Landing Page

O Guia Definitivo

Landing Pages

Este é um guia absolutamente completo sobre landing pages. Aqui, você vai encontrar tudo o que precisa para criar uma landing page de alta conversão e que traga resultados rápidos para o seu negócio.


Portanto, se você quiser:

  • Conferir modelos de páginas editáveis;
  • Descobrir estratégias para criar uma página que converte;
  • Saber quais são os elementos indispensáveis em qualquer landing page;
  • Conhecer as principais ferramentas para criar a sua página.

Continue acompanhando este artigo!

Capítulo 1

Introdução à Landing Page

Capítulo 2

Templates de Landing Page

Capítulo 3

Elementos da Landing Page

Capítulo 4

Ferramentas de criação

Capítulo 5

Exemplos de Landing Page

Capítulo 6

Estratégias avançadas

Capítulo 7

Como criar a Landing Page

Capítulo 1

Introdução à Landing Page

Neste capítulo, você vai entender o que é uma landing page e como ela pode ser usada para melhorar os seus resultados, além de compreender de uma vez por todas as diferenças entre ela e um site.

O que é uma Landing Page?

Basicamente, landing page é uma página web única voltada exclusivamente para a conversão de uma ação específica. Ou seja, sua finalidade é converter o visitante em lead ou o lead em cliente. Para isso, ela utiliza elementos estratégicos, como CTA e formulário. 

Portanto, esse tipo de página pode ser utilizada para:

Qual é a diferença entre uma landing page e um site?

Enquanto a landing page é uma página única voltada para uma ação específica, o site possui várias páginas com diferentes objetivos. 

Assim, em cada página de um site o visitante pode realizar uma ação, como conhecer mais sobre um negócio, entrar em contato com a empresa, conferir um catálogo de produtos, etc. Basta que ele clique na aba que melhor atenda às suas necessidades.

A landing page, por outro lado, como trabalha com um único objetivo, foca em uma única ação e, portanto, possui maiores taxas de conversão. Aqui, ao invés de divulgar um catálogo de produtos, por exemplo, ela vai divulgar um único produto que deseja vender. 

Por isso mesmo, uma campanha de tráfego pago geralmente direciona para uma landing page, e não para um site, uma vez que a sua finalidade é a conversão. 
Site
Print da página principal da HeroSpark, evidenciando o menu com logo, link Plataforma, Academia, login e um botão para se cadastrar.
LANDING PAGE

Capítulo 2

Templates de Landing Page

Como você viu, cada landing page possui um objetivo específico, certo? Então, agora é hora de conferir diferentes modelos de página com templates de alta conversão para saber qual deles usar em seu negócio (e quando usar). 

A maioria deles está disponível na plataforma da HeroSpark para edição. Assim fica mais fácil, pois você não precisa começar um projeto do zero! 

Página de vendas

A página de vendas tem como finalidade vender um produto ou serviço. Portanto, ela deve contar com alguns elementos voltados para a conversão de um lead em cliente, como:

Confira um modelo de página de vendas disponível na HeroSpark para edição.

Página de captura

A página de captura é um tipo de landing page que tem como objetivo captar as informações de contato de um visitante para criar uma base de leads. 

Para motivar o visitante a disponibilizar alguns dados básicos, como nome e e-mail, é necessário oferecer alguma vantagem, como:

Lembre-se de utilizar um formulário de captura na sua página, mas que solicite apenas as informações necessárias. Do contrário, o visitante pode desistir. 

Confira um modelo de página de captura disponível na HeroSpark para edição:

Thank You Page

A Thank You Page, ou simplesmente “página de agradecimento”, é uma landing page que aparece logo depois de o visitante/lead completar uma ação. Sua finalidade é informar ao usuário que a sua ação ocorreu com sucesso e agradecê-lo pela conversão. 

Confira um modelo de Thank You Page disponível na HeroSpark para edição:

Ilustração de uma página de captura, com um agradecimento, botão de download e uma imagem ilustrativa do produto.

Página de webinar

O webinar costuma ser uma excelente estratégia para aumentar a base de leads ou preparar os seguidores para um lançamento. Aqui, é necessário detalhar bem o objetivo do webinar, bem como data, horário e os benefícios de se inscrever nele. 

Confira um modelo de página de webinar disponível na HeroSpark para edição:

Lançamento

O lançamento de um produto ou serviço envolve diferentes etapas. Assim, é possível criar diversas landing pages para preparar o seu público para esse lançamento. Uma boa estratégia pode ser criar uma série de webinars para apresentar a novidade ao público. 

Confira um modelo de página de lançamento disponível na HeroSpark para edição:

Página de evento ou ao vivo

Seja online ou presencial, os eventos também merecem uma landing page própria, principalmente porque é para ela que o tráfego das campanhas pagas é direcionado. 

É importante que esse tipo de página contenha:

Confira um modelo de página de evento completo.

Bio de Instagram

Em vez de adotar aquele link tradicional para a bio de Instagram, você pode criar uma landing page específica. Essa é uma forma de organizar melhor todos os seus links e, ainda, trazer personalidade e um visual diferenciado para a sua bio. 

Confira o modelo de página para bio do Instagram utilizado pela HeroSpark:

Capítulo 3

Elementos de uma landing page

Neste capítulo, você descobrirá quais são os principais elementos de uma landing page de alta conversão. Obviamente, eles variam conforme a finalidade da página criada. Porém, conhecê-los é essencial para garantir bons resultados.

Formulário

O formulário é indispensável em boa parte das landing pages. Nas de captura, sua finalidade é solicitar dados dos visitantes para alimentar a sua base de leads, como já vimos. Aqui, o ideal é solicitar o mínimo de informações possíveis. 

Já em outros tipos de páginas, como de vendas e lançamento, por exemplo, então teremos o formulário de contato, um canal de comunicação entre o cliente e a empresa. Ele pode ser utilizado para o visitante deixar suas dúvidas, sugestões e reclamações. 

Logo

É imprescindível que o logo da sua empresa apareça na sua landing page. Afinal, dentre outros elementos, ela contribuirá para que o visitante reconheça imediatamente a sua marca, gerando identificação. 

Botões

Ao longo da landing page, é essencial adicionar botões que levem o usuário a realizar a ação desejada por você. Eles devem possuir uma tonalidade diferente do restante da página, justamente para chamar a atenção. 

Além disso, é importante espalhá-los ao longo da página, como no início, meio e final. Isso porque, se o visitante deixar de clicar no primeiro, ele ainda tem a oportunidade de converter algumas outras vezes. 

CTA

CTA é a sigla de Call To Action, em português “chamada para ação”. Sua finalidade é, como o próprio nome sugere, incentivar o visitante da sua página a realizar uma ação. Bons exemplos são:

  • Compre agora;
  • Baixe o nosso e-book;
  • Assine nossa newsletter; 
  • Garanta sua vaga no webinar. 

Além de aparecer em locais estratégicos na sua landing page, a CTA deve ser objetiva e persuasiva o suficiente para incentivar o visitante a realmente converter. Lembre-se de utilizar verbos no modo imperativo.

Headlines

A headline nada mais é do que o título da sua landing page. Ele é um dos elementos mais essenciais, uma vez que, caso não seja atrativa, dificilmente o usuário seguirá pela sua página. 

Uma headline poderosa deve ter:

  • Gatilhos mentais;
  • Adjetivos interessantes;
  • Oferta clara;
  • Solução para a dor da sua persona.

Em nosso blog, você encontra headlines prontas para usar na sua página de vendas

Depoimentos / prova social

Incluir depoimentos de clientes satisfeitos em sua página é uma forma de comprovar às pessoas que o seu produto/serviço realmente funciona e soluciona a dor do público. 

Essa estratégia é conhecida como o gatilho da prova social e pode aparecer na forma de textos com imagens ou vídeos dos clientes. 

Imagens

Utilizar imagens em sua landing page é importante por dois motivos: 

  1. Torna o visual da página mais atrativo;
  2. Pode contribuir para o posicionamento da página nos mecanismos de buscas (desde que seja trabalhado de forma correta o SEO para imagens).

Portanto, é indispensável contar com algumas imagens em pontos estratégicos da sua página, como uma foto do produtor digital e/ou do produto vendido, por exemplo. 

Rodapé

Imagem de um rodapé de um site da HeroSpark, com a logo, alguns links úteis e botões para as redes sociais.

Apesar de parecer desnecessário em um primeiro momento, saiba que o rodapé também é um elemento importante na landing page. Isso porque é possível inserir informações adicionais para o seu visitante/lead, como:

  • Ícones para as redes sociais;
  • Dados da empresa para contato (como e-mail e telefone);
  • Logo; 
  • Missão da empresa.

Ou seja, todos elementos que facilitam a identificação e a comunicação com o seu público-alvo. 

FAQ

Já imaginou se o seu potencial cliente tivesse que entrar em contato com você para esclarecer toda e qualquer dúvida sobre o seu produto/serviço? Além disso desencorajá-lo a comprar, também aumentaria consideravelmente a demanda da sua equipe de atendimento.

Sendo assim, o ideal é sempre contar com um campo destinado às perguntas frequentes na sua página. Assim, o usuário poderá encontrar respostas para muitas de suas perguntas sem precisar acionar o seu suporte. 

Countdown

Apesar de parecer desnecessário em um primeiro momento, saiba que o rodapé também é um elemento importante na landing page. Isso porque é possível inserir informações adicionais para o seu visitante/lead, como:

  • Ícones para as redes sociais;
  • Dados da empresa para contato (como e-mail e telefone);
  • Logo; 
  • Missão da empresa.

Ou seja, todos elementos que facilitam a identificação e a comunicação com o seu público-alvo. 

Resultados alcançados

Exibir os resultados alcançados pelo seu negócio ou pelos seus clientes ao utilizarem o seu produto/serviço também contribui para aumentar a conversão da sua página.

Isso significa que tanto na headline como na descrição do produto e/ou dos seus benefícios, você pode inserir números estatísticos para mostrar os efeitos do seu negócio na vida das pessoas. 

Tabela de preços

Se você criou uma página de vendas, então obrigatoriamente precisa disponibilizar uma tabela de preços. Lembre-se de que quanto mais informações sua landing page tiver, maiores são as chances de conversão, uma vez que o público terá menos dúvidas.

No entanto, é importante que, junto aos valores, você coloque os benefícios da aquisição daquele produto e/ou serviço, para que o lead veja o valor agregado e não apenas o preço em si. 

VSL

VSL é a sigla de Video Sales Letter, em português “carta de vendas em vídeo”. 

Como ultimamente as pessoas têm preferido assistir a vídeos a ler um texto, então a VSL pode aparecer de forma estratégica na sua landing page para apresentar um produto/serviço de uma forma muito mais atrativa e que gere conexão com o público. 

Garantia

No caso das páginas de vendas, um outro recurso que não pode faltar são as informações sobre garantia, bem como a política de reembolso e devolução. 

Essa é uma forma de dar tranquilidade para o cliente na hora da compra e, em caso de não atendimento às suas necessidades, ele saber que será ressarcido.

Capítulo 4

Ferramentas

Agora você vai descobrir algumas ferramentas que podem ser utilizadas para criar a sua landing page. Algumas são bem gratuitas e muito intuitivas, o que permite que você mesmo crie a sua página sem precisar contratar um designer e/ou programador. 

logo herospark

HeroSpark 

A HeroSpark é uma plataforma voltada para produtos digitais. Nela, é possível criar landing pages grátis de forma totalmente intuitiva e rápida (em menos de 30 minutos!). 

Isso acontece porque a plataforma disponibiliza modelos pré-prontos de alta conversão para a edição. Assim, basta o produtor escolher o tipo de página que deseja criar, o modelo e inserir suas informações. Porém, também é possível começar uma landing page do zero. 

 

Além do construtor de páginas, a plataforma conta com outros recursos, como checkout e disparo de e-mail marketing, para que o empreendedor consiga realizar todas as suas ações – da captura de leads à venda – em um só lugar. 

WordPress

O WordPress é uma plataforma paga voltada para publicação e gerenciamento de blogs e sites. Porém, dentro dela, é possível acionar um plugin para criação de página de captura. 

A necessidade de instalar plugins para desenvolver a sua página faz com que essa plataforma não seja tão interessante para um empreendedor que não domine as ferramentas de tecnologia. Ou seja, será necessário contratar alguém para executar o serviço. 

Klickpages

O Hotmart Pages, antigo Klickpages, é uma ferramenta de criação e publicação de landing pages. Assim como na HeroSpark, nessa plataforma também é possível encontrar modelos pré-prontos para edição, o que torna o processo simples e ágil.

Entretanto, o Klickpages é uma plataforma paga. Ou seja, não existe a possibilidade de fazer páginas gratuitas nesta ferramenta. 

Wix

A Wix é uma plataforma de construção de sites e landing pages. Existem duas formas de construir uma página nessa ferramenta:

  1. Por meio do Wix ADI, que utiliza perguntas para criar uma página personalizada com base nas respostas do usuário. 
  2. Por meio do editor próprio, que disponibiliza templates pré-prontos para que qualquer pessoa consiga personalizá-los de acordo com as suas necessidades.

Canva

O Canva é uma plataforma de design gráfico que permite a criação de diversos elementos gráficos, como posts para redes sociais e apresentações. 

Apesar de ser possível criar uma landing page de forma gratuita nesta ferramenta, ela possui muitas limitações para quem não é usuário premium. 

Além disso, por não ser focada exclusivamente na construção de páginas, a ferramenta não oferece todos os recursos que uma plataforma própria para isso dispõe. 

RD Station

O RD Station é uma plataforma de automação de marketing digital e vendas, e dentre as suas ferramentas está o construtor de landing page.

Semelhante a algumas opções anteriores, o RD Station trabalha com o sistema “arrasta e solta” para que o usuário possa posicionar os elementos na página da maneira que preferir, sem necessitar deter conhecimentos especializados em programação e/ou design. 

Vale dizer que essa é uma ferramenta paga e que, portanto, não oferece a opção de construir landing page de forma grátis.

Elementor 

O Elementor é um módulo de extensão aplicável ao WordPress que funciona como um construtor de páginas. Ou seja, ele é um plugin que tem como finalidade tornar a criação de landing pages no WordPress mais intuitiva. 

No entanto, sua versão gratuita é limitada, pois não permite acesso a todos os templates.

Capítulo 5

Criando Sua Landing Page

Neste capítulo, você vai aprender como criar a sua landing page de forma gratuita e intuitiva na plataforma da HeroSpark. A ferramenta disponibiliza diversos modelos de páginas, como de captura, de vendas e de lançamento. Todos já foram testados e são de alta conversão. 

Capítulo 6

Exemplos de Landing Pages

Agora você vai descobrir algumas ferramentas que podem ser utilizadas para criar a sua landing page. Algumas são bem gratuitas e muito intuitivas, o que permite que você mesmo crie a sua página sem precisar contratar um designer e/ou programador. 

Exemplo de página de captura, com título, imagem de produto, breve descrição, um formulário de captura.

Por que é incrível:

  • Objetiva
  • Traz a palavra “grátis” destacada
  • Solicita poucas informações no formulário 
Exemplo de página de vendas, com título, foto, descrição, promoção e CTA

Por que é incrível:

  • Título que aponta os benefícios
  • Gatilho da urgência (“tempo limitado”)
  • Indicação de bônus 
Exemplo de página de contabilidade, com título, descrição, CTA e formulário

Por que é incrível:

  • Título impactante
  • Formulário para lead entrar em contato
  • Descrição objetiva e direta sobre o público que o escritório atende

Por que é incrível:

  • Copy inicial persuasiva com dados estatísticos
  • Formulário para participar do “Grupo de Pré-Matrícula”
  • Benefícios do curso

Por que é incrível:

  • Uso da psicologia das cores 
  • Descrição detalhada sobre o dono da clínica
  • Ícones das redes sociais

Por que é incrível:

  • Detalhamento da área de atuação
  • Descrição detalhada sobre a psicóloga
  • Vários botões de CTAs ao longo da página

Por que é incrível:

  • Dados estatísticos para estabelecer autoridade
  • Vídeo explicativo
  • Preço e condições de pagamento destacados

Por que é incrível:

  • Botões de CTA ao longo da página
  • Uso estratégico de imagens
  • Formulário de contato ao clicar no CTA

Por que é incrível:

  • Informações objetivas sobre o negócio
  • Detalhamento dos diferenciais
  • Espaço direcionado para trazer informações sobre a equipe (autoridade)

Por que é incrível:

  • Cores vivas
  • Imagem bem trabalhada do produto
  • Título altamente persuasivo

Outros tipos de landing page

Além desses modelos, saiba que existem outros tipos de landing pages que também podem ser úteis para o seu negócio, como:

Capítulo 7

Estratégias Avançadas para Landing Page

Ao conhecer todos os elementos de uma landing page e as ferramentas que você pode usar para construir a sua, você já pode iniciar o seu projeto sem erros. 

No entanto, saiba que ainda é possível otimizar os seus resultados seguindo algumas estratégias avançadas. E é sobre elas que vamos falar neste último capítulo! 

Página Responsiva

Ilustração da primeira parte de uma landing page em dois dispositivos diferentes, um desktop e um celular

Toda e qualquer página deve ser responsiva. Isso significa que a sua landing page precisa se adaptar a qualquer tipo de dispositivo (celular, tablet e computador) sem perder a qualidade. 

Assim, imagens, textos e botões devem ser automaticamente ajustados para cada tipo de dispositivo de forma a garantir a melhor experiência do usuário. 

Aqui, é importante realizar testes e contar com a ajuda de um especialista para garantir que a landing page realmente seja responsiva. 

HTTPS

Ilustração da barra de navegação de um site, com um cadeado fechado e o termo https:// em roxo.

O ideal é que a sua landing page seja HTTPS. Essa sigla corresponde a um protocolo que utiliza criptografia durante o processamento de dados e pode ser visualizada por meio do símbolo de cadeado fechado na barra de endereço. 

Investir nesse protocolo é interessante porque:

  • Aumenta a segurança dos dados dos seus usuários (indispensável, sobretudo, para as páginas de vendas);
  • Aumenta as conversões;
  • Otimiza o rankeamento da página nos mecanismos de busca. 

Teste A/B

Uma ilustração de duas telas de um mesmo site, sendo a página A com um botão roxo, e a página B com um botão rosa.

Para garantir os resultados da sua página, é importante realizar testes A/B. Aqui, você deve criar duas versões da sua landing page, modificando apenas algum detalhe específico, como um título ou CTA, por exemplo. Tudo vai depender do seu objetivo!

A partir disso, com as duas páginas no ar, você conseguirá saber exatamente qual dá mais resultados, seja analisando a taxa de conversão, o tempo que cada usuário permaneceu na página, entre outras métricas. 

SEO

Uma ilustração de tela de busca de navegação, com um termo de busca roxo, que se repete em vários trechos nos resultados

Lembre-se também de otimizar a sua página para SEO (Search Engine Optimization, em português Otimização para Mecanismos de Busca), isto é, um conjunto de técnicas que tem a finalidade de alavancar o tráfego orgânico da sua página. 

São inúmeros aspectos que podem ser orientados para SEO em uma landing page, como:

  • Quantidade de palavras;
  • Uso de palavras-chave;
  • Meta-descrição;
  • Linkagem interna;
  • Velocidade de carregamento;
  • Responsividade;
  • Uso de imagens.

Portanto, procure estudar sobre SEO para implementar melhorias na sua página a fim de aparecer nas primeiras posições dos buscadores.

Registro de Domínio

Ilustração de uma barra de navegação, com um ícone de cadeado fechado ao lado de um endereço completo https://seudominio.com.br

Basicamente, o domínio consiste no endereço digital da sua página. Portanto, registrá-lo é importante para garantir que, ao digitar determinada URL, o usuário será direcionado para a sua landing page. 

Além disso, o registro e a personalização de domínio aumentam a credibilidade, o profissionalismo e um maior alcance do seu negócio.

A boa notícia é que, em muitas plataformas nas quais você constrói a sua landing page, é possível escolher o seu domínio personalizado.

 

Hospedagem

Ilustração do funcionamento de uma Hospedagem, um usuário se conecta com um servidor, que se conecta com um website, fornecendo dados de entrada e saída.

A hospedagem da sua landing page deve ser realizada em um ambiente seguro, que ofereça um bom suporte remoto e que permita a integração da sua página com outros recursos que você julgar necessário. 

Portanto, na hora de construir a sua página, é muito importante pesquisar a fundo sobre a plataforma em que essa será hospedada. 

Felizmente, assim como no caso do registro, as ferramentas voltadas especialmente para a construção de landing pages já oferecem todo esse serviço completo.

Para criar a sua, acesse gratuitamente a HeroSpark e revolucione o posicionamento do seu negócio no ambiente digital!