Como criar uma página de vendas que converte

mulher usando o notebook em um espaço público. imagem com o texto "página de vendas"
Páginas de vendas que convertem fazem a diferença na sua estratégia digital

Uma página de vendas bem estruturada pode ser uma ferramenta de transformação para o seu negócio. Por isso, investir nos detalhes que atraem e convertem leads em clientes é o diferencial para alavancar suas vendas no digital.

Mas você sabe que detalhes são esses? Não?

Fique tranquilo! Para que suas conversões disparem, nós preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para escalar seus números. Do título que seduz ao CTA de alta conversão, detalhamos tudo sobre como criar uma página de vendas de impacto. Confira! 

O que é uma página de vendas?

A página de vendas é um tipo de landing page na qual um produto ou serviço é ofertado. O principal objetivo aqui é convencer o visitante a finalizar uma compra. E convencer alguém a fazer algo, às vezes pode ser difícil. Mas continue lendo e entenda melhor.

Sua página de vendas deve:

  • Explicar todas as vantagens da compra;
  • Provar a eficiência;
  • Solucionar dúvidas;
  • Apresentar o preço. 

Enfim, deve conter tudo o que é indispensável para alguém efetuar a compra. 

Veja o exemplo de uma página de vendas de alta conversão:

Printscreen de uma página de vendas do Nubank

Esse tipo de página é a etapa que antecede a que o potencial cliente coloca os dados de compra, em um formulário, por exemplo, para finalizá-la. Ou seja, é um gesto fundamental para a conversão.

Vale a pena compreender que esse tipo de página tem como objetivo persuadir o cliente. Logo, o intuito é fazer com que ele entenda a real necessidade de adquirir aquele produto e vá de maneira certeira concluir a compra.

 

Por que ter uma página de vendas?

Transmite profissionalismo

Em uma era em que as redes sociais tomam tanto espaço em nossa vida, é normal você achar que páginas de vendas são dispensáveis. A verdade é que não. 

Elas demonstram diversos aspectos sobre o seu negócio, como:

  • Profissionalismo;
  • Apresentam informações sobre seu produto dispostas em uma única página;
  • Quebram muitas objeções dos leads, isto é, possíveis clientes. 

Acima de tudo, ter uma página de vendas faz transparecer profissionalismo aos olhos do lead.

 

Mostra por qual motivo o lead deve comprar

Se a função de uma página de vendas é converter leads em clientes, a prioridade deve ser destacar a importância do seu produto ou serviço, certo?

Portanto, listar benefícios de maneira clara pode ajudar seu cliente em potencial a enxergar sua oferta como solução para uma necessidade. 

Se alguém cogita comprar produtos na sua loja virtual ou adquirir um serviço é porque ele atende a uma dor que esse usuário quer sanar. Então cabe a você reforçar o quanto o seu produto/serviço é um investimento que vale a pena. 

Mas atenção: não gere falsas expectativas sobre sua oferta, isso causa frustração e você perderá clientes. Não se preocupe em falar sobre o que seu produto não oferece, mas ressalte todos os ganhos reais que o seu cliente em potencial pode ter ao adquiri-lo. 

 

Oferece um ambiente de vendas sem distrações

Em qualquer rede social ou site, o usuário está exposto a várias informações paralelas, como widgets e anúncios. Recursos que, por natureza, dispersam a atenção do internauta. 

Por isso, em uma página de vendas é fundamental ser direto, ou seja, ter elementos-chave para aumentar as chances de conversão, por exemplo:

  • Headline chamativa;
  • Descrição clara;
  • Botão de compra (a call to action da sua página).

 

Páginas de vendas são otimizadas para conversão

Existem ferramentas de testes A/B que podem otimizar resultados de quase todos os componentes de uma página de vendas:

Funciona da seguinte forma: cria-se duas versões quase idênticas da page. A única modificação é justamente este elemento a ser testado (como título, imagem, entre outros). 

Dessa maneira, você consegue identificar os componentes que estão gerando conversões ou não para sua página e, assim, modificá-los. 

 

O que fazer antes de gerar uma página de vendas?

Pergunte-se qual é o objetivo

O que os visitantes devem fazer ao acessar a página de vendas? Preferencialmente, espera-se que:

  1. Ele consuma o conteúdo explicativo sobre o produto;
  2. Clique no CTA de compra.

Recursos como gatilhos mentais podem ajudar muito com a primeira parte dessa tarefa e explicar os métodos de pagamento com a segunda.

 

Conheça a sua audiência

Aproveite as métricas das redes para obter esses dados sobre seu público-alvo. 

Sempre que possível troque mensagens com esses seguidores e/ou faça pesquisas sobre suas necessidades, expectativas e desejos. 

Isso vai orientar a criação da lista de objeções-soluções da sua página de vendas. Vai direcionar os seus esforços para, assim, obter melhores resultados.

 

Defina a estrutura da página

Dependendo do nicho, os elementos da página podem mudar, podendo ser: 

  • Apenas texto; 
  • Textos e imagens;
  • Apenas videos;
  • Textos e vídeos que complementam ou resumem as partes escritas. 

Essa estrutura depende muito, e uma pesquisa de mercado pode guiar a escolha.

Uma página de vendas que realmente converte os clientes mais qualificados é otimizável e também colhe e rastreia dados valiosos. 

Por isso, não deixe de aprimorá-la, seja por uma simples mudança de CTA, seja pela inserção de mais provas sociais. Esteja disposto a mudar, readaptar as estratégias e, inclusive, recomeçar do zero.

 

Como criar uma página de vendas? 

Agora que você já entendeu a importância de uma página de vendas é hora de aprender como criar uma na prática.

Para iniciar a criação é possível seguir três caminhos diferentes: saber programar, contratar um profissional ou utilizar uma ferramenta de criação de páginas.

  • Iniciar sua própria página do zero vai exigir algum tempo de estudo, pesquisas e além disso, é importante ressaltar que é uma demanda trabalhosa e, por vezes, pode afetar na atenção dirigida para outras partes do negócio.
  • A contratação de um profissional demanda um bom orçamento, porém, você não terá trabalho nenhum. Mas qualquer alteração necessária nesse tipo de página deverá ser encaminhada para este responsável.
  • E por fim, existem ferramentas de construção de páginas, onde você pode construir sua página de vendas com autoridade e de maneira simplificada. Desse modo, não é necessário meses de estudo ou ter sempre um profissional atrelado a esse serviço.

A HeroSpark oferece ferramentas intuitivas para a criação de páginas de venda com boas taxas de conversão em poucos minutos, além de integrar outros serviços importantes para quem quer vender na internet.

Coloque as mãos na massa!

O melhor jeito de aprender é na prática. Por isso, crie uma conta gratuita na HeroSpark para acompanhar o tutorial para configurar a sua página de vendas.

Criar conta grátis

 

Quais são os principais elementos da página de vendas?

Título

Os leads precisam estar atraídos pelo que você está oferecendo desde o primeiro momento. Por isso, criar um título direto e persuasivo é essencial.

Um título, também chamado de headline, precisa aguçar o interesse do seu cliente em potencial, mas sempre conectado à oferta real do produto ou serviço.

Veja nossos exemplos de headlines de alta conversão e aprenda como criar um título de impacto para sua página de vendas.

 

Vídeo de vendas

Esse item não é obrigatório, mas pode ser um divisor de águas. É nesse momento que você tem a chance de se conectar com o seu futuro cliente.

Normalmente, no vídeo de vendas, o empreendedor conta sua história, como desenvolveu aquele produto, como tem contribuído com outras pessoas e o potencial do produto.

 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Descrição do produto

Quem optou por não assistir o vídeo tem que ter a chance de também ser convencido a adquirir o produto. Mostre o que você está vendendo, mas além disso, exemplifique como o produto pode impactar a pessoa e de que maneira aquilo é exatamente o que o visitante procura.

 

Depoimentos

Este é um gatilho mental que aumenta a credibilidade da empresa. Os depoimentos aumentam a possibilidade de um visitante se identificar com alguma história e entender o diferencial de adquirir um produto.

 

Preços e formas de pagamento

Não omita nada. Apresente todos os modos de pagamento que sua marca aceita.

 

Chamada para ação 

Essa chamada serve para direcionar o cliente para a finalização da compra. Em páginas de venda, geralmente as chamadas para ação (CTAs) aparecem em forma de botão com um texto em primeira ou terceira pessoa. Veja um exemplo:

printscreen da netflix, em que se lê o texto "sua próxima história agora" acompanhado de um botão para assistir

 

FAQ

É importante deixar uma sessão com as respostas das perguntas mais frequentes sobre o seu produto ou serviço.

 

Garantia, política de privacidade e termos de uso, contato

Informe cada um desses pontos. Seja transparente com o seu cliente.

Garantir a segurança de seus leads e clientes, além de ser um papel ético, é o que pode fazer com que você se aproxime mais deles. Ter um bom relacionamento no pré e no pós venda pode ser crucial para fidelizar seu cliente.

Ser claro sobre o uso dos dados e toda política de segurança que envolve as ações no ambiente de compra também é uma boa prática. 

Além disso, a médio e longo prazo, ter um sistema de compliance consistente pode criar uma divulgação orgânica de seu negócio. 

Uma marca confiável terá sempre a melhor propaganda de todas: o boca a boca. 

 

Dicas rápidas para melhorar a conversão da página de vendas

Thank You Page

Outra tática que melhora as suas conversões é a de direcionar o visitante que concluiu seu CTA a uma página de agradecimento. Com isso, você pode fazer:

Ou, ainda, simplesmente agradecer pela visita na sua página.

 

Velocidade da página

Já é consenso entre os especialistas que a velocidade de um site tem impacto em sua taxa de rejeição. 

Evite imagens maiores que o necessário, utilize ferramentas para otimizar cache e invista em uma boa hospedagem — pesquise o servidor mais rápido possível e que caiba no seu orçamento.

 

Análise de resultados

Acompanhe os resultados. O sistema por trás de uma página de vendas também foi feito para você poder rastrear os dados dos leads da melhor forma possível. 

As principais métricas e indicadores para análise de página de vendas são:

  1. Tempo de permanência na página;
  2. Taxa de conversão;
  3. Taxa de cliques;
  4. Taxa de rejeição;
  5. Sessões por canal.

 

Dicas para persuasão na sua página de vendas

Tente não vender exatamente o produto em si, mas as vantagens atreladas a ele. Faça isso e observe mudanças explícitas no seu retorno financeiro.

Tal forma de vender te difere da concorrência. Afinal, há marcas que cometem o erro de vender “a coisa em si” e não a transformação causada na vida de quem adquiri-lo.

Por exemplo: quem compra uma furadeira, não quer a furadeira, mas sim o furo na parede.

Portanto, tenha noção de que sem uma boa página de vendas você pode afastar seus potenciais clientes, ou seja, aqueles que já estavam começando a se convencer de que seu produto era a solução que eles procuravam.

Imagina nadar e morrer na praia, ou melhor, na onda digital… Passar um bom tempo elaborando estratégias, se aprimorando nas técnicas e contratando profissionais para te ajudar e, no fim, não adiantar de nada. Um pesadelo na vida de qualquer empreendedor!

É aqui que entra a página de vendas! Ela pode ser o ingrediente secreto que faltava para você consolidar suas vendas cada vez mais.

No vídeo a seguir, confira mais sobre o potencial das landing pages gratuitas para você gerar vendas na internet: 

 

Exemplo de página de vendas

Para que não fique nenhuma dúvida, veja este exemplo construindo utilizando as ferramentas da HeroSpark.

 

 

A página inicia com as principais informações sobre o curso – título, chamada atrativa e valor. Acrescenta também, logo de cara, um vídeo que apresenta o professor e os benefícios de assistir às aulas.

 

 

Depois, apresenta um recurso visual e repete a chamada para ação da compra do curso. Apresenta ainda a descrição do produto e na sequência traz o conteúdo das aulas, para oferecer o máximo de informação ao possível aluno.

 

Quais são as diferenças entre página de vendas, loja virtual e marketplace?

Apesar de terem objetivos semelhantes (ou seja, vendas!), é importante saber qual a diferença para, dessa forma, ter uma estratégia mais alinhada com os objetivos do seu negócio. Neste sentido, as principais diferenças são:

  • A página de vendas deve estar atrelada a uma estratégia de marketing digital e aborda as características e vantagens do produto;
  • A loja virtual é uma plataforma própria, ou seja, você pode anunciar seus produtos, gerenciar seu próprio estoque e todo processo de venda online;
  • O marketplace é um local que você hospeda seus produtos, ou seja, um espaço de uma loja virtual de terceiros, que você utiliza para a venda e paga comissão pro cada venda no marketplace.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os principais conceitos de uma página de vendas, que tal colocar em prática? Confira como criar a sua landing page grátis!

Te convidamos a conhecer nosso novo editor de páginas, com todas as ferramentas que você precisa para criar páginas de venda de alta conversão.

Cadastre-se gratuitamente na HeroSpark e aproveite uma plataforma simples, intuitiva e com todas as ferramentas necessárias para seu sucesso no mundo digital em um só lugar.

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.