) ou imediatos (envio para toda a base de contatos de uma só vez)? Um simples disparador é capaz de entregar as duas opções. 

O próprio agendamento de e-mails já traz o benefício de diminuir os erros humanos, que acontecem geralmente quando o envio é manual.

Gera estatísticas sobre os fluxos de e-mail

Praticamente, todo disparador exibe os números das campanhas que informam:

  • Onde se obteve mais cliques;
  • A quantidade de destinatários que abriram o e-mail;
  • Quantos cancelamentos de assinatura aconteceram em um dado período;
  • A quantidade de e-mails que foram efetivamente entregues, etc. 

Tudo isso pode ser integrado ao Google Analytics, que mostra a receita direta. 

Quais as limitações dos disparadores?

Apesar de todas essas funções, você pode sentir falta de alguns recursos nos disparadores, como a gestão da base de contatos e o auxílio com a retenção dos clientes.

Como o disparador não cumpre a função de CRM em si (apesar de poder ser integrado a esse), ele pode exigir que você crie, à parte, uma lista de destinatários, faça a exportação dela para o software e libere o disparo.

Já a falta de aprofundamento na segmentação dos contatos pode gerar alguns problemas, como: trabalhar sem um funil de vendas bem elaborado, negligenciar o ciclo de vida em que os clientes estão em relação à empresa e perder a chance de obter recompras.

Dicas para fazer uma campanha de e-mail eficiente

Apesar disso, o disparador de e-mail é a ferramenta principal no e-mail marketing. Por isso, você pode incrementar seus e-mails com:

Invista em criatividade, inovação e conteúdo de primeira

Se coloque no lugar do destinatário: são muitos e-mails recebidos diariamente e é cansativo ler, mesmo que rapidamente, tudo, dia após dia, não é verdade? Isso sem falar nas pessoas que têm a caixa de entrada sempre lotada e só abrem os e-mails mais importantes. 

Por isso, um e-mail pouco criativo, com mesmices e conteúdo raso pode não oferecer qualquer retorno, independentemente do software.

Desse modo, é imprescindível focar na qualidade e na criatividade do seu conteúdo para que as aberturas sejam realmente satisfatórias. 

Aplique as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)

A LGPD é inspirada em leis estrangeiras que, quando foram aplicadas lá fora, melhoraram a entregabilidade dos e-mails. Isso porque os destinatários passaram a ser pessoas realmente interessadas pelo conteúdo e que deram o consentimento. 

copy com chat gpt , herocreator

Portanto, fique atento às novas diretrizes para aplicá-las no seu negócio e, então, colher esses bons frutos também. 

Atente-se para o equilíbrio entre texto e imagem

Um dos fatores que mais pesam na eficiência dos disparos é o excesso de texto ou imagem em um e-mail. A proporção recomendada é de 40% de imagem e 60% de texto. 

Por isso, faça essa estimativa ou use um template para conseguir manter esse equilíbrio entre texto e imagem e produzir efeitos positivos diante do seu lead. 

[BÔNUS] Indicação de disparador de e-mail marketing

Para tornar a sua estratégia de e-mail marketing ainda mais eficaz, vale a pena investir na escolha de um disparador de e-mail marketing que realmente tenha boas funcionalidades. 

Por isso, saiba que a HeroSpark é a melhor opção para você montar sua campanha de e-mail hoje mesmo. E o melhor: com essa plataforma de automação, você cria sua campanha em poucos minutos. Olha só como é simples! 

Passo 1

Acesse a plataforma e clique em “Funis”, bem na barra de ferramentas ao canto esquerdo. Em seguida, clique em “Novo Funil”.

Passo 2

Dê um nome ao seu Funil de Captura e, em seguida, clique em “Criar e ir para configurações”.

Passo 3

Caso você já tenha uma página de vendas configurada, basta rolar o cursor para baixo e ir para o item 2: “Página de Checkout”. Nele, você encontrará o tópico “E-mails relacionados à página”. Aí é só clicar em “Criar novo e-mail”.

Passo 4

Aqui, chegamos ao seu e-mail que será automatizado, ou seja, disparado para a sua lista de leads. Para isso, digite o título do e-mail no campo “Assunto” e a mensagem no campo “Texto”. 

Lembre-se de incluir texto e imagem criativos e estratégicos, respeitando sempre a proporção de cada um. 

Antes de finalizar, revise o e-mail para ver se está tudo ok. Preste atenção na gramática e na pontuação

Em “Sugestão de disparo da estratégia do funil”, informe quando você quer que o e-mail seja entregue aos destinatários e em qual base de leads você quer que a sua mensagem chegue.

Ao finalizar, clique em “Salvar Alterações”. 

Passo 5

Este último passo você só seguirá caso não tenha uma página de vendas criada anteriormente. Assim, além de criar a sua página na hora, você já automatiza seus e-mails e fecha a sua estratégia de vendas de uma só vez. 

Prontinho! Viu como utilizar o disparador de e-mail da Hero é fácil, prático e leva apenas alguns minutos? Em poucos passos você pode programar seus e-mails e otimizar seu dia a dia!

E então, vamos bombar a estratégia de e-mail marketing do seu negócio digital utilizando esse disparador de e-mail marketing da HeroSpark?

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *