Uma página de vendas bem estruturada pode ser uma ferramenta de transformação para o seu negócio. Por isso, investir nos detalhes que atraem e convertem leads em clientes é o diferencial para alavancar suas vendas no digital.

Mas você sabe que detalhes são esses? Não?

Fique tranquilo! Para que suas conversões disparem, nós preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para escalar seus números. Do título que seduz ao CTA de alta conversão, detalhamos tudo sobre como criar uma página de vendas de impacto. Confira! 

O que é uma página de vendas?

A página de vendas é um tipo de landing page na qual um produto ou serviço é ofertado. O principal objetivo aqui é convencer o visitante a finalizar uma compra. E convencer alguém a fazer algo, às vezes pode ser difícil. Mas continue lendo e entenda melhor.

Sua página de venda deve explicar todas as vantagens da compra, provar a eficiência, solucionar dúvidas e apresentar o preço. Enfim, deve conter tudo o que é indispensável para alguém efetuar a compra. 

Veja o exemplo de uma página de vendas de alta conversão:

Printscreen de uma página de vendas do Nubank

Esse tipo de página é a etapa que antecede a que o potencial cliente coloca os dados de compra, em um formulário, por exemplo, para finalizá-la. Ou seja, é um gesto fundamental para a conversão.

Vale a pena compreender que esse tipo de página tem como objetivo persuadir o cliente. Logo, o intuito é fazer com que ele entenda a real necessidade de adquirir aquele produto e vá de maneira certeira concluir a compra.

 

Por que ter uma página de vendas?

Transmite profissionalismo

Em uma era em que as redes sociais tomam tanto espaço em nossa vida, é normal você achar que páginas de vendas são dispensáveis. A verdade é que não. 

Elas demonstram profissionalismo, apresentam informações sobre seu produto dispostas em uma única página e quebram muitas objeções dos leads, isto é, possíveis clientes. Acima de tudo, ter uma página de vendas faz transparecer profissionalismo aos olhos do lead. 

 

Mostra porque o lead deve comprar

Se a função de uma página de vendas é converter leads em clientes, a prioridade deve ser destacar a importância do seu produto ou serviço, certo?

Portanto, listar benefícios de maneira clara pode ajudar seu cliente em potencial a enxergar sua oferta como solução para uma necessidade. 

Se alguém cogita comprar produtos na sua loja virtual ou adquirir um serviço é porque ele atende a uma dor que esse usuário quer sanar. Então cabe a você reforçar o quanto o seu produto/serviço é um investimento que vale a pena. 

Mas atenção: não gere falsas expectativas sobre sua oferta, isso causa frustração e você perderá clientes. Não se preocupe em falar sobre o que seu produto não oferece, mas ressalte todos os ganhos reais que o seu cliente em potencial pode ter ao adquiri-lo. 

 

Oferece um ambiente de vendas sem distrações

Em qualquer rede social ou site, o usuário está exposto a várias informações paralelas, como widgets e anúncios. Recursos que, por natureza, dispersam a atenção do internauta. 

Por isso, em uma página de vendas é fundamental ser direto. Headline chamativa, descrição clara e  botão de compra visíveis são elementos-chave para aumentar as chances de conversão.   

 

Páginas de vendas são otimizadas para conversão

Existem ferramentas de testes A/B que podem otimizar resultados de quase todos os componentes de uma página de vendas: títulos, imagens, copywriting, CTA, formulário, etc. 

Funciona da seguinte forma: cria-se duas versões quase idênticas da page. A única modificação é justamente este elemento a ser testado (como título, imagem, entre outros). 

Dessa maneira, você consegue identificar os componentes que estão gerando conversões ou não para sua página e, assim, modificá-los. 

 

O que fazer antes de gerar uma página de vendas 

 

Pergunte-se qual é o objetivo

O que os visitantes devem fazer ao acessar a página de vendas? Preferencialmente, espera-se que:

  1. Ele consuma o conteúdo explicativo sobre o produto;
  2. Clique no CTA de compra.

Recursos como gatilhos mentais podem ajudar muito com a primeira parte dessa tarefa e explicar os métodos de pagamento com a segunda.

 

Conheça a sua audiência

Aproveite as métricas das redes para obter esses dados sobre seu público-alvo. 

Sempre que possível troque mensagens com esses seguidores e/ou faça pesquisas sobre suas necessidades, expectativas e desejos. 

Isso vai orientar a criação da lista de objeções-soluções da sua página de vendas. Vai direcionar os seus esforços para, assim, obter melhores resultados.

 

Defina a estrutura da página

Dependendo do nicho, os elementos da página podem mudar, podendo ser: 

  • Apenas texto; 
  • Textos e imagens;
  • Apenas videos;
  • Textos e vídeos que complementam ou resumem as partes escritas. 

Essa estrutura depende muito, e uma pesquisa de mercado pode guiar a escolha.

Uma página de vendas que realmente converte os clientes mais qualificados é otimizável e também colhe e rastreia dados valiosos. 

Por isso, não deixe de aprimorá-la, seja por uma simples mudança de CTA, seja pela inserção de mais provas sociais. Esteja disposto a mudar, readaptar as estratégias e, inclusive, recomeçar do zero.

 

Dicas para persuasão na sua página de vendas

Tente não vender exatamente o produto em si, mas as vantagens atreladas a ele. Faça isso e observe mudanças explícitas no seu retorno financeiro.

Tal forma de vender te difere da concorrência. Afinal, há marcas que cometem o erro de vender “a coisa em si” e não a transformação causada na vida de quem adquiri-lo.

Por exemplo: quem compra uma furadeira, não quer a furadeira, mas sim o furo na parede.

Portanto, tenha noção de que sem uma boa página de vendas você pode afastar seus potenciais clientes, ou seja, aqueles que já estavam começando a se convencer de que seu produto era a solução que eles procuravam.

Imagina nadar e morrer na praia, ou melhor, na onda digital… Passar um bom tempo elaborando estratégias, se aprimorando nas técnicas e contratando profissionais para te ajudar e, no fim, não adiantar de nada. Um pesadelo na vida de qualquer empreendedor!

É aqui que entra a página de vendas! Ela pode ser o ingrediente secreto que faltava para você consolidar suas vendas cada vez mais.

 

Como criar uma página de vendas? 

Agora que você já entendeu a importância de uma página de vendas é hora de aprender como criar uma na prática.

Para iniciar a criação é possível seguir três caminhos diferentes: saber programar, contratar um profissional ou utilizar uma ferramenta de criação de páginas.

 

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos
  • Iniciar sua própria página do zero vai exigir algum tempo de estudo, pesquisas e além disso, é importante ressaltar que é uma demanda trabalhosa e, por vezes, pode afetar na atenção dirigida para outras partes do negócio.
  • A contratação de um profissional demanda um bom orçamento, porém, você não terá trabalho nenhum. Mas qualquer alteração necessária nesse tipo de página deverá ser encaminhada para este responsável.
  • E por fim, existem ferramentas de construção de páginas, onde você pode construir sua página de vendas com autoridade e de maneira simplificada. Desse modo, não é necessário meses de estudo ou ter sempre um profissional atrelado a esse serviço.

A HeroSpark oferece ferramentas intuitivas para a criação de páginas de venda com boas taxas de conversão em poucos minutos, além de integrar outros serviços importantes para quem quer vender na internet.

Coloque as mãos na massa!

O melhor jeito de aprender é na prática. Por isso, crie uma conta gratuita na HeroSpark para acompanhar o tutorial para configurar a sua página de vendas.

Criar conta grátis

 

Elementos da página de vendas

 

Título

Os leads precisam estar atraídos pelo que você está oferecendo desde o primeiro momento. Por isso, criar um título direto e persuasivo é essencial.

Um título, também chamado de headline, precisa aguçar o interesse do seu cliente em potencial, mas sempre conectado à oferta real do produto ou serviço.

Veja nossos exemplos de headlines de alta conversão e aprenda como criar um título de impacto para sua página de vendas.

 

Vídeo de vendas

Esse item não é obrigatório, mas pode ser um divisor de águas. É nesse momento que você tem a chance de se conectar com o seu futuro cliente. Normalmente, no vídeo de vendas, o empreendedor conta sua história, como desenvolveu aquele produto, como tem contribuído com outras pessoas e o potencial do produto.

 

Descrição do produto

Quem optou por não assistir o vídeo tem que ter a chance de também ser convencido a adquirir o produto. Mostre o que você está vendendo, mas além disso, exemplifique como o produto pode impactar a pessoa e de que maneira aquilo é exatamente o que o visitante procura.

 

Depoimentos

Este é um gatilho mental que aumenta a credibilidade da empresa. Os depoimentos aumentam a possibilidade de um visitante se identificar com alguma história e entender o diferencial de adquirir um produto.

 

Preços e formas de pagamento

Não omita nada. Apresente todos os modos de pagamento que sua marca aceita.

 

Chamada para ação 

Essa chamada serve para direcionar o cliente para a finalização da compra. Em páginas de venda, geralmente as chamadas para ação (CTAs) aparecem em forma de botão com um texto em primeira ou terceira pessoa. Veja um exemplo:

printscreen da netflix, em que se lê o texto "sua próxima história agora" acompanhado de um botão para assistir

 

 

FAQ

É importante deixar uma sessão com as respostas das perguntas mais frequentes sobre o seu produto ou serviço.

 

Garantia, política de privacidade e termos de uso, contato

Informe cada um desses pontos. Seja transparente com o seu cliente.

Garantir a segurança de seus leads e clientes, além de ser um papel ético, é o que pode fazer com que você se aproxime mais deles. Ter um bom relacionamento no pré e no pós venda pode ser crucial para fidelizar seu cliente.

Ser claro sobre o uso dos dados e toda política de segurança que envolve as ações no ambiente de compra também é uma boa prática. 

Além disso, a médio e longo prazo, ter um sistema de compliance consistente pode criar uma divulgação orgânica de seu negócio. 

Uma marca confiável terá sempre a melhor propaganda de todas: o boca a boca. 

 

Dicas rápidas para melhorar a conversão da página de vendas

 

Thank You Page

Outra tática que melhora as suas conversões é a de direcionar o visitante que concluiu seu CTA a uma página de agradecimento. Com isso, você pode fazer vendas cruzadas, reconverter, conduzi-lo melhor no funil de vendas ou simplesmente agradecer.

 

Velocidade da página

Já é consenso entre os especialistas que a velocidade de um site tem impacto em sua taxa de rejeição. 

Evite imagens maiores que o necessário, utilize ferramentas para otimizar cache e invista em uma boa hospedagem — pesquise o servidor mais rápido possível e que caiba no seu orçamento.

 

Análise de resultados

Acompanhe os resultados. O sistema por trás de uma página de vendas também foi feito para você poder rastrear os dados dos leads da melhor forma possível. 

As principais métricas e indicadores para análise de página de vendas são:

  1. Tempo de permanência na página;
  2. Taxa de conversão;
  3. Taxa de cliques;
  4. Taxa de rejeição;
  5. Sessões por canal.

 

Exemplo de página de vendas

Para que não fique nenhuma dúvida, veja este exemplo construindo utilizando as ferramentas da HeroSpark.

 

 

A página inicia com as principais informações sobre o curso – título, chamada atrativa e valor. Acrescenta também, logo de cara, um vídeo que apresenta o professor e os benefícios de assistir às aulas.

 

 

Depois, apresenta um recurso visual e repete a chamada para ação da compra do curso. Apresenta ainda a descrição do produto e na sequência traz o conteúdo das aulas, para oferecer o máximo de informação ao possível aluno.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os principais conceitos de uma página de vendas, que tal colocar em prática?

Te convidamos a conhecer nosso novo editor de páginas, com todas as ferramentas que você precisa para criar páginas de venda de alta conversão. 

Simples, intuitivo e com todas as ferramentas necessárias para seu sucesso no mundo digital em um só lugar.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.