Ao iniciar um negócio no mercado digital, muitos infoprodutores se preocupam em viabilizar meios de pagamento seguros aos seus clientes e facilitar o processo de compra. E a solução mais eficaz é o gateway de pagamento.

Esse sistema facilita as transações nas páginas de vendas e garante um processo de compra otimizado para os clientes. Mas você sabe como ele funciona?

Neste artigo, vamos detalhar o funcionamento e as vantagens do gateway de pagamento para sua página de vendas. E ainda garantimos um bônus para acelerar suas vendas. 

Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é gateway de pagamento?

O gateway de pagamento é uma tecnologia transacional que conecta digitalmente as partes envolvidas no processo de pagamento de um produto adquirido no mercado digital. 

Esse sistema centraliza a operação ao mesmo tempo que permite a transmissão de informações para o banco e a operadora de cartão, em caso de pagamentos via cartão de crédito ou débito. 

As ações realizadas por meio do gateway de pagamento são possíveis porque a ferramenta consegue capturar dados de maneira ágil e segura, transmitindo rapidamente as informações necessárias para liberação da compra e pagamento ao vendedor. 

Entre as principais características dessa tecnologia, podemos citar:

  • Conexão simplificada, rápida e segura com bancos;
  • Versatilidade para ser integrado às páginas de vendas no processo de checkout e área de pagamento;
  • Variedade de opções de meios de pagamento

Essas características já seriam motivações suficientes para justificar o porquê das grandes operações no mercado digital hoje serem feitas por meio de gateway de pagamento, mas existem outros benefícios que garantem esse sucesso. 

No entanto, antes de apresentarmos esses benefícios, vamos explicar como é realizada, na prática, as operações via gateway de pagamento

 

Como funciona um gateway de pagamento?

O gateway de pagamento funciona garantindo que os dados fornecidos pelo cliente para o pagamento da compra cheguem rapidamente às instituições financeiras envolvidas no processo. Logo, a sua finalidade é que a transação seja concluída.

Assim, o vendedor recebe pela venda e o produto é liberado para o consumidor imediatamente, no caso dos infoprodutos.

Mas, para isso acontecer, o produtor digital precisa informar seus dados para recebimento no momento do cadastro na plataforma que integra o gateway de pagamento e selecionar as formas que o consumidor poderá utilizar para pagar.

Sendo assim, quando uma transação de compra autorizada via gateway acontece, o vendedor recebe diretamente em sua conta o valor obtido na operação. 

Isso é possível porque, no momento em que o cliente realiza o pagamento, o sistema transmite as informações para as instituições financeiras e valida a operação, caso os dados estejam corretos e exista saldo disponível.

Na prática, o que o gateway de pagamento faz é apontar o caminho ao qual a operação deve percorrer para ser validada. 

Agora que você já sabe como essa tecnologia funciona, confira algumas das vantagens de utilizar essa solução no dia a dia do seu negócio. 

 

 

Quais são as vantagens de utilizar esse sistema?

O mercado digital exige soluções otimizadas para uma maior eficiência nas transações. Tempo e praticidade são dois fatores determinantes nesse mercado tão concorrido. 

Sendo assim, o gateway de pagamento se apresenta com uma tecnologia pronta para ajudar a impulsionar o comércio de infoprodutos. E suas vantagens são perceptíveis. Veja abaixo algumas delas:

 

1. Facilidade nas transações 

O sistema de gateway de pagamento garante facilidade tanto para quem utiliza quanto para quem opta por integrar o sistema em sua operação de vendas. 

Isso em razão de o sistema ser descomplicado e seguro, uma vez que realiza todas as transações de maneira rápida com uma troca de informações por meio de provedor externo. 

Já para os usuários, o gateway de pagamento oferece comodidade, já que não exige que o comprador saia da página de vendas e seja redirecionado para outro ambiente de pagamento. Tudo está integrado por meio de uma área de pagamentos e checkout. 

 

2. Mais opções de pagamento

Além de possibilitar pagamentos recorrentes, uma opção excelente para infoprodutores que trabalham com clube de assinaturas, o gateway de pagamento também permite que a compra seja realizada por diversas formas de pagamento, como:

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital
  • PIX;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Boleto bancário.

Ter um sistema como esse integrado à plataforma também facilita o uso de vouchers exclusivos e a distribuição de cupons de desconto que podem impulsionar as vendas.  

Quanto mais opções um infoprodutor consegue oferecer a seus leads, mais fácil e rápida é a conversão deles em clientes. 

 

3. Suporte próprio da plataforma

Com um sistema de pagamento integrado à própria plataforma por onde as vendas são realizadas, é muito mais fácil oferecer suporte aos clientes. 

Algumas plataformas de infoprodutos oferecem essa integração de página de vendas e área de pagamento exclusiva, como no caso da HeroSpark.

 

4. Segurança nas transações

Quando o assunto são transações online, segurança é algo inegociável. Até porque uma página de vendas insegura afasta clientes em potencial, já que oferece riscos de fraude e vazamento de dados.

Utilizando um gateway de pagamento, o vendedor garante a segurança das informações trocadas na transação e evita que informações sensíveis, como dados de cartões e de conta bancária, sejam vazadas. 

 

5. Maior taxa de conversão em vendas

Segundo análise realizada pela plataforma Radar, a taxa de abandono de compras nas plataformas de vendas digitais é de 82%, e boa parte dessas desistências estão atreladas à forma de pagamento.

Mas o gateway de pagamento pode melhorar os resultados, já que permite ações de remarketing e criação de um fluxo de e-mails para tentar reaquecer a compra. 

Além disso, o fato da solução estar integrada a página de vendas também agiliza a transação, que pode ser realizada em poucos passos sem a necessidade de redirecionamento para outro ambiente fora da plataforma. 

 

Como escolher um bom gateway de pagamento?

Na hora de escolher o gateway de pagamento ideal para o seu negócio, alguns pontos precisam ser considerados. Assim você garante mais eficiência em suas operações e tem mais chances de realizar vendas

Listamos abaixo alguns desses aspectos importantes. Confira:

  • Usabilidade;
  • Segurança;
  • Formas de pagamento disponíveis;
  • Facilidade na gestão dos dados. 

Outra característica importante a analisar na hora de escolher um bom gateway de pagamento é o tipo de suporte oferecido pela plataforma. 

Mas saiba que nem todas as plataformas de venda oferecem o sistema de gateway de pagamento. Algumas delas utilizam intermediador de pagamento. Você sabe como o intermediador funciona? Conhece as diferenças entre essas duas tecnologias? 

Então confira no próximo tópico e veja qual modelo de solução de pagamentos melhor se encaixa na realidade do seu negócio. 

 

Qual é a diferença entre gateway e intermediador de pagamento?

Enquanto o gateway de pagamento funciona como um apontador que conecta as diferentes pontas da transação de forma segura, ágil e integrada à plataforma de venda, um sistema intermediador de pagamentos redireciona a transação para outra página.

Além disso, um sistema como esse assume os riscos pela cobrança, estabelecendo, assim, um serviço financeiro. Enquanto isso, o gateway de pagamento é uma solução moderna para agilizar sem riscos a transação direta com o banco e a operadora do cartão.

Sabendo dessa diferença, você pode estar se perguntando agora qual o melhor gateway de pagamento escolher para realizar suas vendas, não é mesmo?

Para não restar dúvida, acompanhe o próximo tópico e descubra uma ferramenta completa que pode alavancar os resultados de vendas. 

 

[BÔNUS] Qual é o melhor gateway de pagamento? 

Já imaginou criar uma página de vendas com templates de alta conversão, com direito a hospedagem gratuita e ainda garantir uma área de checkout e pagamento integrada?  

Pois é a junção desses benefícios que a HeroSpark oferece por meio do seu gateway de pagamento exclusivo, o SparkPay

O SparkPay é um sistema de pagamentos seguro e intuitivo que garante a agilidade das transações realizadas a partir das páginas de vendas dos produtores digitais que hospedam seus infoprodutos na HeroSpark.

Ela funciona de forma integrada e agiliza as operações, proporcionando satisfação aos clientes e infoprodutores. 

Entre as vantagens de utilizar o SparkPay, podemos citar:

  • Integração nativa com a plataforma HeroSpark;
  • Muitas opções de meios de pagamento disponíveis, incluindo cartões de crédito, débito, boleto bancário e PIX;
  • Segurança de dados;
  • Sistema de suporte próprio;
  • Análise de registros que impede transações suspeitas e riscos de fraude. 

Quer garantir todas essas vantagens para o seu negócio? Então conheça a HeroSpark e garanta o melhor gateway de pagamento para impulsionar suas operações no mercado digital.

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.